Fiz a otoplastia e a orelha ficou muito colada; e agora?

“Olá, tudo bem? Bom, fiz minha cirurgia no dia 22 de fevereiro de 2016 e eu estou meio preocupado porque a parte de cima da orelha está bem colada com a cabeça (…)”


“(…) bem eu fiz a cirurgia tem exatos 10 dias, usei o capacete durante 04 dias, agora uso uma faixa protetora só para dormir. Sinto que uma das orelhas está mais colada e a outra já está tomando formato natural. A que está mais colada também está mais inchada. Será que ela ficará igual a outra? Tô morrendo de medo!”

“Realizei a cirurgia há pouco tempo e minhas orelhas estão muito coladas na cabeça. Elas vão ficar assim pra sempre?”

“Também tenho achado a orelha bem colada, não ficando com um aspecto natural. Será que ela solta um pouco?”

“Fiz a minha otoplastia ontem.. na hora da cirurgia o médico falou q eu tinha pouca anti hélice e ficou colada a orelha. Isso é normal? Será q quando desinchar vai melhorando?”

“Eu fiz quando tinha 19 anos, mas acho que o cirurgião era um pouco imperito e a minha orelha direita ficou muito colada e a esquerda ficou normal.”

otoplastia-orelhas-coladas

Você está vendo essas palavras aí em cima? 👆 Elas fazem parte de depoimentos de leitores do blog que escreveram para falar do medo de ficar com as orelhas muito “coladas” depois da otoplastia. Dá para perceber que esse é um assunto que assombra vááááárias pessoas, talvez até mais do que a tão temida assimetria. Mas, afinal, elas ficam fechadinhas assim para sempre? Pode ser que sim, mas pode ser que não. Mas não precisa entrar em pânico, parça! Chega aí, puxa uma cadeira, relaxa e vamos falar um pouco sobre isso.

À procura da orelha perfeita

Em abril de 2016 vai fazer um ano que eu fiz a minha cirurgia de orelha. Nesses tempos eu troquei ideias com diversas pessoas que também já passaram pela operação, e pude perceber um fenômeno em comum entre os operados: todos querem ter orelhas perfeitas. Mas elas ficam perfeitas? Nem sempre. Ou quase nunca. Vou explicar.

Quem já passou boa parte da vida convivendo com os incômodos da orelha de abano tem na otoplastia a chance de viver uma vida nova com as orelhas, digamos, normais. Só que nós somos exigentes pra caramba com esse termo “normal”, e queremos exatamente aquilo que escrevi ali em cima, ou seja, orelhas perfeitas, bonitas e irretocáveis em todos os sentidos. O raciocínio é o seguinte: já que vou entrar na faca para consertar um problema que me afeta tanto, tem que valer a pena e ficar do jeito que eu sonhei, certo?

Mas é aqui que mora o grande ponto controverso. Por mais que a gente idealize um resultado que nos satisfaça, nem sempre ele vai suprir as nossas expectativas. A gente pode não ter mais as orelhas de abano, elas estão (muito) melhores do que antes, mas ainda assim não ficamos satisfeitos. E duas causas dessa grande insatisfação são justamente a assimetria e as orelhas muito “coladas” à cabeça.

Como foi comigo

Na minha vez, eu não tive muito problema com essa questão das orelhas terem ficado muito fechadas. Quando tirei o capacete elas ainda estavam bastante inchadas, mas deu para perceber que ficaram com um aspecto natural. Com o uso da faixa de otoplastia ao longo dos dias, elas se mantiveram bem coladas, mas isso não me incomodava em nada. Depois do primeiro mês eu notei que elas estavam mais abertas, e com o decorrer dos outros meses elas abriram mais e mais, até chegar o momento que eu precisei fazer o retoque 😰 (mas essa é outra história que eu conto aqui). Resumindo, eu não tive o “complexo da orelha colada”. E você precisa ter paciência para não cair nessa armadilha também.

As orelhas ficam naturais com o tempo

É claro que cada caso é um caso, cada pessoa tem uma orelha diferente, cartilagens diferentes, etc. Mas além da minha experiência, pude notar que o visual da orelha colada não é permanente. Muita gente se queixa, acha estranho e quer uma orelha “mais natural”. E pode acreditar: essa naturalidade vem com o tempo. Procure não tirar conclusões precipitadas para não entrar em parafuso depois da sua cirurgia. Sabe quando você tirou o capacete e achou que não tinha mais as orelhas, de tão fechadas que elas estavam? Então esqueça essa imagem. Elas não ficarão assim para sempre. Quer ver? Olha só essa foto que tirei 10 dias depois da operação. Cadê a zoréba que tava aqui, mano?

otoplastia-orelhas-coladas10-dias

Agora olha essa comparação entre 1 mês e 5 meses. Mudou ou não mudou? (mudou até demais)

orelhas-retoque-otoplastia

O que pode deixar elas tão coladas no começo

Quando a sua otoplastia termina, o cirurgião imediatamente passa uma faixa na sua cabeça para fazer o tão conhecido curativo de capacete. E ele comprime suas orelhas, certo? Então é mais do que normal que elas fiquem bem fechadas quando você tira o dito cujo e se olha no espelho pela primeira vez depois da cirurgia.

Segunda coisa: o inchaço também tem a sua “culpa” por deixar a gente confuso. Enquanto ele ainda estiver presente, não dá para saber como será o formato definitivo. Para você entender o que eu falo, saca só essa comparação que eu fiz da minha orelha esquerda e olha como ela foi mudando em apenas 30 dias.

inchaco-otoplastia-cronologia

E depois disso ela continuou desinchando e mudou mais.

otoplastia-inchaco-6-meses

Por fim, o terceiro fato que ajuda a deixar as orelhas coladas é a nossa famigerada faixa de otoplastia. Enquanto você estiver fazendo uso dela, as orelhas ficarão sempre mais fechadinhas. A faixa ajuda a orelha a se adaptar ao novo formato, mas ela é uma das principais responsáveis por manter essa aparência “colada” por mais tempo. Se você quiser compreender melhor o que eu falo, experimente dormir umas duas ou três noites com a faixa e veja como suas orelhas estarão ao amanhecer. É legal tirar fotos para comparar e ver que elas ficam mais fechadas do que o normal.

Não se desespere

Se você está achando suas orelhas muitos fechadas, não se desespere. É desnecessário e só vai trazer insatisfação em um momento em que você precisa ter paz e tranquilidade para se recuperar. Aguarde o inchaço diminuir e espere passar todo o período de uso da faixa. Só depois disso você poderá ter uma noção do resultado definitivo. E enquanto esse momento não chega, procure aproveitar a sua nova vida com as orelhas que você sempre sonhou em ter. O resultado vai ser bom, pode confiar, blz?

Então é isso, pessoal. Vou ficando por aqui e espero que essas impressões tenham ajudado de alguma forma a esclarecer algumas dúvidas. Um abraço e até o próximo post! ✌️

Sou jornalista e criei o Blog da Otoplastia em 2015, alguns dias antes de fazer a minha cirurgia. Aqui eu dou várias dicas e conto as experiências que passei com as duas otoplastias (também fiz o retoque). Aproveite os textos e sinta-se à vontade para mandar perguntas! ;)

83 Comentários

  1. Como sempre seus textos são suaves, indpiradores e acolhedores. É um dom. Jamais deixe de escrever. Beijos 😉

    • Oi, Alguem. rsrs

      Muito obrigado pelos elogios! Fiquei muito feliz. 😉

      • Oi tem 3 dias que fiz a minha. Tá doendo muito. Com quantos dias passa essa dor?

        • Oi, Diana. Tudo bem?

          As dores vão diminuindo já na primeira semana. Com 3 dias já era para você estar sentindo menos dor. Se não melhorar, procure falar com o seu médico, tá?

          Um abraço e boa recuperação!

      • Olá Leonardo tudo bem?
        Venho acompanhando seus posts achei muito bacana.
        Tira uma dúvida fiz a cirurgia de otoplastia dia 18 de outubro fazem 21 dias hoje.
        Estou muito chateada percebi diferença entre uma orelha pra outra uma está bem colada a cabeça e a outra começou a se abrir quando tiro foto no espelho consigo ver a diferença de uma pra outra ou até mesmo no olhar no espelho.
        Fui ao meu médico hoje tive retorno ele disse que está normal que é pouquíssima coisa de diferença mas não estou achando.
        Não sei o que fazer.
        De sua opinião obrigada.

        • Isa, minha opinião é muito clara. Se você não ficou satisfeita com o resultado, faça o retoque. Foi o que aconteceu comigo. Minhas orelhas voltaram a abrir e eu preferi fazer novamente. Acho que você tem que se sentir bem com o que vê. Se algo está te incomodando, é melhor corrigir.

          Um abraço e boa recuperação!

  2. No meu caso foi o contrario, desde que tirei o capacete não achei que estava 100% colada kkkkkk

    • Fala, Gustavo. Blz?

      E aí, como elas ficaram depois de um tempo? Abriram mais ou continuaram iguais?

      Um abraço!

      • A minha completa hoje 42 dias que fiz, creio que na parte de cima abriu só um pouquinho só que a parte que mais me incomoda é pelo fato de que quando vou tirar uma foto (selfie) a minha orelha está perfeita, tudo certinho, agora quando olho no espelho percebo que não está tão perfeito igual na selfie (aquele 1% entre bom e perfeito que faz toda a diferença kkkk). Vou esperar completar 3 meses para ver se abriu mesmo ou não.

        • Fala, Gustavo. Blz?

          Cara, eu também tive essa impressão depois que fiz a cirurgia, mas com o tempo fui desencanando. Na foto ela fica diferente do espelho, mesmo. É natural que isso aconteça.

          Um abraço e boa recuperação!

  3. Cara vc foi minha inspiração para tomar coragem e fazer a bendita otoplastia, e olha que pesquisei ate encontrar seu blogue , hoje completa 20 dias e estou digamos alegre pra caramba, e falar em colada minha esta kkkkk, ainda bem ,abraço

    • Fala, Decio. Blz?

      Pô, muito legal saber que eu pude te ajudar de alguma forma. Agora você vai ver que a sua vida vai mudar bastante. E que bom que o resultado ficou como você esperava. Essa sensação é indescritível.

      Um abraço e boa recuperação!

  4. Qual foi o valor que você pagou pela cirurgia?

    • Fala João. Blz?

      Foi R$ 2.860,00 em abril de 2015.

      • Olá, vc pode me indicar um local aqui em Sp a otoplatia nesse preço?

        • Olá, Gabriel. Tudo bem?

          Com certeza. Acabei de mandar os contatos no seu e-mail.

          Um abraço e boa sorte!

  5. Blz Leonardo entao fiz minha otoplastia tem hj 33 dias e uma orelha a do lado esquerda a ponta esta mais aberta e a esquerda mais fecha com o tempo ela se abre um pouco ?

    • Fala, Fernando. Tudo bem?

      Pode ser que sim, mas não é garantido. No meu caso, uma estava com a ponta um pouco mais aberta no começo, mas com o tempo elas foram ficando mais iguais.

      Um abraço!

  6. Olá! Fiz uma otoplastia em julho/2015. Quando sai do centro cirúrgico, o médico falou que não precisou cortar, que havia feito a “técnica fechada”, apenas com pontos absorvíveis. Já ouviu falar dela? Sim, ela existe! Mas N Índico pra ninguém. Os médicos dizem que EH menos agressiva, recuperação mais rápida, e menos dolorosa… Porém, 15 dias depois, meu organismo reagiu aos pontos, tive uma inflamação fortíssima! E com o passar dos dias, as orelhas foram abrindo e os fios se rompendo. Perdi completamente o resultado, 100%, fora toda angústia e sofrimento. Com isso, resolvi refazer a cirurgia, sem pagar nada. O médico refez, como uma espécie de “garantia” pela escolha infeliz da técnica fechada! E lá vou eu, dia 14 de abril/2016. No momento estou com 12 dias de cirurgia, até agora aparentemente ocorrendo bem. Não senti tanta dor, o pós-operatória está mais tranquilo… Mas To com uma duvida, que gostaria de saber se vc também sentiu: não To conseguindo rir muito bem, sempre que abro um sorriso maior, parece que repixa tuuudo. Estou no 12 dia, e apesar de já conseguir rir mais abertamente, ainda dá essa sensação de estar “puxando a sutura” se gargalhar, por exemplo. Isso é normal? Vocês também sentiram? Beijos a todos!!

    • Olá, Gabriela. Tudo bem?

      Eu conhecia apenas a técnica em que o cirurgião faz a sutura e “fecha” as orelhas com os pontos, mas sem remover nenhuma parte da cartilagem. O procedimento de “técnica fechada” eu desconhecia. Imagino que tenha sido muito frustrante perder o resultado da primeira otoplastia, mas que bom que ele refez e deu certo, né?

      Sobre a sua dúvida, eu senti poucas vezes essa sensação de estar repuxando. Acontecia quando eu fazia algum movimento brusco com a cabeça, mas realmente foram raras as vezes. Mas continue observando. Se o problema persistir por mais tempo, fale com o seu médico.

      Muito obrigado pelo seu depoimento.

      Um abraço e boa recuperação pra você! 😉

  7. Leonardo Parabéns, cara ! Li algumas postagens do blog e já achei demais, preciso ler mais! Faço minha cirurgia amanhã e estava ansioso em relação ao pós-operatório, mas essa ansiedade está sendo menor depois de ler os seus relatos no aqui. Muito bom, pois tinha pesquisado algumas coisas, mas não tinha visto o seu blog ainda, só aparecia uns videos do youtube de umas minas falando, falando e nada muito interessante, videos para ganhar visualizações! Aqui minhas dúvidas e preocupações estão sendo sanadas. Bom demais! Valeu por compartilhar essa etapa aí com a gente. Abração!

    • Fala, Adriano. Blz?

      Pô, cara. Eu que agradeço demais por suas palavras. Fico feliz pra caramba quando recebo comentários como o seu e vejo que o blog está ajudando o pessoal.

      Espero que tenha dado tudo certo na sua cirurgia. Daqui pra frente é vida nova.

      Um abraço e boa recuperação!

      • E ai Leonardo, tranquilo?

        Cara minha cirurgia foi SUCESSO!

        Faz apenas algumas horas que foi feita, mas estou me sentindo muito bem! Toda a equipe médica e hospitalar foi super criteriosa e atenciosa, bom demais! Ah… e tudo feito pelo SUS: o que me deixou ainda mais satisfeito, pois saber que ainda há esperança em um país como o nosso, onde os serviços públicos (em sua maioria) são esquecidos pelos nossos “governantes”, e o SUS funcione tão bem! Estou muito contente!

        Se precisar do relato de como foi o meu processo e contar sobre a minha cirurgia, fico a disposição. E ficarei contente também em poder compartilhar minha experiência.

        De novo, agradeço e parabenizo você pela iniciativa do blog! Abraços!

        • Fala, Adriano!

          Que bom que deu tudo certo, cara. A cirurgia é bem tranquila não, é? Agora é só esperar passar esse período de recuperação para viver sua “nova vida”. Você vai poder comprovar como será diferente de agora em diante.

          E eu gostaria muito de poder publicar a sua experiência no blog, ainda mais que foi pelo SUS. Vou ficar no aguardo, blz?

          Valeu mais uma vez pelos elogios ao blog. Tamo junto.

          Abraços!

  8. Podia fazer uma postagem sobre as técnicas.
    Fiz há 10 dias, o médico usou a técnica em que há raspagem da cartilagem. Pois enquanto to gostando do resultado, mesmo elas inchadinhas ainda. Morro de medo de precisar de retoques.
    Ah, meu pós não foi nada tranquilo, senti muita dor, incômodo, inchaço e sensação de latejamento.

    • Olá, Karla. Tudo bem?

      Eu ainda tenho pouco conhecimento sobre as técnicas. Para fazer um post mais detalhado, preciso conversar com o Dr. Alexandre. Mas anotei sua sugestão e vou escrever sobre isso em breve.

      E que pena que o seu pós foi um pouco tumultuado. Na maioria dos relatos, o pessoal fala que foi bastante tranquilo. Espero que esteja melhor agora.

      Um abraço e boa recuperação!

  9. Bom dia!
    Leonardo
    Li sua materia achei muito interesante pois acabei de fazer uma cirurgia e fiquei um pouco triste sonhei tanto em fazela mais acho que não saiu como eu queria elas ficaram muito coladas a cabeça mais com essa sua postagem fiquei um pouco mais tranquilo para esperar o resultado da operação a final so tenho 6 dias de operado.

    • Fala, Carlos. Tudo bem?

      É verdade, com 6 dias ainda não dá para saber o resultado definitivo das orelhas. Fique tranquilo e aguarde mais um pouco para tirar conclusões.

      Um abraço!

  10. Leonardo , boa tarde ..
    Hoje faz 7 dias que fiz minha cirurgia pelo projeto Orelinha , .. Ela recomendou que ficasse com o capacete durante 4 dias .. E limpa-se a orelha 3 vezes ao dia e usar a faixa apenas para dormi , mais como tenho pesquisado e bom usar a faixa duante o dia tbm ..e estou fazendo kkk
    Gostaria de saber , quando voltou a conseguir dormi de lado e começou a sentir confortável em poder tocalas sem sentir dor !?
    Eu adorei o resultado ! Apesar de ainda está inchada e um pouco roxa ..
    No projeto , eles dão a faixa .. Explicam tudo , mais gostaria de saber mais ..
    Obg desde já .

  11. Leonardo! Bom dia!

    Amei suas dicas, estou no primeiro dia pos operatorio e estou quase arrancando esse capacete, pois estou com elas latejando e doendo muito! Mal dormi na primeira noite e isso é pessimo.
    Estou tomando os medicamentos preescritos, porem as dorem permanecem (tem alguma dica de remedio)?
    Parabens pelas dicas, certeza me preocuparei menos com as expectativas. Obrigada!

    • Oi, Karina. Tudo bem?

      Quantos dias você vai ficar com o capacete? Acho que você poderia tirar ele por alguns minutos pra dar uma aliviada nas dores. Em seguida você faz de novo. Ele pode estar muito apertado, por isso você tem sentido dor.

      Sobre os remédios, eu tomei o Ibuprofeno de 600 mg por 4 dias. O Dr. Alexandre também receitou o Paco de 500 mg, mas esse eu só tomei no primeiro dia. Ele é muito bom pra aliviar as dores.

      Eu escrevi um post sobre as dores da otoplastia em que falo sobre os medicamentos que usei. Se você quiser dar uma olhada, o link é esse http://www.cirurgiadeorelha.com/como-sao-as-dores-da-otoplastia/

      Fiquei muito feliz em saber que as dicas têm ajudado você. Muito obrigado!

      Um abraço e boa recuperação!

  12. Meu sonho, mas eu trabalho,sera que se eu fazer nas minhas ferias de 30 dias daria para fazer normal, em 30 dias ja desinchou e ja tirou os pontos?

    • Oi, Willis. Tudo bem, cara?

      Sim, com 30 dias as orelhas já estarão bem desinchadas e você estará sem os pontos. Nem vai parecer que você fez uma cirurgia. Pode fazer tranquilo.

      Um abraço e boa sorte!

  13. Há 11 dias que fiz a cirurgia, fiquei bem preocupada, pois minhas orelhas estão bem coladas a cabeça. O médico informou que com o tempo elas irão descolar e que irão ficar num formato mais natural.
    Essa sua postagem me deu um alívio em ver através de suas fotos que realmente elas mudam com o tempo. Obrigada pelas informações.

    • Oi, Fran. Tudo bem?

      É isso mesmo. No começo elas ficam bem fechadas, mas com o tempo ficam mais naturais. Fica tranquila porque em breve você vai conseguir notar as diferenças.

      Um abraço e boa recuperação!

  14. MUITÍSSIMO OBRIGADO!! Fiz minha cirurgia há uma semana, já estou utilizando a faixa que foi indicada. Logo que tirei o capacete, tomei um susto, simplesmente não conseguia enxergar as orelhas!! Esse era o meu maior medo, de ficar com as orelhas muito coladas à cabeça, agora fiquei mais tranquilizado em relação a isso! Kkk

    • Fala, Lucas. Tudo bem?

      Que bom que as dicas foram úteis para você se tranquilizar. Precisa dar tempo ao tempo e esperar as orelhas se “acostumarem” ao novo formato. Fique tranquilo, blz?

      Um abraço e boa recuperação!

  15. oi gostaria de saber qual foi a clinica que vc fez a cirurgia

    • Oi, Lucileide. Tudo bem?

      Mandei os contatos agora mesmo pra você. Confere lá no seu e-mail, tá?

      Um abraço!

  16. Olá leonardo fiz minha cirurgia dia 8 de agosto 2016 quando tirei o capacete elas estavam coladas e a cartilagem bem saltada “inchada” o volume da cartilagem diminue tambem ? Me ajude por favor

    • Oi, Cezar. Tudo bem?

      Sim, no começo ela fica mais inchada, mesmo. Mas a sua cirurgia ainda está bem recente. Pode ficar tranquilo que o volume vai diminuir bastante com o passar dos dias, tá?

      Um abraço e boa recuperação!

  17. me ajudou muito esatav com o mesmo medo graças a você pude dormir tranquilo apos a tirada do capacete! muito obrigado pela materia, dei muita risadas aqui hahaha

    • Fala, Renato. Blz?

      Que bom que gostou do post! Fiquei feliz em saber que consegui te ajudar de alguma forma.

      Um abraço e boa recuperação!

  18. Oi tem 12 dias que fiz a minha cirurgia. Minha orelha direita tá muito colada.já a direita tá afastada será se quando elas afastarem não vão fica diferente uma da outra?

    • Oi, Diana. Tudo bem?

      Com 12 dias ainda é cedo pra saber. Comigo aconteceu algo parecido, e conforme o tempo foi passando, as orelhas ficaram mais simétricas. Sei que você quer ver suas orelhas iguais, mas sua cirurgia é bem recente. Tenha paciência e aguarde mais um pouco, tá?

      Um abraço e boa recuperação!

  19. Poxa Leonardo, to passando p agradecer, vc me add no grupo sonhar, e eu sair do norte fui até mococa -SP, fiz a cirurgia a um preço super acessível R$1.500, muito obrigada, ainda estou no pós operatório com 17 dias e fiz tbém redução do lóbulo, valeram as dicas, sucesso e que você continue ajudando aos desesperados rsrs, um grande abraço, continue escrevendo…

    • Oi, Bia. Tudo bem?

      Poxa, fiquei muito feliz de saber que você conseguiu fazer pelo Projeto Sonhar! Que bom que deu tudo certo. Como costumo falar por aqui, agora é vida nova. Você vai sentir a diferença na pele.

      Muito obrigado pelas palavras. Vou continuar escrevendo, sim.

      Um abraço e boa recuperação!

  20. Ola , minhas orelhas estao bem coladas mas n as pontas nem em baixo ta mas no meio da onde era o abano é a sim msm ? E depois q retira os pontos elas descolao mais ?me ajude !! “A tenho 24 dias d cirurgia “

    • Oi, João. Tudo bem?

      Suas orelhas vão descolar e ficar com um aspecto mais natural. 24 dias ainda é um tempo muito curto. Elas ainda não adquiriram o formato definitivo. Fique calmo e espere mais um pouco para tirar conclusões sobre o resultado da cirurgia, ok?

      Um abraço e boa recuperação!

  21. Léo, me ajuda ai cara, eu tenho vontade de fazer, mas eu não tenho certeza se preciso, as pessoas não costumam pegar no meu pé por causa das orelhas, nem na escola ou em qualquer outro lugar, mas eu as acho meio descoladas, será que não tem um meio alternativo sem intervenção cirúrgica que com o tempo dê uma coladinha ?
    Obrigado desde já!

    • Olá, Francisco. Tudo bem?

      A única forma de deixar as orelhas mais fechadas é mesmo com a cirurgia. Se você está muito incomodado com as suas, acho que valeria a pena fazer a otoplastia. Eu recomendo para todos que estão em dúvida. O resultado é muito bom.

      Um abraço e boa sorte!

  22. Boa noite,no caso da minha filha hoje com 12 anos e envergonhada com o resultado da primeira cirurgia que colou totalmente as orelhas na cabeça com 8 aninhos de idade e refazendo com o mesmo medico que disse que daria pra consertar, com 9 anos então ela refez e continuou a mesma coisa, hoje com 12 la morre de vergonha, mantem os cabelos cumpridos pra tampar e sinceramente nao sei o que fazer,o sonho dela era so ter uma vida mormal e nao pude proporcionar isso a ela devido a incompetencia de um proficional desqualificado de um dos melhores hospitais das forças armadas do rio de janeiro. Nao entrei na justiça pra nao traumatizar ainda mais minha filha. Dr, nesse caso tem algo que possa ser feito? Algum tipo de cirurgia reparadora de erro medico? Atenciosamente uma mae desesperada.

    • Olá, Gisela. Tudo bem?

      Lamento pelo incômodo que a sua filha está passando.

      Na verdade eu não sou médico, e sim um paciente que fez a otoplastia. Mas vou mandar o contato do meu cirurgião no seu e-mail, assim você pode esclarecer sua dúvida diretamente com ele, ok?

      Um abraço e boa sorte!

  23. Fazem nove dias que fiz a minha otoplastia, quando fui fazer a consulta o médico disse q no início às orelhas iam ficar bem coladas na cabeça e com o tempo ela ia soltando um pouco tomando uma forma mais natural, no entanto não estou vendo isso elas não ficaram coladas na cabeça, na verdade as minhas orelhas não eram taoo tão abano mais me incomodava e por isso resolvi fazer, no entanto a diferença do antes pra agora está muito pequena. Estou completamente triste pois vejo muita gente falando “a minha orelha ficou muito colada..” A minha não está é a tendência é ela sair mais pra fora? Será que vou ter que refazer? Não estou entendo isso

    • Olá, Ana. Tudo bem?

      Olha, 9 dias ainda é um tempo muito curto para você tirar conclusões sobre o resultado da cirurgia. Como eu explico no post, as orelhas vão mudando ao longo do tempo e ficam mais cada vez mais naturais. Fique tranquila e tenha paciência, ok? 😉

  24. Olá, eu gostaria de saber como ficaria o meu caso, que tenho alergia a anestesias??

    • Fala, Daniel. Tudo bem?

      Eu não tenho conhecimentos médicos para falar o que pode ser feito, no entanto, acredito que isso deve ser falado pelo cirurgião no momento da sua consulta de avaliação. Ele deve apresentar alguma alternativa para que a cirurgia possa ser realizada da melhor forma possível.

      Um abraço e boa sorte!

  25. Olá! Fiz a minhá otoplastia, no dia que tirei o capacete ela estava bem colada e tinha uma curvinha na ponta…Mesmo inchada, estava muito feliz. ..pq foi a orelha q sempre quis ter e com direito a “curvinha”e tudo..Mas com o tempo a minha orelha foi descolando e pedi a curvinha na ponta da orelha. A minha infelicidade que além de ter tido orelha de abano elas são grandes de tamanho…E meus lóbulos são abertos…Só que o médico “colou” a orelha. .Só que os lóbulos estão Quinta levantodos. VC acha que consigo fazer retoque e pedir para ele colar ??

    • Olá, Tatiane. Tudo bem?

      Sim, é possível retocar os lóbulos também. O meu cirurgião perguntou se eu queria mexer nos lóbulos e eu optei por fazer. Converse com o seu médico e explique exatamente o que você quer fazer, ok?

      Um abraço e boa sorte!

  26. Oi Leo
    adorei seu Blog me tirou varias dúvidas .Parabéns!!!! Vou fazer minha cirurgia mÊs que vem.
    me add no grupo se for possível. grande abraço.

    • Oi, Thais. Tudo bem?

      Vou adicionar você no grupo.

      Muito obrigado pelo elogio ao blog! 😉

      Um abraço!

  27. Primeiro quero elogiar o blog muito bom me deixou tranquilo, fiz a minha cirugia na segunda dia 21 n tem pontos e tb n estou usando capacete so a faixa, no início fiquei bem chatiado pq estava muito coladas e inchadas e eu queria ver resultados, mas ja estou bem tranquilo pq sei q o resultado so vem com o tempo agora é cuidar direitinho pra ñ ter problemas, mas foram as dúvidas de vcs q esclareceram as minhas e imagino q de muita gente se alguém ai for adm do grupo q falaram ai me add.

    • Fala, Edilson. Tudo bem?

      É isso mesmo, cara. Você precisa esperar mais um pouco para começar a ver os resultados. Ainda está muito recente, já que não completou nem um mês. Fique tranquilo, porque ao longo das semanas você vai ver que as orelhas começam a ficar com uma aparência melhor.

      E muito obrigado pelo elogio ao blog! Fico muito feliz em saber que te ajudei de alguma forma.

      Um abraço e boa recuperação!

  28. Estou muito insatisfeitos com minha otoplastia!! As pontas da orelhas não ficaram coladas na cabeça, ficou esquisito que decepção! Meu sonho viroi pesadelo.. hoje fez 18 dias que fiz a Cirurgia.E pelo que li na internet não tem como refazer a ponta das orelhas, tem alguma maneira de elas voltar a ser como eram?

    • Oi, Aldo. Tudo bem?

      É possível fazer o retoque para deixar as pontas mais fechadas. Você precisa conversar com o seu médico e explicar que o resultado não te agradou. Não se desespere, cara. Existem formas de melhorar o formato das orelhas.

      Um abraço e boa recuperação!

  29. Olá Leonardo, Boa tarde!
    Fiz a minha otoplastia há 5 meses.
    Estou muito insatisfeito por estarem ainda muito coladas na cabeça.
    Você acha que ainda tem chance de voltar ou posso recorrer para um retoque???
    Nem sei se isso é possível também.
    Adorei o seu blog. Parabéns!

    • Fala, Douglas. Tudo bem?

      5 meses já é um tempo em que as orelhas se acomodaram. Acho um pouco improvável que elas possam abrir mais. Você conversou com o seu médico sobre a sua insatisfação?

      Muito obrigado pelo elogio ao blog, cara!

      Um abraço!

  30. Minha cirurgia será dia 2 de janeiro, ansiedade a mil …
    Venho aqui umas 3 vezes por dia pra ler e reler tudo pra ver se acalmo um pouco.
    Parabéns pelo site..

    • Oi, May! Tudo bem?

      Boa sorte na sua cirurgia hoje. Fique calma pois vai dar tudo certo!

      Depois conte a sua experiência aqui no blog, tá?

      Obrigado pelo elogio e por prestigiar o blog.

      Um abraço!

  31. Oi Léo, tudo bom?
    Adorei o seu blog! Muito obrigada por esse monte de informações de qualidade!
    Você poderia me indicar o seu cirurgião? Não consegui encontrar uma clínica com valores abaixo de 6mil. Obrigada desde já.

  32. Fala Leonardo, tudo certo?

    Acabei de fazer minha cirurgia tem 5 dias.
    Estou usando uma faixa de malha, que as mulheres usam para passar maquiagem ou como tiara mesmo, pois achei que pressiona menos a orelha.

    oque você acha? teria algum problema? Obg!

    • Fala, Felipe. Tudo bem?

      Nenhum problema. Essa faixa também pode ser usada no pós.

      Um abraço!

  33. Bom dia Léo!

    Realizei minha otoplastia há dois dias. Vi o resultado apenas quando tirei o capacete e mesmo inchadas, percebi que ficaram coladas, mas o aspecto está natural. Estou muito feliz por ter realizado esse sonho e começar a partir de agora uma vida mais feliz. Gostaria de saber o que mudou em sua vida (formas de se relacionar, humor, auto-confiança, auto-estima, etc.) depois da retirada da faixa recomendada por 30 dias no pós operatório da otoplastia. Estou ansioso por essa mudança de vida. Se puder me adicionar no grupo também, ficarei agradecido. Um grande abraço e parabéns pelo blog!

    • Fala, Willian. Tudo bem?

      Cara, mudou bastante. Muito mesmo, em todos os aspectos. Me sinto uma pessoa totalmente diferente. Hoje sou mais seguro e confiante nas coisas que eu faço. Não é exagero dizer que essa cirurgia mudou a minha vida. Espero que seja assim com você também!

      Muito obrigado pelo elogio ao blog.

      Um abraço!

  34. Eu fiz a otoplastia aqui em Curitiba no ano de 2015 e foi um verdadeiro desastre. Simplesmente minha auto estima acabou, tenho vergonha de sair de casa. Nem no encontros de família eu vou. O doutor somente piorou aquilo que já me incomodava. As orelhas ficaram diferentes uma da outra. Um ficou normal, mas a outra ficou toda retorcida, colada, dolorida e o pior pontuda. Quando olho no espelho vejo a diferença gritante. E o pior eu fico toda hora no espelho, olhando chorando… No primeiro dia após a cirurgia eu fui motivo de chacota no trabalho, até minha mãe falou que ficou diferente. Eu penso toda hora em desistir de tudo. Sempre cresci com esse tormento por causa das orelhas.
    Trabalhei como um condenado, arrumei dinheiro, paguei a vista e o que era ja era um pesadelo para mim (minhas orelhas) tornou-se ainda pior. Agora, eu sou um jovem de 20 anos totalmente deprimido, que pensa seriamente em desistir de tudo por causa de um erro médico.

    • Olá, Allison. Como vai?

      Cara, não existe nenhuma possibilidade de refazer a cirurgia? O que o seu médico falou na época?

      Um dos casos recorrentes aqui no blog é de pessoas que ficam insatisfeitas por conta da assimetria das orelhas. Mas é possível resolver essa diferença através do retoque.

      Antes de pensar em desistir de tudo, tente outras opções. Verifique o trabalho do Projeto Sonhar e do Projeto Orelhinha. Não se entregue, pois há algumas saídas pra você. Procure se acalmar pra pensar nas alternativas.

      Um abraço!

      • Leonardo Vieira,

        Muito obrigado por responder! Eu fiz pelo justamente pelo Projeto Orelinha. E não, ele não chegou a avaliar após a cirurgia em razão da minha falta; eu, no dia de minha volta ao consultório, estava há mais de 2 mil quilômetros longe de Curitiba em razão da morte de minha vó. Mas, após esse episódio, eu entrei em contato com ele, tratei-o com imenso respeito, falei que o procedimento não tinha saído como o esperado.Ele retornou, me respondeu, pediu para enviar as fotos, mas após eu enviar ele sequer voltou a responder meus emails.
        E sim, realmente um dos problemas é a assimetria. Acredito que a orelha direita, basta somente fazer um retoque para aproxima-la mais da cabeça.Ela, a orelha direita, na vdd não me incomoda. O grande problema é a esquerda, que como dito, ficou dolorida e com um aspecto pontudo na parte superior da hélice, e ao mesmo tempo a anti-hélice ficou exposta, e assim deixaram orelhas muito diferentes uma da outra.
        Caso vc possa me tirar uma dúvida eu agradeceria: será que é possível fazer algum procedimento cirúrgico para reduzir a hélice? Eu já pesquisei muito, mas não encontrei nada. Se precisar de eu envio as fotos por email…

  35. Bom dia ! Fiz minha cirurgia no projeto orelhinha em Campinas dia 19 de junho 2017 ficou bem colada mas também ouvi uns depoimentos aí em cima que me me deixaram confiantes que as orelhas abram um pouco.rsrsrs só um pouco
    Paguei 2100 reais , mas já subiram pra 2310 reais esse projeto orelhinha existe em várias cidades grandes do país A pessoa se cadastra no site e no dia marcado assiste a palestra e marca a cirurgia a vista ou parcelada .. e em menos de 1 mes ja fiz a minha
    Eu estou hipercontente..rsrsr Boa sorte e felicidades para vc pessoal

    • Fala, Dirceu. Tudo bem?

      O Projeto Orelhinha é realmente fantástico e tem mudado a vida de muita gente.

      Quanto ao formato das orelhas, é realmente isso que acontece: aos poucos elas vão ficando menos “coladas” à cabeça.

      Muito obrigado pelo seu depoimento.

      Um abraço e boa recuperação!

  36. Boa noite Leonardo Vieira muito obrigado por emprestar um pouco da tua experiência com a cirurgia de otoplastia, essa cirurgia nos deixa realmente receosos. Fiz a minha Otoplastia semana passada e hoje tirei o temido capacete. Realmente percebi que as orelhas se encontram mesmo bem coladas. E já tinha ouvido que elas possuem “memórias” e voltariam a sua naturalidade… Mas ainda assim vim pesquisar na Internet sobre o assunto. Fiquei mais tranquilo, o teu texto me deixou em paz com minha consciência, já que eu temia demais algo do tipo… Mas agora observando as tuas fotos me comprovaram que realmente as orelhas voltam aos seus melhores ângulos, depois do inchaço e da faixa que a protege. Meu amigo, muito obrigado e por favor vai nos informando mais sobre o pós operatório, é um ponto muito incisivo e decisivo pra todos nós. Grande abraço e mais uma vez muito obrigado.

    • Fala, Hamilton. Blz, cara?

      Que bom que você gostou das informações. Fico muito feliz em ter ajudado de alguma forma.

      Espero que as suas orelhas tenham ficado do jeito que você imaginava. Nada como ficar tranquilo e satisfeito com o resultado da cirurgia, não é?

      Grande abraço!

  37. Olá! Primeiramente, parabéns pelo blog! É de grande valia poder acompanhar o procedimento e tirar dúvidas com terceiros. Ainda mais quando o texto é bem feito…

    A minha dúvida é a seguinte: a chance de fazer retoque é maior do que a chance das orelhas permanecerem perfeitas no primeiro procedimento? Sou muito ligada à esportes e minha vida depende disso.. fiz a cirurgia à alguns dias e já sinto que uma delas está se abrindo. Não queria ter que passar por todo o procedimento novamente. Digo, tem chance delas não abrirem? Ou a chance é quase nula?

    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *