Como usar a pomada de cicatrização para a otoplastia

Fala aí, pessoal! Blz? O assunto que eu escolhi para o post de hoje tem uma importância fundamental para o bom andamento do pós-operatório da cirurgia. Quer dizer, na verdade eu não escolhi falar sobre a pomada de cicatrização da otoplastia exatamente hoje. Dessa vez eu fiz ao contrário e gravei o vídeo antes de preparar o texto para o blog.


Não foi uma coisa planejada fazer desse jeito. É que tive a ideia para postar no blog, aí aproveitei que era fim de semana e já fui garantir a gravação. O vídeo foi feito em um domingo e estou escrevendo em uma sexta-feira.

Aproveitando que eu estou falando sobre vídeos e tal, se você ainda não conhece, dá uma conferida no canal do Blog da Otoplastia no YouTube. Eu comecei a gravar vídeos esse ano e to curtindo a experiência. Sempre que possível vou postar novos materiais por lá. Então assina o canal e deixa o seu jóinha nos vídeos para dar aquela força marota, blz? Pode começar por este que eu gravei para complementar o post. 😉

A pomada

Mas voltando a falar sobre o assunto principal do post, o que eu tenho a dizer é que a pomada foi bastante útil para mim, e tenho certeza que assim será para você. Você já deve estar aí se perguntando qual foi a marca que eu usei, então vou falar rapidão. O Dr. Alexandre receitou a Nebacetin, que você encontra fácil em qualquer farmácia.

otoplastia-nebacetin

Tem a de 15g e de 50g. Na época eu comprei a de 50g e sobrou bastante. Pode comprar a menor porque é suficiente, tá? Se bobear, vai até sobrar também. Agora ela está custando por volta de uns 13 reais.

pomada-cicatrizacao-otoplastia

O que me motivou a escrever esse post sobre a pomada foi o fato de eu ter recebido algumas mensagens de pessoas que não estavam sabendo lidar muito bem com a Nebacetin. Qual era o problema? O pessoal aplicava em uma quantidade maior do que o necessário e a pomada não surtia o efeito desejado. Além disso, ficava ruim até para limpar as orelhas.

Para evitar esse incômodo, a dica essencial que tenho para vocês é: não precisa passar muita pomada! Não precisa, mesmo. Como eu falo no vídeo, apenas uma camadinha fina já é mais do que suficiente. Lembre-se que os cortes que você tem atrás das orelhas são pequenos, então é desnecessário exagerar.

A dica 2 também vale muito a pena seguir. Quando você for aplicar, evite usar os dedos. Use um cotonete que é muito melhor. Pegue um pouquinho da pomada e passe devagar, com bastante cuidado. Assim você consegue espalhar somente na região dos cortes.

O que pode acontecer se eu aplicar muita pomada?

Além de sofrer para limpar a Nebacetin, você também pode retardar o processo de cicatrização. Vou explicar: primeiro você vai aplicar pomada em excesso nas suas orelhas. Em seguida, você vai cobrir as orelhas com a faixa de otoplastia. Aí você vai manter o local fechado e umedecido pela quantidade exagerada de pomada que você aplicou.

Então, em vez de ajudar, esse montão de pomada vai acabar prejudicando a cicatrização dos cortes. Não quero dizer que não vai cicatrizar, mas pode demorar mais e vai acabar atrapalhando o seu pós-operatório. Então, não esquece da primeira dica que eu dei: não precisa passar muito.

Como limpar

Eu também tenho uma dica muito boa que vai te ajudar a limpar a pomada, pois mesmo que você aplique a quantidade ideal, ainda fica um pouco difícil de tirar. Você vai mistura um pouco de sabonete líquido com água em um potinho. Eu usei o sabonete Protex, que é esse aí da foto. Ele é antibacteriano e também foi indicado pelo Dr. Alexandre.

sabonete-protex-otoplastia

Aí você vai pegar um cotonete, mergulhar no sabonete e passar bem devagar para remover a Nebacetin. Lembre-se que a região estará bem sensível, e que você poderá sentir dores no momento da limpeza. Então tenha cuidado. Quando a dor diminuir, você pode substituir o cotonete por uma gaze, blz?

Coloque as dicas em prática

Então essas foram as minhas dicas para você usar a pomada de cicatrização para a otoplastia. Eu fiz esses procedimentos na minha primeira cirurgia e também no retoque, e deu tudo muito certo para mim. Em questão de 10 dias os cortes já estavam bem cicatrizados.

Se você gostou das recomendações, compartilhe com seus amigos na sua rede social preferida ou clique no botão “Curtir” para ajudar a divulgar o blog. E caso você tenha alguma dúvida, pode escrever a sua pergunta na seção de comentários.

É isso aí, pessoal. Um abraço e até o próximo post! 👍

Sou jornalista e criei o Blog da Otoplastia em 2015, alguns dias antes de fazer a minha cirurgia. Aqui eu dou várias dicas e conto as experiências que passei com as duas otoplastias (também fiz o retoque). Aproveite os textos e sinta-se à vontade para mandar perguntas! ;)

2 Comentários

  1. Leonardo, beleza? Tenho uma dúvida: vejo você falando de passar o nebacetin sobre os cortes. Só que meu médico orientou-me a passar merthiolate nos pontos e nebacetin na parte external da orelha. Fiquei na dúvida agora. O que me sugere? Obrigado

    • Fala, Bernardo. Tudo bem?

      Cara, na dúvida você deve seguir sempre o que o seu médico recomendou. Se está funcionando com o merthiolate, continue usando ele, blz?

      Um abraço e boa recuperação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *