Retoque da otoplastia: quando fazer?

Nesse post vou falar sobre um assunto que assombra boa parte das pessoas que fizeram a cirurgia de orelha. Esse tema é o retoque da otoplastia. Depois de passar pela operação e pelos momentos mais críticos do pós-operatório, a única coisa que você pensa em fazer é curtir a “vida nova” de boa. Mas aí, de um dia para outro, você bate o olho no espelho e nota que suas orelhas estão um pouco diferentes do que estavam antes. Às vezes é só neurose. Mas às vezes pode ser que elas estejam abrindo um pouco, realmente. 😱


O risco de mudança existe

Por mais que a gente queira que o resultado da otoplastia seja perfeito, a probabilidade de as orelhas não ficarem como desejamos é bastante considerável. Inclusive elas podem voltar ao formato anterior de abano, e isso é informado antes da cirurgia.

Quando fui fazer a operação, precisei assinar um termo me responsabilizando pelos efeitos colaterais. A cláusula que falava sobre a chance de ocorrer alterações nas orelhas estava lá. E isso não é uma maneira do cirurgião se esquivar das responsabilidades dele. É, na verdade, um aviso para você se conscientizar dos riscos. É mais ou menos como um “vai ficar bom, cara. Mas pode ser que não fique perfeito”.

Por que elas podem abrir novamente?

Como é feita a otoplastia

Essa é uma questão muito importante e você deve ter bastante atenção. Um dos motivos que leva as orelhas a retornar ao formato original é a memória genética. Podemos pegar o meu caso como exemplo. As minhas ficaram 30 anos na posição de abano. Mesmo com os procedimentos da cirurgia, elas tinham boas chances de se abrirem à medida do tempo. E foi o que aconteceu, mas em uma escala bem pequena. As pontas voltaram um pouco, mas nem de longe têm o mesmo aspecto de abano do passado.

Já a outra razão que pode desfazer o trabalho da otoplastia é o procedimento cirúrgico adotado pelo médico. O método mais seguro para oferecer um bom resultado é o que ele remove algumas partes da sua cartilagem e a “enfraquece” com uma espécie de raspagem. Note que eu escrevi “mais seguro” e não “mais garantido”. Mesmo com todo esse trabalho, pode ser que ela volte um pouco – como aconteceu comigo.

Para não ter grilos, acho legal você conversar bastante com o seu cirurgião na consulta de avaliação e perguntar sobre todos os procedimentos que ele vai usar na operação. Assim você pode ir tranquilo/tranquila para a sua cirurgia. 😉

Em qual momento as orelhas podem abrir?

Conforme as orelhas vão desinchando, você já começa a notar algumas alterações significativas. Mas é a partir do momento em que você deixa de usar a faixa que é possível observar mudanças mais profundas. Eu comecei a observar as diferenças por volta de uns 45 dias depois da cirurgia. Mas o Dr. Alexandre pediu para eu ficar atento por mais uns 3 meses para ver se elas não abriam mais. Eu fiz essa montagem aqui embaixo para mostrar como a orelha estava 1 mês depois da operação e como ela ficou depois de 5 meses.

Retoque da otoplastia

O efeito faixa

A faixa de otoplastia cria um efeito um tanto ilusório. Ela deixa as orelhas bem “coladas” à cabeça, e assim você pode imaginar que esse é o resultado definitivo. No período em que eu usava a faixa apenas para dormir, era possível perceber claramente a diferença entre o momento que eu tirava ela, pela manhã, e momento que eu ia colocar de novo, já durante a noite. Ao passar um dia inteiro sem faixa, as orelhas se acomodavam naturalmente e ficavam um pouco mais abertas e naturais. Mas era só usar a faixa por uma hora que elas voltavam a ficar mais fechadas. Até hoje é assim, e já estou com 5 meses de operado.

Por que fazer o retoque

Como falei lá no começo do texto, quem faz a otoplastia não espera nada menos do que um resultado perfeito. E ver as orelhas se abrindo novamente é uma tremenda ducha de água fria. Não… eu diria que é uma cachoeira, uma enxurrada, uma tempestade, um dilúvio e um tsunami juntos. É o fim. Sério, mesmo. Nada por ser tão frustante. 😔

E por mais que o tema principal do texto seja focado no retorno ao formato de abano, também pode acontecer de as orelhas ficarem assimétricas (eu escrevi um texto sobre esse assunto, e você pode ler aqui). É comum que a direita fique mais aberta que a esquerda, ou que a esquerda fique com uma pontinha que a direita não tenha. Pode acontecer. E se você não se sentir à vontade com o formato, acho que deve partir para o retoque.

Quando fazer o retoque

retoque-otoplastia-quando-fazer

O tempo ideal para fazer o retoque da otoplastia é a partir de 12 meses após a operação. Depois de um ano, as orelhas já estão com o formato definido, e além disso, as cicatrizes e os tecidos já estão consistentes para receber uma nova incisão. Porém, caso você esteja muito incomodado/incomodada, acho legal conversar com seu cirurgião e perguntar se a correção pode ser feita antes. Ele vai analisar a condição das suas orelhas e dizer se pode retocar ou não. No meu caso, eu fiz o retoque 8 meses após a primeira cirurgia e deu tudo certo (você pode ler a minha experiência neste texto).

Espero que esse texto tenha ajudado você a esclarecer suas dúvidas sobre o retoque da cirurgia de orelha. Se você gostou, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você tiver alguma pergunta, pode escrever aqui embaixo na seção de comentários, blz? Até o próximo post! 👍

Sou jornalista e criei o Blog da Otoplastia em 2015, alguns dias antes de fazer a minha cirurgia. Aqui eu dou várias dicas e conto as experiências que passei com as duas otoplastias (também fiz o retoque). Aproveite os textos e sinta-se à vontade para mandar perguntas! ;)

38 Comentários

  1. Me ajudou muito! Parece que você descreveu o que estou passando, perfeitamente! Quanto fica uma cirurgia de retoque? Você já fez?

    • Fala, Diego. Blz?

      Que legal que você se identificou com o texto!
      Eu ainda não decidi se vou fazer o retoque. E até por isso não perguntei nada sobre valores para o médico. Mas vou correr atrás disso porque também estou curioso. Em breve informo aqui, blz?

      Um abraço e boa sorte!

  2. Eu fiz a otoplastia dia 09/04/2014…

    Não gostei muito do resultado, no começo as orelhas estavam bem coladas, hoje ja abriram nao muito … mais deu uma diferença!

    e o pior de tudo que ficaram assimétricas.. a orelha direita parece ser maior, esta mais aberta e mais pra cima q a esquerda, quando eu coloco óculos fica torto no rosto por causa disso…será q tem como concertar isso?

    • Fala, Jean. Blz?

      Tem como corrigir essa assimetria no retoque, sim. Se está te incomodando muito, a melhor opção é fazer de novo.

      Um abraço e boa sorte pra você!

  3. Leonardo, fiz a minha em 25/03/15 e vc descreveu exatamente o que esta acontecendo comigo agora. Fiz a minha pelo projeto Orelhinha e acho que vou procura-los pra fazer o retoque. E vc já procurou o seu médico ?

    • Fala, Luís. Blz?

      Eu já falei com o meu médico e ele quer que eu faça logo o retoque. Mas não tenho muita pressa. Vou esperar um pouco.
      Espero que você consiga marcar o seu e que dê tudo certo. Se ainda te incomoda, a melhor coisa fazer de novo.

      Obrigado pelo seu comentário e boa sorte!

  4. Olá tudo bm ? Esse retoque tem um certa garantia ou tem que pagar novamente a cirurgia??

    • Fala, Jeiel. Blz?

      Precisa pagar novamente. Não é o mesmo valor da primeira cirurgia, mas é necessário pagar também, blz?

      Um abraço!

  5. Oii Boa tarde !!!

    Vc decidiu se vai fazer ou não ? Fiz a otoplastia, estou com 9 dias, mas apesar de pouco tempo, acho que vou precisar de retorque, fiquei muito frustada -_- Vi diferenças ja nos primeiros dias acho que a orelha esquerda esta mais aberta a parte de cima que a esquerda :/
    Gostaria muito de estar enganada, mas acho que não !

    • Oi, Tatiane. Tudo bem?

      Sim, eu fiz o retoque e contei a minha experiência neste post: http://www.cirurgiadeorelha.com/como-funciona-o-retoque-da-otoplastia/

      Quando à sua cirurgia, você precisa esperar mais um tempo para ter uma ideia do resultado. As orelhas ainda vão desinchar bastante e adquirir um formato diferente. Eu sei que essa assimetria que fica logo depois da cirurgia é chata, mas tenha um pouco de paciência, tá?

      Um abraço e boa recuperação pra você!

      • Obrigada Leonardo, vou ler o outro post vlw por responder !!!!

    • Boa tarde fiz a cirurgia a 1 mês e meio ficaram com pontas assimétricas, uma ela dobrou muito a ponta e parece que não tenho a parte de cima da orelha quando olhado de frente e a outra ficou normal. Ainda há chances de mudar de formato? com 1 mês e meio ainda esta cedo para dizer? pois essa ponta realmente era mais aberta que a outra, será que ela fechou mais pois dende a soltar um pouco com o tempo como a sua olha na foto dos 5 meses. Será que são todos casos que voltam um pouco? pois seria bom que voltasse já que desapareceu a parte de cima.

      • Fala, Felipe. Blz?

        Pela sua descrição, o seu caso é bem parecido com o meu. Depois que fiz o retoque, a orelha esquerda ficou “sem a ponta”, enquanto a direita ficou com a ponta normal. No começo achei bastante estranho, mas com o tempo a esquerda foi abrindo um pouco mais e ficou mais legal. Mas ainda assim elas continuam assimétricas.

        Com 1 mês e meio as suas orelhas não adquiriram um formato definitivo. Elas podem mudar um pouco ainda. Lembro que na minha primeira cirurgia, demorou uns 3 meses pra elas “sossegarem”. Espera mais um pouco, blz? E sugiro que você leia esse post que eu fiz semana passada http://www.cirurgiadeorelha.com/as-orelhas-ficaram-diferentes-depois-da-otoplastia-e-agora/

        Um abraço e boa sorte pra você!

  6. nossa vc falou tudo mesmo que estou sentindo as vezes nem durmo pensando que estou feio ,por calsa da minha orelha ,eu era tao asustado sobreminhas orelhas que fiz minha cirurgia com 17 anos e hj tenho 26 sou louco pra retocar pois elas abriram um pouco pra mim mas pra minha mae nao tem nada aberto ,mas mae e mae ne ,e hj penso em fazer novamente as sera que posso fazer o retoque com outro medico pois nao vi médico que fez a minha des de quando fizinha cirurgia

    • Fala, Wellington. Tudo bem?

      Não tem problema fazer o retoque com outro médico. Pode ser com outro que você tenha confiança.

      E realmente, mãe é mãe, a gente sempre valoriza a opinião delas, mas temos que fazer a nossa vontade nesse caso.

      Um abraço e boa sorte!

  7. Quantos voçe pagou na sua otoplastia?
    E Quantos voçe pagou pelo retoque?

    • Fala, Roger. Tudo bem?

      Foi R$ 2.860,00 na otoplastia e R$ 680 no retoque.

      Um abraço!

  8. Oi meu amigo, a minha também abriu um pouco, pra fazer o retoque você teve que desembolsar mais?

    • Fala, Lucas. Tudo bem?

      Precisei pagar, sim. Mas foi um valor bem menor.

      Um abraço!

  9. e demora o mesmo periodo depois do retoque?

  10. Olá, meu nome é Vivian e fiz minha cirurgia a 20 dias. Estou super bem e não sei o que é sentir dor,pois não senti nada! As orelhas estão desinchando e estão simplesmente perfeitas! A sensação é indescritível e eu recomendo sem pensar duas vezes!! Quem estiver afim de fazer escolha um bom cirurgião e faça o pós operatório de forma correta!

    • Olá, Vivian. Tudo bem?

      Muito obrigado pelo seu depoimento. É sempre bom receber o recado de pessoas como você, que fizeram a cirurgia e estão super satisfeitos.

      Um abraço e boa recuperação para você!

  11. Boa noite eu fiz a otoplastia e no primeiro mês as orelhas ficaram fechadas mais ao passar do tempo a parte de cima abril um pouco sendo q a esquerda abril mais e da pra notar a diferença,falei com o medico ele não quis fazer o retoque ,não sei mais a quem recorrer pois estou muito ensatisfeito com o resultado, fiz pelo projeto orelhinha no dia 25/04/16,tem algum contato de um medico confiavel.

  12. fala Leo blz realizei a minha otoplastia a um mês e percebi que as orelhas ficaram assimétricas, gostaria de saber o nome da clinica que realizou a sua otoplastia para fazer o retoque?parabéns pelo seu blog muito motivacional a realizaçâo da otoplastia.

    • Fala, Sandro. Tudo bem?

      Cara, acabei de mandar o e-mail com os contatos para você. Dá uma olhada lá, blz?

      Muito obrigado pelo elogio. É bom demais saber que te ajudei de alguma forma.

      Um abraço e boa sorte!

  13. Olá,Leonardo. Minha orelha também abriu um pouco mas parece não haver mais espaço atras para cortar de modo diferente para botar a orelha para tras novamente. Com você foi assim também?

    • Olá, Leandro. Tudo bem?

      Comigo não. O médico conseguiu fazer o corte normalmente. Você já perguntou para o seu cirurgião sobre a possibilidade de fazer o retoque?

      Um abraço!

  14. Oi. Vou fazer a minha cirurgia daqui a alguns dias. Mas agora fiquei meio com medo de as orelhas ficarem assimétricas 🙁
    E não é uma cirurgia barata p ficar mais ou menos né.

    • Olá, Marília. Como vai?

      A possibilidade de ficarem assimétricas existe, mas não é em todos os casos. Há diversos fatores que levam a isso, como por exemplo, as orelhas serem diferentes por natureza. Muita gente tem orelhas diferentes, como é o meu caso. E eu só fui perceber depois que fiz a otoplastia.

      Acho que o importante é você ir para a sua cirurgia tranquila. Não fique preocupada com a assimetria. Vá pensando que você está fazendo algo que sempre quis, e que a otoplastia vai mudar a sua vida para melhor.

      Um abraço e boa sorte!

  15. Que alívio ler os comentários e sua matéria, pq eu me senti exatamente assim. Uma das minhas orelhas abriu um pouco mais que a outra. Nem de longe voltou ao que era, mas deu uma diferença e fiquei bem frustada também. Me questionei muito sobre a escolha do médico e se eu tinha feito algo errado durante a recuperação, mas estou vendo que esse problema é mais comum do que pensamos. Fiz a minha cirurgia há 10 meses e provavelmente vou retocar mês que vem. Eu tinha um piercing transversal na orelha que deu diferença, o médico comentou que deu muito trabalho mexer nela durante a cirurgia. boa sorte a todos os amigos que estão nessa.

    Sou super a favor do retoque se não estivermos feliz, nossa auto estima muda demais!

    Obrigada pelas dicas.

  16. Olá, Leonardo.
    Me identifiquei parcialmente com post. Vou dizer por que… no meu caso faz anos que fiz a otoplastia e minhas orelhas ficaram muito coladas a cabeça… da uma aparência de anormalidade, não tanto quanto era antes, mas dá!
    Vendo o termo de “retoque”, fiquei me perguntado, será que para esse meu caso tambem se aplica? O tempo de recuperação também é o mesmo?

    • Olá, Fernando. Tudo bem?

      No seu caso, você gostaria de fazer o retoque para deixar as orelhas menos coladas à cabeça?

  17. Oii Leonardo, achei mt útil e esclarecedor seu blog pq sempre temos dúvidas sobre o antes, durante e depois do precedimento.
    Bom, eu fiz a minha otoplastia dia 20 de outubro de desse ano (2017), fiquei 3 dias sem tirar a atadura, depois disso, 14 dias fazendo curativos diários com a pomada Mupirocina 1x por dia, usando atadura 24h. Tirei meus pontos com 18 dias, porém, na orelha esquerda, ficou ainda uns 2 pontos abertos, mas como os pontos eram continuos, preferiam tirar tudo pq o restante da orelha ja tinha ficado cicatrizada e tinham medo de infeccionar. Tiraram, mas o buraquinho ainda ta aberto e saindo uma secreção amarelinha. Ao fazer o curativo, estamos usando álcool 70 e ja não arde mais, nem mesmo nesse buraquinho. A questão é, após mostrar a foto da parte que ta aberta, o médico disse que é normal e só pediu pra não puxar a orelha mas, ele por nao ser do Rio (onde eu moro), não tem previsão de quando virá e poderá avaliar. E agora, o que eu faço? A pomada eu ja to usando a 17 dias e estamos preocupados quanto ao que fazer com esses 2 pontinhos que não fecharam, o que vc tem a me dizer?

    • Jessica, não sei quais são as suas condições, mas eu procuraria outro médico para ter uma segunda opinião. Já faz 13 dias que você enviou a sua mensagem, então torço para que esteja melhor agora. Você está fazendo todos os procedimentos para cuidar, então continue assim. Se piorar, procure outro médico.

      Um abraço e boa recuperação!

  18. Ah, outra dúvida, você chegou a ficar com queloide? pq eu fiquei em ambas as orelhas na parte de baixo, próximo ao furo do brinco. Tenho vontade fazer o segundo furo mas como a queloide ficou grande, creio que vou ter que operar pra tirar, não é isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *