Trabalhar depois da otoplastia pode?

Faaaaaaala, pessoal! Tô chegando com mais um post sobre um assunto muito importante para quem está planejando fazer a cirurgia em breve. Afinal, pode trabalhar depois da otoplastia? Quanto tempo é necessário ficar de repouso em casa? Um dia está bom ou talvez uma semana seja melhor? São várias dúvidas, sim, amiguinho e amiguinha. Mas vou responder todas a partir de agora. Chega aí!


otoplastia-trabalhar

Sendo bem direto e objetivo, eu acho legal que você fique descansando por uns 7 dias. Esse é um período necessário para você se recuperar dos efeitos mais intensos da cirurgia de orelha. E por que é preciso dar essa parada? Embora a otoplastia seja uma operação tranquila, é normal que você sinta dor no dia seguinte. É praticamente inevitável que não sinta pelo menos uma dorzinha, por mais inofensiva que seja.

Na minha primeira cirurgia, eu senti uma dor moderada apenas no primeiro dia, mas quando fiz o retoque, as dores foram um pouco mais pesadas e demoraram para passar. Aí eu pude perceber o quanto é importante ficar de boa em casa se recuperando. E não é só isso. Existe a possibilidade de você sentir algumas pontadas na região dos cortes, além de uma dor de cabeça provocada pela pressão nas orelhas. Ah! Sem contar o sangramento que também pode acontecer. Mas não se preocupe, pois o sangue estanca logo.

Respeite o tempo de recuperação (mesmo)

Eu não recomendo que você faça a otoplastia e vá trabalhar no dia seguinte. Isso não é nada bom para a sua cirurgia e também não vai acrescentar muita coisa ao seu trabalho (você não vai se se sentir muito confortável, acredite). Quando fui fazer a minha, marquei de sábado para passar o fim de semana me recuperando. Voltei a trabalhar na terça-feira, ainda na minha casa, e só retornei às atividades na firma na quarta-feira. E olha que lá é tranquilo, pois fico o dia todo sentando na frente do computador. Se você trabalha em pé ou precisa andar muito no seu trampo, toma cuidado, ok?

Existem casos de pessoas que pegam atestado de uma semana e outras que até esperam chegar as férias para fazer a operação. Este seria o melhor dos mundos, pois você teria o tempo ideal para se recuperar da melhor forma possível. Mas eu sei que o quanto é difícil esperar. Na minha vez, eu fiquei esperando duas semanas e pareceu uma eternidade. O dia da cirurgia não chegava nunca. A ansiedade é incontrolável e acaba nos forçando a marcar o mais rápido possível. Resumindo: é tenso ter que esperar as férias para ser operado.

Conclusão

Então é o seguinte: partindo das minhas duas experiências, eu considero mais do que importante respeitar esse tempo do pós-operatório para você se recuperar. Fique de repouso e não exagere nos primeiros dias. Aí quando você estiver se sentindo melhor e mais seguro/segura, você retorna ao trabalho e volta à sua rotina diária para curtir a vida de “orelhas novas” e auto-estima resgatada. O recado está dado, crianças.

Se você gostou das dicas sobre o tempo de recuperação da otoplastia, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você tiver alguma dúvida, escreve a sua pergunta na seção de comentários. Vou ficando por aqui. Até o próximo post! 👍

Sou jornalista e criei o Blog da Otoplastia em 2015, alguns dias antes de fazer a minha cirurgia. Aqui eu dou várias dicas e conto as experiências que passei com as duas otoplastias (também fiz o retoque). Aproveite os textos e sinta-se à vontade para mandar perguntas! ;)

8 Comentários

  1. Então Leonardo, boa noite. Gostaria de saber em relação ao usar o capacete para andar de moto. Devo esperar algum tempo ou posso voltar a ir ao trabalho de moto após os 4 dias?

    • Fala Luís. Blz?

      Cara, 4 dias ainda acho pouco, hein? O capacete faz muita pressão nas orelhas? Se fizer, acho que você vai sentir um pouco de dor.

      Um abraço e boa recuperação!

  2. Olá Leonardo, fiz a otoplastia segunda feira e na sexta quero ir para a minha vó, ando bem pouco até o ponto de ônibus pego o ônibus e anda pouco até a casa, sem ladeiras. Acha arriscado ? Pode prejudicar ?
    Obrigada.

    • Oi, Aline. Tudo bem?

      Não é arriscado. Pode ir tranquilamente. Apenas lembre das recomendações de não ficar com a cabeça baixa, não ficar muito tempo no sol e não fazer força.

      Um abraço e boa recuperação!

  3. Olá amigo boa noite fiz duas otoplastia mas a orelha não ficou normal volto ficou de abano to em dúvida devo fazer uma nova cirurgia ou não? Grato !!!

    • Fala, Adriano. Tudo bem?

      Cara, como eu sempre falo por aqui, se você não ficou satisfeito com o resultado da cirurgia, eu recomendo fazer pela segunda vez. Eu fiz duas vezes e não me arrependo.

      Um abraço e boa sorte!

  4. Olá Leandro! irei me operar as 09:00 da manhã, porém o cirurgião informou que eu tomasse um suco as 05:00 da manhã fiquei sem entender! O jejum né de horas?

    • Oi, Samara!

      Na verdade não é preciso ficar de jejum para fazer a cirurgia.

      Um abraço e boa recuperação pra você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *