Quando os pontos da otoplastia resolvem estourar

Algum tempo atrás eu escrevi no post dos riscos da otoplastia (você pode ler aqui) sobre a probabilidade de os pontos se romperem durante o período de recuperação. Ciente dessa possibilidade um tanto quanto desastrosa, eu tomei as medidas necessárias para manter os pontos firmes até que as datas para remover os ditos cujos chegassem.


A primeira parte foi retirada 15 dias depois da operação; já a segunda metade dos pontos da otoplastia foi removida 1 mês depois da cirurgia. Foi tudo bem e estava tudo certo. Eu fiquei aliviado por não ter enfrentado nenhum tipo de problema. Mas quando as coisas pareciam caminhar bem, veio a primeira surpresa.

Um ponto fora da curva

pontos-da-otoplastia

Quando cheguei em casa após retirar todos os pontos, passei a mão na orelha esquerda e senti alguma coisa espetando o dedo. Fui dar uma olhada no espelho e vi um pedaço de nylon querendo escapar pela parte de cima da orelha. Achei que o Dr. Alexandre havia esquecido de tirar esse ponto e marquei um consulta para a semana seguinte.

Ao chegar no consultório, ele me disse que esse ponto não deveria estar para fora. Na verdade, ele é aplicado internamente e serve para manter a parte superior da orelha fechada. Aí eu já fiquei meio preocupado porque o ponto poderia continuar a ser expelido. Mas para a minha sorte, o doutor cortou a pontinha do nylon e o ponto se aquietou. 😅

Dois pontos fora da curva

Meu segundo entrevero do pós-operatório aconteceu mais ou menos um mês e meio depois da otoplastia. Tudo começou quando percebi uma saliência na orelha direita, quase atravessando a pele. Mas como não era uma inflamação e não doía nada, acabei deixando quieto e pensei que ela se ajeitaria aos poucos. Nessa foto dá para ver a marca do ponto.

otoplastia-ponto-interno

Só que o tempo passou e nada mudou, então marquei consulta para o doutor avaliar. Isso foi na semana passada, ou seja, quase quatro meses depois da cirurgia. Mas dessa vez o “conserto” não foi tão simples. Ele falou que poderia remover essa pontinha, mas que o ponto poderia sair por inteiro e comprometer o resultado da operação. Aí eu gelei ! 😨

Ele me explicou o seguinte: se ele cortasse o fio e o nó do ponto ficasse para fora da orelha, o ponto não teria sustentação e começaria a sair aos poucos. Mas se o nó ficasse dentro da orelha, aí não teria perigo. Então ele aplicou a anestesia e fez o procedimento com muito cuidado. Eu tirei uma foto do pedacinho do nylon (quase não dá para ver).

gaze-otoplastia

Aí na gaze ele parece inofensivo, mas até que causou um certo incômodo. E o doutor disse que, cedo ou tarde, era inevitável que ele rasgasse a pele e desse o ar da graça. Essa rebeldia toda acontece porque o próprio organismo faz o trabalho de expelir o “corpo estranho” da orelha. Mas fica tranquilo porque não é com todo mundo que acontece isso. Apenas alguns são premiados. 😑

Como funcionam os pontos

O Dr. Alexander já tinha explicado sobre os pontos em outra consulta, mas agora eu consegui captar melhor a estrutura deles. Aqui temos os pontos externos que fecham o corte.

pontos-otoplastia-externos

E também temos os pontos internos que são aplicados ao longo das orelhas.

pontos-da-otoplastia

Os pontos internos ficam na cartilagem e servem para manter o novo formato pós-otoplastia. Eles atuam como se fossem “molas”. Ao mesmo tempo em que seguram as orelhas fechadas, eles também dão a elasticidade necessária para a movimentação natural delas. Esse foi um dos pontos que estava escapando da minha orelha direita e que poderia fazer um pequeno estrago se saísse por completo. Felizmente o doutor conseguiu contornar a situação e me tranquilizou.

Fica a dica então: se você notar qualquer atividade incomum com os seus pontos, não faça como eu fiz: procure o seu cirurgião o quanto antes. Qualquer descuido pode ocasionar um problema maior no futuro.

Essa foi a experiência que eu passei com os pontos da otoplastia. Se você gostou das informações, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você tiver alguma dúvida, pode escrever a sua dúvida na seção de comentários. Um abraço e até o próximo post! 👍

Sou jornalista e criei o Blog da Otoplastia em 2015, alguns dias antes de fazer a minha cirurgia. Aqui eu dou várias dicas e conto as experiências que passei com as duas otoplastias (também fiz o retoque). Aproveite os textos e sinta-se à vontade para mandar perguntas! ;)

39 Comentários

  1. Apareceu hoje mesmo um ponto pra fora, um nó de nylon
    Meu filho ia fazer uma cirurgia amanhã para a retirada do ponto pq nao se via mas estava muito inchado e inflamado mas hoje saiu pra fora

    • Oi, Debora. Tudo bem?

      O que o médico precisou fazer? Conseguiu tirar o ponto? Se você puder contar, gostaria da saber o que ele fez.

      Um abraço e obrigado pelo seu comentário.

  2. Fiz minha cirurgia em 2006 e até hoje os pontos inflamam, apenas na orelha do lado direito. Sinto dor e incomodo, tenho 2 pontos que estão aparentes e um como o seu, que estava só o caroço. Fiz a operação pela rede pública e não tenho como conseguir contato com o médico. Me sugere algo?

    • Oi, Kamila. Tudo bem?

      Eu acho que você poderia se consultar com algum cirurgião plástico pra ele dar uma olhada nos seus pontos. Talvez seja necessário remover os pontos, mas não sei exatamente como isso pode comprometer a sua cirurgia. Mas não deixe eles assim inflamados. A melhor coisa é procurar um médico.

      Um abraço e boa sorte pra vc!

  3. Fiz a cirurgia acredito que em 2008. Na orelha esquerda o ponto fica espetado para fora. Inflama algumas vezes e depois volta ao normal. Na orelha direita os pontos estão aparecendo dentro da orelha, os pontos saíram.

    • Olá, Dariane. Tudo bem?

      Você falou com seu médico sobre isso? Comigo aconteceu praticamente a mesma coisa. A diferença é que ele não voltava ao normal e ficava sempre espetando. No fim das contas, eu precisei voltar à clínica pra retirar o ponto.

      Um abraço e muito obrigado pelo seu comentário!

      • Ola. Tudo sim e com você?
        Ainda não. Porque na verdade fiz a cirurgia no Hospital das clinicas, na Unicamp.
        Preciso marcar uma consulta para retornar. Acredito que vão querer fazer uma reparação da cirurgia, porque uma ficou um pouco diferente da outra. E vou ter que tirar os pontos. Uma orelha sempre aponta e inflama, principalmente quando o tempo muda de calor para frio. Já na orelha direita estão muito a vista.

        Obrigada.

  4. Oi, tenho 15 anos e fiz a cirurgia em 2013, tive muitas complicações e acabei traumatizando com a cirurgia, meu médico acabou não me alertando em nada, recomendou que eu fizesse a cirurgia novamente, porém eu não quis e ele deixou por isso. Contudo, depois de um tempo notei uma pontinha e há algum tempo o ponto saiu totalmente pra fora. Eu não tinha noção do problema, mas agora vou procurar um médico. Você acha que terei que refazer a cirurgia ou posso só tirar o ponto? Porque estou com muito medo de refazê-la. Obrigada.

    • Olá, Julia. Tudo bem?

      Tudo depende de como está o ponto na sua orelha. Apenas o médico pode avaliar e dizer o procedimento que precisará ser feito. No meu caso, ele removeu um pedaço do ponto e o nylon voltou a ficar pra dentro. Mas depois de algum tempo o ponto voltou a sair. O melhor que você pode fazer é marcar a consulta, blz?

      Um abraço e boa sorte!

  5. Olá blz, fiz a cirurgia com de Marcelo de Asis, ótimo cirurgião , estou no 11° dia, notei 2 coisas uma é que perto do cabelo na curva da orelha tem um Buraquinho parece um ponto aberto, isso ne uma das orelhas, outra coisa quando passei álcool em um dos pontos na frente da orelha, parecia que ele estava solto, só que não saiu . pode me ajudar vlw

    • Fala, Marcelo. Blz?

      Cara, como estão os seus pontos? Você falou com o seu médico sobre esses problemas? Seria recomendável preservar os pontos e não ficar mexendo muito. O ideal é marcar uma consulta novamente pro seu cirurgião fazer uma avaliação. Eu não tive nenhuma reação parecida com a sua, então não tenho condições de falar o que está acontecendo com as suas orelhas. Espero que entenda.

      Um abraço e boa sorte na sua recuperação!

  6. Oi, meu nome é Luana, fiz esta operação cirúrgica a mais ou menos 7 anos, e nos ultimos dias uma pequena saliência na parte interna da minha orelha surgiu, isso esta me preocupando, ja notei que se trata realmente de um ponto, porém é completamente estranho q apos todos esses anos ainda tenha pontos sendo rejeitados.

    • Oi, Luana. Tudo bem?

      É verdade, não deveria acontecer de um ponto ser rejeitado depois de tanto tempo. Acho legal você entrar em contato com o seu cirurgião para ver esse problema o quanto antes, blz?

      Um abraço e boa sorte!

  7. Olá, meu nome é Nadia, fiz minha cirurgia há mais de um ano e nos últimos dias um pontinho está querendo sair e ele acabou inflamando (porque eu curiosa fui mexer, acredito que seja por isso), minha orelha inchou, saiu um pouco de pus e ficou vermelha bem dolorida, acabei tomando um anti inflamatório e dentro de 3 dias mais ou menos sarou, mas o pedaço do ponto ou o fio (não sei direito) continua lá.. até que agora inflamou de novo.. Gostaria de saber se isso é normal mesmo e se pode afetar na estética da minha cirurgia plástica esse preocesso inflamatório, fico muito preocupada pois eu não gostava mesmo da minha orelha, sempre foi um trauma, ficava chateada e não quero que ela volte a ser como antes.. Estou tentando entrar em contato com meu médico, mas por hora alguma resposta já irá ajudar a me tranquilizar.. ou não hahah:(
    Desde já agradeço.

    • Olá, Nadia. Tudo bem?

      Seu caso é um pouco parecido com o meu, a diferença é que o ponto não inflamou. Eu não sentia dor, mas ele me incomodava porque ficava “espetando” a pele.

      Eu acho muito difícil que ele provoque alguma mudança estética na sua orelha, afinal, o ponto está lá dentro e não foi comprometido. Quando fui fazer o retoque, meu cirurgião disse que todos os pontos estavam intactos, embora eu tenha tido esse problema do ponto querendo sair.

      Fique calma quanto essa questão da estética, ok? O melhor a ser feito agora é falar mesmo com o seu médico e pedir uma orientação. Talvez ele possa remover uma pequena parte do fio do ponto, assim como o meu médico fez comigo.

      Um abraço e boa sorte!

  8. Ola, meu nome é Fabiane.
    Fiz a cirurgia a 5 anos, e a um mês apareceu um ponto de nylon dentro da orelha, um desses que você explica como os dois pontos de dentro.
    Essa semana ele inflamou, e estava ate com pus. =/
    vim procurar sobre e achei seu site. Estou com medo de perder a cirurgia, minhas orelhas sempre foram meu maior trauma.
    Procurei a enfermeira do meu trabalho, ela me recomendou ir ao medico, se tiver plano, o que ainda não tenho, ou pronto socorro, onde iram me passar um antibiótico, e provavelmente vão querer tirar o ponto. Como li o que escreveu, jamais deixaria tirarem , e correr o risco de perder a cirurgia.
    Isso aconteceu com alguém aqui?você ja viu algum caso?

    • Oi, Fabiane. Tudo bem?

      Não sei se a sua inflamação já melhorou um pouco, mas procure ficar calma. Não foi preciso tirar o meu ponto e eu não perdi a cirurgia.

      Você vai precisar aguardar a inflamação melhorar para saber o que pode ser feito com esse ponto. Caso volte a inflamar, aí sim você vai precisar se consultar com um cirurgião, ok? Você é de São Paulo?

      Um abraço e boa sorte!

  9. Minha filha de 6 anos fez uma cerugia ortoplatia nas orelhas quando fui trocar o corativo dela tava saindo uma secreção com odor faz 10 dias q ela fez a cerugia isso pode ser uma infecçao?

    • Oi, Rose. Tudo bem?

      Pode ser infecção, sim. Vocês chegaram a falar com o médico?

  10. Oi, Leonardo, tudo bem??
    Hoje fazem 9 dias após minha cirurgia e desde sempre eu sinto um incômodo na orelha direita, sinto repuxar muito, você sentiu isso? Eu vou voltar com a Dr quando fizer um mês ainda, você acha que devo voltar antes?

    • Oi, Tamires. Tudo bem, e vc?

      Sim, também senti umas repuxadas de vez em quando. Mas não eram muito intentas e logo pararam, por isso não me preocupei.

      Acho que você deve pelo menos entrar em contato com o seu médico para explicar o que está acontecendo. Ele pode te orientar da melhor forma possível. 😉

      Um abraço e boa recuperação!

  11. Ola faz 24 dias q fiz a otoplastia nao retirei os pontos ainda mas na parte d dentro da orelha proxima ao lobulo saiu uma ponta d linha isso pode afetar a cirurgia ou ele vai ser retirado tambem ?

    • Oi, Luiz. Tudo bem?

      Provavelmente essa linha é um ponto que sai com o tempo. Meu médico também usou pontos desse tipo na minha cirurgia e eles caíram enquanto eu tomava banho. Fique tranquilo, não vai afetar a sua cirurgia em nada.

      Um abraço e boa recuperação!

  12. Boa noite! Fiz a cirurgia em 2014 e mais ou menos a 1 ano percebi q saiu um ponto com um nó em cima da orelha esquerda, não é visível, não me incomoda e também nunca inflamou… É necessário ir tirar,ou sera q ele vai cair sozinho algum dia?

    • Oi, Sula. Tudo bem?

      Acredito que seja muito difícil ele cair sozinho. Acho que só vale a pena tirar se estiver incomodando muito ou se provocar uma inflamação séria, ok?

      Um abraço!

  13. Boa noite fiz cirurgia de reconstrução de lóbulo a 2 dias o primeiro dia vazou MT sangue do curativo depois falei com o dr ele só mandou eu lavar e apos eu lavar hoje no banho ele sangrou e apenas uma orelha minha esta com umas fisgada tirei uma foto atrás da orelha parece uma coisa laranja mais não consigo saber se é pus oque eu faco?

    • Oi, Erik. Tudo bem?

      No seu caso, eu recomendo retornar ao consultório para o seu médico verificar o que está acontecendo. É arriscado falar alguma coisa sem saber o problema da sua orelha, ok?

      Um abraço e boa recuperação!

  14. Boa noite ,eu fiz uma cirurgia a quase uma mês de reconstrução de lóbulo pq usava alargadores e tinha quelóide fiz a cirurgia e fiz betaterapia eu percebi deis do primeiro dia de cirurgia que na minha orelha o dr deixou uma bolinha tipo um ponto mal feito e ainda esta uma bolinha é normal isso ou pode ter cido uma cirurgia mal feita?

    • Olá, Jonatan. Tudo bem?

      Se eu entendi bem, você está sentindo um volume ao passar o dedo na orelha, não é? Se for isso, acredito que não seja cirurgia mal feita. Pode ser uma reação do seu corpo que tenta expelir o ponto. Isso aconteceu comigo também, e até hoje eu sinto o ponto um pouco saltado quando toco na orelha.

      Mas se você estiver muito incomodado, fale com o seu médico para ele examinar com cuidado, blz?

      Um abraço e boa recuperação!

  15. Olá, eu fiz a minha cirurgia ja fazem quase 5 anos, e de uns 3 meses pra cá saiu um ponto na minha orelha direita, é atrás, bem em cima na curvinha…ele me incomoda as vezes… como por trás minha orelhas não ficaram iguais… a direita ficou com espaço mais curto que a esquerda, cada vez que eu puxo pra olhar o ponto fica alguns dias doendo..
    Agora lendo o seu blog fiquei preocupada… esses pontos internos a gente não pode tirar nunca mais???

    • Olá, Louizze. Tudo bem?

      Os pontos internos não podem ser removidos, pois eles dão sustentação para as orelhas. Este ponto que saiu foi apenas uma parte ou saiu por inteiro? Se você estiver preocupada, eu acho legal você procurar um cirurgião para ver a situação dos pontos.

      Um abraço e boa sorte!

  16. Já fazem 1 ano e 3 meses que fiz minha cirurgia e em agosto tive um problema com uma das orelhas, senti o ponto saindo um pouco e inflamado. Passei no cirurgião e ele me mandou tomar um antibiótico, não precisei, pois no dia seguinte já estava melhor. Acontece que estou tendo o mesmo problema de novo e não sei o que fazer, parece estar mais inflamado dessa vez…

    • Olá, Gabriela. Tudo bem?

      Você precisa voltar ao seu cirurgião para ele avaliar a condição dos pontos. Tome cuidado com as inflamações, tá? Qualquer problema que acontecer, você precisa avisar o médico.

      Um abraço e boa sorte!

  17. Boa noite Leonardo!
    Tudo bem?
    Meu nome é Jéssica e faz alguns anos que fiz minha cirurgia de otoplastia pelo SUS, em Rio Preto. Porém na semana retrasada eu bati a mão sem querer na minha orelha esquerda, depois disso eu notei diferença, apesar dela já estar a algum tempo com uma pequena ponta (saliência) erguida, mais depois desse ocorrido, ele inchou e está me incomodando bastante.
    Parece que estar perfurando minha pele a ponto de estourar (sair para fora).
    Isso esta me preocupando, pois eu acredito que seja realmente um ponto, porém não sei o que fazer.
    Não sei se procuro um cirurgião plastico aqui na minha cidade e pago uma consulta para ele poder me orientar melhor. Ou se tento marcar um retorno na cidade de Rio Preto. Mais estou com medo de no meio desse intervalo, esse ponto estourar e vir atona :(.

    • Olá, Jéssica. Tudo bem?

      Como ficou a condição da sua orelha? Você procurou um cirurgião para avaliar?

  18. Oi boa tarde eu fiz a cirurgia faz 2 anos e sinto um pontinho atrás da orelha mais isso não me encomoda não sinto dor nem uma esse pontinho o médico tenque tirar ou não

    • Oi, Giovana. Tudo bem?

      Se não causa dor ou inflamação, não é preciso tirar.

      Um abraço!

  19. Olá fiz minha cirurgia faz um dia e estou com dúvida se eu posso ou não lavar a orelha, meu médico disse que eu poderia, mas não sei quando.

    • Olá, Beatriz. Tudo bem?

      Pode lavar, sim. Na verdade, você deve lavar. Como a suas orelhas devem estar doloridas, procure lavar com sabonete líquido. Misture com um pouco de água e passe nas orelhas usando um cotonete, tá?

      Um abraço e boa recuperação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *