Como foi o retoque da minha otoplastia

Lá no começo de dezembro eu escrevi um post falando que tive um problema com um dos pontos da minha orelha direita (você pode ler aqui). Lá eu também falei rapidamente que iria aproveitar a oportunidade para fazer o retoque da otoplastia. É que as pontas das minhas orelhas abriram um pouco nos 8 meses após a cirurgia e estavam começando a me incomodar. A cada mês parecia que elas ficavam mais abertas e retornando ao formato antigo. Essa comparação que fiz 5 meses após a operação mostra a diferença.


orelhas-retoque-otoplastia

Não parece muito, mas comparando com uma foto mais distante, a diferença é maior. Nessa foto tirada 7 meses depois da cirurgia, ficou a impressão de que a base acompanhou a ponta e também foi para frente.

retoque-da-otoplastia

Bom, como recebi o aval do Dr. Alexandre para fazer a correção, decidi aproveitar a oportunidade e embarquei em uma nova cirurgia. Hoje faz exatamente 69 dias do retoque e, finalmente, me sinto pronto para contar a minha experiência. Por incrível que pareça, a segunda vez teve mais entreveros do que a primeira, e admito que em alguns momentos cheguei a me arrepender. Vou explicar os motivos a seguir.

Como foi a cirurgia

retoque-otoplastia-como-funciona

Dessa vez o doutor não mexeu na base das orelhas. Foi só da metade para cima. Ele fez os cortes e aplicou os novos pontos para deixar as orelhas mais firmes. Esse procedimentos os médicos chamam de “hipercorreção”. Embora as orelhas estivessem um pouco mais abertas e eu tenha passado pelo problema do fio de náilon rebelde, o doutor me contou que os pontos antigos estavam intactos e nos seus respectivos lugares. Ou seja, internamente estava tudo ok, mas a minha cartilagem parece não ter “aceitado” o novo formato. 😐

Dores durante a cirurgia

Eu contei no texto da minha primeira cirurgia que foi tudo muito tranquilo e sem dores significativas. Mas dessa vez o incômodo foi mais intenso desde a aplicação da anestesia. Isso já foi suficiente para me deixar mais tenso para o restante dos procedimentos. Durante a cirurgia eu pedi para ele reforçar a anestesia várias vezes. Eu senti muito mais dor. Como achava que seria uma cirurgia relativamente mais fácil, acabei desconsiderando a possibilidade de ser dolorido. A operação durou mais ou menos uma hora, mas tive a sensação de ter ficado ali umas três ou quatro horas. 😓 Definitivamente não foi como eu esperava, e ali começou a bater um arrependimento. 

Saindo da clínica

Senti bastante dor logo depois que saí do consultório. Isso me forço a engolir um comprimido de analgésico ainda no caminho para casa. Não tinha água no carro, mas como a dor estava insuportável, tive que enfiar o remédio garganta abaixo. Foi o que me salvou por um tempo. Depois, quando já estava em casa, tomei os outros medicamentos e fiquei mais tranquilo. Mas a dor era insistente e parecia voltar cada vez mais forte. Eu precisei tomar o analgésico de novo, antes do horário estabelecido pelo doutor. Achei que me ajudaria a ter uma noite de sono agradável.

Primeira noite de sono

Dormir foi outro aspecto bem diferente em relação à primeira vez. Dessa vez as dores atrapalharam e eu tive uma noite para esquecer. Mesmo usando a almofada de pescoço (essa aqui embaixo), não conseguia encontrar uma posição e passei a madrugada em claro.

almofada-otoplastia

A única diferença foi na questão da sensibilidade. Dessa vez, as orelhas não ficaram tão sensíveis e eu até conseguia encostar na almofada. Mas a dor da cirurgia trazia uma dor de cabeça imensa, e juntas elas eram praticamente indomáveis. No fim das contas, só voltei a dormir bem depois da terceira ou quarta noite. (Se você quer ver algumas dicas para dormir após a otoplastia, veja esse texto).

Limpeza/curativo

Como já tinha a experiência da primeira otoplastia, essa parte deu para “tirar de letra”. Mas sempre contava com a ajuda da minha namorada ou da minha mãe. Fizemos os mesmos procedimentos: limpeza com sabonete líquido antibacteriano + pomada para cicatrização. Algumas pessoas têm pedido dicas para limpar sem sentir dores, então vou aproveitar para explicar como fiz: como as orelhas estão mais sensíveis nos primeiros dias, você mistura o sabonete com um pouco de água em uma vasilha pequena. Esse sabonete aqui embaixo foi o que eu usei.

sabonete-protex-otoplastia

Aí você tem duas opções: limpar a região com uma gaze ou com um cotonete. No começo a gente limpava com cotonete, mas com a dor diminuindo ao longo dos dias, a gente passou a limpar com a gaze. Limpe muito bem a área dos cortes para evitar infecções. E deixe secar antes de colocar a faixa.

Cicatrização

A pomada é recomendadíssima para acelerar a cicatrização. Eu usei Nebacetin após as duas operações e ela ajudou muito. Em questão de uma semana os cortes já estava cicatrizados. Por falar nisso, fica aqui outra dica: não precisa abusar. Uma camada fina já é suficiente. Se você aplicar muita pomada, a região vai ficar úmida e pode retardar a cicatrização. Sem contar que depois fica mais difícil de limpar. Então controle o uso da pomada, blz?

retoque-da-otoplastia-cicatrizacao

Pontos

Dessa vez não precisei retornar à clínica para retirar os pontos. O doutor usou um tipo absorvível na maior parte das orelhas. Os que não eram absorvíveis saíram sozinhos enquanto eu fazia a limpeza durante o banho. Eles caíram por volta de 30 dias. No geral, foi tudo tranquilo.

Inflamação

Essa parte foi inédita para mim, já que na primeira otoplastia a minha recuperação foi perfeita. O retoque foi no início de dezembro, e durante o mês eu fiz algumas atividades que exigiram um esforço físico maior. Aí quando chegou a semana do Natal, comecei a sentir dor na orelha direita. Quando fui ver, era uma inflamação na área dos pontos que soltava uma secreção amarelada. Eu tirei uma foto para mostrar como ficou.

retoque-da-otoplastia-inflamacao

Precisei entrar em contato com o doutor Alexandre e ele me receitou 10 dias de antiinflamatório. Tomei a medicação, voltei a passar Nebacetin e deixei de fazer qualquer coisa mais pesada. Foi meio que um repouso forçado. Depois de finalizar o remédio, aí sim a inflamação foi controlada e o problema se resolveu. Então, tome cuidado quando você for operado e não faça muito esforço no primeiro mês. Mesmo os esportes é bom evitar. Depois que cicatrizou eu achava que estava tudo indo bem, mas com 20 dias de operado eu tive esse inconveniente. 😕

Cuidados pós-retoque

Além da questão do esforço, também precisei ter outros cuidados após fazer o retoque. Tive que usar a faixa de otoplastia novamente em tempo integral por 15 dias. Eu sempre falo que essa é a pior parte do pós-operatório. Com esse calor que tem castigado a gente no verão, ficar com a faixa na cabeça o dia inteiro foi pior do que as dores e do que a infecção. Mas tem que usar. Ela ajuda na adaptação das orelhas ao novo formato e é essencial na recuperação.

Tirando isso, dessa vez também não usei óculos por um longo período. Nem de o de grau, nem o de sol. Mesmo que não seja um peso daqueles, as hastes fazem pressão sobre as orelhas. E fazer essa pressão por várias horas durante o dia não é muito recomendável. No trabalho, eu ainda consigo enxergar bem sem óculos, então foi mais de boa. O único problema é que depois do expediente eu sempre ficava com dor de cabeça. Mas consegui passar essa fase bem. Como tivemos férias coletivas na empresa e eu só retornei na primeira semana de janeiro, voltei a usar óculos somente um mês depois de ter feito retoque.

Reações pós retoque

Acho legal falar sobre as reações das orelhas porque não lembro de ter citado esse aspecto quando escrevi sobre a primeira cirurgia. Depois do retoque, eu senti uma pressão muito grande nas orelhas, principalmente quando fazia movimentos com a cabeça. Por exemplo: sempre que estava dirigindo eu sentia alguma coisa. Essa sensação demorou mais de um mês para passar. Às vezes também sinto algumas pontadas, principalmente quando o tempo muda e começa a ficar mais frio. Por outro lado, as orelhas ficaram bem menos sensíveis dessa vez, então consegui voltar a dormir de lado muito mais rápido. Fazendo um balanço, acho que o que mais incomodou foi mesmo a pressão. Parecia que as orelhas estavam mais apertadas e que iam se desprender da cabeça a qualquer momento. 😅 Foi bem esquisito, mas felizmente não senti mais.

Riscos

Embora eu tenha feito a cirurgia pela segunda vez, isso não garante que as orelhas vão ficar para sempre no formato atual. O doutor me explicou que tenho a cartilagem muito fina, e isso dificulta mais a adaptação das orelhas. Por incrível que pareça, elas têm a tendência de voltar à posição de abano novamente. Pelo menos nos próximos vezes vou conviver com essa possibilidade. Mas comparando com a primeira operação, agora elas parecem mais firmes.

Vale a pena fazer o retoque?

Falei lá no começo do texto que cheguei a me arrepender de ter feito o retoque da otoplastia. Talvez eu tenha subestimado a operação, pois realmente não esperava sentir tantas dores e passar por um processo pós-operatório mais problemático. E ainda teve a inflamação que também foi bem chata. Mas agora que todos os problemas passaram, eu acho que valeu muito a pena. Eu curti bastante o resultado e estou mais satisfeito agora do que na primeira vez. Se você já fez a otoplastia e está em dúvidas sobre fazer o retoque, te aconselho a conversar com seu médico e considerar uma segunda cirurgia. Os benefícios são muito maiores do que qualquer imprevisto que possa acontecer. 😉

retoque-otoplastia-antes-depois

retoque-otoplastia-depois

Se você tem alguma dúvida sobre o retoque ou sobre qualquer outro assunto da otoplastia, pode escrever o seu comentário aqui embaixo ou mandar pela página de Contato ali em cima. Além disso, você também pode acompanhar os outros posts do blog usando o menu de categorias aqui ao lado. Espero que tenha gostado do post! 👍

Sou jornalista e criei o Blog da Otoplastia em 2015, alguns dias antes de fazer a minha cirurgia. Aqui eu dou várias dicas e conto as experiências que passei com as duas otoplastias (também fiz o retoque). Aproveite os textos e sinta-se à vontade para mandar perguntas! ;)

72 Comentários

  1. oi!

    aiai
    orelhas são boa parte da incomodação da minha vida
    fiz uma otoplastia a 4 anos e de uns tempos pra cá venho considerando fazer um retoque
    fui em outro cirurgião e ele disse que no meu caso ele não se arriscaria fazer, porque tem o risco de que fique pior do que já está. Fiquei com medo desse pior…e também fiquei MUITO chateada…choro bastante por isso…esse cirurgião me recomendou consultar com a cirurgiã que fez minha otoplastia pra considerar um retoque
    mas tenho medo de ela dizer a mesma coisa, que não dá pra fazer =/
    por outro lado fico pensando no resto da minha vida, já que sinto dores na orelha esquerda e isso incomoda…parece que ela está descolando aos poucos
    mas acho que vou criar coragem e procurar a cirurgiã que fez, pq quero muito “ser normal”

    • Oi, Mariane. Tudo bem?

      Primeiro de tudo: você precisa manter a calma. Se você está incomodada com suas orelhas, converse com a sua cirurgiã e marque uma consulta pra ela fazer uma avaliação. Ninguém melhor do que ela pra falar se você pode fazer o retoque ou não. Não tenha medo. Se você não está satisfeita com o resultado e não houver nenhuma contra-indicação da parte médica, vá em frente e faça o retoque. Além disso, ainda tem a questão da dor. Você precisa ver isso, ok?

      Um abraço e boa sorte pra você!

  2. Boa noite!
    Fiz a cirurgia tem quatro dias, e agora fiquei com um novo receio após ler esse post, o de as orelhas voltarem pra onde não deviam.
    Meu médico me disse q as orelhas podem voltar um pouco, mas nunca como antes. Ele me disse tbm que é imprescindível usar a faixa por 3 meses, o que faz algum sentido, diante do seu caso em que a orelha abriu um pouco novamente.
    Acredito que essa questão dá memória que a cartilagem possui é muito mais complexo do que imaginamos, (isso me fez lembrar de quando fizeram uma orelha há muito tempo atrás).
    Pretendo usar essa faixa por um bom tempo.rsrs

    • Fala, Thiago. Blz?

      Esse sempre foi o meu maior receio, que por sinal, acabou se concretizando. Realmente a memória da cartilagem é um dos pontos que mais pega. Se a orelha quiser voltar pro formato anterior, não há nada que possa impedir. Mas já faz 3 meses que fiz o retoque e elas estão bem firmes. Acho que agora vai!

      Ah! Use a faixa pelo tempo que for necessário. Ela ajuda bastante.

      Um abraço e boa recuperação pra você!

  3. Muito bom seu post, essas dores que vc descreveu eu senti na primeira cirurgia, e ja li outro caso que teve mais dor na primeira do que no retoque, cada corpo é singular, não tem como sabermos qual vai doer mais ou menos pra tomar alguma decisão, tem que querer e ter coragem pra arriscar… Seu resultado ficou ótimo !!

    • Pois é, Tatiane. É exatamente isso que acontece, cada corpo reage de um jeito.

      Eu decidi fazer o retoque porque a minha primeira experiência tinha sido muito tranquila, então achei que a segunda vez seria de boa também. Mas acabei sendo surpreendido e senti dores mais fortes. Não me arrependo de ter repetido, mas não posso negar que foi meio tenso.

      Um abraço!

      • Boa noite,
        Na questão de valor um retoque sair por quanto? Sendo que minha cirurgia tem 2 anos e só uma das orelhas abriu mais que a outra.

        • Fala, João Paulo. Blz?

          O retoque eu paguei mais ou menos 30% do valor da primeira cirurgia.

          Um abraço!

  4. Fiz a primeira cirurgia em dezembro/15 e após os 3 meses recomendados pelo médico fiz o retoque (dia 24/03/16). Estou na fase mais “punk” do pós que pra mim é o uso da faixa. Na primeira cirurgia senti muita dor, muito incômodo e mesmo usando a faixa 24hrs na consulta de retorno com 14 dias (para retirar os pontos) a orelha esquerda que sempre foi mais abanada já estava bem aberta e o médico já marcou o retoque. Estou quase enfaixando a cabeça de novo, porque com o capacete sempre foi tranquilo agora essa faixa me dá pavor. Desde que operei não consigo dormir de tanto incômodo que sinto usando esta faixa (coça, sai do lugar, aperta a nuca,uma tortura). A orelha direita ficou perfeita, agora estou naquela ansiedade (medo mesmo) da esquerda abrir novamente.

    • Olá, Aline. Tudo bem?

      Pra mim a parte da faixa também foi a mais chata (de longe). Nas duas cirurgias foi o que mais me tirou do sério. Mas será que a sua não está muito apertada? Eu fiz uma ajuste na minha faixa pra deixar ela um pouco mais folgada e diminuiu muito o incômodo. Melhorou uns 80%.

      Quando fiz o retoque também fiquei com esse medo de uma orelha abrir mais que a outra, mas já vai fazer quatro meses e até agora não aconteceu nada fora do normal.

      Quanto às dores, a segunda vez foi muito pior que a primeira. Quase me arrependi de ter feito o retoque por conta disso.

      Um abraço e boa recuperação pra você!

  5. Completando o comentário anterior: desta vez não senti absolutamente nenhuma dor. As orelhas não estão tão sensíveis e neste aspecto infinitamente melhor que na primeira vez.

  6. Ola
    Eu fiz a cirurgia dia 21/03/16 pelo sus
    E infelizmente nao ficou como o esperado e sinto q esta cada vez pior
    Nao sei se o sus faz o retoque
    Alguem sabe e poderia me dizer por favor.. meu rettorno e so dia 31/05 estou desesperada…

    • Olá, Gi. Tudo bem?

      Infelizmente não sei te dizer se o SUS realiza o retoque. Você não pode retornar ao hospital onde foi operada para esclarecer essa dúvida?

      Lamento muito que não tenha ficado como você esperava, mas te desejo sorte para conseguir resolver.

      Um abraço!

  7. E ai Leonardo blz, entao hj completa 35 dias que fiz minha otoplastia e a minha orelha esquerda na perte de cima ta mais aberta e a esquerda mais fechada e normal, sera q com os 6 meses q a cicatriz amadurece ela vai abrir mias um pouco?

    • Fala, Fernando. Tudo bem?

      Então cara, pode ser que elas fiquem mais iguais, mas não é possível dar certeza. Comigo foi assim: logo depois da cirurgia, uma ficou mais aberta do que a outra. Conforme o tempo foi passando, elas foram se igualando. Mas levou um bom tempo pra isso acontecer, tipo uns 3 meses.

      Um abraço e boa recuperação!

  8. Olá amigo, tu pagou de novo para fazer o retoque? mesmo valor ou menos?

    • Fala, Eu. Blz?

      Paguei sim, mas foi só para cobrir os custos com os materiais. Foi um valor bem menor.

      • muito obrigado, tenho 21 anos, penso em nós proximos 2 anos fazer a cirurgia, mais fico com receio de elas ficarem pior, pois são um pouco aberta mais não ao extremo como algumas pessoas, e tem esse risco de voltar ao normal, o ter que fazer retoque!

  9. Ola … .
    Como tinha dito no comentario acima… n gostei do resultado..estou mt mal.. n tive o retorno ainda… gostaris q vc me acalmasse… to c 45 dias d cirugia e sem coragem d tira a faixa..

    • Oi, Gi.

      Por favor, me fala o seu e-mail pra eu poder entrar em contato com você.

  10. Ola Leonardo,

    Tem 6 anos que fiz minha otoplastia mas agora estou achando que minhas orelhas estão voltando. Pensei em fazer o retoque, no entanto alem de não ter mais o contato do medico, ainda tenho pontos da cirurgia, o que me deixa um pouco receosa. Você conhece algum cirurgião no RJ pra indicar?
    E você sabe me dizer se é verdade que cabelo atras da orelha e uso de óculos influenciam para orelha voltar a ser de abano? E caso eu volte a usar faixa todo dia, existe chances dela recuar? rs
    bjs

    • Oi, Gabriela. Tudo bem?

      No Rio eu não tenho ninguém pra indicar. Vou ficar te devendo essa. Mas acho que você não deve ficar com medo de fazer o retoque. Eu sempre falo aqui o seguinte: se você não estiver satisfeita com o resultado, então considere fazer o retoque. Acredito que você vai se sentir muito melhor depois. Comigo foi assim e não me arrependo.

      Sobre o cabelo e o uso de óculos, eu sei que isso pode influenciar apenas nos primeiros dias depois da cirurgia. Os médicos pedem para evitar quando a otoplastia é recente. Quanto à faixa, ela só vai manter as orelhas mais recuadas momentaneamente. Depois de um tempo, elas retomam a posição natural.

      Espero ter respondido o que você quis saber.

      Um abraço e boa sorte!

  11. Olá, fiz a minha cirurgia já faz uns 2 anos,pelo tempo que fiz elas não abriram muito não ,mas porém uso a faixa toda noite antes de dormir, ela realmente ajuda bastante,mas tenho vontade de fazer o retoque porque minha orelha não tem o contorno perfeito e isso me incomoda.

    • Olá, Starley. Tudo bem?

      Se a orelha ainda te incomoda, acho que vale a pena fazer o retoque. Eu pensei bastante antes de fazer a segunda cirurgia e hoje tenho a certeza de que tomei a decisão certa. Me sinto mais satisfeito.

      Uma abraço!

  12. Oi Leonardo, fiz a otoplastia dia 02 de maio, mas junto com rinoplastia e o médico retirou cartilagem da orelha para o dorso do nariz. Bem, inicialmente achei que nunca mais iria colocar o cabelo atrás da orelha rs de tão colada que ficou. Agora pasme! Meu médico não recomendou o uso da faixa, disse que os pontos seguravam… Bom, acho até que sim, minha cicatrização foi tranquila, como fiz rino a orelha foi a menor das minhas preocupações…só que agora percebo que a orelha esquerda tá ficando abaninho ( era ela meu pior pesadelo) e por outro lado, onde eu sempre enfiei minha cabeleira do zezé atrás e acho que voltei cedo demais com o velho hábito. Bem, ainda sinto elas esquisitas e às vezes coçam, enfim, contei brevemente minha longa história rs pra saber se sentiu coceira tb, agora estou usando a pomada Contractubex na cicatriz da retirada de cartilagem que ficou horrível aff mas elas têm coçado bastante, atrás, na frente, às vezes as esfrego quase toda aff

    • Oi, Laura. Tudo bem?

      Sobre a coceira, eu senti também. Mas foi apenas na primeira semana e não foi tão intenso. As orelhas costumam coçar porque estão cicatrizando, é normal.

      Quanto ao uso da faixa, é verdade que cada cirurgião dá uma recomendação. Se ele não achou necessário, acredito que você pode confiar.

      Nas primeiras semanas após a otoplastia é bom evitar colocar o cabelo atrás das orelhas, assim como o uso de óculos. Esse peso pode acabar forçando as pontas das orelhas para baixo. Fique atenta.

      Sobre o grupo do WhatsApp, ele não é meu, mas é totalmente sobre otoplastia. Me manda o seu contato por aqui que eu passo para a adm do grupo, tá?

      Um abraço e boa recuperação!

  13. Oi
    Fiz minha otoplastia há 9 meses, estou feliz com o resultado, porem gostaria de fazer o retoque. O seu cirurgião cobrou o mesmo valor da primeira cirurgia ?

    • Oi, Gabriele. Tudo bem?

      Não, para o retoque foi um valor inferior. Precisei cobrir apenas os custos da clínica.

  14. Ei parceiro me coloca no grupo no whatsapp.

    queria saber umas coisas sobre a cirurgia.

    • Fala, Carlos. Blz?

      Já mandei o seu contato pra administradora do grupo. Em breve ela vai adicionar seu número, blz?

      Um abraço!

      • Poderia me colocar no grupo também?

        • Fala, Borba. Claro que sim!

          Manda o seu contato por aqui mesmo (não vai ser publicado).

          Um abraço!

  15. Olá.. fiz a cirurgia a 1 ano e 1 mês… e tive a mesma sensação de que a ponta da orelha tava voltando e como tive um problema em um ponto justamente na parte que está voltando… acho q influenciou pra abrir. Achei que poderia ser coisa da minha cabeça.. mas olhando sua foto fui procurar a minha e realmente se moveu.. Na época o médico me disse que as vezes poderia ocorrer a necessidade de um retoque.. mas depois da experiência que se passa, pois dor é inevitável, fui pesquisar na internet sobre o retoque na orelha e achei vc.. pensei muito antes de retornar… Obrigado por passar sua experiência que me ajudou a ter mais certeza do que eu quero… a consulta tá marcada pra dia 31/08/2016..

    • Oi, Lilian. Tudo bem?

      Como eu costumo falar sempre aqui no blog, se a cirurgia não foi como o esperado, então é melhor considerar o retoque. Eu acredito que vai fazer bem pra você, já que você não está totalmente satisfeita.

      Um abraço e boa sorte! 😉

  16. Oi Bom dia! Estava procurando sobre isso na internet e me deparei com teu blog, gostei bastante. Bem esclarecedor.
    Mas estou bem preocupada pois desde o início percebi que as orelhas não ficaram iguais fiz em fevereiro deste ano e aos poucos a minhs orelha esquerda foi vindonpra frente e a outrq ficou perfeita, a direita. E agora vi que falou em um dos posts. Acho que aconteceu algo com o ponto interno desta orelha a esquerda. Estou muito preocupada. Tenho medo que ela venha mais ainda pra frente. Sei que não tem como atingir a perfeição mas me encomoda pois ela tem formato bem diferente e esta bem pra frente. Vou ao médico sexta. o que me diz?
    Obrigada.

    • Oi, Francieli. Tudo bem?

      Bom, eu acho que você está fazendo a coisa certa procurando o médico. Se você não está satisfeita, acredito que vale a pena fazer o retoque para deixar as orelhas mais simétricas. Eu não fiquei 100% satisfeito com o resultado da minha cirurgia, então achei melhor fazer de novo. O resultado da segunda foi bem melhor e com certeza fiz a escolha certa.

      Um abraço e boa sorte!

  17. eae, leo blz ?
    Atualmente suas orelhas tão normais ?

    • Fala, Vitor. Blz?

      Estão sim, cara. Já faz 1 ano e 4 meses que fiz a primeira cirurgia e 8 meses que fiz o retoque. E elas ficaram muito boas.

      Um abraço!

  18. Boa tarde!

    Primeiramente, parabéns pelo blog! É uma ótima iniciativa e com certeza ajuda e ajudará muita gente!

    Acaso você tem algo a dizer sobre cirurgias que não deram certo? Faz 7 dias que fiz a minha, minha recuperação foi ótima, só que minhas orelhas ficaram literalmente coladas na cabeça! (não vi na net nenhum caso semelhante, o médico “colou” as bordas da parte central das orelhas na minha cabeça! E se não bastasse eu não ter mais as bordas, numa delas a cicatriz ficou grotescamente aparecendo para fora da orelha, e na parte de baixo ficou toda repuxada!) Tô desesperada! Marque a revisão para daqui duas semanas, e estou com medo de o médico, ou não ter o que fazer, ou não querer fazer nada (me enrolar). Eu fiz a cirurgia porque vou me casar daqui a seis meses… =( E agora, ainda que quiser sair de cabelo solto, como fiz a minha vida inteira, não tenho a borda para dar uma segurada. Alguma sugestão se o médico se esquivar de querer concertar minha orelha? Por favor me ajude.

    • Olá, Daniela.

      Muito obrigado pelo elogio ao blog. Fico muito feliz em saber que te ajudei de alguma forma.

      Minha sugestão é você expor tudo o que está te incomodando. Fale que o resultado ficou longe de atender suas expectativas e que a cicatriz também não agradou. Deixe claro que você gostaria de fazer o retoque, pois não está se sentindo bem.

      Eu acredito que ele não vá recusar seu pedido, mas muito provavelmente ele vai pedir mais um tempo para poder ver a reação das orelhas. É provável que elas comecem a ficar mais naturais após o primeiro mês, mas você vai precisar ter paciência para esperar.

      Espero que dê tudo certo.

      Um abraço e boa recuperação!

  19. Oi Leonardo

    Fiz em março minha cirurgia, a esquerda ficou perfeita, mas a direita foi voltando aos poucos, e hoje está idêntica à época que operei, ela voltou totalmente.
    Queria saber se quando você fez o retoque, elas se firmaram? Ou voltaram um pouco? Ou muito?
    Vou fazer o retoque da direita em janeiro, mas tenho medo de acontecer o mesmo novamente..
    O seu retoque deu certo?

    Abraços

    • Oi, Jessica. Tudo bem?

      Sim, depois do retoque elas finalmente se firmaram e não voltaram nada. Eu também tinha o mesmo medo, mas assim como você, decidi fazer o retoque porque estava insatisfeito. Já faz um ano e deu muito certo. Hoje eu escrevi um post sobre isso. Se quiser ler, o link é este: http://www.cirurgiadeorelha.com/um-ano-do-meu-retoque-da-otoplastia/

      Procure ficar tranquila e concentre suas energias para que o retoque seja bem sucedido, ok?

      Um abraço e boa sorte!

  20. Nossa maior tristeza da minha vida criei tanta expectativa e esperei tanto para fazer essa cirurgia e logo depois que fiz foi uma decepção total logo quando tirei a faixa eu vi que não tinham ficado nem próximo do que imaginei estavam as duas pra fora com uma diferença pouca do que era antes ainda tive esperava de modificar um pouco e melhorar porém já fizeram 3 meses que fiz e elas saíram mais pra fora, semana passada fui no médico que operei falei que não gostei do resulto que achei q um ficar mais pra dentro ele riu dizendo que ” se ficasse mais pra dentro eu não iria conseguir nem usar óculos, ainda disse q não tem como mexer mais se não corre o risco de ficar assimetria deformada!! Toda hora que olho no espelho tenho vontade de chorar somente!

    • Oi, Ana. Como vai?

      Não entendi porque o seu médico falou isso. A assimetria pode ocorrer, mas não quer dizer que você não possa fazer o retoque por conta disso.

      Se você não está feliz, acho que você deve conversar com ele e insistir para fazer o retoque. Mostre comparações de antes e depois e explique por que você não está satisfeita. Se for o caso, procure outro cirurgião, mas não fique convivendo com essa frustração.

      Acredito que há solução para o seu caso e que você deve fazer o retoque quando puder.

      Um abraço e boa sorte!

  21. Oi Leonardo Vieira,fiz uma otoplastia há uns 2 anos e não tive problemas no pós operatório, mas de 2 meses pra cá, estou sentindo muitas dores na orelha esquerda e eu não sei o que eu faço, porque nem passava mais pela minha cabeça, voltar ao cirurgião plastico tão cedo, mas se as dores continuarem vou ter que ir.

    • Oi, Alessandra. Tudo bem? Desculpe pela demora em responder.

      Como você está agora? As dores diminuíram? Realmente não é normal sentir dores depois de tanto tempo.

      Sei que você falou que não gostaria de voltar ao cirurgião, mas em casos como o seu, o melhor a ser feito é procurar o médico. Somente ele pode detectar a gravidade do problema, ok?

      Um abraço e boa sorte!

  22. Boa noite fiz otoplastia a 5 anos agora estou sentindo um incômodo na orelha direita os fios dos pontos que ficaram estão saindo e inflamados . Será que dá para tirá los

    • Oi, Valdiceia. Tudo bem? Desculpe pela demora em responder.

      Você precisa ir ao médico para que ele possa avaliar a situação dos pontos. Não retire por conta própria, ainda mais que estão inflamados. Procure um cirurgião, ok?

      Um abraço e boa sorte!

  23. Boa tarde… Eu fiz minha otoplastia pelo projeto orelhinha há 6 meses, no meu ultimo retorno a médica identificou que minha orelha começou a voltar a ser de abano. Ela marcou para fazer meu retoque, porem não sera feita outra cirurgia, ela disse que sera apenas uns pontinhos com anestesia local, nem precisa de todos aqueles procedimentos antes da otoplastia. No seu caso você operou de novo né???

    • Oi, Luiza. Tudo bem? Desculpe pela demora em responder.

      Sim, no meu caso eu fiz a cirurgia novamente. Mas pode ser que a sua orelha tenha voltado menos do que a minha, por isso não será necessário operar de novo. Espero que dê tudo certo e que você fique satisfeita após o retoque.

      Um abraço e boa sorte!

  24. Oii, tudo bem???

    Como está sua orelha hoje? Quanto tempo tem deste o retoque?

    Eu fiz a cirurgia ha um ano e meio. A orelha direita que é mais aberta voltou ao normal, quero fazer o retoque, mas tenho medo dela voltar novamente. Já a orelha esquerda ficou perfeita!

  25. Cara, fiz a cirurgia há um mês e estou muito triste. Eu sempre quis cortar meu cabelo mais curto e, quando fiz a otoplastia, estava feliz porque, enfim poderia fazer isso. Porém, desde que meus pontos foram retirados, percebi que minhas orelhas continuam abertas, não como antes, mas ainda abertas. A cada vez que tomo banho e me olho no espelho com o cabelo molhado fico ainda maia triste. Me arrependo amargamente por ter feito a cirurgia, mas ainda tenho uma esperança, vou ao retorno na próxima semana e espero, sinceramente, que ele me ofereça o retoque. Por fim, gostaria de lhe agradecer pelas matérias que você postou no blog, são ótimas.

    • Oi, Matheus. Tudo bem?

      Cara, não fique assim. Se você não ficou satisfeito com o resultado, é possível fazer o retoque futuramente.

      Você disse que teria o retorno com o seu médico. Como foi a consulta? É importante você deixar claro que não ficou como você esperava, assim ele pode te compreender melhor.

      Eu também fiquei desesperado quando percebi que as minhas orelhas estavam abrindo de novo, mas fiz o retoque e elas ficaram muito boas. Hoje me sinto muito melhor.

      Um abraço e boa sorte!

  26. Olá! Fiz minha Oto a 1 ano atras, a orelha direita inflamou e desde o dia que operei sinto dores nas orelhas , principalmente na esquerda, tenho dificuldades pra dormir pois durmo de lado,e quando consigo dormir acordo muitoooo cedo com as malditas dores nas orelhas… elas voltaram 99% a posição de abano , estou muito decepcionada e isso me deprime.. tenho medo de fazer o retoque e elas voltarem …. vou visitar meu medico no próximo mês , vamos ver… Parabéns pelo conteúdo , está maravilhoso!

    • Oi, Anny! Tudo bem?

      O que o seu médico falou sobre as dores. Em quase dois anos de blog, você é e primeira pessoa que relata esse problema de sentir dor por 1 ano.

      Lamento que elas tenham retornado à posição de abano. Passei por isso e sei como é desesperador. Mas acho que você não deve ficar com medo de fazer o retoque. Faça sim porque vale a pena. Vai te ajudar a deixar para trás esse sentimento de decepção.

      Muito obrigado pelo elogio ao blog! Fico feliz em saber que o conteúdo te ajudou de alguma forma.

      Um abraço e boa sorte!

  27. Oii, tudo bom?
    Eu fiz a minha cirurgia há 17 dias atras e percebi que uma orelha está mais aberta na ponta do que a outra, que esta mais fechadinha. Será que isso é um mal sinal? Não queria reparar.. porque o pos é bem chatinho…

    • Oi, Jenifer! Tudo bem com você?

      Olha, uma pequena assimetria é normal no começo. Pode ser que uma esteja mais inchada do que a outra, e aí rola uma diferença. Com 17 dias ainda não é possível saber o resultado definitivo. Quando fiz a minha otoplastia, as orelhas estava diferentes nas primeiras semanas e foram se acertando aos poucos.

      Eu escrevi um post sobre a diferença das orelhas, e seria legal que você lesse. O link é esse: http://www.cirurgiadeorelha.com/as-orelhas-ficaram-diferentes-depois-da-otoplastia-e-agora/

  28. Oi Leonardo, depois do retoque ela voltou a abrir?

    • Fala, Lucas! Blz?

      Foi tudo bem depois do retoque. Faz 1 anos e 2 meses e elas continuam bem fechadas.

      Um abraço!

  29. oii queria saber se dps que eu fizer a cirurgia se eu cuidar direitinho dela , nao tem como ela voltar na forma de abano ne ?

    • Fala, Gabriel. Tudo bem?

      A chance de voltar existe para todas as pessoas, mas ela é bem pequena. Fique tranquilo e faça a cirurgia com pensamento positivo.

      Um abraço!

  30. Olá

    Fiz minha cirurgia a 3 anos e ainda sinto dor em uma orelha, e tem um furo do tamanho de um brinco, mais ela continua no mesmo lugar.
    Tenho medo de precisar fazer tudo de novo, mais pelo jeito vai ser necessário.

    • Olá, Kethelin. Tudo bem?

      Olha, sentir dor depois de 3 anos não é normal. E esse furo também pode ser sinal de que algo não está certo. Você já procurou um cirurgião para avaliar a condição das suas orelhas?

  31. Parabéns pelo blogs, então tem 35 dias que fiz a cirurgia pelo orelhinha, os primeiros dias foi um pouco ruim, e no dia que retirei a faixa (capacete) fiquei muito feliz, só que a partir do 30° dia, elas abriram na parte superior, e foi do nada, minha esposa fica com receio de eu fazer o retoque, mas o seu blog me incentivou bastante, o proj orelhinha disse que tenho que esperar 90 dias do pós operatório.
    Na verdade eu queria fazer logo, até pq o que sempre me incomodou foi a parte de cima da orelha.

    • Fala, Rodolfo. Tudo bem, cara?

      Então, eu acho que se você está insatisfeito com o resultado da cirurgia, deve fazer o retoque sem pensar duas vezes. É muito melhor dar uma segunda chance do que ficar pensando todos os dias que as orelhas não ficaram como você gostaria. Espere o tempo determinado pelo Projeto e faça novamente. Tenho certeza que você vai se sentir melhor.

      Um abraço e boa sorte!

  32. ola, tubo bem?
    faz mais ou menos um ano e um mes da minha cirurgia.
    a minha orelha direita sempre foi mais mole e há algum tempo percebi a pontinha abrindo, mas agora percebi que voltei a dormir com ela pra frente. antes da cirurgia, quando dormia, dormia com ela pra frente, pois de tao mole, qndo eu me virava, ela dobrava junto, essa noite percebi que isso voltou a acontece.
    confesso que estou em desespero, pois senti todas as coisas ruins na primeira cirugia, que vc sentiu no retoque e aquela faixa realmente me da calafrios, até hj meu cabelo tem uns fios quebrados, que eu percebo que já cresceu, por causa da famigerada faixa.

    queria saber qnto vc pagou no retoque e se agora depois de um tempo, ele voltou a abrir.
    obrigada!

    • Olá, Thaiana. Tudo bem?

      Eu juro que não lembro o valor exato do retoque. Mas foi entre R$ 650 e R$ 750. Eu fiz há 1 ano e 8 meses, e até agora as orelhas continuam com o mesmo formato. Valeu muito a pena!

      Um abraço!

  33. Oi!! Fiz a minha oto tem 5 anos e de um ano pra cá os pontos começaram a sair, e o lado esquerdo a orelha abriu bastante e atras está os pontos preto.Tem dias que não posso encostar o dedo que já incomoda. Não sei se faço o retoque ou retiro tudo e volto a ter as orelhas de antes, esse o dilema ,pois tenho medo de ser rejeitado novamente e ao mesmo tempo me sentia feliz em poder prender os cabelos.

    • Fala, Cris. Tudo bem?

      Eu recomendo que você faça o retoque. O cirurgião vai poder retirar os pontos e fazer tudo de novo. Acho que é a melhor alternativa.

      Um abraço e boa sorte!

  34. Oi Leonardo!Adorei sua página! Fiz a cirurgia há uns sete anos, eu tinha uma orelha muito maior que a outra (muito mesmo!). Fiquei frustada porque a que era maior ficou igual a que era menor e a que era menor ficou muuuito menor (deu pra entender? rs). Ou seja, eu tinha uma assimetria muito grande que me incomodava e continuei com ela. Além disso, tenho até hoje essa pontinha que você falou que o médico tirou (acho que um nylon). Achei que era normal, mas pelo visto não é, né? Tenho essas pontinhas dos dois lados e me da muita agonia e um pouco de dor quando passo o dedo nelas.
    Minha dúvida é a seguinte: Você ainda sente algum incômodo nas orelhas? Sua sensibilidade hoje é normal? Porque eu não tenho a mesma sensibilidade de antes, quando passo a mão na parte de trás da orelha ainda sinto dor.
    Desculpe por me prolongar… Espero que você possa me responder 🙂

    • Oi, Larissa. Tudo bem?

      Consegui entender a sua situação, sim. Você já tinha uma assimetria e ela não foi resolvida depois da otoplastia, né? Acho que esse é o primeiro caso que vejo aqui de uma diferença tão grande. O que o seu médico falou sobre isso na época?

      Quanto às pontas do nylon, elas até são normais, desde que não provoquem dores. A minha pontinha voltou mesmo depois da otoplastia. Mas como elas não causam dores, eu até esqueço que elas existem.

      Sobre a sensibilidade, ela voltou a ser a mesma de antes da cirurgia. Levou um bom tempo para recuperar, tipo uns 6 meses, mas felizmente não tive problemas com isso.

      Acho que depois de tanto tempo da sua otoplastia, eu recomendo marcar uma consulta para um cirurgião avaliar a condição das suas orelhas. Não precisa ser com o mesmo, mas é bom saber o que está acontecendo com elas.

      Um abraço e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *