Ponto rebelde, retoque e mais um pouco sobre a otoplastia

Em dezembro de 2015 se completam 8 meses que fiz a minha otoplastia (mas parece que foi ontem). Como já citei diversas vezes por aqui, não passei por nenhum problema que me fizesse perder o sono durante o período mais tenso do pós-operatório. Tive muita sorte com tudo o que você pode imaginar: não senti muitas dores, consegui dormir bem todas as noites, os pontos não inflamaram, a cicatrização foi rápida, etc. Resumindo: foi tudo melhor do que eu esperava.


ponto-retoque-otoplastia

Tudo corria bem, mas por volta do terceiro mês comecei a sentir algo estranho. Um dos pontos resolveu se rebelar e começou a me incomodar. Formou tipo um caroço que fica espetando e parece que vai rasgar a pele a qualquer momento. Na foto ele até parece inofensivo, mas nesse caso, a aparência engana.

ponto-otoplastia

No início de agosto eu voltei ao consultório para o Dr. Alexandre dar uma olhada (você pode ler neste post aqui). Ele tirou o pedaço de nylon que estava querendo sair e ficou tudo beleza. Mas acho que menos de um mês depois, o tal ponto voltou a aparecer, e dessa vez um pouco maior.

No começo de outubro marquei outra consulta para saber o que precisava ser feito. E dessa vez não consegui escapar: será necessário fazer um procedimento para remover esse ponto esquisito que foi rejeitado pelo corpo. Amanhã mesmo tô indo para a clínica para resolver isso.

Como vai ser o procedimento

Não sei se dá para chamar de cirurgia o que vou fazer. O doutor disse que vai remover esse ponto e inserir outro. Ele disse que é um procedimento bem tranquilo e que vai ser rapidão. Confio nele. Mas não sei se vou ficar com dor ou se o organismo vai rejeitar o ponto novamente. Só sei que preciso tirar logo porque incomoda bastante. Sério, a todo momento fico com a sensação de que o ponto vai atravessar a pele e fazer jorrar sangue por todos os lados. 😂 A parte de sangrar muito é zoeira minha, mas a outra é de verdade, sim.

#partiuretoque

Em setembro de 2015, quando eu já tinha 5 meses de operado, escrevi um post sobre o retoque da otoplastia (dá uma lida aqui, cara). Eu coloquei essa mesmo foto aqui de baixo para mostrar que as orelhas abriram um pouco nas pontas. Nada muito chamativo, mas abriram.

orelhas-retoque-otoplastia

Quando o doutor decidiu que faria o procedimento de remover o ponto rebelde, ele analisou as orelhas e identificou que houve uma pequena depressão nas orelhas. O que nós chamamos de “abrir” os médicos chamam de “depressão”. É como se a cartilagem tivesse perdido um pouco daquela sustentação mais firme que ela adquire logo depois da cirurgia. Não sei se você entendeu, mas é mais ou menos por aí.

Nesse momento eu dei mais valor ainda ao profissionalismo do doutor. Sem que eu falasse ou me queixasse do resultado, ele reconheceu que as orelhas não estavam como antes e já propôs um retoque. Aliás, desde o começo ele sempre foi transparente e me alertou sobre a possibilidade de voltar a ter orelhas de abano. Eu admito que não esperava uma postura diferente dele. Acho que, acima de tudo, o cirurgião tem que ser íntegro e esclarecer todos os riscos para o paciente.  É por isso que sempre indico ele para todos que me pedem o contato aqui no blog. 😉

Fazer ou não fazer o retoque?

Mas voltando ao retoque, eu mesmo não tinha certeza se queria fazer. Esse formato um pouco mais aberto das pontas não me incomoda muito, mas também não era como eu esperava. Então, como vou ter que voltar à mesa de cirurgia para fazer o outro procedimento, já vou aproveitar e mandar ver no retoque. O doutor me disse que basta dar um novo ponto nas pontas (ficou engraçado isso) para resolver. Parece que é de boa, mesmo. Ele acredita que em meia hora consegue fazer tudo.

Estou curioso para saber como vai ser a recuperação disso, mas acho que vou ficar tranquilo. A única parte chata é ter que usar a faixa de otoplastia de novo. Certeza que é o pior de tudo. Só espero que não faça muito calor aqui em SP. Nos próximos dias eu volto para contar como foi mais essa experiência (eu escrevi um post sobre o meu retoque, e você pode ler aqui).

Se você tiver qualquer dúvida sobre a otoplastia, pode escrever a sua pergunta aqui embaixo na parte de comentários, blz? Ou senão clica ali em cima na página de Contato e me manda um e-mail. Vou ficando por aqui. Um abraço e até mais! 👍

Sou jornalista e criei o Blog da Otoplastia em 2015, alguns dias antes de fazer a minha cirurgia. Aqui eu dou várias dicas e conto as experiências que passei com as duas otoplastias (também fiz o retoque). Aproveite os textos e sinta-se à vontade para mandar perguntas! ;)

44 Comentários

  1. Noossa. Que medinho. Tenho medo disso, fazer e ter que enfrentar tudo novamente. E ai? Como foi a segunda?
    Abraço.

    • Oi, Ana.

      Vou fazer um post em breve pra contar a história da segunda vez. Aguarde!

      • Olá, pode me passar o contato da clìnica e do mèdico que fez este procedimento em vc por favor?

        • Oi, Suelen. Tudo bem?

          Mandei o contato pro seu e-mail. Dá uma olhada lá, blz?

          Um abraço!

  2. Tem 10 dias que meu filho realizou a cirurgia. Como ele não tinha a ponta da orelha direita bem desenhada, o médico resolveu reconstruir. Ontem no momento de retirar esse ponto, no movimento de puxar, acabou de abrir um pouco atrás! Ficamos aflitos, pois só percebemos em casa. Hoje retornamos ao médico para avaliar. Por telefone ele disse que pode ocorrer, que não é comum, mas que com 3 volta a colar. Minha dívida e se isso pode ocorrer futuramente. Ou seja, se por acaso ao limpar a orelha ou qualquer movimento corre o risco de abrir os corre atrás? Também tenho achado a orelha bem colada, não ficando com um aspecto natural. Será que ela solta um pouco?

    • Olá, Rebeca. Tudo bem? Como está o seu filho?

      Acho difícil acontecer novamente. É só ter cuidado na hora de fazer a limpeza. Nas primeiras semanas também é legal evitar pegar peso para não forçar muito os pontos. É bom se preservar.

      Nos primeiros dias as orelhas ficam com esse aspecto mais colado, mas depois elas começam a ficar com um aspecto mais natural. Fique tranquila, elas vão se soltando com o passar do tempo.

      Se você quiser entrar no grupo do WhatsApp, é só mandar o seu número, ok? Não vai aparecer aqui.

      Boa recuperação para o seu filho!

      • Oi quero sim participar do grupo! Por favor, me adicionar.

        • Oi, Rebeca.

          Vou passar o seu número pra administradora do grupo colocar você, tá?

          Um abraço!

      • Boa noite! Gostaria de participar do grupo. Obrigada, Priscila.

        • Oi, Priscila. Já mandei o seu contato pra vc ser adicionada no grupo, tá?

          Um abraço!

  3. Ola!Poderia me indicar o local no qual realizou seu procedimento?Grata.

    • Olá, Ana Cláudia. Tudo bem?

      Mandei o contato pro seu e-mail, ok?

      Um abraço!

  4. Boa tarde,

    Você fez pelo projeto orelinha?

    • Oi, Bárbara. Tudo bem?

      Não, a minha eu fiz em clínica particular.

      Um abraço!

  5. queria sabe onde posso faze e sabe o preco??

    • Olá, Lipe. Tudo bem?

      Existem diversas clínicas que você pode fazer uma avaliação para cotar o preço. Além disso, há também opções mais baratas como o Projeto Sonhar e o Projeto Orelhinha. É possível até fazer a otoplastia gratuita através do SUS. Você pode conferir algumas dicas neste post que eu fiz http://www.cirurgiadeorelha.com/otoplastia-gratuita-onde-fazer/

      Um abraço e boa sorte!

  6. Fiz a minha otoplastia no começo de dezembro, há quase 40 dias (prazo que o médico deu pra parar de usar a faixa), mas já percebi a diferença entre as duas orelhas quando tirei os pontos. Uma delas, justamente a que mais me incomodava, abriu muito na ponta, se sobressaindo. Não está como antes da cirurgia, mas o abano, aparentemente, voltou. Enquanto uma orelha está perfeitinha, pequena e colada, a outra está com a ponta aparente e ABERTA. O que devo fazer? Preciso esperar os três meses para fazer o retoque? Meu cirurgião é de outro estado e minha próxima consulta, quando ele verá o resultado, será só em março…

    • Olá, Ana. Tudo bem?

      Se você quiser fazer o retoque, precisa esperar mais tempo do que isso. Eu retoquei 8 meses após a primeira cirurgia, mas tem médicos que só fazem esse procedimento após 1 ano. Quem vai poder te passar os detalhes é o seu próprio médico. Converse com ele sobre a sua insatisfação e ele vai avaliar suas orelhas pra saber quando poderá corrigir.

      Um abraço e boa sorte pra você!

  7. Opa! muito bom seu site, amigo!

    Tenho uma dúvida, será que você pode me ajudar?

    Hoje completa 1 semana que realizei minha otoplastia, e gostaria de saber se já posso usar fones de ouvidos (aqueles normais para smartphones e tals)?

    Att,

    • Olá, Jhonatas. Tudo bem?

      Eu voltei a usar fones uns 10 dias depois da minha cirurgia. Se você não sentir dor, pode usar sem problemas.

      Um abraço e boa recuperação!

  8. Olá, tudo bem?

    Fiz a otoplastia em julho de 2015 é uma delas abriu um pouco. Vai precisar de um retoque. Você já fez o seu? Como foi? Toma anestesia de novo? Tem que suar aquela faixa pro mais quanto tempo?

    Obrigada pelos relatos!

    Renata

    • Olá, Renata. Tudo bem?

      Sim, eu fiz o retoque no começo de dezembro. Precisei tomar anestesia e usar a faixa por 15 dias. Eu achei que seria mais simples, mas foi praticamente uma nova cirurgia. Em breve vou fazer um post para contar minha experiência.

      Um abraço e boa sorte!

  9. Olá Leonardo blz ?

    Então , fiz a minha a 15 dias e vi que ela estão se abrindo os alguns pontos caíram eu ficou um buraco na cicatriz isso é normal ou tenho que voltar pra fechar dinovo ?
    Outra pergunta se paga para fazer o retoque

    • Fala, Ale. Tudo bem?

      Cara, em algumas cirurgias são usados pontos que caem sozinhos ao longo do tempo. Mas essa questão do buraco me pareceu estranha. Acho melhor você marcar uma consulta para seu cirurgião dar uma olhada na sua orelha, blz?

      Um abraço e boa recuperação!

  10. Olá amigo bom dia. Fiz há 13 dias minha otoplastia e já dá pra perceber que não ficou do jeito que eu queria. Pra mim as pontas de cima deveriam ter ficado mais próximas a nuca. Vou fazer um segundo retorno ao médico, na próxima segunda e já vou dizer que não ficou o que eu esperava. Gostaria de saber como ficou o seu resultado, depois do retoque e de participar desse grupo também. Como faço pra te passar meu contato? Obrigado.

    • Fala, Diego. Blz?

      Cara, na primeira cirurgia eu havia gostado do resultado, mas não esperava que as orelhas fossem abrir como abriram. Depois que fiz o retoque ficou melhor. Gostei mais assim. Já se foram 3 meses e até agora elas continuam na mesma posição.

      Pode me mandar seu contato por aqui, mesmo. O número não vai ser exibido, blz?

      Um abraço e boa recuperação!

  11. leonardo vc pagou mais barato no retoque ? vou ter que fazer lascoo .. por onde vc fez ? projetos ou nao

    • Fala, Oliver. Como vai?

      Paguei mais barato, sim. Eu fiz particular, com o mesmo médico que me operou a primeira vez. Se você quiser, eu posso passar o contato dele.

      Um abraço!

  12. Fiz minha otoplastia ontem a tarde,por volta de 15 horas.estou aqui pesquisando sobre a recuperação.paguei R$5.100,00.parecelados em 4vezes.

    • Fala, Nelson. Blz?

      Que bom que você conseguiu fazer! Daqui pra frente vai ser vida nova. É uma sensação indescritível. Como está o seu pós-operatório? Tudo tranquilo?

      Um abraço e boa recuperação!

  13. Leonardo, boa tarde. Achei seu site o máximo! Nunca tinha visto nada parecido até hoje! Parabéns.

    O negócio é o seguinte. Fiz minha cirurgia há 6 quase 7 anos. Há uns 3 anos atrás comecei a reparar que um dos pontos internos estava tentando sair, e acreditei que fosse sair sozinho. Acontece que o ponto continua aqui. Inflama constantemente. Infelizmente não tenho mais contato com minha cirurgiã. O que você sugere? Meu professor de anatomia se propôs a tirar, mas depois de ler sobre o retoque que você fez fiquei com um pouco de medo de tirar esse ponto e desmontar a orelha toda kkkkkk
    Aguardo sua resposta

    • Olá. Thalita. Tudo bem?

      Esse ponto dificilmente sai sozinho. Ele pode inflamar e dar sinais de que vai sair, porém, acaba voltando e fica menos saliente. Eu aconselho você a procurar um cirurgião plástico. Não precisa ser a cirurgiã que fez a sua otoplastia, pode ser outro. Explique a situação e pergunte se é possível fazer o que o Dr. Alexandre fez comigo, ok?

      E muito obrigado pelo elogio ao site! Fico muito feliz em ter ajudado.

      Um abraço e boa sorte!

  14. Ola amigo qual metodo vc tinha realizado a cirurgia? Eu fiz faz 7 dias a cirurgia na qual é retirado parte da cartilagem ela esta com aspecto natural sera que corre risco de abrir ainda?

    • Oi, Leticia. Tudo bem?

      O método usado na minha cirurgia foi o mesmo utilizado na sua. Eu costumo falar que o risco existe para todos, porém, são pouquíssimos casos em que as orelhas voltam a abrir. Eu fui um dos “premiados”, mas já fiz o retoque e elas ficaram melhores. Fique tranquila quanto a isso, ok? 😉

      Um abraço e boa recuperação!

  15. Olá Leonardo, fiz minha cirurgia há 15 dias, e precisei ficar 1 semana com o capacete. No entanto, meu médico não recomendou o uso da faixa posteriormente. Sinto que minhas orelhas retornaram um pouco após retirar os pontos ( hj com 15 dias ). Não sei o que faço. o que você sugere ? Tenho vontade de fazer o retoque já…

    • Oi, Tatiana. Tudo bem?

      É normal que as orelhas retornem um pouco. Não sei se foi o seu caso, mas aquela aparência de orelhas “coladas” não fica pra sempre. Eu escrevi sobre isso neste post: http://www.cirurgiadeorelha.com/fiz-a-otoplastia-e-a-orelha-ficou-muito-colada/

      Por enquanto eu sugiro que você aguarde. 15 dias ainda é pouco para ter uma definição do formato das orelhas e também é muito cedo para pensar em retoque. Fique observando se elas continuam a abrir. Se isso acontecer, você conversa com o seu médico, ok? 😉

      Um abraço e boa recuperação!

  16. Eita, não tem nada disso de voltar a ter orelha de abano. Isso aí que a orelha voltava a ser de abano era por causa da técnica usada, que hoje em dia é ultrapassada. Eu operei faz 6 anos e nunca, nunquinha minha orelha abriu nem um milímetro. Também, no meu caso, deu para optar por NÃO retirar um pontinho meio anti-estético atrás da orelha, porque não incomodava. O cirurgião avisou que se fosse removido, a orelha podia abrir UM POUQUINHO, mas nunca voltar a ser o que era antes.

  17. Leonardo, Boa tarde!

    você teve que pagar pelo procedimento de retoque, ou é responsabilidade do cirurgião?

    • Fala, Rafael. Tudo bem?

      No meu caso, eu paguei apenas os materiais necessários para fazer a cirurgia.

      Um abraço!

      • Olá leo queria saber o nome da clínica que você realizou a otoplastia pois fiz a minha faz 21 dias e estou pensando em realizar o retoque parabéns pelo blog super interessante e motivacional

        • Fala, Guilherme. Tudo bem?

          Mandei os contatos para o seu e-mail, blz? Dá uma conferida lá, cara.

          Muito obrigado pelo elogio. Tamo junto!

          Uma abraço e boa sorte!

  18. Ola! leonardo.

    Fiz minha cirurgia dia 03/01/16 pelo projeto orelhinha , estou muito satisfeito .

    Não sei se é por que ainda esta recente , mas a orelha esquerda esta com um ponto bem complicado ele parece que vai arrebentar , e normal ?
    Não vou precisar tirar os pontos eles vão cair sozinho .

    Você acha que devo retornar ao medico ou espero mais um pouco ?

    • Olá, Germano.

      É um pouco difícil falar sobre o ponto sem poder vê-lo. Ele está saindo da orelha?

      E sobre a sua segunda pergunta, depende do tipo de fio de náilon que o cirurgião utilizou. Alguns caem sozinhos, enquanto outros precisam ser retirados manualmente.

      Eu sugiro que você retorne para verificar a situação deste ponto. É sempre bom contar com a avaliação do médico.

      Um abraço e boa recuperação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *