Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a otoplastia também tem os seus riscos. Porém, não é nada tão preocupante que vá fazer você desistir de operar. Talvez a dúvida mais recorrente das pessoas que querem fazer a cirurgia de orelha de abano esteja relacionada às dores. Quanto a isso, o que tenho a dizer é que você sentirá algum incômodo durante a cirurgia e, possivelmente, uma dor um pouco mais intensa nos primeiros dias de pós-operatório. Mas também posso garantir que é bem fácil de controlar com os medicamentos.
Como os riscos da otoplastia não se restringem somente à dor, vou explicar mais um sobre os pormenores que você poderá passar durante o período de recuperação. Espero que te ajude a ver todo o processo da otoplastia como um procedimento simples e com enormes chances de ser bem-sucedido em todos os sentidos.
Conheça os riscos da otoplastia
- Dores
Você poderá sentir um incômodo durante a cirurgia. Se a dor ficar mais forte, peça para aplicar mais anestesia. Os medicamentos ajudam a manter o tudo sob controle nos primeiros dias do pós-operatório.
- Inchaço
As orelhas ficam muito inchadas nos primeiros dias, mas depois de duas semanas já desincham bastante. Com 30 dias elas já estão com um aspecto bastante natural. O desinchaço completo pode levar até 3 meses.
- Perda de sensibilidade
Você vai ficar sem sentir as orelhas por, pelo menos, uns dez dias. Mas à medida em que o inchaço diminui, a sensibilidade vai sendo retomada. Por volta de 40 dias após a otoplastia as orelhas voltam a ficar 100%.
- Pontos rompidos
Pode acontecer. Por isso você deve redobrar o cuidado nos primeiros dias após a otoplastia. Evite pegar peso, dirigir ou ficar muito tempo com a cabeça baixa. Além causar sangramento, o rompimento dos pontos pode comprometer o resultado final.
- Sangramento
Por falar em sangramento, ele também pode acontecer – sobretudo nos primeiros dias. A parte boa é que não demora muito tempo para parar. Mas se continuar no segundo dia de pós-operatório, é melhor ligar para o seu médico. Pode ser sinal de um ponto rompido.
- Dificuldade de cicatrização
O processo de cicatrização varia de pessoa para pessoa. No meu caso, os cortes cicatrizaram em mais ou menos 7 dias (passando a pomada Nebacetin). Entre em contado com o seu médico se você perceber que está demorando um tempo muito grande para cicatrizar.
- Cicatrizes
Você vai ficar com cicatrizes, mas elas podem sem amenizadas com a ajuda de pomadas. No começo elas ficam mais volumosas e vão diminuindo com o tempo.
- Infecção
Pode acontecer algum tipo de infecção durante o período de cicatrização. Para evitar qualquer problema, siga todas as recomendações médicas e peça a ajude da alguém para higienizar as orelhas da melhor forma possível. Se notar qualquer alteração inesperada, fale com o cirurgião imediatamente.
- Hematomas
A não ser por conta das cicatrizes, você não ficará com nenhuma marca indesejada da cirurgia de orelha. Mas especialmente no primeiro mês, é bom tomar cuidado para evitar qualquer machucado. Por isso é muito importante usar a faixa de otoplastia até para dormir. Ela pode ser incômoda, mas fornece a proteção necessária.
- Assimetria das orelhas
Esteja ciente de que as orelhas podem ficar com formatos diferentes após a otoplastia. Mas são diferenças quase que imperceptíveis. Se te incomodar, converse com o cirurgião para saber o que pode ser feito para resolver essa questão.
- Retorno das orelhas ao formato anterior
É verdade. Mesmo após a otoplastia, as orelhas podem voltar ao formato anterior e exibirem o indesejado formato de abano. Para reduzir a chance de esse problema acontecer, o cirurgião faz uma raspagem nas orelhas e enfraquece a cartilagem. Caso elas retomem o formato anterior, você precisará marcar uma nova avaliação e fazer outra otoplastia.
Você tem dúvidas sobre os riscos da cirurgia de orelha de abano? Escreva a sua pergunta aqui embaixo nos comentários. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui leia o nosso post completo falando sobre todos os riscos da otoplastia.