Como são as dores da otoplastia

As dores da otoplastia são um verdadeiro temor para quem está se preparando para fazer a cirurgia de orelha de abano. Por mais tranquilo que seja, você sempre fica com essa preocupação na cabeça e espera sentir dor no momento da operação e também no pós-operatório. Algumas pessoas chegam até a adiar a data da cirurgia por não conseguirem lidar com as eventuais dores que virão pela frente. Não sei se tive sorte, mas, felizmente, eu não passei por nenhum grande problema relacionado a isso. Vou contar como foi a minha experiência – que foi muito boa – e espero que te ajude a ficar mais tranquilo para a sua otoplastia.


Dores durante a cirurgia

dores-da-otoplastia

Eu participo de grupos de otoplastia no Facebook e percebo que algumas pessoas têm receio de sentir dores durante a cirurgia. Algumas desejam até fazer com anestesia geral para “apagar” e acordar somente quando tudo estiver terminado. Pode acreditar em mim: não precisa ser tão radical. A anestesia local cumpre muito bem o papel de evitar qualquer dor.

Por sinal, a aplicação do anestésico é o único momento da operação em que você vai sentir dor. São algumas picadas e pronto. Acabou o sofrimento. Claro que cada pessoa reage de um jeito diferente, então pode ser que o efeito de dormência possa diminuir durante os procedimentos. Se isso acontecer, basta você pedir para o seu cirurgião aplicar mais um pouco de anestesia.

Ah, sim! Lembrei agora que também senti dor no pescoço por causa da posição incômoda que precisei ficar durante a operação. Mas foi uma dor bem suportável. Tirando isso, não passei por mais nada que pudesse me abalar. Se quisesse, poderia até ter dormido durante os procedimentos. 💤

Dores no pós-operatório da otoplastia

dores-da-otoplastia

O único momento em que senti dor durante todas as etapas da otoplastia foi logo após o término da cirurgia. O efeito da anestesia estava passando e eu podia sentir as orelhas latejando bastante. Mas bastou eu tomar um Tramal ainda na clínica para resolver o problema. Em questão de 30 minutos as dores se foram e eu pude voltar para casa tranquilo. Não sei se tive sorte, mas depois não passei por nenhum momento complicado. Nem para limpar as orelhas durante o banho ou para fazer os curativos eu tive problemas. Os medicamentos agiram bem e consegui passar sem sustos pelos períodos mais críticos do pós-operatório.

Medicamentos para controlar a dores

medicamentos-otoplastia

Falando em remédios, vou deixar aqui a medicação que tomei para controlar as dores. Essa relação é só para você ter uma ideia geral do que é preciso comprar. Por favor, não vá tomar nenhum desses remédios sem consultar o seu médico. O que serviu para mim pode não servir para você.

  • Antibiótico Cefalexina 500 mg – tomei por 10 dias;
  • Analgésico Ibuprofeno 600 mg – analgésico à base de cortisona (tomei por 4 dias);
  • Paco 500 mg – analgésico com Paracetamol (tomei apenas no 1º dia). Esse remédio o cirurgião me indicou mais por precaução. Se o Ibuprofeno não fizesse o seu trabalho, eu poderia usar o Paco para aliviar as dores;
  • Pomada Nebacetin – usei nos primeiros 7 dias para ajudar na cicatrização;
  • Pomada Drenison – vou usar por 3 meses para reduzir o volume das cicatrizes.

Dores para tirar os pontos

pontos-otoplastia

Dentro de um mês após a cirurgia, você deve retornar ao consultório para tirar os pontos. E como esse post é sobre dor, não posso deixar de mencionar que você pode sentir um pequeno incômodo nesse momento tão esperado. Eu senti uma dor de leve, porém, tem gente que passa por essa etapa sem sustos. Mas não se preocupe. O procedimento é rápido e a dor vai embora rapidinho.

Orelhas doloridas após a otoplastia

dores-otoplastia

Falei que quase não senti dor em todo o processo da otoplastia, mas ainda não mencionei que eles ficam doloridas por um longo tempo. Você não vai correr o risco de sentir dor se não fizer nada de errado, mas experimente bater sua orelha em algum lugar. Ou mesmo levar um esbarrão quando alguém vier te abraçar efusivamente. Vai doer. E você vai “ver estrelas”. 😅

Por conta dos procedimentos da cirurgia, as orelhas ficam doloridas por meses. Tenho 80 dias de operação enquanto escrevo esse post, e ainda sinto dor ao encostar nelas. Essa etapa é demorada, e não há o que fazer. Também não existe necessidade de tomar remédio. Basta esperar e tomar muito cuidado, sobretudo nas primeiras semanas. Preserve suas orelhas e seja feliz.

Essa foi a experiência que eu passei com as dores da otoplastia. Se você gostou das dicas, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você tiver alguma dúvida, pode escrever a sua pergunta na seção de comentários. Um abraço e até o próximo post! 👍

Sou jornalista e criei o Blog da Otoplastia em 2015, alguns dias antes de fazer a minha cirurgia. Aqui eu dou várias dicas e conto as experiências que passei com as duas otoplastias (também fiz o retoque). Aproveite os textos e sinta-se à vontade para mandar perguntas! ;)

32 Comentários

  1. Eu fiz os procedimentos pelo SUS, e graças a Deus fiquei nem menos que um ano na fila e já fui chamada e depois de uns meses fazendo os exames, etc, fui chamada para fazer e
    amanhã estará completando 6 dias que fiz minha cirurgia, nao sei o que há pois no periodo da noite sinto muita dor que preciso imediatamente deitar e dormir para passar, estou tomando os remédios porém acho que nao estão fazendo efeito nessa parte, pois do resto está tudo bem, a cada dia os hematomas vão ficando menor e o inchaço tambem, aguardo ansiosamente pelo dia 11 que sera o dia da retirada dos pontos!! ☺

    • Oi, Fernanda. Blz?

      Que bom que deu tudo certo! Como falei no post, felizmente não tive qualquer problema com as dores. Mas isso varia muito de pessoa para pessoa. Espero que você esteja melhor agora. E a parte de tirar os pontos é uma das melhores.

      Obrigado pelo seu comentário e boa recuperação!

    • Fernanda em qual hospital foi a cirurgia? Queria saber quais locais tem essa cirurgia pelo SUS. Obrigada

      • Boa tarde
        Minha filha fez pelo projeto orelhinha, não é de graça mais fica bem mais barato do que se for fazer particular, eles são profissionais próprios para esse tipo de cirurgia, já tem 3 meses que ela fez e ficou perfeita, vale a pena procurar,

  2. Tenho 3 anos q fiz otoplastia, e tenho sentido dores em uma das orelhas, alguém já ouviu falar em algo do tipo? Teria alguem para indicar pra poder tirarr essa dúvida!?

    • Oi, Lizandra. Tudo bem?

      Como são essas dores que você sente? São pontadas ou as orelhas ficam latejando?

  3. Tenho sentido bastnte dor em uma das orelhas também. Faz 2 anos e meio que fiz a cirurgia.
    A orelha fica latejando e parece que irradia. A sensação é que a orelha está se mexendo. Muito estranho.
    Perguntei pra médica e ela disse que pode ser devido ao processo inflamatório verificado em biópsia (precisei tirar pontos internos que ficavam incomodando sob a pele duas vezes. a segunda delas há cerca de dois meses).

    • Olá, Sarah. Tudo bem?

      Nossa, aconteceu tudo isso depois de 2 anos? Como está sendo esse processo? A inflamação está controlada?

  4. Ola, fiz a minha cirurgia dia 3 de fev, hoje já se completou 4 dias, aparentemente o resultado já está bom, no primeiro dia senti um latejamento em uma das orelhas, e no segundo dia senti na outra, mas tomei os analgésicos, e ainda contínuo tomando, e nao sinto mais dores, incomoda um pouco, mas provavelmente seja por causa da faixa, porque aperta um pouco. Para dormir estou usando travesseiro de pescoço, então está bem tranquilo, estou tendo dificuldades para comer algumas coisas, por exemplo: carne, pão, entre outras coisas, pois não consigo mastigar muito bem, dia 10 já irei lavar o cabelo, e depois de uma semana, já irei retirar os pontos.

    • Oi, Juliana. Tudo bem?

      Que legal que a sua recuperação está sendo boa, tirando a parte da mastigação. Eu só senti um pouco de dor pra comer no primeiro dia, depois foi bem tranquilo também.

      Muito obrigado pelo seu depoimento e boa recuperação pra você!

    • Juliana,Qto vc pagou na sua cirurgia?

  5. Olá
    Boa noite!
    Fiz a ortoplastia há 30 dias , sinto muita dor de cabeça , alguém sente o mesmo?

    • Olá, Karen. Tudo bem?

      Eu tive um pouco de dor de cabeça nos primeiros dias, mas não foi nada tão intenso. Tomava o remédio e a dor passava logo. Com 30 dias não era pra você estar sentindo dores fortes. Seria legal você falar sobre isso com o seu médico, ok?

      Um abraço e boa recuperação!

  6. Olá, eu fiz minha cirurgia ontem, o precedimento ocorreu tudo bem, porém depois que passou o efeito da anestesia, veio umas dorzinha, a noite dormi mal, posição desconfortavel, nenhuma posição ajudava, e ainda passo um pouco de dor, mesmo tomando remédio, estou tomando paracetamol, essa dorzinha não passa de jeito nenhum, eu to achando que é por causa dessa faixa, qurr dizer capacete, logo depois que sai da cirurgia. Será que é normal isso?

    • Oi, Tali. Tudo bem?

      Pode ser o capacete, sim. Ele acaba pressionando as orelhas e pode provocar dor e incômodo. Até quando você vai ficar com o capacete?

      Um abraço e boa recuperação!

  7. Boa tarde acabei de fazer a cirurgia, após a alta vim pra casa e ao chegar em casa sangrou, tá doendo um pouco e a orelha esquerda ficou mais azulada que a direita, mas me preocupa o sangramento é normal? Agora parou será que foi por que mastiguei? Aguardo resposta obrigada

    • Oi, Márcia. Tudo bem?

      Fique tranquila, o sangramento é normal no primeiro dia. Aconteceu comigo também. Mas se não parar, você precisa falar com o seu médico, ok?

      Um abraço e boa recuperação!

  8. Olá! Fiz minha cirurgia ontem dia 16/09/16, no início após a cirurgia, não senti nada, estava super feliz poque não esrava sentindo dores, a única coisa que me incomodava era a faixa que está um pouco apertada, mas quando o efeito da anestesia acabou, meu Deus! Está doendo muito, minha orelha está latejando muito mesmo, até fico pesando… ” Pra quê fui mexer com isso?” Para comer está muito ruim, a sensação que eu tenho é que minhas orelhas estão queimadas e que a qualquer momento elas vão cair, de tanto que está doendo. Pior que nem possl reclamar de dor! Minha cirurgia foi na sexta e só vou retirar o capacete na terça de manhã, pra mim será uma eternidade! 🙁

    • Olá, Cintya. Tudo bem?

      Observe se o capacete ou a faixa não estão muito apertados. Essa pressão que eles fazem sobre as orelhas pode provocar uma dor mais intensa. Se for possível, faça uma adaptação na faixa para deixar ela mais folgada. Eu fiz com a minha e posso dizer que melhorou 100%.

      Um abraço e boa recuperação!

    • Estava aqui lendo os comentários, sou Marci e tenho 26 anos, fiz a cirurgia a 4 dias 21/06/2017 e meeeeu Deus que dor, só acalmou um pouco a dor hoje no 4 dia pq voltei no médico e o mesmo me receitou codeina, juro que achei que eu fosse anormal, as duas primeiras noites sem dormir praticamente nada, ambas as orelhas latejam, mas a direita doi mais, não me ajeito pra dormir, a cabeça tbm doi, a questão de lavar o cabelo foi de boa, lavei no segundo dia com shampoo neutro e foi tranquilo, odeio usar a faixa pq acho que incomoda é doi mais ainda, não to sabendo lidar com esse pós operatório, Espero que pelo menos o resultado seja bom.:(

      • Olá, Marci. Tudo bem?

        O pós-operatório costuma ser tranquilo, mas parece que não está sendo tão calmo pra você, né? Você observou se a sua faixa não está muito apertada? A faixa justa é uma das principais causas de dor excessiva nos primeiros dias. Comigo aconteceu isso e precisei adaptar um extensor nela.

        Espero que esteja melhor agora que o médico receitou outro remédio.

        Um abraço e boa recuperação!

  9. Iai gente fiz a cirurgia a uns 2 anos ja,umas delas após retirat os pontos abriu na madrugada ai dei pontos novamente. Ocorreu tudo bem apesar que ela ficou um pouco aberta devido a ela ter abrido dnv, so que quando ponho a mão precionando ainda sinto dor,fraca mas ainda sinto,como se nao tivesse totalmente cicatrizada. Alguém sabe me dizer oque aconteceu? E se teria como eu ajustar esta orelha dnv

    • Oi, Leandro. Tudo bem? Desculpe pela demora em responder.

      Aparentemente, o ponto pode estar sendo rejeitado pelo seu organismo. Comigo aconteceu algo parecido, mas a diferença é que eu não sentia dor. O melhor a ser feito neste caso é pedir para o seu cirurgião avaliar a situação do ponto. Assim ele consegue dar um diagnóstico e também consegue te dizer se é possível ajustar a orelha novamente. Na dúvida, a melhor opção é procurar o seu médico, ok?

      Um abraço e boa sorte!

  10. Olá boa noite hj dia 17/04/17 fiz a minha cirurgia da orelha e vou confessar enquanto estava com a anestesia tava td bem. Mais depois q saiu estou sentindo mtas dores mt por causa da faixa meu Deus que coisa ruim. Não vejo a hora de tirar essa faixa é horrível.

  11. Quanto tempo durou a sua​ cirurgia?

  12. Gente que boom vejo que muita gente passou legal pela fase pós operatório porém nao e no meu caso agora são 00:05 e estou sem dormir pela dor que estou sentindo que e muito forte a dr pediu para tomara Dorflex coisa que nao estae me adiantando queria era tomar anador que é o mais eficaz pra mim na hora da cirurgia em si nao doeu está doendo agora!Vou ver se compro esses remédios aí!

    • Olá, Sandra. Tudo bem?

      Pois é, as dores variam de pessoa pra pessoa. Tem gente que não sente dor nenhuma e passa bem pelos primeiros dias do pós.

      Não deixe de falar com o seu médico antes comprar os remédios que você citou. Explique a ele que você precisa de medicamentos mais fortes e evite se auto medicar, tá bom?

      Um abraço e boa recuperação pra você!

  13. Faz um ano que fiz minha cirurgia na orelha e até hoje é dolorida é normal?

    • Olá, Edinere. Tudo bem?

      Que tipo de dor você sente? A orelha dói sem que você faça nada ou somente quando você mexe nela?

  14. Fiz a minha ja 10 anos atras e uma das orelhas ainda dói…

    • Olá, Natalia. Tudo bem?

      Procure um médico para avaliar suas orelhas, pois não é normal sentir dor depois de tanto tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *