Qual é o tempo de recuperação da otoplastia?

Saber o tempo de recuperação da otoplastia foi muito importante para marcar a minha cirurgia (e você também deve levar isso MUITO em conta). Embora no meu caso tudo tenha sido relativamente rápido, eu precisei me planejar para não comprometer o trabalho e também para não atrapalhar a vida social.


Eu poderia ter feito a operação uma semana antes, porém, seria véspera do meu aniversário. Não ia ser legal receber os convidados 24 horas depois de ter “entrado na faca”, né? Então acabei adiando pro sábado seguinte. Claro que você pode conviver socialmente nos primeiros dias do pós-operatório, mas é bacana você marcar a sua cirurgia para um período que não tenha muitas festas ou compromissos daqueles imperdíveis.

Mas falando do que realmente importa, eu preparei uma cronologia dos primeiros 40 dias depois da otoplastia pra te ajudar a entender o que acontece com as orelhas, além de mostrar o que você pode (e o que não pode) fazer nesse tempo. Curativos, inchaços, desinchaços, pontos, faixa e o sabor da vida nova. Tá tudo aí.

recuperacao-otoplastia

1 a 4 dias após a otoplastia

otoplastia-pos-operatorio-2-dias

Período de repouso. É recomendável ficar em casa neste tempo. Você deve evitar ir ao trabalho, dirigir, ficar sob o calor forte e realizar atividades que exijam força, pois os pontos podem se abrir. As orelhas ficam muito inchadas, roxas e doloridas nos primeiros dias, com um aspecto amassado e até um pouco deformado. Não se assuste, é assim mesmo.

Dor você deve sentir só nas primeiras horas após sair da sala de cirurgia. Eu mesmo só senti uma dor incômoda no primeiro dia. Você deve limpar a região dos cortes com sabão líquido, passar a pomada (Nebacetin) e trocar o curativo diariamente. Após o terceiro dia já dá pra lavar o cabelo. Você vai precisar usar a faixa de otoplastia durante o dia e também quando for dormir. As horas na cama, aliás, devem ser apenas de barriga pra cima.

10 dias após a otoplastia

otoplastia-pos-operatorio-10-dias

As orelhas começam a desinchar e você passa a sentir o retorno da sensibilidade. Neste período elas já estão mais ajeitadas e o aspecto roxo é quase inexistente. Este é o período em que os pontos começam a cicatrizar, então você vai sentir uma coceira incontrolável. Resista ao máximo que puder e não coce a região. Se os pontos estiverem secos e sem nenhuma inflamação, você já pode suspender o curativo e o uso da pomada.

O antibiótico também é recomendável tomar até o décimo dia após a otoplastia. Você já vai poder lavar o cabelo normalmente, mas precisa tomar cuidado para não encostar as mãos nas orelhas porque elas ainda doem bastante. Após o 10º dia, a faixa de otoplastia só é obrigatória para dormir (ufa!).

15 a 20 dias após a otoplastia

otoplastia-pos-operatorio-15-dias

O inchaço está cada vez menor e imperceptível, enquanto a sensibilidade das orelhas aumenta. Apesar de existir em menor escala, existe a possibilidade de sentir dor se alguém encostar nas orelhas. É nesse período que você consegue ver melhor o formato que as orelhas vão tomando. Por volta do 15º dia, você retorna ao consultório para tirar os primeiros pontos. A partir deste momento, é preciso usar uma pomada (Drenison) para reduzir o volume das cicatrizes. Sem precisar usar a faixa durante o dia, você vai retomando a vida normal e já pode, inclusive, praticar atividades físicas leves.

20 a 30 dias após a otoplastia

otoplastia-pos-operatorio-30-dias

Esse é o período em que você começa a curtir a vida nova após a cirurgia de orelha de abano. Nem dá pra perceber mais o inchaço. Mas continue tomando cuidado para não bater ou sofrer qualquer esbarrão nas orelhas, porque inevitavelmente você vai sentir dor. Mais ou menos a partir do 20º dia após a otoplastia, a sensibilidade já está quase plena.

Você também já vai conseguir dormir de lado com a ajuda de uma almofada de pescoço (clique aqui para ler o post sobre dormir após a otoplastia). O médico também te libera pra aumentar a carga nas atividades físicas. Por volta do 30º dia após a otoplastia, você retorna ao consultório para tirar os pontos da parte de trás das orelhas.

30 a 40 dias após a otoplastia

otoplastia-pos-operatorio

Já sem os pontos e sem inchaço, o único incômodo que permanece após os 30 dias é mesmo a possibilidade de sentir dor em algum momento inesperado. Se alguém esbarrar em você, com certeza vai doer (tome cuidado, viu?). Entre o 30º e 35º dia após a otoplastia, você já vai poder dispensar a faixa também para dormir. Só vai ser preciso continuar passando a pomada Drenison nas cicatrizes por 3 vezes ao dia durante 3 meses.

otoplastia-cronologia

Com 30 dias após a cirurgia, você já consegue ter uma noção aproximada do resultado final e percebe que as orelhas mudaram bastante desde a primeira semana. Eu falo que é uma “noção aproximada” e não “definitiva” porque os médicos dizem as orelhas podem levar até 3 meses para desinchar completamente. Então é normal que elas continuem se modificando lentamente.

Elas também podem abrir um pouco nas pontas, mas não entre em pânico por conta disso. Quando você está usando a faixa, as orelhas ficam comprimidas e têm uma aparência mais “colada” à cabeça. Depois que você deixa de usar a faixa, é normal que elas comecem a se ajeitar e a consolidar um formato mais natural.

Essas foram as minhas dicas sobre o tempo de recuperação da otoplastia. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você tiver alguma dúvida, escreve a sua pergunta aqui embaixo na seção de comentários, blz? Um abraço e até o próximo post! 👍

Sou jornalista e criei o Blog da Otoplastia em 2015, alguns dias antes de fazer a minha cirurgia. Aqui eu dou várias dicas e conto as experiências que passei com as duas otoplastias (também fiz o retoque). Aproveite os textos e sinta-se à vontade para mandar perguntas! ;)

238 Comentários

  1. eu acabei de fazer a cirurgia”Otoplastia” estou muito satisfeito com o resultado após trocar os curativos enfim a realização de um “sonho” estou no 5º dia após a cirurgia senti muita dor nesses 4 dias hoje sinto muita coceira chega a ser irritante ainda usando a faixa e tentando controlar pra não coçar as orelhas e causar ferimentos e prejudicar a cicatrização, mesmo assim apesar de todo o incomodo vale a pena passar por isso pra ter uma melhor qualidade de vida! Parabéns pelo Post amigo ajudará muita gente que assim como eu procura mais informações sobre o assunto

    • Olá, Adriano. Tudo bem?

      Realmente a coceira e outros pormenores do pós-operatório incomodam um pouco, mas como você falou, tudo vale a pena.

      Valeu pelo comentário. Boa sorte!

      • Olá. Tenho queloide na pele, será que ainda assim posso fazer a Otoplastia sem que fique cicatriz aparente. ? Aguardo resposta! Obrigada desde já! Abraços!

        • Olá, Tailane. Tudo bem?

          Gostaria de poder responder sua dúvida, mas apenas o cirurgião pode dar uma orientação correta. Na consulta de avaliação ele te explica como ficará a cicatriz, tá bom?

          Um abraço!

    • Realizei minha cirurgia faz 100 dia exatos 3 meses e 10 dia…Estou com problemas na cicatrização….

    • Quanto custou sua cirurgia amigo?

  2. Muito confortável saber que a faixa o dia todo sai rápido…vou fazer no dia 21/07 e tenho um compromisso importante dia 01/08 e não gostaria de usar a faixa, será que nesta data já estarei livre da faixa ? Abcs

    • Olá, Felicio.

      Acho que não tem problema em ir ao evento sem a faixa. Apenas redobre o cuidado para que nada encoste nas orelhas, porque pode doer bastante. Quanto ao tempo de uso da faixa, eu sei a minha por 10 dias, mas outras pessoas chegam a usar por 20 ou até 30 dias. O importante é seguir as recomendações do seu médico, ok?

      Valeu pelo comentário e boa sorte na sua otoplastia!

  3. Olá amigo, hoje tem 40 dias que fiz a cirurgia, sera que ja posso jogar futebol? obrigado!

    • Fala, Everson. Blz?

      Se você já tirou os pontos, pode jogar sim, cara. Eu tirei todos pontos 1 mês depois da otoplastia e voltei a jogar 35 dias depois.

      Valeu pelo seu comentário. Grande abraço!

  4. tem que ficar so de repouso nao posso andar ou agaxar

    • Fala, Cloves. Tudo bem?

      Você não precisa ficar de repouso absoluto, mas enquanto ainda estiver com os pontos, é recomendável não fazer força e não ficar se abaixando muitas vezes, ok?

      Um abraço e boa sorte!

  5. Estou lendo todos os tópicos e adorando. Quem sabe isso me encoraje.
    Vc falou em pontos internos e externos? Achei que fosse só os de trás. Todos são assim? Abraço

    • Oi, Ana Paula.

      Sim, em todos os casos temos pontos internos e externos. Os externos são removidos em até 30 dias após a cirurgia, e os internos dão sustentação para que as orelhas não voltem a ser de abano.

      Abraço!

      • Parceiro fiz a cirurgia a 2 dias é normal sair um pouco de sangue?

        • Oi, Jullyan. Blz?

          No começo é normal, sim. Eu tive sangramento no primeiro dia. Mas se continuar, avise o seu médico, tá bom?

          Um abraço e boa recuperação!

  6. Olá. Tenho uma formatura Para ir 6 dias após a cirurgia, será que poderei ir sem a faixa? Normal?
    Vc tem ou participa de algum grupo no WhatsApp a respeito da cirurgia? Abrc

    • Olá, Martins. Tudo bem?

      Acho um pouco arriscado tirar a faixa com apenas 6 dias de pós-operatório. Não é o mais indicado.
      Quanto ao WhatsApp, eu participo de um grupo muito bom do Projeto Sonhar. Se você quiser, pode deixar seu contato aqui que eu peço para te adicionar (seu telefone não vai aparecer aqui).

      Abraço!

  7. Olá! Fiz minha cirurgia ontem e estou um pouco chateada,pos o médico disse que não tinha como mudar muita coisa na minha orelha, pq a minha orelha nao era de abano em si, ela era meio de “doende” com um ponta pretuberante e sem muito formato naquela primeira dobrinha, você não teve que usar o “capacete” nos primeiros dias? Eu estou usando e isso é horrível demais, não da para dormir nem para respirar direito pos aperta a garganta e depois terei q usar a faixa todos os dias o dia inteiro por um mês, todo esse sacrifício para não obter talvez um resultado tão bom :/

    • Oi, Clara. Tudo bem?

      Eu usei o capacete também, mas só nos 2 primeiros dias. Essa fase inicial é um pouco mais difícil, mesmo, mas temos que fazer um sacrifício.
      Quanto ao formato da sua orelha, o médico só falou isso depois de fazer a cirurgia?
      Eu aconselho que você espere o tempo necessário para que elas desinchem e tomem um formato mais próximo do definitivo. Só assim vai dar pra saber se elas vão mudar muita coisa ou não.

      Um abraço e boa sorte na sua recuperação!

  8. Minha cirurgia foi hoje. Como o médico pediu para dormir em um ângulo de 45, to tentando fazer, mas tá difícil e acabei encontrando esse site bacanérrimo . Super curioso para ver o resultado, mas confesso que não tá sendo fácil esse primeiro dia, como a maioria disse, é muito dolorido e dificulta o sono, embora o médico tenha receitado remédio para insônia e dor, eu prefiri ler algo para ver se o sono chega e to me conversando que o remédio da insônia é a melhor opção. Abraço a todos e boa sorte.

    • Fala, Alexandre. Blz?

      Realmente o primeiro dia é o mais tenso. Mas tive sorte e até que a minha primeira noite de sono foi tranquila.
      A recuperação é bastante rápida, não precisa se preocupar. Espero que já esteja melhor agora.

      Muito obrigado pelo seu comentário e pelo elogio ao site.

      Um abraço e boa sorte na sua recuperação!

  9. Oi, fiz a otoplastia e já faz uma semana desde a cirurgia e eu to com a impressão de que as minhas orelhas estão muito coladas, é assim mesmo? Beijo e parabéns pelo post, muito legal!

    • Fala, André. Blz?

      Esse visual mais colado é muito normal nas primeiras semanas. Com o tempo as orelhas vão desinchando e começam a tomar um formato mais natural. Fica tranquilo, blz?

      Um abraço!

    • André, sua orelha voltou? Fiz a cirurgia a 3 dias e gostaria de saber pois estou tendo a mesma impressão!

  10. pode me chamar no whatsapp ? quero tirar duvidas por favor eu te agradeço.

    • Fala, João. Td bem?

      Já passei o seu número pra administradora do grupo. Em breve ela deve te adicionar, tá?

      Um abraço!

  11. Oie, fiz minha otoplastia dia 23 agora..deu tudo certo graças a Deus…tive poucas dores, mas nada fora do normal…rs
    Hj tirei o capacete…aquele bendito curativo…mas estou com a impressão de q minha orelha está muita grudada na cabeça. ..eh assim mesmo??? E essa falta de sensibilidade tbm?
    Obrigada!

    • Oi, Alhandra. Td bem?

      É normal essa aparência “colada” que as orelhas têm depois da cirurgia. Depois de 1 mês, mais ou menos, elas começam a ficar naturais. A falta de sensibilidade também é comum. Aos poucos ela vai passando. Não se preocupe, pois esse sintomas são característicos do pós-operatório.

      Obrigado pelo seu comentário e boa sorte na sua recuperação!

      • Oi! Que ótimo ler tudo isso, mas só pra ter certeza… eu fiz há 3 dias e tive esse choque quando as vi muito coladas na cabeça, porém, a parte de cima está mais aberta…você teve essa impressão também ou a sua estava inteiramente colada na cabeça?

        • Oi, Flávia. Tudo bem?

          Sim, as minhas estavam exatamente como as suas, coladas à cabeça e com as pontas mais abertas.
          Depois de um mês, mais ou menos, elas começaram a se desprender e ficaram mais naturais. Geralmente isso acontece quando deixamos de usar a faixa.
          3 dias é muito pouco tempo para tirar uma conclusão de como será o formato definitivo. Fica tranquila.

          Obrigado e boa sorte na sua recuperação!

  12. Ola tudo bem? Gostaria de participar do grupo do whats

    • Oi, Rafaela. Tudo bem?

      Me manda o seu número, por favor? Ele não vai aparecer aqui.

      • Leonardo,

        Vou realizar a minha otoplastia amanhã e gostaria de compartilhar tudo no grupo e poder tirar dúvidas também.

        Acredito que irá agregar bons conhecimentos com os amigos.

        Abraços, amigo!

        • Olá, Maike. Tudo bem?

          Já passei o seu contato pra adm do grupo incluir você, blz? Muito boa sorte na sua cirurgia.

          Abraço!

  13. Quanto custa aproximadamente uma cirurgia de otoplastia hoje em dia ? claro que cada caso é um caso, mas nao faço idéia de valores, fica em torno de quanto ?

    • Fala, Lucas. Blz?

      A minha custou R$ 2.860,00. Eu fiz em São Paulo, em abril de 2015.

      Um abraço!

    • Lucas, procura saber do projeto orelhinha, super recomento, fica por 1800 ou eles parcelam em 12x. Fiz minha cirurgia hj!!=)

  14. Fiz minha otoplastia ontem, e meu médico falou que no meu caso não será necessario usar a faixa protetora depois. Dormi relativamente bem, e estou desde ontem sem tomar qualquer tipo de analgésico.
    Voce teve algum Edema no percoço? notei que o meu esta com um pouco de edema, alem de uma leve dor no pescoço tb.

    • Fala, Rafael. Blz?

      Não tive nenhum edema no pescoço. Só senti um pouco de dor durante a cirurgia.
      E que ótimo que o seu médico não pediu pra você usar a faixa. Pra mim foi a pior parte do pós-cirúrgico.

      Obrigado pelo seu comentário e boa recuperação!

      • Me add no grupo!

        • Oi, Bruna.

          Já indiquei o seu nome para o grupo. Em breve você será adicionada.

          Um abraço!

  15. Olá, Leonardo!
    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo post. Fiz minha cirurgia há 1 semana e também estou com a sensação que as mesmas se encontram muito coladas. Você saberia dizer a partir de quanto tempo elas começam a descolar um pouco atingindo um aspecto normal?
    Abraços

    • Fala, Pedro. Blz?

      Nas primeiras semanas é normal que elas fiquem coladas, principalmente se você estiver usando a faixa em tempo integral.
      No meu caso, notei que elas começaram a ficar mais naturais depois que eu parei de usar a faixa. Isso foi mais ou menos com 30 dias de operado, ok?

      Obrigado pelo elogio e boa sorte na sua recuperação!

  16. Apenas complementando: Perguntei ao meu médico a respeito do fato de estarem tão coladas e ele disse que inicialmente se realiza uma hipercorreção já prevendo que as orelhas tendem a voltar

    • Pedro, exatamente isso. Os médicos deixam elas bem coladas porque sabem que elas vão abrir um pouco. Esse aspecto colado não é definitivo.

  17. Fala Leonardo, tudo bem?

    Excelentes resultados. Eu fiz quando tinha 19 anos, mas acho que o cirurgião era um pouco imperito e a minha orelha direita ficou muito colada e a esquerda ficou normal. Não preciso dizer que esse é um problema maior do que as orelhas de abano, é muito perceptível e me atrapalha socialmente. Hoje, com 26, me incomoda mais hahaha. Indica algum cirurgião para ver se consigo reparar?

    • E aí, André. Blz?

      Cara, imagino que você deve ser muito encanado com o resultado da sua cirurgia. Ficar com as orelhas diferentes deve ser bastante incômodo.
      De qualquer forma, to mandando no seu e-mail o contato do cirurgião que fez a minha otoplastia. Dá uma conversada com ele e explica a sua situação, blz?

      Um abraço e boa sorte!

      • Fala Leonardo, tranquilo? Vi que você passou o contato médico que fez em você e vi que mencionou o preço também…me interessei e gostaroa de saber se você ainda tem o contato do medico para me passar?!?!
        Estou querendo realizar em breve, desde ja agradeço valeu.

  18. Olá,moro no Rio de janeiro e minha filha irá fazer a cirurgia e ainda ñ encontrei a faixa cirurgica.Onde devo procurar pois ñ encontro em lugar nenhum.obg

  19. Ola! Fiz minha cirurgia dia 16/11, sinto muita dor em umas das orelhas na direita, parece que ela esta descolada e do segundo para o terceiro dia ao dormir sentia como se fosse um sangue escorrer,mas não tem marcas de sangue no capacete, meu medico pediu pra ficar com o capacete até amanhã, isso é norma?

    • Oi, Silvana.

      É normal. sim. Eu também senti essa sensação de sangue escorrendo nos primeiros dias, mas não era nada. Talvez fosse a pele transpirando, porque ficava tudo fechado pela faixa.

      Já vai fazer um mês da sua cirurgia. Como foi está sendo a sua recuperação?

      Um abraço!

  20. Olá.. Fiz a minha otoplastia ontem.. Na hora da cirurgia o médico falou q eu tinha pouca anti hélice e ficou colada a orelha.. Isso é normal? Será q quando desinchar vai melhorando..?

    • Olá, Juciana. Tudo bem?

      É normal ficar colada nos primeiros dias. Depois ela vai desinchando e tomando um formato mais natural.
      Após 4 semanas você já vai notar uma mudança bastante significativa.

      Um abraço e boa sorte na sua recuperação!

  21. Gostaria de saber se você tem alguma clinica em Belo Horizonte para me indicar. E esse valor de 2.860,00 que você pagou pela sua, é o valor da cirurgia mesmo ou foi por algum projeto ?

  22. Oi fiz a minha cirurgia de otoplastia dia 20/12 gostaria de participar do grupo do whatsap.

  23. Fiz minha cirurgia dia 17/12, tirei o capacete no domingo de manhã (20), hoje fazem 9 dias da cirurgia, ainda está muito inchada, disseram que até mais que o normal e isso me preocupa bastante, o resultado da cirurgia ficou bom, elas ainda estão bastante coladas, mas estou adorando, porém o inchaço e a roxidão me incomoda muito, tenho receio delas não voltaram ao normal, isso é possível?

  24. Hoje fazem quinze dias, a esquerda tá pouco inchada e a direita já está praticamente sem inchaço. Ainda não sinto sensibilidade nenhuma, principalmente na concha, quando passo os dedos a sensação é estranha.
    Tenho uma dúvida, sei que os pontos são internos, então esses pontinhos pretos pro lado de fora seria a ponta dos pontos internos? E quando eles vão desaparecer? A partir de qual dia é recomendado começar usar um anti-cicatrizante?

    • Fala, Tiago. Blz?

      Vamos lá. Existem pontos internos e externos. Os externos o seu médico deve marcar para remover entre 15 e 30 dias após a cirurgia. Se ele não falou nada sobre isso, provavelmente os pontos aplicados na sua otoplastia são daqueles absorvíveis ou do tipo que saem sozinhos com o tempo. Os pontos costumam cair com aproximadamente 30 dias após a operação. Mas procure tirar essa dúvida com ele pra você ficar mais tranquilo, ok?

      Quanto à pomada, eu usei a partir do segundo dia. Ela ajudou muito na recuperação.

      Um abraço e boa sorte!

  25. Olá, fiz minha otoplastia faz 4 dias através do projeto orelhinha, achei estranho porque o médico fala que não precisa usar a faixa estilo tenista no pos cirúrgico ( somente quando for dormir ). Minha dúvida é a respeito da limpeza da orelha, no caso, teria que afastar a orelha (abrir) até encontrar os pontos da sutura e lá limpar? Ou a limpeza é feita superficialmente, não tocando no corte da orelha? Obrigado

    • Fala, Alexandre. Blz?

      Sim, você precisa abrir para limpar no local da sutura. Como as orelhas ainda devem estar sensíveis, peça para alguém fazer a limpeza com água e sabão usando um cotonete. Assim fica muito mais fácil de limpar e menos doloroso. Neste post eu dou algumas dicas pra limpar http://www.cirurgiadeorelha.com/como-fazer-o-curativo-da-otoplastia/

      Quanto à faixa, seria interessante você usar por tempo integral nos primeiros 15 dias.

      Um abraço e boa recuperação!

  26. Oi Leandro, tudo bem? Tenho 19 anos e sempre quis fazer a otoplastia.. Queria muito fazer no brasil porque tenho pessoas na familia que fizeram e foi bom o resultado.. Moro na alemanha e aqui nao conheco ninguem que tenha feito, entao fui em alguns medicos pra ver em qual seria melhor fazer e tudo mais.. Fiz minha cirurgia segunda feira (11) e acabei de ir na clinica tirar o ‘capacete’. Vou ser sincero que nao vi quase diferença nenhuma de como tava antes e como ta agora! hoje ja comeco usando a faixa normal, 24 hrs por dia.. Queria mesmo saber com voce se com o passar dos dias ela vai ficar como ta agora, no caso diferença nenhuma de como tava antes, ou se vai ficar mais junto ao crãnio. Obrigado e parabéns pelo site! Se possivel me responde no email tbm, pq as vezes aparece aqui que o site ta bloqueado e nao consigo entrar.

    • Oi, Felipe. Blz, cara?

      Respondi sua dúvida no e-mail. O normal é que as orelhas fiquem mais próximas ao crânio logo após a cirurgia. Com o tempo elas vão se “descolando” até ficar com um formato mais natural.

      Obrigado pelo elogio ao site e boa sorte na sua recuperação.

      Abraço!

  27. Oi! Eu consegui a cirurgia tudo, e vou fazer, mas tenho duvidas em umas coisas. Se eu fizer vai pegar bem o começo das aulas, vou ficar uma semana em casa em repouso mas passando essa semana, posso ir pra escola normalmente sem faixa? Me incomodaria muito pq eu não suporto usar faixa, ainda mais na frente dos outros.. oq vc me aconselha a fazer???

    • Olá, Ana. Tudo bem?

      Eu aconselho você a seguir as recomendações do seu médico. Se ele pedir pra você usar a faixa por mais de uma semana, então siga a recomendação. O uso da faixa é importante para as orelhas se “acostumarem” com o novo formato. Use o quanto for necessário, blz?

      Um abraço e boa sorte!

  28. Boa tarde… Você ficou com o capacete quantos dias???

    • Oi, Cris. Tudo bem?

      Fiquei dois 2 dias com o capacete, mas tirei no dia seguinte à cirurgia pra fazer a limpeza.

      Um abraço!

  29. olá Leonardo parabéns pelo post

    bem eu fiz a cirurgia tem exatos 10 dias , usei o capacete durante 04 dias, agora uso uma faixa protetora só para dormi , sinto que uma das orelhas esta mais colada e a outra ja estar tomando formato natural , a que estar mais colada tambem estar mais inchada , será que ela ficara igual a outra ? to morrendo de medo !
    grato…

    • Fala, Marcio. Blz?

      É normal que elas estejam diferentes agora. As minhas também ficaram no começo e depois foram se igualando. Precisa esperar pelo menos 1 mês pra ver se elas adquirem o mesmo formato, ok?

      Um abraço e boa recuperação!

  30. Gostaria de saber se voce teve boas referencias da clinica que voce fez a sua cirurgia e se vc recomendaria, tem o site da clinica pra me passar ? Achei uma que cobrou 6.000 pela cirurgia o dobro do que vc pagou, tenho medo de ir pelo mais barato e ter problema com isso

    • Fala, Lucas. Blz?

      Eu tentei enviar as referências para o seu e-mail, mas a mensagem retornou. Pode me passar outro contato?
      Quanto ao valor ser mais barato ou mais caro, isso não quer dizer muita coisa. Já conversei com pessoas que pagaram muito mais caro do que eu e não ficaram satisfeitas com o resultado.

  31. Boa noite. Eu nunca fiz otoplastia, mas estou interessada. O meu problema deve-se a que eu não quero ir trabalhar de faixa, pois nao quero que ninguém saiba e no meu trabalho não posso usar esse tipo de coisas. Vou ter ferias de 8 dias e será nesse período de tempo que irei fazer, haverá problema retirar a faixa so para ir trabalhar e depois mal chegue a casa coloco?

    • Oi, Marisa. Tudo bem?

      Eu recomendo que você use a faixa no período integral, já que ela ajuda na adaptação das orelhas à nova posição. Mas tudo depende do que o seu médico vai te falar. Como sempre falo aqui, o mais certo é seguir as recomendações do cirurgião, ok?

      Um abraço!

      • Olá Leonardo referente ao tempo de recuperação, quando se faz a cirurgia qual o tempo de recuperação total? Há afastamento por atestado? Para quem trabalha, como fica o dia a dia pelo uso da faixa e tudo mais?

        • Olá, Katherine. Tudo bem?

          Com uma semana eu já estava me sentindo bem, mas não totalmente recuperado. Isso porque as orelhas desincham bastante ao longo do primeiro mês e você vai se recuperando aos poucos.

          Eu não recomendo que você volte ao trabalho após fazer a otoplastia. Acho legal ficar em casa por pelo menos 4 dias. Se conseguir um atestado de 1 semana, é ainda melhor.

          Da faixa não tem como escapar. Nos primeiros 15 dias eu usei o dia todo. Como eu trabalho em escritório foi mais tranquilo, mas ainda assim incomodava bastante.

          Eu escrevi um post sobre o trabalho depois da otoplastia. Você pode ver aqui http://www.cirurgiadeorelha.com/trabalhar-depois-da-otoplastia-pode/

          Um abraço e boa sorte!

  32. Me add no wats tenho uma duvida com 18 dias apos otoplastia pode sair secrecao e ficar c crostas

    • Olá, Edilaine. Tudo bem?

      Com 18 dias não é comum ter secreção nas orelhas. Acho legal você falar com seu cirurgião para ver o que está acontecendo, ok?

  33. Nossa eu amei esse blog! Eu fiz minha cirurgia fazem 7 dias! Meu medico não recomendeu colocar curativo todos os dias pra não abafar os pontos, pois pode ocorrer risco de inflamar, a faixa ele pediu pra comprar qualquer uma pois essas cirurgicas aqui na minha cidade sao mto apertadas dai quem
    Faz não consegue usar.
    Acho ate engraçado não sentir a ponta da orelha. O ruim é pra lavar o cabelo, e vi mta diferença de preço! Aqui no Pr essa cirurgia esta em torno de R$ 4,000 …. R$ 4,500. Com tudo!

    • Olá, Tamiris. Tudo bem?

      Pois é, tem bastante diferença de preço. Por isso é bom pesquisar basante antes de escolher a clínica.
      E como está a sua recuperação? Vai tudo indo bem?

      Um abraço!

  34. Boa tarde Leonardo, tudo bem? Vou fazer minha cirurgia pelo SUS, ainda estou fazendo o exame pré operatório, passo pela médica só no dia 23 de março para ela ver o resultado dos exames e assim então marcar o dia da cirurgia. Estou muito anciosa, tenho 36 anos, e já tentei fazer uma vez a uns 6 anos atrás, mas desisti pq fiquei muito frustrada de ter q repetir o exame de urina pq tinha q tratar primeiro a infecção q estava. Bobagem minha, eu sei, mas fiquei com muita raiva kkkkk. Mas agora resolvi fazer novamente, estou anciosaaaa de mais… E desta vez Não vou deistir. Não vejo a hora. Amei seu post, Parece até que já e estou sentindo tudo isso rsrs, abraços…

    • Oi, Tati. Tudo bem?

      É isso aí, não desiste. Vale muito a pena, sua vida vai mudar demais depois da otoplastia. Agora é só contar os dias.

      Muito obrigado pelo elogio e pelo seu depoimento.

      Um abraço e boa sorte!

  35. legal gostaria de receber o enderes e tel da clinica, valeu otimas informações

    • Olá, José. Tudo bem?

      Mandei o contato pro seu e-mail agora há pouco, blz? Dá uma olhada lá.

      Um abraço!

  36. Oi Léo 😉
    Tudo certo?

    Bom, eu fiz a cirurgia a exatos 11 dias. Eu já deixei de usar faixa por 24 horas, desde ontem (10° dia) e minha preocupação é quanto ao retorno da parte superior das minhas orelhas..já que Não foram feitas mudanças nos lóbulos,só na cartilagem, elas estão num formato estranho e quanto ao fato de que o Lado esquerdo ainda aparenta estar bem inchado e sem formato. Enfim,Queria saber se você conhece algum caso semelhante e o seu respectivo desfecho ou algo do gênero, que possa me confortar haha

    • Fala, Caíque. Blz?

      Na verdade já vi diversas pessoas que acharam o formato de uma ou das duas orelhas estranho. Mas você precisa esperar mais um pouco pra ver como elas vão ficar depois que o inchaço diminuir. A possibilidade de retornar a parte superior também existe. É importante você ficar observando se ocorre alguma alteração nos próximos meses, ok? Eu escrevi um post sobre o retoque em que falo sobre as orelhas abrirem novamente. O link é esse http://www.cirurgiadeorelha.com/como-funciona-o-retoque-da-otoplastia/

      Um abraço e boa recuperação!

  37. Oi. Fiz a minha ontem. Sinceramente não senti muitas dores, mas quando vou comer dai sim sinto dor e a faixa aperta muuuito. Essa dor e sensação ruim ao mastigar, você também teve?
    Não vejo a hora de passar a recuperação, mas já estou feliz só pelo fato de ter feito. Abraço.

    • Oi, Ana. Foi tudo bem, então? Legal! Não falei que era bem tranquila a cirurgia?

      Eu também tive essa sensação ruim ao mastigar, mas foi só no primeiro dia. No segundo dia eu já conseguia comer normalmente.

      Boa recuperação!

    • oi Ana Paula o que vc achou da cirurgia e pós operatório, estou com vontade de fazer mais com medo, de dar algum problema ou uma orelha ficar diferente da outra. bjos

  38. Leonardo vc conhece alguma pessoa q já fez q deu um resultado não esperado?

    • Oi, Cássia. Tudo bem?

      Conversando com algumas pessoas no Whatsapp, algumas já se queixaram que não gostaram muito do resultado. Às vezes as orelhas ficam muito “coladas” ou assimétricas. Mas na grande maioria dos casos, o pessoal fica satisfeito, sim, ok?

      Um abraço!

  39. Ola fiz a cirurgia ontem e estou com uma dor dos infernos é normal ou sera que é só um incomodo por causa do capacete da atadura.

    • Fala, Eric. Blz?

      Nos primeiros dias fica mais dolorido, mesmo. O capacete incomoda demais. Mas depois que você tira, a dor vai diminuindo com o passar dos dias, blz?

      Um abraço e boa recuperação!

  40. Ola Leonardo blz? Fiz minha otoplastia faz 2 dias, estrangeiro bastante quando tirei o capacete, fiquei parecendo o coisa do quarteto fantástico, espero que elas fiquem naturais, Abraços, adorei o blog

    • Fala, Wesley. Blz?

      Ainda está muito recente. No começo as orelhas estão inchadas e mais coladas à cabeça. Com o tempo você vai observar que elas ficarão mais naturais. Fique tranquilo, ok?

      Um abraço, boa recuperação e obrigado pelo elogio ao blog!

  41. ola tudo bem .. bom fiz minha cirurgia no dia 22 de fevereido de 2016 eu estou meio preocupado pq a parte de cima da orelha esta bem colada com a cebeça esta mt feia vendo de lado e de traz elas fikaram igual a de pitbul.. porem perecebo que tem pontos pa pate de cima porem os da parte de baixo ja caio sera q esse e o resultado final ou elas vao volta um poco pra frente ? obg

    • Fala, Edson. Blz?

      Cara, no começo as orelhas ficam bem coladas à cabeça, mesmo. Realmente a aparência fica um pouco estranha, mas com o tempo elas vão ficando mais naturais. Já faz quase um mês que você fez a cirurgia, não é? Você observou alguma mudança?

      Um abraço e boa recuperação!

  42. Estou a pensar fazer minha otoplastia em Maio deste ano,sou portugues e a clinica mais perto que tenho de minha casa é em Lisboa, a unica possibilidade que tenho de ir é de comboio, será que é possivel voltar de comboio para casa aseguir á cirurgia? obrigado.

    • Fala, Helder. Tudo bem?

      Acredito que sim. Se o comboio não tiver muito balanço, dá para voltar tranquilo. Talvez você sinta um pouco de dor por causa dos movimentos, mas é suportável.

      Um abraço e saudações do Brasil!

  43. Eu fiz a minha essa segunda dia 14, aprendi a fazer o corativo eu fui fazer, no que eu fui fazer, minha pressão abaixo fiquei zonzinho kkk pq eu vi, sentei no sofá e fiz normalmente o curativo

    • Fala, Paulo. Blz?

      É facinho fazer o curativo, né? De tanto fazer eu acabei ficando craque.
      Toma cuidado com essa pressão, cara. rsrs

      Um abraço e boa recuperação!

    • aconteceu a mesma coisa comigo, quando fui fazer o curativo fiquei tonta, ficou tudo escuro e eu cai.. rs

  44. Gostaria do contato da clínica que você fez a cirurgia. Obrigado

    • Fala, Bruno. Tudo bem?

      Enviei agora o contato para o seu e-mail. Confere lá.

      Um abraço!

  45. Olá, tudo bem? Estou no segundo dia pos cirurgia.. Sofri muito no primeiro dia (terça feira). Atacou minha gastrite depois da cirurgia, vômito o dia todo e aquela madrugada cumprida no pronto socorro tomando remédio na veia (não quero assustar ninguém, e até o médico disse que isso não costuma acontecer). Meu cirurgião deixou algodão na parte de dentro das orelhas, e disse que eles caem sozinho em 7 dias. Me pediu pra não lavar o cabelo enquanto não cair, mas queria saber como você fez pra lavar o cabelo na primeira vez? To preocupada com isso.. Ah, tá sendo uó dormir de barriga pra cima kkkk por uma vida melhor beijos

    • Oi, Larissa. Tudo bem?

      Cara, que tenso o seu depoimento. Realmente não é normal acontecer isso. Você ficou muito nervosa pra fazer a cirurgia? Sobre o algodão nas orelhas, essa é a primeira vez que vejo alguém falar que precisou usar. Não conhecia esse procedimento.

      Ah, não demorei muito pra lavar o cabelo, não. Eu fiz a cirurgia em um sábado e lavei na segunda-feira. Fui lavando bem devagar porque as orelhas ainda estavam bastante doloridas. Meu médico disse que eu já podia lavar e aproveitar para limpar a região dos pontos. Você tem feito o curativo?

      E eu passei mais de um mês dormido de barriga pra cima. Não sei como consegui, mas consegui. 🙂

      Um abraço e boa recuperação!

      • Obrigada, Léo!! Já estão menos inchadas e doloridas, mas ainda não posso lavar o cabelo :/ ele colocou algodões em cima, sabe? Pra cima do ouvido, naquela voltinha.. E não quer que eu tire ou lave os cabelos antes que o algodão caia sozinho. Mas vai dar tudo certo, se Deus quiser. Seu blog me ajuda muito, adoro ler os posts! Obrigada pela atenção, bjssss.

        • Ahhhh, faço os curativos sim! Todos os dias limpando com o sabonete protex. Está dando tudo certo!!

  46. Bom dia!!!
    Fiz a cirurgia há uma semana, uma das orelhas ele mexeu por dentro e ela muito inchado, é bem mais colada que a outra( essa era mais aberta) era outra que não tomou pontos por dentro parece que a cartilagem abriu um pouco e ainda sangra um poquinho e já faz uma semana, será que é normal?

    • Olá, Laila. Tudo bem?

      É normal que uma orelha fique mais inchada do que a outra. Quando ao formato, você precisa esperar mais um pouco para ver se elas ficaram mais parecidas. Aguarde pelo menos um mês para ter uma ideia melhor do resultado, ok?

      Um abraço e boa recuperação pra você!

  47. Olá Leonardo,
    Fiz minha cirurgia tem 03 dias, ontem voltei ao médico e estou assustada, pois ficaram muito coladas, estou com medo disso, é normal?

  48. Ae rapaziada intao to pensando em fazer a cirurgia aqui na minha região de Piracicaba-sp vai fica em torno de 3300 reais. Só que sei lá to meio com medo de fazer a cirurgia e não fica como eu espero que fique e agora !

    • Fala, Carlos. Blz?

      Converse bastante com o seu médico e tire todas as dúvidas antes de decidir se vai fazer ou não. Eu aconselho que você tome coragem e faça. Vale muito a pena.

      Um abraço e boa sorte!

    • Ola Carlos! Qual medico de piracicaba vc foi? Sou de piracicaba e estou pesquisando! Achei otimo o preço que vc passou!

  49. Olá Leonardo!!!

    Fiz a cirurgia de otoplastia mais ou menos 4 anos atrás, você sabe se após esse período as orelhas ainda voltam a ser abano?
    Estou com a impressão que uma delas está voltando.

    • Oi, Dani. Tudo bem?

      4 anos é bastante tempo para que a sua orelha queira voltar ao formato anterior. No meu caso, elas levaram apenas 4 meses para abrir novamente. Mas de qualquer forma, seria legal você continuar observando o comportamento da sua orelha. Nunca é demais.

      Um abraço e boa sorte!

  50. Boa Noite, excelente dicas amigo. Muito Obrigado, ansioso para fazer a minha será dia 24/05 rsrs. Uma duvida como trabalho eles dão quantos dias de atestado? Obrigado!

  51. Ola leonardo! Gostaria de saber qual clinica vc fez em sp!!
    Obrigada!

    • Oi, Viviane. Tudo bem?

      Acabei de mandar o contato pro seu e-mail. Confere lá, tá?

      Um abraço e boa sorte!

  52. Ola,boa tarde.Gostaria de saber se VC teve que fazer retoque??E se teve algum custo a mais??

  53. Migo do céu, me ajude. Fiz minha cirurgia nessa terça dia 31, ainda estou de capacete. Fiz um movimento leve para o lado com a cabeça e ouvi/senti um “creck” atrás da orelha próximo ao lóbulo (creio eu) e fiquei com medo. Não sei explicar ao certo, mas foi estranho. Meu ponto pode ter estourado?? Fiquei preocupada e só tiro o capacete no sábado de manhã. Se tiver estourado, vai dar pra ver?

    • Oi, Juliana. Tudo bem?

      Então, não sei se foi igual, mas uma vez eu também ouvi esse “creck” logo nos primeiros dias de pós-operatório. Mas não aconteceu nada de mais grave comigo. Eu acredito que o seu “creck” não tenha sido nada com o seu ponto. Ele é bem resistente e não estouraria com um movimento leve. Mas, em todo caso, se for um ponto externo, você vai conseguir ver caso ele tenha se rompido, blz?

      Um abraço e boa recuperação pra você!

  54. Olá, fiz minha cirurgia faz 3 dias, amanha irei ao médico para trocar o curativo. Minha cirurgia foi apenas de um lado, meu pescoço dói muito, pois só durmo em uma posição. Sinto dores quando ando ou faço movimentos com a cabeça. É normal? Adorei o blog. Abraços.

    • Olá, Perla. Tudo bem?

      É normal sentir essas dor, mas ela deve diminuir ainda na primeira semana. Se a dor persistir, é legal falar com o seu médico, blz?

      Um abraço e boa recuperação!

  55. Boa noite irmão !
    Fiz a cirurgia dia 23/05, e esta muito frio e tenho medo de passar a cabeça nos moletons e ter algum trauma… Alguma dica sobre?
    O site me ajudou e me tranquilizou muito no começo e ate antes de realizar, Parabens!

    • Fala, Thiago. Como está?

      Cara, o que eu fazia quando estava recém-operado era usar as roupas que tivessem a gola mais larga, ou jaquetas que não precisavam passar pela cabeça. Assim ficava mais fácil de me vestir sem sentir dor. Eu não tinha muita preocupação com os traumas, mas as dores me incomodavam na hora de colocar alguma roupa.

      Muito obrigado pelo elogio ao site! Fico feliz em saber que tem ajudado você e outros leitores também.

      Grande abraço!

  56. Olá! Estou com 14 dias de operada e sinto pontadas horríveis na parte de dentro da orelha. É normal?

    • Olá, Joice. Tudo bem?

      Nas primeiras semanas é um pouco comum a gente sentir algumas pontadas de leve, mas “pontadas horríveis” não é normal. Se elas continuarem, seria legal você conversar com seu médico sobre isso, tá?

      Um abraço e boa recuperação!

  57. Gostaria muito de participar do grupo do whatsapp, vc pode me adicionar? Tbm gostaria de saber se planos de saúde cobrem este tipo de cirurgia

    • Oi, Ana Paula. Tudo bem?

      Geralmente os planos de saúde não cobrem a otoplastia. É preciso procurar clínicas particulares ou fazer pelos projetos como o Sonhar e o Orelhinha.

      Ah, já mandei o seu contato pra adm do grupo colocar você lá, tá bom?

      Um abraço e boa sorte!

  58. Boa tarde!! Diferente da cirurgia de vocês, a minha foi “reconstrução da orelha”, um pouco mais complicada… já estou na terceira fase, fiz a cirurgia há 5 dias atras e ela está bem inchada! Alguém ai teve essa experiência também? Teve mais etapas? Gostou do resultado?
    Gostei muito desse blog! 😉 abraço!!

    • Oi, Anne. Tudo bem?

      Como está sendo esse processo de reconstrução? Você pode contar mais detalhes?

      Muito obrigado pelo elogio. 😉

      Um abraço e boa sorte!

  59. Boa Tarde Léo!
    Fiz uma pergunta recentemente , mas farei outra rs
    Dia 23 desde mes farei um mes pos cirurgia , consegui pelo SUS , porem o doutor me falou p ficar com a faixa mais 1 mes e meio inclusive durante o dia … E Isso atrapalha muito aparentemente , a orelha esquerda esta um pouco mais inchada que a direita , porem nao atrapalha visualmente. ..Mesmo depois de 1 Mes é comum usar a faixa inclusive durante o dia ?

    • E aí, Thiago? Legal ter você por aqui de novo.

      Então, cara… sobre o tempo da faixa, o máximo que vi foram 40 dias. Mesmo assim, esse período foi apenas para dormir. Não conheço ninguém que tenha usado todo esse tempo que você falou. Eu usei por apenas 10 dias no tempo integral e por mais 30 dias para dormir.

      Um abraço!

  60. Vou fazer a minha amanhã,vc pode mim colocar no grupo do whastaap?para mim ir tirando minhas dúvidas desde de já agradeço,Parabens pelo seus post.

    • Fala, Arnaldo. Blz?

      Já encaminhei o seu número para a adm do grupo. Em breve ela vai adicionar você, ok?

      Um abraço e boa recuperação!

  61. Me add no watsap

  62. Ola, hoje faco 30 dias do pós operatório. Minha única preocupação é que não sinto a parte de cima das duas orelhas, esta cicatrizando bem e não está vermelha. Estou meio preocupado com isso, o cirurgião está de férias o que impede de tentar um retorno com ele. Minha duvida é no seu caso em quanto tempo a sensibilidade voltou por completo??

    • Oi, Igor. Tudo bem?

      No meu caso demorou bastante, mais ou menos uns dois meses e meio. Inclusive, essa foi uma das questões que eu conversei bastante com o meu cirurgião, e ele disse que essa demora é normal. Fica tranquilo, blz?

      Um abraço e boa recuperação!

      • Muito Obrigado, fiquei mais tranquilo.
        Gostaria de participar do grupo no whats se for possivel.
        Mais uma vez obrigado e parabéns pelo Blog.

        • Igor, manda pra mim o seu contato.

          Abraço e obrigado pelo elogio!

          • Obrigado, abraço!

  63. Boa tarde Leonardo e pessoal que acompanha esse blog. Primeiro parabéns Leonardo, tirou muitas dúvidas minha em relação a cirurgia e aos cuidados. Só queria deixar meu comentário que eu também já fiz a cirurgia de Otoplastia à três meses, agora realizei a segunda cirurgia, precise fazer mais uma pelo seguinte, o medico havia apenas retirado uma parte da pele achando que o meu problema era excesso de pele, e ficou para frente ainda a minha orelha. Agora na segunda foi feito o mesmo procedimento que o seu, a raspagem da cartilagem. Me assustei dessa vez, porque as minhas orelhas ficaram muito mais inchadas que da ultima vez, mas mesmo assim não me arrependo e digo que mesmo inchadas estão lindas, adorei o resultado e indico a qualquer pessoa que faça se sente necessidade, a volta da alto estima é muito gratificante!!!

    • Oi, Lariane. Tudo bem?

      De fato, as orelhas ficam muito inchadas depois da cirurgia. Mas é normal, e logo você vai ver que elas estarão bem melhores.

      Muito legal o seu depoimento. Que bom que você pôde fazer novamente e que agora ficou melhor. Acho que, quando não fica bom, a gente tem que fazer de novo até se sentir satisfeito.

      Um abraço e muito obrigado pelo elogio. Boa recuperação pra você! 😉

  64. Oi Leonardo, sou de Portugal e queria agradecer-lhe por toda a informação dada foi realmente muito importante até porque quando vi as minhas orelhas muito coladas tive um ataque de pânico.
    Graças a si consegui perceber que tudo o que estou a passar é comum e isso acalmou-me muito mesmo, os meus mais sinceros agradecimentos.
    Saudações portuguesas ai para o Brasil

    • Olá, Pedro. Como vai?

      Que bom que as informações foram úteis para você. No começo esse aspecto colado das orelhas assusta um pouco, mas com o tempo você vai notar que isso muda. As orelhas vão ficando mais naturais aos poucos.

      Muito obrigado pelo seu depoimento! Desejo que tenha uma ótima recuperação.

      Saudações brasileiras aí para Portugal. 😉

  65. Olá.

    Fiz otoplastia a 15 dias, mas estou meio apreensiva porque uma orelha ficou mais colada que a outra, ficou um tanto diferente. É possível que fique assim sempre?

  66. Fiz a otoplastia a 2 dias atras. Já fui ao médico para a retirada do curativo e estou usando a faixa normal. O médico disse estar tudo ok (graças a deus).
    Porém minha orelha está MUITO inchada, muito mais do que ae fotos que vi por ai na internet no pós operatorio de otoplastia. Ela está tão inchada que a parte de dentro está até alta. Já aconteceu com algum de voces ?

  67. Olá , fiz a minha cirurgia ontem (01/07), gostaria de saber se vc também sentiu muita dor . Não consegui dormir está noite , quando tento comer ou tomar algo até mesmo água dói demais depois. Queria saber se com vc tbm aconteceu isto .
    Grata desde já .

    • Oi, Edelaine. Tudo bem?

      Eu só tive um pouco de dificuldade para comer no primeiro dia. Mas mesmo assim era uma dor bem suportável. E para dormir foi muito tranquilo. Eu escrevi um post sobre as dores da otoplastia. Dá uma lida nele: http://www.cirurgiadeorelha.com/como-sao-as-dores-da-otoplastia/

      E se você continuar com dores fortes, fale com o seu médico, ok?

      Um abraço e boa recuperação!

  68. Opa boua noite queria entra no grupo .tem 5 dias que eu fis minha cirurgia mas as orelhas estão diferente uma tá mas aberta que a outra será normal ????

  69. Boa tarde a todos!!

    Leonardo, adorei o blog, parabéns! Resolvi também deixar meu depoimento neste espaço tão rico de informações.

    Minha otoplastia foi realizada em Caruaru-PE, no dia 07/07/2016, custou R$3.200 + R$70 para a compra da faixa (à venda na própria clínica). Achei diferente meu curativo; li que todos vcs usaram o capacete, mas ao final da minha cirurgia, foi colocada apenas uma gase por cima das orelhas e em seguida, a faixa já foi colocada pelo médico. Portanto, já saí da clínica com a faixa e as recomendações foram de permanecer com a faixa por 7 dias direto (retirando apenas para tomar banho) e lavar as orelhas diariamente (não tive coragem de lavar com nada além de soro, nem deixo ninguém tocar, então nesses 3 dias foi o único produto que usei “soro”, mas para minha sorte não sangrei muito, então estão bem limpinhas). Os remédios: o próprio médico me deu amostras, tomei por dois dias e ele me disse para tomar mais, apenas se sentisse dor, mas graças a Deus! não estou sentindo. Hoje, 3 dias após, me sinto bem, tranquila e também durmo muito bem com ajuda da almofada de pescoço (encaixo minha orelha no espaço do centro), durmo de lado desde o 1º dia! Ainda estou insegura apenas para lavar os cabelos, mas decidi lavar amanhã. No dia 15/07, retornarei a clínica para avaliação.

    Recomendo muito essa cirurgia, cada vez que retiro minha faixa, me sinto muito feliz, nem ligo para o inchaço e roxidão, sei que irão passar e o pior já passou!

    Boa sorte a todos que desejam passar por essa experiência que será tão transformadora.

    Um abraço!

    • Olá, Vera. Tudo bem?

      Muito obrigado por compartilhar sua experiência aqui no blog! Suas palavras foram excelentes e tenho certeza que vão inspirar mais pessoas a tomar coragem para fazer a cirurgia.

      Que bom que está tudo correndo bem na sua recuperação. O pós-operatório é bem tranquilo, não é? E, de fato, a otoplastia é transformadora.

      Muito obrigado pelos elogios ao blog. 😉

      Um abraço e boa recuperação!

  70. Cara pq você precisou fazer uma segunda cirurgia? Como te passo meu whats pra me add no grupo?

    • Oi, Felipe. Tudo bem?

      Então, precisei fazer a segunda cirurgia porque minhas orelhas estavam abrindo novamente. Aí tive que fazer o retoque.

      Me manda o seu contato por aqui, mesmo. O seu número não vai aparecer, blz?

      Um abraço!

  71. Oi Leonardo! Enviei uma dúvida aqui, no entanto não sei se foi publicada. Você já ouviu falar da otoplastia fechada? O que pensa a respeito? Procurei pela Otoplastia em Belo Horizonte e uma médica me contou sobre o método e sobre a possiblidade de realizá-lo em mim. Estou meu inseguro porque não encontro quase nada sobre a técnica.

    • Fala, Fernando. Blz?

      Eu respondi seu comentário dizendo que não conhecia essa técnica. Na internet há pouca informação sobre a otoplastia fechada, mas o que pude conferir é que ela é vantajosa por ser muito menos dolorosa e também por não deixar cicatrizes. Porém, não conheço ninguém que tenha feito dessa forma para dar informações mais concretas.

      Eu sugiro que você converse com a médica para saber se existe risco de as orelhas abrirem novamente. Esclareça esse ponto com ela. Eu encontrei um link sobre um estudo de 9 anos em que foi utilizada a técnica de otoplastia fechada. Nessa pesquisa, 6% dos pacientes apresentaram recidiva, ou seja, quando as orelhas retornam ao formato anterior de forma total ou parcial. O link é esse aqui: http://www.rbcp.org.br/details/1315/tratamento-fechado-da-orelha-em-abano

      Espero ter ajudado. Também fiquei bastante curioso para saber mais sobre essa técnica.

      Um abraço e boa sorte!

  72. Há um grupo no whatsapp? Você me adiciona? Acabei de realizar a cirurgia!

    • Fala, Fernando. Tudo bem?

      O grupo não é meu, mas já passei o contato pra adm do grupo adicionar você, ok?

      E se tiver dúvidas, pode escrever aqui.

      Um abraço e boa recuperação!

  73. oi queria saber, se fazer a cirurgia posso começar a trabalhar depois dos 30 dias?
    e tbem moro sozinha tem como eu tomar os cuidados,digo fazer a limpeza e passar o remedio sozinha ou isso é problema?

    • Oi, Vanusa. Tudo bem?

      Depois de 30 dias você pode trabalhar tranquilamente. Na verdade, até antes de completar um mês. Eu escrevi um post sobre isso: http://www.cirurgiadeorelha.com/trabalhar-depois-da-otoplastia-pode/

      Quanto à limpeza, você pode ter alguma dificuldade para passar a pomada, por exemplo, mas acredito que você consiga fazer. É só ter calma e passar devagar para não sentir dor.

      Um abraço e boa sorte!

  74. Meu filho de 8 anos fez a cirurgia no ultimo dia 27/07. Moramos em Fortaleza e como aqui e mt quente o capacete esquenta mt e o incomoda demais. Ele chega a chorar. No papel da cirurgia tem dizendo q so tire dia 31/07, mas pensei em tirar no dia 30/07. Tem algum problema? No dia da primeira consulta o medico falou q contasse 4 dias, contando com o da cirurgia para retirar o capacete, no caso 30/07, nao sei o q fazer.

    • Olá, Ageliky. Tudo bem?

      É muito importante seguir a recomendação do médico. Se for possível, tire apenas no dia 31, tá?

      Um abraço e boa recuperação para o seu filho!

  75. ola , td bem ? fiz minha cirurgia de abano a 5 dias , no caso minhas orelhas estao escorrendo um liquido parecendo uma agua meio amarelada , isso é normal ?

    • Olá, Alisson. Tudo bem?

      Cara, nas minhas orelhas não saiu nada. Nem depois da primeira cirurgia, nem depois do retoque. Elas ficaram sempre secas.

      Acho legal você entrar em contato com o seu médico para saber se isso pode ser um problema, blz?

      Um abraço e boa recuperação!

  76. Gostei mt desse blog pois vou fazer a Cirugia Otoplastia dia 09/08/2016 e estou com problemas minha patroa n quer entender q lreciso de 15 dias em ksa como minha medica me receitou
    Como tho em loja ela quer q eu va cumprir minhashas s horas no caixa…
    Moro a 3 quarteiroes do meu servico oq me dizem??
    Obg

    • Oi, Karen. Tudo bem?

      Olha, até daria para você voltar a trabalhar antes, mas eu acho importante seguir a recomendação da sua médica. Converse com a sua patroa, explique sobre o pós-operatório e tente convencê-la de que você precisa dos 15 dias para se recuperar bem, ok?

      Um abraço e boa sorte!

  77. gostaria de participar do whats

    • Oi, Deydina. Tudo bem?

      Por favor, manda o seu contato por aqui. O seu número não vai aparecer, tá?

      Um abraço!

  78. Olá Leonardo! Primeiramente meus parabéns pelo Post, muito bem explicado ! Eu tenho 13 anos e tenho 1 das orelhas abertas, minha orelha esquerda é mais aberta que a direita, e sou alvo de gozações. Eu estou querendo fazer a cirurgia no fim do ano, mas eu tenho medo de realizar a cirurgia e ficar pior ainda ! O que voce recomenda ? Eu gostaria de fazer parte do grupo do WhatsApp. Vleu, parabéns pelo Post

    • Oi, Gabriel. Tudo bem?

      Recomendo que você faça a cirurgia. Não tem porque ficar com medo. Pode ter certeza que vai ficar muito melhor.

      E manda o seu contato por aqui, tá bom? Ele não vai ser divulgado.

      Muito obrigado pelos elogios.

      Um abraço e boa sorte!

  79. Olá Leonardo boa tarde.

    Venho acompanhando seu blog a um tempo pois fiz minha otoplastia em julho.

    Suas informações são muito boas e seu blog é uma referência no assunto para os interessados, muito esclarecedor✌

    Vi que você criou um grupo no whatsapp, então como ainda estou na fase dos 40 dias, acredito que seja interessante participar do mesmo.

    Boa tarde e continue com seu excelente trabalho, parabéns!!

    • Olá, Maurício. Tudo bem?

      Muito obrigado pelos elogios. É extremamente gratificante saber que o blog está ajudando você e o pessoal interessado pelo assunto.

      Grato pelo apoio!

      Um abraço e boa sorte!

  80. Depois de 2 ou 3 meses, você pode mexer na sua orelha normalmente como antes? ou vai sempre sentir dor quando mexer na suas orelhas? isso me preocupa por que acidentes acontece, e eu jogo futebol as vezes, e se a bola pegar na orelha vai machucar depois que tiver 100% recuperada? tipo 1 ano depois que eu fiz a cirurgia, minha orelha vai ser normal como antes? depois de 100% recuperada, vou pode mecher nela, dobrar, sei lá, sem sentir dores?

    • Fala, Jean. Tudo bem?

      Sim, a orelha volta a ficar normal. Pode mexer e dobrar sem sentir dores. Eu também jogo bola e não tive nenhum problema com as orelhas. Se você levar uma bolada, vai doer só na hora, mas não vai machucar. Fica tranquilo, blz?

      Um abraço!

  81. Boa tarde, vou fazer a otoplastia mês que vem, gostaria de saber quando posso voltar a trabalhar? Trabalho em escritório.

  82. Ola leonardo fiz minha cirurgia a 17 dias nao gostei do resultado tao muito coladas nao as pontas mas a parte d traz ela nao tem aquele vamos dizer “abaninho”d umaorelha normal meu medico na vdd fez um péssimo trabalho e olha q ele foi mt recomendAdo sera q elas ainda se abrem um pouco me coloca em um grupo pra gnt cvs melhor e me confortarem pq estou mt mal me ajude cara por favor

    • Oi, Cezar. Como vai?

      Elas ficam mais fechadas nas primeiras semanas, mesmo. O aspecto de orelhas “coladas” é normal neste início do pós-operatório. Pelas duas experiências que tive (e também referências de outras pessoas), as orelhas vão adquirindo um aspecto mais natural ao longo do tempo.

      Tenha um pouco de paciência e fique calmo. 17 dias é um período muito curto para tirar conclusões.

      Me manda o seu contato por aqui, blz? (não vai ser divulgado).

      Um abraço e boa sorte!

  83. Olá!
    Fiz a minha otoplastia há exatamente uma semana, apenas na orelha direita que era ligeiramente descolada e a assimetria incomodava-me muito.
    Quando saí do bloco operatório, não notava muita diferença e estava com receio de se manter a assimetria.
    Estou a seguir todas as recomendações (fita dia e noite 15 dias, pomada antibiótica 2 vezes por dia e gelo várias vezes por dia). No início tive muita dificuldade em encontrar uma fita com pressão suportável mas acabei por conseguir. Só não coloquei gelo ontem, mas coloquei todos os outros dias, 2 ou 3 vezes por dia sobre a fita.
    Tive uma fase de inchaço nos primeiros dias que sinto que já passou quase a 100%. Nunca tive a orelha roxa nem com mau aspeto. Tive hemorragia ligeira todos os dias, sobretudo à noite, e agora quase que já passou.
    O descolamento da orelha parece-me menor do que quando saí da cirurgia, mas não tenho ideia do que seria de esperar porque as fotos de perfil do site não dão para ter a ideia do descolamento, que só se nota bem pela frente.
    Será que a minha orelha não irá ficar mais colada do que isto? Será que irá ficar mais descolada assim que tirar os pontos e só usar a fita à noite (daqui a uma semana)? Tenho motivos para tanto nervosismo? Há alguma coisa que possa fazer? Só queria que ficasse um ou dois milímetros mais colada na ponta superior ou no mínimo como está agora!

    • Olá, Inês. Tudo bem?

      Agora não há nada que você possa fazer para tentar mudar qualquer coisa. Você disse que a cirurgia tem apenas uma semana, então recomenda-se aguardar, pois certamente ela ainda não alcançou o formato definitivo. A sua orelha ainda vai desinchar mais e, aos poucos, vai se adaptar ao novo formato. Nos primeiros dias de pós-operatório a orelha fica com esse aspecto “colado”, mesmo. Depois de 30, 40 dias ela fica mais “descolada” e adquire um aspecto mais natural. Essa é a tendência.

      Depois disso, caso o resultado não seja satisfatório, você pode pensar em fazer o retoque.

      Muito obrigado pelo depoimento. Desejo sorte na sua recuperação.

      Grande abraço e saudações do Brasil!

  84. Esqueci-me de dizer que tudo isto é em Portugal.
    Não usei ligadura apertadíssima (nem ligadura nenhuma) nem curativos como aí, daí não ter nenhum sofrimento na orelha, pois aqui não é aconselhado pressão! Uso apenas uma fita normal de cabelo que faz uma pressão ligeira para contenção da orelha. Cheguei a usar uma fita apertada por erro meu e foi horrível, felizmente foi só uma tarde. Tenho apenas pontos removíveis que limpo com soro e aplico pomada antibiótica de manhã e à noite.

  85. Oiii… aqui é a Leticia sou do RS e fiz minha otoplastia agora dia 11 na ultima terça feira, tenho um filho de 4 anos e acabei exagerando um pouco com ele, hoje dia 13 tive consulta e deu coagulos d sangue. Queria saber se isso nao vai m prejudicar com o resultado? To com bastante medo. Mas agora sossegar mais.

    • Olá, Letícia. Tudo bem?

      Desculpe, mas não sei te dizer se isso pode comprometer o resultado. Este é o primeiro caso que foi relatado aqui no blog, então não tenho conhecimento nenhum.

      O seu médico disse alguma coisa sobre este problema?

      Um abraço e boa recuperação!

  86. Fiz minha otoplastia tem 4 dias ainda estou com o capacete que é muito desconfortável. Sinto muita comichão. E quero saber quanto tempo ainda tenho que ficar com o dito cujo?

    • Olá, Carla. Tudo bem?

      Você precisa usar pelo tempo que o médico recomendou. Embora seja incômodo, é muito importante seguir as indicações no primeiro dia, ok?

      Um abraço e boa recuperação!

  87. Ola, fiz minha cirurgia a 11 dias e ontem, com 10 dias o medico retirou os pontos. Não foi um pouco cedo?? Sinto bastante dor e quando limpo atraz da orelha esquerda o gase sai sujinho de sangue..

    • Olá, Angelica. Tudo bem?

      Eu também tirei uma parte dos pontos com 10 dias. A primeira foi com 10 dias e a segunda com 30 dias. Você já tirou todos?

      A dor para limpar ainda é normal com duas semanas, mas você precisa ficar de olho nesse sangue. Se não parar, é bom falar com o seu médico, ok?

      Um abraço e boa recuperação!

  88. olá, gostaria de tirar uma dúvida:

    vou fazer a cirurgia na segunda feira e na quarta tenho uma homologação para fazer.Dá pra sair com o capacete de casa?mesmo tomando bastante cuidado?

    • Oi, Regina. Tudo bem?

      Sim, tendo cuidado você pode sair de casa tranquilamente.

      Um abraço e boa sorte na sua cirurgia. Vai dar tudo certo!

  89. Fiz a minha cirugia dia 21 tem dois dias ainda está muito inchada, estou com um pouco de dúvida ela está muito colada, meu rosto ficou estranho espero q ela fique mais natural com o tempo fora isso a recomperacao esta ótima…

  90. Ola eu fiz minha cirurgia agora dia 24 de novembro 2016,ainda estou com a faixa,me encomoda um pouco ainda estou sentindo um pouco de dor,eu queria saber quantos dias eles deram pra vc,porq pra mim so deram 5 dias eu achei pouco como eu trabalho de motorista de onibus.como faco pra vc adicionar no zzapc

    • Fala, Nilson. Tudo bem?

      Eu voltei a trabalhar depois de 4 dias, mas para a sua profissão que exige muita movimentação, seria legal esperar de duas semanas a 20 dias. Tome cuidado para não fazer muito esforço, pois isso pode comprometer os pontos.

      Me manda o seu contato por aqui para eu adicionar você no grupo, ok?

      Um abraço e boa recuperação!

  91. Olá, queria tirar uma duvida, fiz minha cirurgia no dia 10/07/2016, hoje em dia ainda sinto dores, e não foi necessário retirar pontos, mas da pra sentir a ponta de uma linha no final da Cicatriz, e na outra doi quando passo o dedo por cima da cicatriz? devo me preocupar e procurar meu cirurgião?
    Obrigado,

    • Olá, Edvaldo. Tudo bem?

      Cara, com 5 meses já não era para você sentir dor desta forma. O melhor a ser feito é marcar uma consulta com o seu cirurgião para ele analisar o que está acontecendo, blz?

      Um abraço e boa sorte!

  92. Bom dia!

    Posso beber após a cirurgia? Ou tenho que esperar um tempo.

    • Oi, Nayara. Tudo bem?

      Ótima pergunta! Eu também queria beber para comemorar, mas não pude por conta dos antibióticos. Depois que acabar o período da medicação, aí fica liberado. No meu caso, eu tomei por 10 dias.

      Um abraço!

  93. ola… boa tarde.. eu estarei realizando minha cirurgia o dia 10 de janeiro… assim que a primera semana estarei em casa… ate o dia 17 janeiro;;;;; dai a segunda semana vai ate o dia 25 de janeiro… e estarei cuidando e seguindo as recomendações e cuidado do medico,, eu moro em RJ….. mas tenho uma viagem planejada o dia 25 de janeiro para Colombia.. meu pais de origem…. vocês que ja viveram a experencia da cirurgia… será que da para nesse tempo … depois de duas semanas.. poder viajar.. ou a pressão e altura… podem comprometer .. a cirurgia … vocês que me podem falar .. obrigado.

    • Oi, Miguel. Tudo bem? Desculpe, não pude responder antes.

      Você fez a viagem? Como as orelhas se comportaram com a pressão do voo?

  94. Boa noite, meus parabens pelo blog ,deu pra tirar bastante duvida, fiz pelo projeto orelhinha , eh normal uma orelha fica diferente da outra, os pontos internos tb foram em lugares diferentes.

  95. Olá, Leonardo!!
    Fiz minha cirurgia pelo Projeto Orelhinha no dia 31 de janeiro, realmente os 4 primeiros dias foram bastante desconfortáveis por causa do capacete, depois que o retirei, pude lavar os cabelos e fazer a assepsia nos pontos, o alívio foi surpreendente, confesso que estou sendo rebelde no uso da faixa, como citado em comentários anteriores é extremamente quente, quanto mais nesse calor do RJ, hoje estou com 16 dias de operada e já vejo o resultado da cirurgia, o aspecto arroxeado está quase que imperceptível, o inchaço também já diminuiu bastante e já consigo observar o formato da orelha, uma pomada que me ajudou muito no inchaço e na sensação de peso nas orelhas foi a Hirudoid, faço assepsia três vezes ao dia e passo ela, o resultado tem sido excelente, outra dica que gostaria de compartilhar é na hora de dormir, tive uma grande dificuldade de dormir de barriga pra cima e isso me causou uma dor na lombar, tentando amenizar o problema fiz uma rodilha com uma toalha de rosto onde consegui dormir de lado sem comprimir as orelhas contra o travesseiro, isso me deu maior mobilidade para dormir, aliviando as dores na coluna, agradeço Leonardo pelo espaço e poder compartilhar com todos a minha experiência. Um forte abraço.

    • Oi, Carla! Tudo bem?

      Pelo que pude perceber, você está tendo uma recuperação excelente. Você está fazendo certinho quanto à assepsia, porém, precisa ter mais cuidado com a faixa! É preciso seguir as recomendações que o médico passou, blz? Sei que é difícil usar a faixa nesse calorão, mas é um sacrifício que temos que passar.

      Ah, gostei bastante da dica da toalha. Mas você chegou a ver a dica da almofada de pescoço? Eu falo sobre ela nesse post aqui, ó: http://www.cirurgiadeorelha.com/como-dormir-apos-a-otoplastia/

      No mais, agradeço muito pelo seu depoimento. Com certeza vai ser bastante útil para o pessoal que acompanha o blog. Obrigado!

      Um forte abraço e boa recuperação!

    • Olá Carla.
      Sei que não vai adiantar de muito agora para você hehe, mas eu coloquei um travesseiro no joelho para deixar a coluna em contato direto com o colchão, assim não tive problemas com a dor lombar.

  96. Ola Leonardo,eu tenho 40 anos e espero relizar um sonho de infancia. Serà que a minha idade interfere na cirurgia ou problemas no pós operatório?

    • Fala, Weder. Tudo bem?

      Não tem problema nenhum. Com 40 anos é possível fazer a cirurgia tranquilamente.

      Um abraço e boa sorte!

  97. Fiz minha cirurgia antiontem e latejou um pouco só no dia logo após que saiu o efeito da anestesia… só vi a minha orelha na sala de cirurgia e tenho q ficar uma semana com o capacete. Estou muitooo ansiosa pra ver o resultado♡♡♡

  98. Olá pessoal.

    Fiz a otoplastia a 7 dias.
    No primeiro dia eu tive que ir na farmácia tomar injeção porque eu sentia muita dor.
    O que me ajudou a aliviar muito as dores diárias foi o uso do gelo (água congelada mesmo, só isso). Sou estudante de fisioterapia e aprendo os momentos em usar o gelo no paciente e resolvi ser minha própria paciente hehe. Eu sempre deixo de 15 a 20 minutos (não com contato direto e sim dentro de um plástico é um tecido bem fino em volta) no horário de meio dia e antes de dormir. Como as orelhas estão bem quente o calor passa para o gelo e é um alívio maravilhoso. E quando sinto dor na madrugada também eu coloco.

    Eu uso faixa de rendinha mesmo bem bonitinhas, são elásticos mais grossos e minha mãe fez como uma faixa para mim, no outro dia após a cirurgia já estava usando ela.

    Espero ter ajudado e já amo o meu resultado mesmo que agora que estão desinchando um pouco. Abraços.

  99. Com quanto tempo de pós você ja começou a perceber que estavam mais naturais com a dobras “indo pra fora e mostrando um espaço entre o cranio e orelha.

    • Fala, Fábio. Tudo bem?

      Isso aconteceu mais ou menos entre o primeiro e o segundo mês depois da cirurgia.

      Um abraço!

  100. Olá Leonardo td bem?
    Hj fazem 9 dias que operei e seu blog me ajudou bastante agradeço!
    Mas tenho umas dúvidas. É normal uma orelha ficar mais inchada do que a outra? E essa que está mais inchada está latejando um pouco mais é normal tbm? Mas é um latejo suportável.

    • Olá, Thatiane. Tudo bem?

      Vamos lá! É normal sim que uma orelha fique mais inchada e provoque mais dores do que a outra. Inclusive o fato de latejar também é um comportamento habitual.

      Porém, você precisa observar se a sua faixa está adequada. Ela não está muito justa? A faixa apertada pode provocar mais dores do que o normal, então seria legal você verificar se ela está confortável.

      Um abraço e boa recuperação!

  101. Ahhh! E parece que esta que está latejando parece que está um pouco mais pra frente o meio dela. será que é por causa do inchaço?

    • Pode ser em razão do inchaço, sim. Mas lembre-se de verificar a situação da sua faixa. Ela pode ser uma das causas do latejamento!

  102. Após quantos dias posso voltar a dirigir?

  103. Olá, fiz minha cirurgia ontem pela manhã, mais hoje esta doendo muito, é normal?
    E em quanto tempo para de doer dessa forma?
    Parece que minhas orelhas estão se mechendo de tanta dor que sinto!

    • Olá, Eduarda. Tudo bem?

      A dor no dia seguinte é normal. No terceiro e quarto dias já é pra você sentir bem menos dores. Se continuar muito forte, não deixe de falar com o seu médico, ok?

      Um abraço e boa recuperação!

  104. Primeiro eu queria agradecer ao Leonardo por ter feito esse blog e ajudar varias pessoas com duvidas. Eu fiz a cirurgia faz uns 3 meses e meio, minha orelha esta muito grudada na cabeça, e parece q meu rosto esta um pouco inchado! Sera que ao decorrer do tempo as coisas vão voltar mais ao natural?

    • Jadson, 3 meses já é um bom período para poder avaliar a condição das orelhas. Possivelmente elas continuarão com o aspecto mais colado à cabeça.

      Muito obrigado pelo elogio!

  105. Olá, tenho dúvida de quantos dias eu preciso ficar sem fazer nenhum exercício físico no pós operatório, saberia me dizer?
    Obs: nao fiz a cirurgia ainda

    • Vinicius, exercícios leves (tipo corrida, bike) você pode voltar a fazer dentro de 15 ou 20 dias. Jogar bola e levantar peso é recomendável só depois de 1 mês.

      Abraço!

  106. Acabei de tirar minha atadura e mesmo inchada e roxa tô achando minha orelha linda hahahah
    Não vejo a hora dos dias passarem logo pra poder exibir meu rabo de cavalo pra todo mundo!
    Ótima sua iniciativa do blog!
    Parabéns e obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *