Pode jogar futebol depois da otoplastia?

Fala, pessoal! Blz? Bora marcar um racha aí? Pode ser uma pelada ou um baba também. Não sei qual das gírias você usa aí na sua cidade para falar que vai jogar bola com seus amigos e amigas, mas o certo mesmo é que você precisa dar um tempo no futebol depois de fazer a otoplastia. Como a gente costuma falar na linguagem dos boleiros, é preciso ficar pelo menos um mês (ou até mais) no “departamento médico” para se recuperar. Eu sei, é muito triste ficar tanto tempo assim sem jogar. Mas essa pausa é recomendada para que não aconteça nenhum problema nas orelhas, seja com os pontos, com a cicatrização e também com as dores que você pode sentir.


otoplastia-jogar-futebol

Como foi comigo

Eu jogo bola uma vez por semana e lembro de passar o tempo de recuperação da cirurgia de orelha “enchendo o saco” do Dr. Alexandre para ele me liberar. Mas a minha esperança foi por água abaixo quando ele disse que eu só poderia voltar depois que tirasse todos os tempos. Como isso só ia acontecer depois de 30 dias, a mim só restou a opção de esperar e me conformar. E foram semanas longas e intermináveis que eu tive pela frente.  😢

Voltando a jogar aos poucos

Os 30 dias ficaram para trás. Beleza, né? Semana que vem posso voltar a jogar finalmente. Tudo pronto, estou empolgado para ajudar meus companheiros a conquistar os três pontos. Vou jogar muito e me consagrar, certo? Mais ou menos. Na verdade, bem mais ou menos. Mesmo depois de 1 mês, eu me senti inseguro para voltar a jogar. As orelhas ainda estavam muito sensíveis à dor, e isso me causava uma certa preocupação. Por isso, acabei esperando mais umas duas semanas e só voltei a jogar bola mesmo uns 45 dias depois da cirurgia. Foi tenso esperar, mas não consegui retornar antes. O medo de levar uma pancada acabou sendo maior.

Eu escolhi esperar (e você também deve)

Por que você tem que ser cauteloso e esperar um tempo para voltar a jogar jogar bola deós da cirurgia de orelha? Porque você fica muito exposto a diversos riscos ao praticar um esporte vigoroso como o futebol. Podemos começar falando dos pontos, por exemplo.

1. Pontos

Ao fazer um esforço físico mais intenso, você pode provocar a ruptura de algum ponto. Não é uma boa ideia, considerando que essa abertura pode atrasar todo o processo de cicatrização. Eu falei no post sobre o retoque que meus pontos abriram por muito menos (leia aqui se você estiver curioso (a)).

2. Sangramento

Segundo: o aumento da circulação sanguínea pode, eventualmente, causar algum sangramento indesejado, principalmente se você entrar em campo antes de tudo estar completamente cicatrizado. É bom não dar chance para o azar nesse caso, hein?

3. Traumas

E terceiro, porém, não menos importante, entra a questão dos traumas. Não é nada difícil você receber uma bolada bem cabulosa, daquelas que “carimbam” a orelha e fazem você ficar ouvindo um zumbido pelo resto do dia. Isso sem contar uma pancada que você pode levar em uma dividida. Parece bobeira, mas quando não pode acontecer, é aí que acontece, mesmo, meu chapa. E, cara, você vai sentir dor. E não é uma dor qualquer, e sim uma daquelas que faz você ver as estrelas mais distantes da nossa galáxia. Então fique esperto/esperta antes de se aventurar por aí nos rachas, blz?

Respeite a recuperação

É bem chato ficar um tempão parado sem jogar bola, mas o mais importante é seguir o que o seu cirurgião recomendar e respeitar o período de recuperação. Sejam 20, 30 ou 40 dias, ainda vale mais a pena lidar com abstinência e retornar só quando você estiver 100%. Afinal, depois você vai ter todo o tempo do mundo para dar vários “dibre” igual o Ronaldinho e só fazer golaço digno de Messi na sua pelada/racha/baba. 

Falando nisso, fiquei curioso agora. Como você chama o rachão aí onde você mora? E se quiser me chamar para jogar, tô aqui à disposição, blz? Um abraço e até o próximo post! ⚽️

Sou jornalista e criei o Blog da Otoplastia em 2015, alguns dias antes de fazer a minha cirurgia. Aqui eu dou várias dicas e conto as experiências que passei com as duas otoplastias (também fiz o retoque). Aproveite os textos e sinta-se à vontade para mandar perguntas! ;)

2 Comentários

  1. Muito bom, ótimas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *