Quando decidi fazer a minha otoplastia, eu confesso que não pesquisei quase nada (ou nada, mesmo) sobre o pós-operatório. Todas as recomendações que eu recebi vieram da consulta de avaliação com o Dr. Alexandre. Ele tem um jeitão calmo e explicou tudo direitinho para mim, o que foi suficiente para me deixar tranquilo e seguro.
Eu não pesquisei em blogs ou sites, muito menos assisti vídeos no YouTube. Não foi porque eu não achava esses conteúdos bons o bastante. Pelo contrário, lá tem vários materiais excelentes sobre a cirurgia de orelha, mas eu não queria ficar me preocupando com o pós antes mesmo de ser operado. E, no fim das contas, acho que foi melhor assim.
Por que preciso usar o capacete?
Um dos pontos que o doutor mencionou no dia da consulta foi o tal capacete da otoplastia. Eu não tinha dimensão das dúvidas que este simples curativo gerava, mas muita gente que vai fazer a otoplastia fica meio perdido nesta conversa. Afinal, o que é esse capacete que as pessoas falam?
Para desvendar o mistério de uma vez por todas, ele nada mais é do que uma faixa que o médico passa em volta da sua cabeça para proteger as orelhas recém-operadas.
Na minha cirurgia, o doutor colocou a atadura logo depois de finalizar os procedimentos. Lembro que ele também posicionou uma gaze para a bandagem não ficar em contato direto com as orelhas, pois isso poderia provocar alguma irritação.
Infelizmente eu não tirei nenhuma foto mostrando o capacete, mas contei com a grande colaboração do Douglas Reis para me ajudar. Ele participa do grupo do blog no WhatsApp e me enviou essa fotografia para eu ilustrar o post. Valeu demais, Douglas!
Então, para fazer as honras da casa, apresento agora o capacete da otoplastia. Que, neste caso, é o capacete da otoplastia do Douglas.
Viu como é simples? Apenas uma faixa contornando a cabeça e nada mais. Mas ele é indispensável para este comecinho do pós-operatório. Todas as pessoas com quem já conversei usaram o capacete depois da operação.
Por quanto tempo devo usar o capacete da otoplastia?
Assim como no caso da faixa de otoplastia, a resposta para essa pergunta nunca vai ser um consenso. Para não confundir você, o que eu recomendo é: converse com o seu cirurgião e peça para ele deixar bastante claro o tempo de uso.
Por que eu estou falando isso? Por que já recebi inúmeras mensagens aqui no blog de leitores cheios de dúvidas. O médico pediu para que eles usassem por 4 dias. Porém, eles estavam apenas no segundo, já não aguentavam mais e queriam remover a faixa. Só que eles não sabiam se podiam retirar ou não. Então, esclarecer este assunto é fundamental para evitar uma dor de cabeça desnecessária.
Como foi a minha experiência com o capacete da otoplastia
Com a minha cirurgia foi assim: o Dr. Alexandre pediu para eu ficar 24 horas com o capacete. No dia seguinte, um domingo, eu tirei a atadura para limpar as orelhas e fiz o capacete de novo por precaução. Não precisava colocar outra bandagem, mas eu achei melhor porque as orelhas ainda estavam bem doloridas e eu queria deixá-las protegidas.
Na segunda-feira eu voltei ao consultório e ele confirmou que eu não precisava ter ficado mais um dia com o capacete. Mas, como falei, optei por usar mais um pouco para me sentir mais seguro. Nestes primeiros dias do pós, você fica inseguro e parece que vai esbarrar ou bater suas orelhas em todos os lugares. Então, prevenir nunca é demais, né?
Estou sentindo muita dor. Posso tirar o capacete?
Logo após a cirurgia, as orelhas ficam muito inchadas e sensíveis. Considerando esta condição, o capacete não deve ficar muito apertado. Nem pouco apertado. A faixa deve ficar confortável. Lembre-se de um fator muito importante: um capacete muito justo pode provocar dores mais intensas posteriormente.
Se você for para casa e sentir que ele está sufocando suas orelhas, procure soltar um pouco a faixa para aliviar a pressão. Não tem problema em tirar a bandagem por alguns minutos para deixá-la mais cômoda na sua cabeça. O que não pode é passar horas (ou dias) sentindo dor por causa disso, beleza?
Então é isso. Espero que você tenha gostado das dicas sobre o capacete. Se você tiver alguma dúvida, pode escrever a sua pergunta na seção de comentários do blog. Ela fica aqui embaixo do post. Um abraço e até a próxima!
Ajude a divulgar o conteúdo do Blog da Otoplastia para outras pessoas que também têm interesse em fazer a cirurgia. Compartilhe com seus amigos nas redes sociais utilizando os botões abaixo.