Por que as orelhas ficam muito inchadas depois da otoplastia?

No post que publiquei há algum tempo sobre a recuperação da cirurgia de orelha de abano, eu aproveitei para falar um pouco sobre as características do inchaço no pós-operatório. Mas como tenho percebido que a galera tem muita curiosidade sobre esse assunto, resolvi preparar um conteúdo mais elaborado. Nas próximas linhas vou dar mais detalhes sobre como as orelhas ficam depois da operação e também sobre o tempo que elas levam para retornar ao estado normal.


otoplastia-inchaco

Eu separei o inchaço da otoplastia em três partes:

  • Parte 1 – do 1º ao 7º dia
  • Parte 2 – do 8º dia ao 30º dia
  • Parte 3 – do 1º mês em diante

A fase 1 é exatamente quando você está passando pelo período mais delicado do pós-cirúrgico. É aquele momento em que você não sabe direito o que vai acontecer, não sabe se vai sentir dor, se vai conseguir dormir, etc. Além de tudo, é a etapa em que você cria uma expectativa imensa para ver o resultado.

Acredito que algumas pessoas possam ficar desapontadas nos primeiros dias, porque as orelhas passam longe de ficarem parecidas com o que a gente esperava. As minhas ficaram estupidamente inchadas, além de parecer que foram atropeladas por um comboio de caminhões.

Comparando com fotos de outras pessoas, achei que o meu caso foi um dos piores. Essa aqui é uma foto clicada no segundo dia depois da otoplastia, logo após eu ter tirado o “capacete”. Sente só o drama disso aqui. 😥

otoplastia-inchaco-2-dias

A condição do inchaço tem muito a ver com os procedimentos que o cirurgião realiza. Não quero dizer que um médico machuca mais e outro machuca menos, mas sim que cada orelha demanda um cuidado diferente para ser corrigida. As minhas ficaram castigadas assim porque o Dr. Alexandre precisou fazer uma raspagem para “enfraquecer” a cartilagem. Esse foi um dos métodos utilizados para evitar que a orelha abrisse novamente.

Isso sem mencionar que ele também tirou algumas partes da cartilagem, o que por si só, já é suficiente para causar um bom estrago nelas. Depois de tudo o que o doutor precisou fazer, eu achava que ia demorar bastante pra desinchar, mas entre 7 e 10 dias elas já estavam com uma cara um pouco mais respeitosa, como você pode ver aqui na foto. 😅

otoplastia-inchaco-10-dias

A partir desse momento, começa a fase 2 do processo. Embora as orelhas ainda estejam inchadas, você passa a se incomodar muito menos com a aparência delas e já começa a observar as mudanças de formato. Até uns 30 dias depois da cirurgia elas continuam desinchando em um ritmo moderado. Nessa montagem eu mostro a evolução do “desinchaço” até o 30º dia.

inchaco-otoplastia-cronologia

Depois desse período elas já estão mais “secas”, porém, não quer dizer que estejam totalmente estabelecidas. Nessa terceira etapa, o inchaço vai se desfazendo em um ritmo bem lento. Os médicos falam que levam alguns meses para o processo ser concluído por completo. Tipo uns 3 ou 4 meses. Aí vai variar de pessoa para pessoa. Só para matar a curiosidade, eu comparei a foto dos 30 dias com uma atual, quase 6 meses após a minha otoplastia. Dá para perceber que após 1 mês ela já estava bem desinchada, e que ao longo do tempo ela foi se definindo.

otoplastia-inchaco-6-meses

Então é isso. Espero que esse post tenha ajudado você a esclarecer suas dúvidas sobre o inchaço. Se as dicas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você tiver alguma pergunta, pode escrever aqui nos comentários, blz?

Até o próximo post! 👍

Sou jornalista e criei o Blog da Otoplastia em 2015, alguns dias antes de fazer a minha cirurgia. Aqui eu dou várias dicas e conto as experiências que passei com as duas otoplastias (também fiz o retoque). Aproveite os textos e sinta-se à vontade para mandar perguntas! ;)

32 Comentários

  1. Queria que a minha filhinha fisesse, pois a orelhadela e abana e os coleguinhas rir dela, ela tem seis 6 anos vai fazer 7

    • Olá, Ivanice. Tudo bem?

      Acredito que ela já possa fazer com 7 anos. Leve ela para fazer uma avaliação, assim o médico pode explicar direitinho se ela já pode fazer ou se precisa esperar mais um pouco.

      Um abraço e boa sorte pra vcs!

    • Bom dia Ivanice
      Eu tbm tinha esse sonho, junto com meu filho de 08 anos. No último dia 05. Conseguimos pelo Projeto Orelhinha. Graças a Deus agora é só felicidade. Se inscreve lá no Site e boa sorte. Bjão

  2. Olá, tem 20 dias que fiz minha otoplastia e me recuperei bem rápido, o médico logo depois da primeira semana já me recomendou usar a faixa apenas a noite. mas uma orelha está com a ponta bem mais colada que a outra e pontua. sei que vai mudar um pouquinho, mas caso não mude será que se eu fizer uma segunda otoplastia da pra soltar essa que tá com a ponta mais colada? Porque parece que não tem cartilagem pra isso!será que existe um método pra isso?
    Me ajudem tô muito preucupado

    • Fala, Lucas. Blz?

      Cara, acredito que o procedimento a ser feito seria o contrário, ou seja, fechar a orelha que está mais aberta pra que elas fiquem mais simétricas. Mas 20 dias ainda é pouco para tirar conclusões. Aguarde mais um pouco antes de pensar em um possível retoque.

      Um abraço e boa recuperação!

  3. Olá,
    Vou fazer a cirurgia e caso em 70 dias, será que em dois meses já estão boas?
    Quero dizer, desinchadas e melhor que atualmente?
    Obrigada

    • Oi, Thaiana. Tudo bem?

      Sim, com 70 dias elas já estão bem desinchadas e com um aspecto muito bom. Pode ficar tranquila, tá?

      Um abraço e boa sorte!

  4. Vão fazer quase quatro meses que fiz minha cirurgia. As orelhas não estão mais coladas, ainda tenho cicatrizes, o problema ainda é o inchaço, sinto a concha meio inchadinha ainda, e dentro delas também, e a sensibilidade ainda não voltou. O que pode ser?

    • Fala, Thiago. Blz?

      O inchaço e a sensibilidade são os que mais demoram para voltar ao normal. Se você achar que tem algo errado aí, seria legal conversar com o seu cirurgião pra esclarecer as dúvidas. Mas comigo também demorou bastante pra sensibilidade retornar.

      Um abraço e boa recuperação!

  5. Oi. Fiz a minha cirurgia tem 4 dias e está super inchada, mais que as suas. O buraco do ouvido nem aparece. Estou com medo. Será que ta errado isso? So a esquerda inchou assim. Mais alguém ficou assim?
    Abraço

    • Então, Ana. É normal que fiquem bem inchadas. E também é comum que uma fique mais inchada que a outra. Não precisa ficar com medo, tá? E se você achar que algo está errado, é legal falar com o seu médico e pedir uma recomendação, ok?

      Um abraço e boa recuperação!

  6. Cara fiz minha cirurgia tem 3 dias e desde o 3° dia quando tirei a faixa a minha orelha direita so fica sangrando , isso e normal ? nao é uma cachoeira de sangue mais eu coloco as gazinhas e toda hora tenho q trocar porq encheu de sangue , estou meio que com medo disso

    • Fala, Bruno. Blz?

      Cara, com 3 dias já era para o sangue ter parado. Se for possível, acho legal você falar com o seu médico sobre isso. E fique de repouso até normalizar.

      Um abraço e boa recuperação!

  7. Fiquei 4 dias com o capacete de ataduras e tirei hoje. A minha orelha está MUITO mais inchada que a sua. Nem dá pra ver a concha ;/ está bem feio mesmo.

    • Oi, Juliana.

      Isso pode acontecer, mesmo. Depende muito do tipo de procedimento que o médico usou. No meu caso, além de remover pedaços da cartilagem, ele também fez um tipo de raspagem pra enfraquecer ela, aí acabou ficando bastante inchada. Mas fique tranquila, pois nesses primeiros 10 dias a sua deve desinchar bastante.

      Cuide-se!

  8. oi tudo bom?

    Ja tou no 7º dia apos a cirurgia e tenho a cara muito inchada, aconteceu tambem com voçe ? sera normal?

    • Oi, André. Tudo bem?

      Comigo não aconteceu isso. Somente as orelhas ficaram bem inchadas. Suas orelhas estão desinchando com o tempo?

      Um abraço e boa recuperação!

  9. Fiz a cirurgia de otoplastia faz 7 dias, e estava bastante inchado, porém agora melhorou um pouco. Porém na parte de dentro da orelha ainda esta bastante inchado, então comecei a massagear levemente a região e o inchaço está melhorando de acordo com a massagem. Tem algum problema massagear ? Tem risco de o sangue do inchaço ir para o interior da orelha e prejudicar ? Obs: Os pontos estão bem cicatrizados e não sinto dor alguma.
    Vlww

    • Fala, Junior. Tudo bem?

      Não tem problema nenhum. Inclusive você também pode fazer compressa de água quente para amenizar o inchaço, blz?

      Um abraço e boa recuperação!

  10. Oi
    Fiz a otoplastia a 4 dias
    E tá muito inchada e roxa mais que as suas se colocar gelo tem algum problema ?
    Pra ver se desincha um pouco
    To muito preocupada

    • Oi, Jessica. Tudo bem?

      Faça compressa de água quente que também ajuda, tá? Não se preocupe, elas ficam bem inchadas na primeira semana. Logo mais você verá uma melhora.

      Um abraço e boa recuperação!

  11. Olá. …
    Leonardo.
    A minha cirurgia foi realizada a 1semana,fiz só por conta das pontas.
    Minha pergunta é : as suas ao desinchar gradativamente vc percebeu se as pontas foram se aproximando da cabeça ou ficaram mais longe?
    Obrigada.

    • Olá, Camilla. Tudo bem?

      Com o tempo, as orelhas foram se distanciando da cabeça. Logo depois da cirurgia elas estavam bem próximas, e depois foram ficando mais naturais.

      Um abraço e boa recuperação!

  12. Lidiana,

    olá estou no quinto dia da cirurgia minhas estao fechadas, qual seria o tempo
    pra normalizar a abertura?

    • Olá, Lidiana. Tudo bem?

      O tempo pode variar, mas no meu caso, elas foram ficando mais naturais entre 45 e 60 dias. Com cinco dias elas realmente ficam bem fechadas, ainda mais se você estiver usando a faixa. Aguarde mais um pouco, ok? 😉

      Um abraço e boa recuperação!

  13. Fiz a minha cirurgia tem 5 dias estão bastante inchadas e algumas partes pretas,em tela a dor não sentir dor só no primeiro dia que sentir um queimor mais o médico me falou que iria sentir fora isso tudo tranquilo graças a Deus…

    • Olá, Robson. Tudo bem?

      O inchaço nos primeiros dias é normal, mesmo. E essa coloração mais escura deve mudar logo. Fique tranquilo.

      Um abraço e boa recuperação!

  14. Boa noite Leonardo. Usei a faixa desde minha cirurgia só à noite para dormir em vez de integral. Será que fiz mal com isso? A orelha continua com o mesmo resultado de quando tirei.

    • Olá, Mitchel. Tudo bem?

      Essa questão da faixa é bastante relativa. Pelo o que eu andei acompanhando, cada médico orienta de um jeito. O importante é você seguir o que o seu cirurgião recomendou, ok?

      Um abraço!

  15. Oi meu filho feis tem 6 dias mas ele tinha uma maior que a outra então uma está maior que a outra uma está muito inchadas e normal ou deu errado só uma está diferente i e ela que está muito inchadas estou preocupada

    • Olá, Maria. Tudo bem?

      Se as orelhas já eram diferentes antes da cirurgia, elas continuarão assim depois da operação. A otoplastia não interfere no tamanho das orelhas, apenas no formato, ok? O inchaço é normal e vai diminuindo ao longo dos dias. Caso não melhore, entre em contato com o cirurgião para ele avaliar a condição das orelhas.

      Um abraço e boa recuperação para o seu filho!

  16. Buenas, fiz otoplastia e hoje 24/06/18 faz 45 diias que fiz..

    Bem contente, vale a pena o sonho realizado, fiz particular, guardei anos e esperei ter maturidade pra pagar e aguentar… mas vale cada centavo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *