Veja como funciona a cicatrização da otoplastia

Semana passada enquanto eu escrevia o texto sobre o inchaço das orelhas no pós-operatório, acabei me lembrando de outro assunto fundamental que merece um post mais detalhado. Esse tema é a cicatrização da otoplastia. Muita gente fica preocupada com o tempo de fechamento dos cortes e também quer saber se os sinais da cirurgia ficam muito evidentes depois de alguns meses. Então vamos dar uma olhada mais de perto nessa questão das cicatrizes para esclarecer algumas dúvidas.


Tempo para cicatrizar

otoplastia-cicatrizacao

Tenho que admitir que eu praticamente esqueci de qualquer coisa relacionada à cicatrização. A minha expectativa era tão grande para ver as orelhas desinchando logo, que eu quase nem lembrei que os cortes precisavam se fechar. Por ter ficado desencanado, esse período passou muito rápido e eu me surpreendi quando o Dr. Alexandre avisou que já estava tudo fechadinho.

Na época achei normal o tempo que levou para cicatrizar, mas depois de ter conversado com uma galera, percebi que o meu caso foi bem avançado. Houve pessoas que levaram de duas a três semanas para ficar tudo 100%.

Eu falei tudo isso para dizer que a cicatrização varia muito de acordo com o organismo do paciente. Alguns são mais rápidos, outros mais lentos, e por aí vai. O sistema imunológico também é um fator influente. Se você estiver em boas condições, vai ajudar bastante a fechar logo.

E se você perceber que está demorando muito para cicatrizar, avise o seu médico e explique o que está acontecendo. Como eu sempre falo aqui, ele é a melhor pessoa para te orientar, certo? 😉

Pomada para cicatrizar

otoplastia-nebacetin

Claro, sempre tem umas pomadas bacanas que dão aquele empurrãozinho necessário para ajudar na cicatrização. Nos primeiros 10 dias após a cirurgia de orelha, passei Nebacetin 1 vez por dia e posso dizer que foi eficiente pra caramba. Eu usava bem pouco, e mesmo assim, ela teve um efeito impressionante.

Uma dica se você for usar essa pomada é: não precisa passar em grandes quantidades. Ela é um pouco pegajosa e fica bem chatinha para você limpar. Se você aplicar muito, vai acabar provocando um acúmulo desnecessário.

Além disso, a região vai ficar mais úmida e pode retardar a cicatrização – sem contar a possibilidade de causar uma infecção. Para fazer a aplicação, eu colocava um pouco da pomada em um cotonete e passava uma camada bem fina sobre os cortes.

otoplastia-rifocina

Outra opção de medicamento para auxiliar o fechamento dos cortes é esse spray aí de cima, também conhecido como Rifocina. Ele ajuda a eliminar as bactérias e atua diretamente no auxílio da cicatrização. Mas como não usei, não sei quantas vezes por dia você deve espirrar o líquido.

Creme para reduzir a cicatriz

otoplastia-drenison

Se você é mais preocupado/preocupada do que eu com a aparência das cicatrizes, então vale a pena usar também um creme para diminuir o volume delas. Eu usei esse aí da foto, chamado Drenison. Comecei a passar 1 mês depois da cirurgia e aplicava 2 vezes por dia durante 3 meses. Mas se você quiser, pode aplicar 3 vezes por dia tranquilamente.

Não sei como ficaria se eu não tivesse aplicado esse creme, mas ele ajudou a reduzir as marcas. Vou mostrar algumas fotos de diferentes períodos do pós-cirúrgico para você conferir.

otoplastia-cicatriz-10-dias

otoplastia-cicatriz-3-meses

otoplastia-cicatriz-6-meses

E aqui embaixo você pode conferir o vídeo de otoplastia que eu gravei para falar sobre o creme. Aperta o play!

Essas foram as dicas que eu tinha para falar sobre a cicatrização da otoplastia. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você tiver alguma pergunta, pode escrever aqui embaixo na seção de comentários, ok?

Até o próximo post! 👍

Sou jornalista e criei o Blog da Otoplastia em 2015, alguns dias antes de fazer a minha cirurgia. Aqui eu dou várias dicas e conto as experiências que passei com as duas otoplastias (também fiz o retoque). Aproveite os textos e sinta-se à vontade para mandar perguntas! ;)

75 Comentários

  1. Oi, Leonardo.

    Cara, que site maravilhoso esse que você criou! Eu estou com 29 anos e sempre fui encucado com o tamanho e formato das minhas orelhas (especialmente em vista frontal do rosto). Faz alguns anos que penso em fazer otoplastia e lendo o seu site vi que não é nenhum bicho de sete cabeças. Hoje felizmente tenho condições financeiras para realizar o procedimento, então estou pensando seriamente em marcar para o fim do ano. Gostaria de lhe fazer uma pergunta que não encontrei resposta no site. Como não achei nenhuma foto frontal do seu rosto no antes e depois da cirurgia, gostaria de pedir se você poderia postar alguma aqui no site ou mesmo me enviar por e-mail. Faço essa pergunta pois é justamente a forma das orelhas em vista frontal da cabeça que me incomodam.

    Abraços

    • Fala, David. Blz?

      Cara, não posto fotos inteiras aqui no site por uma questão de preservação. Acho que mostrando elas de perfil ou mesmo de frente sem mostrar o rosto já é o suficiente. Se você quiser, posso te indicar um grupo de WhatsApp muito bom em que as pessoas trocam várias experiências e mandam fotos. Me manda o seu número que peço para a dona do grupo te incluir.

      Obrigado pelo elogio e pelo seu comentário.

      Um abraço!

      • Fala, Leonardo.

        Obrigado pela resposta.

        Abraço!

      • Boa tarde Leonardo. Tudo bem?

        Operei as minhas orelhas ontem pelo Projeto orelhinha. E tenho algumas duvidas.

        Voce poderia me adicionar no grupo do Watssap?

        Obrigado

        • Olá, Henrique. Tudo bem, cara?

          Já indiquei o seu número para ser incluído no grupo, blz?

          Um abraço e boa recuperação!

      • Olá Leonardo, tudo bem?
        Por favor, poderia solicitar a minha inclusão no grupo do whattsup e me passar também o contato da clínica que você fez o procedimento?
        Agradeço desde já!
        Abraço

      • Olá poderia me adicionar no grupo? Fiz a cirurgia essa semana e estou curiosa com algumas coisas!

        • Oi, Leticia. Tudo bem?

          Já indiquei o seu número para o grupo, blz?

          Um abraço!

      • fmz faz 15 dias que fiz a cirugia otoplastia minha orelha esquerda sai bastante secreção no ponto em baixo e normal eu fiz pelo projeto orelhinha tive o retorno no medico ele falou que é normal queria uma segunda opinião

        • Oi, Ricardo. Tudo bem?

          Cara, na verdade seria preciso ver que tipo de secreção é essa. Eu já vi casos de outras pessoas que também tiveram secreção, mas não tiveram nenhum problema. Como você está preocupado, eu aconselharia você a se consultar com algum médico para saber se está tudo bem.

          Um abraço e boa recuperação!

      • Oi Leonardo.
        Fiz a otoplastia há 7 dias. Estou limpando as orelhas 3 vezes ao dia, mas hoje percebi que no pescoço estava escorrendo sangue. Deveria me preocupar? Você pode pedir para me adicionarem no grupo de whatsapp que você falou aqui?

        • Oi, Larissa. Tudo bem?

          Não é normal escorrer sangue com 7 dias de cirurgia. Quando isso acontece, geralmente é só no primeiro ou segundo dia de pós-operatório. Você conversou com seu médico sobre isso?

          Deixa o seu número aqui para eu adicionar você no grupo, tá? (o número não é divulgado)

          Um abraço e boa recuperação!

  2. Então, David. Olá
    – Também penso na ideia de fazer a cirurgia em 2016, e eu também gostaria de entrar nesse grupo do wpp que você recomendou para o outro colega

    • Olá, Reis. Tudo bem?

      Deixa o seu número aqui, por favor? Ele não será exibido.

      • Teu site tá sendo muito bom pra mim, obrigado por tê-lo feito.
        Eu irei fazer essa cirurgia, se puder me incluir no grupo do zapzap, agradeceria.

        • Fala, Oliveira. Blz?

          Já passei o seu número pra administradora do grupo, blz? Em breve você será incluído.

          Um abraço!

          • Olá, tenho 21 anos e desde os meus 8 anos sofro com minhas orelinhas rsrs, estou me programando para fazer a cirurgia em 2016 ! e queria entrar nesse grupo também. seu site esta de parabéns !!

          • Oi, Erivelton. Tudo bem?

            Manda o seu contato pra eu passar pra administradora do grupo. Ele não vai aparecer aqui, fique tranquilo.

            E muito obrigado pelo elogio ao site.

            Um abraço!

      • Olá. Fiz cirurgia há um mês, agora que estou conhecendo seu site. Muito bom! Gostaria de participar do grupo do whats app.

        • Oi, Mariana. Tudo bem?

          Já peguei seu contato e vou mandar para administradora do grupo, tá?

          Valeu pelo elogio ao site.

          Um abraço e boa recuperação!

  3. Oi Leonardo!

    Vc poderia solicitar a minha inclusão também?

    Muito obrigada.

    • Oi, Driely. Tudo bem?

      Mandei o contato pro seu e-mail.
      Também respondi sua pergunta sobre a recuperação. Dá uma olhada lá.

      Um abraço!

  4. Bom dia! Muito boa sua iniciativa em criar esse espaço aqui. Estou com todos exames prontos e ansiosa ao extremo pois a princípio minha otoplastia acontecerá dia 10/12

    • Oi, Thamires. Tudo bem?

      Que bom, faltam só 2 dias agora! Tenho certeza que você está muito mais ansiosa. Vai dar tudo certo e você vai ver que é a cirurgia é bem tranquila. Vá sem medo, ok? Tudo vai valer a pena.

      Continue acompanhando o blog e mande perguntas sempre que tiver dúvidas.

      Obrigado por participar.

      Boa sorte!

  5. Espetacular as suas informações, gostaria de saber o contato da clínica.
    Att.
    Milena

    • Oi, Milena. Tudo bem?

      Muito obrigado pelo elogio.
      Eu acabei de mandar o contato pro seu e-mail, blz? Confere lá.

      Um abraço!

  6. Fiz minha cirurgia tem 3 dias ancioso para tirar o capacete,gostaria que vc me falasse sobre assimetria, se ficaram muito diferente uma das outras, ou não se nota muito bem..Pois a única coisa que me preocupa muito é isso. .

    • Fala, Anderson. Blz?

      Essa é uma preocupação de 100% das pessoas que fazem a cirurgia. Pode ser que elas fiquem um pouco assimétricas, sim.
      No meu caso, a esquerda ficou um pouco mais aberta que a direita, mas era muito imperceptível.
      Em todo caso, no primeiro mês ainda é cedo pra tirar conclusões. As orelhas ainda estão inchadas e longe do formato definitivo. Aguarde mais um pouco para ver se as suas ficarão mais simétricas. ok?

      Um abraço e boa recuperação!

  7. Olá Leonardo Vieira, boa tarde!
    Parabéns pelo blog, pessoas como você fazem a diferença, continue com seu trabalho pois tem ajudado muita gente.
    Fiz a cirurgia dia 14/12/14, e o curativo em forma de capacete está me incomodando muito, acredito que fizeram apertado demais, e o pior é que pediram pra retirar com 4 dias e não sei se vou aguentar até lá, pois estou sentindo dores.
    Quanto a consulta de revisão você acha realmente indispensável? Por motivos pessoas vou ter que viajar e morar em outro estado dessa forma vai ser complicado comparecer nas consultas.

    • Fala, Cristiano. Blz?

      Sobre o capacete, 4 dias eu considero muito tempo. Eu usei apenas por 1 dia. O pessoal do Projeto Sonhar também indica 24 horas de uso. Não é só pela questão do incômodo, mas também porque você precisa limpar bem o local e passar a pomada que ajuda na cicatrização.

      Quanto a consulta, eu acho legal retornar porque o médico pode te explicar a evolução da cirurgia, analisar se existe risco de alguma inflamação, como está a situação dos pontos e da cicatrização, etc. Seria bom se você pudesse comparecer pelo menos uma vez ao consultório no pós-operatório. Eu me senti mais seguro com o acompanhamento, pois soube que estava tudo correndo bem.

      Muito obrigado pelos elogios e boa sorte na sua recuperação!

      Um abraço,

      Leonardo

  8. Olá Leonardo parabéns pelo site. Fiz a cirurgia dia 01/12/15, estranhei alguns relatos no site por que não coincidiram com o que minha medica falou, tipo ela só em passou os remedios para dor e fazer a limpeza com merthiolate spray ou álcool 70, se não me engano. Os pontos não foram tirados com 15 dias, alias os pontos ela disse que iriam cair sozinho. Meu retorno foi só agendado para 30 dias.
    Se possivel me add nesse grupo do whatsApp tb ok

    • Olá, Eduardo. Tudo bem?

      Então, na verdade cada cirurgião adota um procedimento no pós-operatório. Quando fiz o retoque, o médico também usou pontos que caem sozinhos. Isso pode variar muito. Não precisa se preocupar com as diferenças no tratamento, ok?

      Vou passar o seu contato pra administradora do grupo adicionar você.

      Um abraço e boa recuperação!

  9. Ola amigo !
    Poderia me adicionar no grupo de whats app para trocar experiência fiz a cirurgia 27/12/2015

    • Oi, William. Posso, sim.

      Manda o seu contato pra mim. Ele não vai aparecer aqui.

  10. Ola, Leonardo, beleza?

    Fiz minha cirurgia tem cerca de 15 dias, retirei os pontos e gostaria de saber como você fez a limpeza da parte de trás da orelha onde ficava os pontos?

  11. Ola, estou pra fazer a cirurgia otoplastia, gostaria de que me indicasse algum lugar seguro com um dr bom no rj! Se puder me colocar no grupo, agradeço! Valeu

  12. Ola tudo joia?
    Meu filho tirou os pontos atras das orelhas com 15 dias , geralmente é com 15 dias mesmo???? Fiquei preocupada ao ler aqui q vc tirou com 30 dias!
    Pq a dele tá otimaaa porem teve um pequeno sangramento numa das orelhas , olho quando faço curativo da impressão que uma abriu um pouquinho de nada em relação a outra, sera q é assim mesmo???

    • Olá, Fernanda. Tudo bem?

      Na verdade eu tirei os pontos em duas etapas: a primeira foi com 15 dias, e a segunda com 30 dias. Isso varia de acordo com a recuperação do paciente. Talvez o médico optou por tirar com 15 dias porque ele julgou que a cicatrização do seu filho já estava consolidada.

      Quando à abertura, é normal que uma orelha fique diferente da outra. Como a cirurgia é recente, as orelhas ainda não adquiriram o formato definitivo, ok?

      Um abraço e muito obrigado por mandar as perguntas.

      Boa recuperação para o seu filho!

      • Obrigado vc pela ajuda bjo

  13. Olá,fiz meu cadastro em um projeto chamado projeto orelinha,irei marcar minha consulta dia 22,porem estou com medo do resultado, kkk, tenho medo de aguma forma ela ficar deformada,nao sei,e pela cicatriz tbm,vi que após os 6 meses ainda ficou uma cicatriz visivel,ela diminue? Me add no whatss

    • Fala, Fabricio. Tudo bem?

      Fica uma cicatriz bem discreta. Na foto ela parece maior porque está próxima, mas não é nada gritante. E você ainda pode passar uma pomada pra reduzir o volume. Fique tranquilo.

      Boa sorte na sua cirurgia!

  14. Bom dia, td bem?
    Gostaria de saber se vc fez com anestesia local ou geral?
    É pq vou fazer da minha filha em 18/02 e tenho consulta com anestesista para tesolver se vai local ou geral.
    Me dá umas dicas por favor e gostaria de participar do grupo do Wats , como que te passo meu contato?
    Muito o rigada pelas suas informações viu, estou achando ótimo.

    • Olá, Nidia. Como vai?

      Eu fiz com anestesia local, mesmo. Foi mais do que suficiente. Você fica acordado o tempo todo mas não sente dores. A única dor é mesmo para aplicar a anestesia no local do corte. Sua filha tem quantos anos?

      Me passa seu número aqui, ok? Ele não será exibido.

      Um abraço!

  15. Oi Leonardo, bom dia! Obrigada por esse blog maravilhoso! Fiz a otoplastia em 29/02/2016 e quitando tirei o capacete 4 doas após a orelha esquerda estava mais para frente q a direita! Fiquei muito triste! Gostaria de participar do grupo no whatsapp para ver se a troca de experiências me deixa mais tranquila!

    • Oi, Aline. Tudo bem?

      Olha, acontece muito de as orelhas ficarem um pouco assimétricas, mas espera mais um tempo pra ver o resultado final. Elas ainda vão desinchar bastante e o formato vai mudando gradativamente, blz?

      Já pedi para incluir seu número no grupo do whats. Muito obrigado pelo elogio ao blog!

      Um abraço e boa recuperação!

  16. ola Leonardo, tudo bem?
    Leo poderia me indicar no grupo tambem?
    to pensando em fazer a cirurgia de otoplastia o mais breve possível.
    gostaria de entrar no grupo para ve a experiencia de cada um, e como ficou o resultado, por que tenho medo de faca,rsrsrsrsrs

    • Oi, Maria Paula. Td bem?

      Posso sim, deixa o seu contato aqui mesmo (ele não vai ser publicado).

      Um abraço!

  17. Leonardo muito obrigada pela sua explicação tão atenciosa.
    Tenho uma duvida e na vdd até um medo.
    Eu tenho tendência a queloides na cicatrização, sera q tem algum risco? O médico geralmente pergunta ou recompenda alguma pomada para evitar?

    • Olá, Diulene. Tudo bem?

      Sim, o risco existe. Eu sugiro que você fale isso para o seu médico. Possivelmente ele vai indicar alguma pomada, sim.

      Um abraço e boa sorte!

  18. Olá Leonardo!
    Bom dia!este blog realmente e excelente para tirar dúvidas de quem faz ou que fazer cirurgia de otoplastia.
    Fiz a minha cirurgia faz uns 20 dias.
    Estou mais preocupada com cicatriz.
    Vi no seu blog falando que usou a creme Drenisson…bom…acabou que comprei a pomada Drenisson…sabe dizer se a pomada tem o mesmo efeito do creme?
    Ah…mas alem do drenisson voce usou outra pomada na cicatriz?
    O meu medico me receitou o contratubex…acha que usando a pomada drenisson daria um melhor resultado?

    Desde ja agradeço sua atenção

    Abraços

    Simone

    • Oi, Simone. Tudo bem?

      Sinceramente eu não sabia que havia creme e pomada. Pra mim era uma coisa só. Vou ter que tirar essa dúvida com o Dr. Alexandre pra saber se ambos têm o mesmo efeito.

      E eu não usei outra coisa, apenas o Drenison, mesmo. O resultado foi muito bom e ficou melhor do que eu pensava.

      Muito obrigado pelo elogio ao blog.

      Desejo sorte e uma boa recuperação pra você!

  19. Ola bom dia !!!
    Excelente trabalho fiz minha cirurgia dia 09/04/2016 . meu resultado foi fantástico no terceiro dia quando tirei o capacete RS.mas tenho algumas duvidas .eu sinto muita dor e coceira na orelha.. A cicratiz esta bem grossa eu tenho um corte na concha da orelha e o de trás..eu amei o meu resultado no primeiro dia que ve. Mas tenho hora que me acho estranha porque parece que estou sem orelha… Obrigada!!

  20. Bom dia, Leonardo Vieira
    Você poderia me incluir no grupo do whatsapp?

  21. Me add no grupo wats por favor

    • Oi, Melina. Tudo bem?

      Já passei o seu contato para a adm colocar você no grupo, ok?

      Um abraço e boa sorte!

  22. Me adiciona no grupo. Farei a cirurgia em Dezembro de 2016 e estou com um pouco de medo.

    • Oi, Gil. Tudo bem?

      Já mandei o seu contato para a adm do grupo. Em breve ela vai adicionar você.

      E não precisa se preocupar. A cirurgia é bastante simples e tranquila, blz?

      Um abraço e boa sorte!

  23. Acabei de fazer minha segunda otoplastia queria entrar no grupo poderia me add?? Obrigado e parabéns pela iniciativa !

    • Fala, Rodrigo. Tudo bem?

      Me manda o seu contato por aqui, cara. Não vai ser divulgado, blz?

      Um abraço e boa recuperação!

  24. olá Leonardo fiz a cirurgia pelo projeto orelhinha já faz 18 dias tive o retorno no medico ele falou que tá boa mais na esquerda tem uma secreção e parece ter um buraco em cima e normal mesmo.

    • Ricardo,

      Sobre esse buraco, não aconteceu comigo e eu nunca vi outros casos iguais. Assim como falei pra você na resposta anterior, acho legal você passar em outro médico para saber a opinião dele, blz?

  25. – Ola, Boa noite
    Meu caso é bem diferente desses que foram citados, uma orelha ficou tipo um,inchaço atras e na outra a cicatriz ficou normal, sendo que ja faz mais de 6 meses. Oque posso fazer ?

    • Oi, Gabriel. Tudo bem?

      Neste caso, acho melhor você falar com o seu médico. Ele precisa analisar suas orelhas e, se possível, recomendar alguma pomada ou creme para reduzir a cicatriz.

      Um abraço e boa sorte!

  26. boa tarde!minha filha fez a cirurgia da orelhinha ha um ano .agora começou ter
    problemas ela sente mtas dores nas orelhas e estao apresentando mtas queloides como vc
    podem me ajudar

    • Olá, Sonara. Tudo bem?

      A minha recomendação é marcar uma consulta com o cirurgião para que ele possa dar orientações para vocês. Para qualquer problema, entrar em contato com o médico é a melhor solução, ok?

      Um abraço e boa sorte para a sua filha!

  27. Olá, gostaria de entrar pro grupo de WhatsApp, para trocar experiência. Grato.

    • Oi, André. Tudo bem?

      Pode deixa o seu número aqui para eu te adicionar no grupo. (não vai ser divulgado).

      Um abraço!

  28. Boa tarde Leonardo,

    Gostaria de entrar no grupo do whatsApp tb. Obrigado.

    • Oi, Yuri. Tudo bem?

      Manda o seu número por aqui! Não vai ser divulgado, pode ficar tranquilo.

      Abraço!

  29. Oi! Fiz minha otoplastia há exatas 3 semanas, meu médico já retirou os pontos que não cairiam sozinhos no 15°dia. Porém eu ainda tenho diversos pontos, que segundo ele, cairão sozinhos, entretanto tenho uma viagem marcada para daqui 11 dias, praia, areia e sol.
    Gostaria de saber como faço para “agilizar” a queda dos pontos, sendo que eu lavo eles todos os dias e uso Merthiolate, há alguma coisa a mais que eu posso usar para ajudar na cicatrização.
    Desde já obrigada.

    • Oi, Vitória. Tudo bem?

      Então, não é possível acelerar a queda dos pontos. Eles caem naturalmente, mesmo. Mesmo com a orelha cicatrizada, eles ainda demoram mais um tempinho para cair. Quando fiz o retoque, a cicatrização aconteceu por volta de uma semana, mas os pontos só caíram depois de 1 mês.

      Não é que você não possa ir à praia, mas é bom evitar ficar muito tempo sob o sol forte. É só ter cuidado que você não terá problemas. Se puder usar um chapéu para cobrir a região dos pontos, seria legal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *