Otoplastia pelo SUS

Originalmente, a otoplastia não está incluída na lista de cirurgias plásticas realizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Isso acontece porque a rede de saúde pública cobre apenas cirurgias reparadoras, enquanto a operação para corrigir as orelhas de abano possui características estéticas. Porém, é possível solicitar a otoplastia pelo SUS se o paciente apresentar algum tipo de transtorno psicológico ocasionado pela má formação das orelhas. Partindo desse princípio, é possível realizar uma avaliação com um médico especialista e solicitar o pedido da cirurgia.


Se você não sabe por onde começar, confira o que precisa se feito para realizar a cirurgia de orelha pelo SUS.

  • Vá até o posto de saúde do seu bairro
  • Explique sua situação ao médico e fale sobre os transtornos causados pelas orelhas de abano. Ele vai fazer uma avaliação inicial e encaminhar o seu pedido
  • Você terá uma consulta com um cirurgião plástico. Ele vai avaliar o seu caso e decidir se você precisa fazer a otoplastia
  • Se o seu pedido for aprovado, você será avaliado por um assistente social para confirmar que você não tem condições de arcar com os custos da cirurgia. Caso ele dê o aval, a sua solicitação será encaminhada ao cirurgião e sua otoplastia será marcada.

Quanto tempo leva para fazer a otoplastia pelo SUS?

Não é possível cravar um tempo exato para fazer a otoplastia pelo SUS. O período de espera varia de cidade para cidade, mas todo o processo pode levar mais de um ano. Se você estiver mesmo disposto a tentar a cirurgia pelo SUS, vai precisar ter muita paciência. Mas lembre-se que o resultado é para toda a vida e que a espera pode valer a pena.

Como é feita otoplastia pelo SUS?

O SUS possui convênios com hospitais de clínicas e hospitais universitários em todo o país. A otoplastia é realizada por médicos residentes que estão se especializando em cirurgia plástica.

Você tem alguma dúvida sobre a otoplastia gratuita pelo SUS? Deixe a sua pergunta aqui embaixo nos comentários. Você também pode conhecer outras alternativas para fazer a cirurgia de orelha grátis clicando aqui.

15 Comentários

  1. Eu preciso muito

    • Olá, Augusto. Tudo bem?

      Você já tentou os procedimentos para fazer a otoplastia pelo SUS?

  2. Ola !! Meu nome é Lucas tenho 19anos, e sofro com esse transtorno desde criança, gostaria de saber se a cirurgia pelo (SUS) é realizado apenas a crianças e adolescentes ou qualquer pessoa pode solicitar a otoplastia grátis ?

  3. Ola boa boite !

    Irei realizar realizar minha cirurgia dia 18/02 agora, no Hospital das Clínicas de São Paulo. fui por indicação e fiquei na fila 6 meses, ate que passou rápido. Realizarei um sonho. Foi Deus que preparou esse momento. Depois conto como fiquei. Estou muito ansioso para chegar o grande dia ! Abraço a todos !

    • Fala, Rodrigo. Blz?

      Que bom que você conseguiu marcar a sua otoplastia. É sempre bom ver outras pessoas realizando sonhos. Sua vida vai mudar muito.

      Parabéns e boa sorte!

  4. Verdade.

  5. tenho minha filha Camilla luisa da silva.Ela tem orelhas de abano e isso incomoda muito ela e está sofrendo bullyig no colégio e chega em casa triste chorando que estão falando muitos apelidos nela e eu que sou mãe fico uito triste com iso e queria muito que ela fizesse esa cirurgia para se sentir bem sem bullyig mais não tenho condições de paga para ela fazer esa cirurgia pois só meu esposo que sustenta a familia e tenho com ela tres filhos pequenos fica ai meu comentario….

    • Oi, Heloisa. Tudo bem?

      Eu acho que você deve procurar o SUS. Faça uma tentativa e veja o que eles falam para você. Eu conheci pessoas que conseguiram fazer a cirurgia sem precisar pagar nada.

      Além disso, entre em contato também com o Projeto Sonhar e com o Projeto Orelhinha. Esses projetos são sensacionais e fazem a cirurgia por um valor muito mais barato do que as clínicas.

      Considere essas opções para ajudar a sua filha, ok?

      Um abraço e boa sorte pra vocês!

  6. eu moro em salvador e fiz recente pelo o sus se alguem de salvador quizer faz faz la no irma dulce qualquer duvida layscristina2008@hotmail.com

    • Oi, Lays. Tudo bem?

      Você gostou do resultado? Muito obrigado pela dica!

      Um abraço!

  7. Bom artigo.

  8. Meu caso não é tão grave, pois a orelha de abano perpetua apenas ao lado direito. Moro com meus pais e não tenho condições de arcar com as despesas da cirurgia. A renda é avaliada isoladamente ou abarca todos que residem na residência? É costumeiro negarem o encaminhamento? Grata!

    • Oi, Luana. Tudo bem?

      Geralmente eles analisam a renda da família como um todo. A aprovação ou negação do encaminhamento depende muito da cidade em que o solicitante reside. Você mora em qual cidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *