Veja como funciona a anestesia para a otoplastia

Fala, pessoal! Blz? Fiquei pensando um bom tempo sobre o que escrever no post desta semana e acabei escolhendo um assunto muito abordado pelas pessoas que postam perguntas aqui nos comentários do blog ou que mandam e-mails para mim. Além disso, já fazia um bom tempo que eu estava querendo explicar como funciona a anestesia para a otoplastia, então chegou a hora! Se você tem dúvidas sobre esse procedimento, acho legal conferir essas dicas e informações.


Geral ou local?

anestesia-otoplastia

Quando falamos em cirurgia plástica (na verdade em qualquer cirurgia), um dos primeiros questionamentos que vem à tona é o tipo de anestesia que vai ser utilizada na operação. Na minha vez, não demorei a decidir pela local porque me senti bastante seguro com as orientações do doutor Alexandre.

Na consulta de avaliação ele foi me explicando que a cirurgia de orelha era tranquila, relativamente rápida e não tinha grandes riscos. E tudo isso se confirmou durante o processo operatório. Confiei nele e só vi vantagens em ter escolhido a local.

Conversando com o doutor, ele me explicou que costuma usar a mais anestesia geral em cirurgias em crianças, pois assim é possível realizar os procedimentos sem causar qualquer incômodo aos pequenos. Mas se você sofre de ansiedade ou cultiva algum tipo de pânico por ter que passar por uma cirurgia, manda ver e faz com a geral. Você tem que pensar no seu bem estar em primeiro lugar.

Tem muita gente que prefere fazer com a anestesia geral, ser sedado e só acordar com a otoplastia finalizada. Eu já achei mais legal ter ficado acordado o tempo todo para acompanhar os procedimentos da equipe médica. Foi mais emocionante e deu até para relaxar depois daquela tensão inicial. 😀

Aplicação

No post que eu conto sobre a minha operação, eu falei que o único momento em que eu senti dor foi quando o doutor Alexandre aplicou a anestesia. Não tem como escapar. As agulhadas são incômodas, mesmo. E ele fez várias aplicações. Mas aos poucos comecei a sentir a orelha adormecer e já estava pronto para entrar na faca.

Ah! Existe a possibilidade de o efeito da anestesia diminuir ao longo da cirurgia. Aconteceu comigo e eu senti um pouco de dor. Mas foi só pedir para ele dar uma reforçada na anestesia que ficou tudo certo de novo.

Fora isso, tudo aconteceu conforme o planejado e não tive nenhum surpresa indesejável durante o meu período na mesa de operação. A cirurgia terminou, eu me sentia bem e pude ver que a anestesia local tinha dado conta do recado.

Custos

Essa é uma questão importante para falar sobre a anestesia geral. Como ela deve ser aplicada por um anestesista profissional, você precisa entender que valor da sua cirurgia vai aumentar consideravelmente. Aí vai ficar por sua conta decidir se vale a pena ou não arcar com custos maiores.

Para mim, essa questão do preço foi determinante. Desde o começo eu estava inclinado a fazer a minha otoplastia com a anestesia local, e quando com vi o valor que seria cobrado pela geral, decidi de vez pela primeira opção. E posso dizer que não me arrependi. Foi tudo na maior tranquilidade e a anestesia local foi mais do que suficiente para mim.

Eu gravei um vídeo sobre a otoplastia para falar um pouco dessa questão da anestesia. Aperta o play!

Então é isso, blz? Espero que essas informações possam ter ajudado você a esclarecer algumas dúvidas sobre a otoplastia. Agora vou ficando por aqui. Até o próximo post! ✌️

Sou jornalista e criei o Blog da Otoplastia em 2015, alguns dias antes de fazer a minha cirurgia. Aqui eu dou várias dicas e conto as experiências que passei com as duas otoplastias (também fiz o retoque). Aproveite os textos e sinta-se à vontade para mandar perguntas! ;)

6 Comentários

  1. Cobraram quanto com a anestesia total?

    • Fala, Eduardo. Blz?

      A minha foi R$ 2.860,00. Isso em abril de 2015.

      Um abraço!

  2. Eu to meio nervosa, vou fazer a minha, pra essa cirurgia não tem riscos graves neh

    • Oi, Suelen. Tudo bem?

      Pode ficar tranquila, pois os riscos são bem pequenos. A cirurgia é rápida e você só sente dor mesmo durante a aplicação da anestesia. Mas é uma dor suportável que passa rápido.

      Um abraço e boa sorte na sua operação!

  3. No projeto orelhinha é com menos se 18 anos eu tenho 19 ja

    • Eline, com 19 anos já é possível fazer pelo Orelhinha. Até mesmo crianças fazem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *