Como fazer otoplastia gratuita pelo SUS

Muita gente que procura informações sobre a cirurgia de orelha tem interesse em saber se é possível fazer otoplastia gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A resposta para essa dúvida é: sim, é possível. No entanto, você deve ter consciência de duas coisas: 1. o processo é demorado; 2. dependendo do caso, o pedido pode até ser negado.


Oficialmente, a cirurgia de orelha de abano não está entre os tipos de operação realizados pela rede pública de saúde. Ela é considerada como uma cirurgia estética, e o SUS realiza apenas procedimentos reparadores. Mas, tenha calma.

É possível fazer a otoplastia pelo SUS se o paciente apresentar transtornos psicológicos causados pelo “defeito” das orelhas. Os distúrbios incluem dificuldade de manter relações sociais, alguns sinais depressivos, consequências de ser vítima de bullying, etc.

Como marcar a otoplastia pelo SUS

otoplastia-sus

Para conseguir marcar uma cirurgia de orelha pelo SUS, você vai passar por uma série de etapas. Vou explicar como você deve proceder e desejo desde já que você consiga fazer a sua otoplastia. Olha só como funciona.

1. Primeiro você deve ir ao posto de saúde mais próximo da sua casa. Um médico vai fazer uma avaliação preliminar e te encaminhar para uma nova consulta com um especialista.

2. Ao passar pela consulta com um cirurgião plástico, ele vai fazer uma nova avaliação mais criteriosa e decidir se você precisa mesmo realizar a otoplastia. Como falei antes, pode ser que a sua solicitação seja recusada. Por isso, é muito importante explicar o seu problema e falar abertamente sobre os transtornos que ele traz.

3. Com o seu pedido aprovado pelo cirurgião plástico, chega a hora de passar pela avaliação do assistente social. Ele vai analisar se você não possui condições de cobrir os custos de uma cirurgia plástica e vai dar prosseguimento ao seu pedido.

4. Passando pelo assistente social, você entrará em uma lista de espera para fazer a otoplastia.

Qual é o tempo de espera?

O tempo de espera varia muito de uma cidade para outra. Dependendo do caso, todo o processo pode levar mais de 1 ano. Mas não desanime por conta disso. Seja paciente e entenda que, por mais demorado que seja, vale muito a pena esperar. O resultado você vai levar para a vida toda. Pense nisso.

Onde é realizada a otoplastia?

A otoplastia é realizada em hospitais universitários e em hospitais de clínicas conveniados ao SUS. A cirurgia é feita por médicos residentes que estão em fase de especialização.

Essas foram as minhas dicas para você entender como funciona a otoplastia pelo SUS. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você tiver alguma dúvida, escreve a sua pergunta aqui embaixo na seção de comentários, blz? Aproveite também para conferir meus vídeos sobre otoplastia.

Um abraço e até o próximo post! 👍

Sou jornalista e criei o Blog da Otoplastia em 2015, alguns dias antes de fazer a minha cirurgia. Aqui eu dou várias dicas e conto as experiências que passei com as duas otoplastias (também fiz o retoque). Aproveite os textos e sinta-se à vontade para mandar perguntas! ;)

73 Comentários

  1. Espero que esteja certo sobre este assunto de vocês médicos e especialistas.

  2. Ola gostaria de fazer uma correção em uma da minhas orelhas ,nasci com um pequeno defeito !! Como faço pra fazer esse procedimento pelos sus??

    • Olá, Zenilia. Tudo bem?

      Para saber se o SUS realiza a cirurgia na sua cidade, primeiro você precisa comparecer a um posto de saúde e explicar que deseja fazer a otoplastia. Caso seja possível, eles encaminham você para uma consulta com um especialista.

      Um abraço e boa sorte!

  3. Amigo boa noite preciso muito de sua Ajuda tenho um problema na orelha pq os povo mim chamam de orelha de elefante como posso realizar esse processo me ajudem tenho apenas 17 anos

    • Olá, Edson. Tudo bem?

      Você mora em qual cidade? Já procurou alguma forma de fazer a cirurgia, seja pelo SUS ou pelo Projeto Orelhinha?

  4. Olá no meu caso eu acho tão estranho que so vivo de boné, nunca as pessoas mim vêem na rua sem estar com as orelhas coberta tenho 27 anos .

    • Fala, Jeanderson. Blz?

      Você já tentou ver a possibilidade de fazer a otoplastia? Vale muito a pena, é uma vida nova.

      Um abraço e boa sorte!

  5. Ola,onde posse me informar, gostaria de saber onde acontece essa cirurgia, tenho apenas 16 anos…

  6. Olá! amigo, queria saber se há, condições, ou tem a possibilidade de saber, qual a minha colocação na fila de espera,ou quanto tempo ainda tenho de esperar,pois ja estou desde agosto de 2013 e até agora nem um sinal! nem uma informação, queria saber se voçê tem esta informação! para que possa me ajudar ou auxiliar! pois creio eu que ja era.. pra eles ter me ligado,ou me informado né…
    tenho 17 anos e moro em Curitiba PR!
    Muito grato pela reposta!

    • Fala, Lucas. Tudo bem?

      Infelizmente não tenho como saber sobre a fila de espera. Como já passou bastante tempo e você não foi chamado, eu sugiro que você procure novamente o SUS para uma nova tentativa. Faça isso e explique que é segunda vez que você tenta fazer a cirurgia, ok?

      Um abraço e boa sorte!

  7. Moro aki em curitiba/parana
    Tenho 13 anos e quero fazer essa cirurgia porq me apilidaram de dumbo, orelha de elefante mais coisa
    Como faço pra fazer a cirurgia? ??Urgente

    • Olá, João. Tudo bem?

      Inicialmente eu aconselho que você fale com seus pais sobre o incômodo que você sente com as orelhas. Pode ser difícil, mas você precisa ter coragem e contar pra eles. Eles podem te ajudar a procurar o SUS ou uma clínica para fazer a sua cirurgia.

      Fique atento à agenda do Projeto Orelhinha para saber se eles passarão por Curitiba nos próximos meses. Essa é uma ótima alternativa pra quem quer fazer a otoplastia a custos mais baixos.

      Não tenha medo de falar sobre o seu problema com as pessoas mais próximas. Acredite em mim, é muito melhor quando colocamos pra fora.

      Fique em paz.

      Um abraço!

      • Olá amigo gostaria saber se faz aqui em pernambuco onde

        • Fala, Gustavo. Tudo bem?

          Cara, você precisa ir a um posto de saúde conveniado ao SUS para saber se eles fazem a cirurgia na sua cidade. Caso seja possível, os médicos vão te dar toda a orientação necessária, ok?

          Um abraço e boa sorte!

  8. Oi, Boa noite, tenho 17 anos e moro em Brasília e gostaria de saber como posso conseguir a cirurgia, minha orelha é perfeita as curvaturas por dentro porém aberta. Obrigado

    • Fala, Jardel. Tudo bem?

      Primeiro você precisa passar por uma consulta em um posto de saúde para saber se você reúnes condições de fazer a cirurgia. Depois disso você será encaminhado para uma nova consulta de avaliação. Se for aprovado, o SUS vai dar continuidade até você conseguir uma data para a fazer a cirurgia.

  9. Vou fazer a otoplastia pelo SUS no Rio de Janeiro em um hospital publico (um dos melhores no Rio). Ainda não fiz,porem a da esta proxima e esse blog esta ajudando muito pq estava com muitas duvidas (duvidas em como seria a recuperacao em casa) nao esperei muito na fila do SUS, foi tudo muito rapido,entre 5 a 7 meses so mente…espero que de tudo certo, obg rs

    • Olá, Ruthy. Tudo bem?

      Que legal que você conseguiu marcar pelo SUS. E também fiquei feliz de saber que o blog está te ajudando. Depois que fizer a cirurgia, volte aqui para contar a sua experiência, tá?

      Um abraço e boa sorte!

    • Boa tarde Rhuty.. em qual área do RJ você fez a cirurgia?

  10. Fala, Anderson. Blz?

    Cara, vou ter que perguntar para o meu médico se é possível reverter. Vou ver com ele e respondo novamente, ok?

    Um abraço!

  11. esta cirurgia e valida pelo sus de santa catarina moro em blumenau

  12. Meu filho tem um ano e quatro meses,nasceu com as orelhas grandes(tipo abertas) e já escuto piadas.Ele pode fazer a otoplastia,moro no RJ em Nova Iguaçu.

    • Olá, Lucelia. Tudo bem?

      O recomendável é fazer a cirurgia após os 5 anos de idade, ok?

      Um abraço!

  13. Puxa meus 2 filhos nasceram com uma má formação em uma das orelhas o mas velho de 10 anos sofre com muitos apelidos fico triste mas nunca deixo ele se abater com isso sempre dou forças p ele não se abater com isso então nao sabia q o SUS fazia esses tipos de cirurgia fico feliz em saber essa notícia

    • Olá, Sueli. Tudo bem?

      Como mãe, você deve ter consciência que seu apoio é muito importante para seus filhos. Faça o máximo que puder para que eles não se abatam, porque essa situação é realmente muito incômoda. Procure o SUS, o Projeto Orelhinha e o Projeto Sonhar para tentar ajudá-los com a cirurgia.

      Um abraço e boa sorte para todos vocês!

  14. Já fiz todo procedimento necessário pelo sus demorou de 3 a 4 anos para sair a consulta com a cirurgia plástica e agora ela disse pra mim espera mais 1 ano quero saber se esta correto o meu tempo de espera ou se posso recorrer a algum direito para diminuir esse tempo , esse prazo ….

    • Fala, Israel. Blz?

      Infelizmente não dá para saber o tempo certo para aguardar a cirurgia. Já ouvi depoimentos de pessoas que esperaram menos de 6 meses, enquanto outras só conseguiram fazer depois de 1 ano. Mas você já deu um grande passo conseguindo marcar a sua otoplastia. Agora precisa ter um pouco de paciência e aguardar ser chamado para a cirurgia.

      Um abraço e boa sorte pra você!

  15. Eu, estou passado por dificulta sofro de bullen desde criança hoje estou com 32 anos e mesmo assim ,continuo passado por isso tenho muita dificuldade de aruma a amizade , namorada nem fala última mente fico mais dentro de casa por não ter amigo e pra não ser chamado de olhudo …

    etc. Deixa eu fazer uma pergunta que até agora eu não avi ninguém fazer você sabe dizer quanto custa uma cirurgia desta?

    • Oi, Aldair. Tudo bem?

      Então, o valor da cirurgia varia muito de acordo com a clínica e de acordo com a cidade. Em 2015, a minha custou R$ 2.860,00, mas já algumas pessoas já comentaram aqui no blog que chegaram a fazer orçamentos de 6 mil reais e 8 mil reais. O preço muda muito.

      Além disso, também existem os projetos que fazem a cirurgia a um custo muito menor. O Projeto Sonhar faz atualmente por 1.800 reais, e o Projeto Orelhinha também cobra algo próximo desse valor. Acho que vale a pena entrar em contato com eles para você conseguir fazer a sua cirurgia e deixar para trás o seu sofrimento. Pense nisso, blz?

      Um abraço e boa sorte!

      • Olá gostaria d saber quanto custa a cirurgia

        • Oi, Breno. Tudo bem?

          A minha cirurgia custou R$ 2.860,00 em abril de 2015.

  16. Eu tenho orelhas de abano, e infelizmente minha filha nasceu com o mesmo problema, sofri muito na minha época de escola, hoje aprendi a andar só com o cabelo preso pois tenho vergonha e tem muita gente que nota o meu defeito.A minha filha parece não se importar muito na escola ela fala que os amigos falam da orelha dela é ela leva na esportiva, mais fico muito triste por termos esse defeito se eu pudesse pagar essa operação seria ótimo pra nós duas.

    • Olá, Marineis. Tudo bem?

      Você não considera a possibilidade de fazer pelo Projeto Orelhinha ou pelo Projeto Sonhar? Os preços são muito mais acessíveis. Vale a pena entrar em contato com eles.

      Um abraço!

  17. Pois passei a vida toda sendo chamado ratinho dumbo meu sonho e faser otoplastia

  18. Olá Leonardo td bom?
    Queria tira uma duvida para i no posto pegar a guia outra pessoa pode ih no seu lugar ou n?

    • Oi, Adalton. Tudo bem?

      Acredito que precise ser a própria pessoa que quer fazer a cirurgia.

      Um abraço!

  19. Olá boa noite tenho dois filhos q tem esse problema a falada orelha de abano um tem 9 anos o outro apenas 3 a ninhos mais creio q na minha cidade n tenha esse convênio moro em uma cidade pequena interior d mt..Por tanto gostaria de saber como posso fazer para tentar uma cirurgia pelos sus para meus filhos ou gostaria d saber qal o valor de uma cirurgia dessas dsd já obg.

    • Olá, Karlene.

      Você precisa procurar o atendimento do SUS mais próximo da sua cidade e perguntar se existe a possibilidade de realizar a otoplastia. Veja o que é possível fazer, pois muitas pessoas já conseguiram fazer a cirurgia pelo SUS.

      O preço da cirurgia particular varia muito de cidade para cidade. Ela pode custar de 3 a 6 mil reais. Mas existem também o Projeto Sonhar e o Projeto Orelhinha que fazem a otoplastia por menos de 2 mil reais.

      Um abraço e boa sorte!

  20. É tão triste ter orelhas de abano, tenho 15 anos e sofro muito por causa do bullying na escola. Eu tento sempre deixar o cabelo solto mas, as vezes tá muito calor e não dá pra aguentar. Isso faz minha altoestima ficar muito baixa.

  21. Olá tudo bem, sofro com esse incomdo desde minha infãncia, sou de vitoria da conquista Ba, gostaria muito de saber se é possivel realizar esse tipo de precedimento aqui na minha cidade, já q é uma cidade do intérior.Desde já aguardo resposta. OBRIGADO

    • Olá, Gildevan. Tudo bem?

      Eu não sei te dizer se eles oferecem a cirurgia em Vitória da Conquista. Para ter essa confirmação, você precisa ir a algum posto de saúde e se informar. Se for possível, os médicos te passam a orientação necessária, ok?

      Um abraço e boa sorte!

  22. Olá, sofro piadinhas sobre horrível orelha de abano desde que me entendo por gente,
    Meu sonho é usar um rabo de cavalo no cabelo, mas aos 26 anos de vida, nunca tive coragem de usar o pentiado por causa da orelha.

    • Oi, Leidymara. Tudo bem?

      O que impede você de fazer a cirurgia? É a questão do valor?

  23. Leonardo td bom tou mto confuso me ajude por favor eu fui na clinica ai o recepcionista disse q primeiro tenho q ih ao posto pegar uma guia td BM fui qd chego na clinica de volta ele disse q pra mim conseguir era pra mim ih na secretária de saude
    Mas pelo q eu leio antes de ih a secretaria passa antes pela avaliação de um cirurgião correto? Ai tou vendo a hora deu chegar lá na secretaria e ouvir q tenho q passar Poh uma avaliação primeiro

    N aguento mas isso quero mto fazer

    • Oi, Adalton. Tudo bem?

      Na verdade os procedimentos podem mudar de acordo com a cidade. Você já foi na Secretaria de Saúde para saber sobre a possibilidade de fazer a cirurgia?

      Um abraço!

  24. Tenho 16 anos e moro em Curitiba, fui saber que teria a cirurgia só este ano sem dúvidas o que mais quero e sempre quis é fazer a cirurgia, o filho da minha madrasta tem orelhas muito grandes e foi chamado depois de 3 meses, faz exatamente 3 meses que fui no postinho aqui do meu bairro, não vejo a hora de ser chamada, mas tenho medo de demorar 2,3,4 anos, sofro muito com isso n tenho vontade de nada, de ir pro colegio sair com meus amigos, até na hora de sair com alguém tenho medo que reparem pois há muito preconceito e piadinhas sobre isso. Enfim queria mesmo é desabafar um pouco ja que não falo sobre isso com ninguém, espero que de tudo certo pra mim e pra todos que estão a espera!! Abraço e obrigada este site me ajudou muito!!♥

    • Olá, Vitória. Tudo bem?

      Que bom que você já procurou o postinho para fazer a cirurgia. Pode demorar um pouco, mas é importante dar início no processo. Toda a espera vai ser recompensada no futuro, pois o resultado fica para o resto da vida.

      Fiquei muito feliz em saber que o blog te ajudou. Muito obrigado por acompanhar os posts. 😉

      Um abraço e boa sorte!

  25. Oi,me chamo Gabriel e sou de Fortaleza! Eu nasci comcom grande defeito em minhas orelhas e sofro muito com esse problema. Já falei com minha mãe e ela disse que não tem condições de pagar essa cirurgia e para não me deixar tão abatido ela disse que esse meu defeito quase não se notava ( mas acredite, da pra se notar há quilômetros ). Queria muito saber se eu conseguiria pelo SUS, tenho apenas 17 anos e fico muito triste por ter nascido assim…

    • Olá, Gabriel. Tudo bem?

      Você precisa ir a um posto de saúdo de SUS em Fortaleza para receber as orientações sobre a cirurgia. Somente através do atendimento pessoal é possível saber se eles fazem a cirurgia ou não.

      Além disso, eu sugiro que você entre em contato com o pessoal do Projeto Orelhinha. Fale com eles e explique a sua situação, ok?

      Um abraço e boa sorte pra você!

  26. Tenho 16 anos,sofro bullying,e não tenho condições de pagar uma cirurgia plástica.
    Moro em Belém do Pará. Gostaria de saber o tempo de espera aqui.
    Desde já agradeço

    • Olá, Lucas. Tudo bem?

      Você precisa ir até um posto de saúde para iniciar o processo do pedido da operação. Somente depois de dar entrada é possível saber o tempo de espera, blz?

      Um abraço e boa sorte!

  27. Interessante.

  28. Oie
    Queria faze a cirurgia de otoplastia
    Teria que marca clínico geral pra ele me encaminha isso pra pessoa certa

    • Olá, Lidiane. Tudo bem?

      Sim, primeiro você marca o geral e pede as orientações para ser encaminhada para um cirurgião plástico. É assim, mesmo.

      Um abraço e boa recuperação!

  29. oi, preciso fazer uma cirurgia dessa, me sinto muito mal pra tudo, uma insegurança 🙁

    • Fala, Thiago. Tudo bem?

      Você é de qual cidade? Já procurou algum local para fazer a cirurgia?

  30. Oi, tudo bem?

    EU tenho 14 anos, e eu sou muito zoado na escola, me chamam de ” Ratazana”, ”Ratata” entre outras coisas 🙁 queria saber se você conhece algum que conseguiu fazer a cirurgia em menos de 1 ano. Obrigado!

    • Olá, Érick. Tudo bem?

      Sim, já conversei com pessoas que fizeram a cirurgia relativamente rápido pelo SUS. Elas não chegaram a esperar nem 6 meses. Mas isso varia muito de cidade ou estado.

      Espero que você consiga faze a sua em breve para superar esses aborrecimentos.

      Um abraço e boa sorte!

  31. Como faço pra fazer a cirurgia da diminuição da orelha, pois minhas orelhas são enormes e sofro muito preconceito com elas assim.

  32. Olá Leonardo a demanda de espera varia de cidade em cidade ou é sempre assim demora um ano ? Porque quero tira dois Burgos de alargado das duas orelha que estou com problema social.

    • Oi, Samuel. Tudo bem?

      Sim, a espera varia bastante de acordo com a cidade. Já conversei com pessoas que esperaram por 1 ano, enquanto outras fizeram em 2 meses. Espero que você consiga fazer em breve e que não seja demorado.

      Um abraço e boa sorte!

  33. isso é horrível mesmo.como existem pessoas maldosas
    antes na escola,em casa,agora adulto no trabalho..aqueles apelidos ..estou tão triste

  34. Fiz a minha pelo SUS, fiz a primeira consulta em julho de 2016, e me retornaram em dezembro para marcar tudo certinho, agora dia 4 de abril ela foi realizada, ficou muito boa!!

  35. Ola tenho 17 anos, e tenho as duas orelhas mto gramdes qro saber c vc poderia m passar a informacao d qual o numero d telefone. Do projeto orelhinha ou o telefone do projeto Sonhar.
    Ja sofri bullying na escola por conta disso, ate não me sinto ataente pras garotas.
    Meu sonho é fazer a hotoplastia.

    • Fala, Daniel. Tudo bem?

      O telefone do Projeto Orelhinha é 0800 718 78 04. Se você preferir, pode falar com eles pelo WhatsApp também: (19) 99121-6597. O número do Projeto Sonhar é (19) 98604-1779.

      Um abraço e boa sorte!

  36. Olá, tenho 15 anos e convivo com esse problema e não me sinto bem muitas das vezes, queria saber oq realmente precisa pra mim poder fazer a otoplastia.

    • Olá, Marcos. Tudo bem?

      Procure um cirurgião plástico especializado em otoplastia. Não deixe de consultar também o Projeto Sonhar e o Projeto Orelhinha, blz?

      Um abraço!

  37. Olá,tenho 20 anos e me incomodo MUITO com minhas orelhas, sofri bastante na infância e por isso hoje em dia deixo meu cabelo maior para as pessoas nao perceberem muito, mas quando elas reparam não tem jeito, sempre comentam. Minha auto estima é baixa, e muita das vezes deixo de tirar fotos por conta das orelhas…
    Sou do Rio de janeiro, Belford roxo, gostaria de alguma ajuda. Agradeço desde já.

    • Fala, Ricky. Tudo bem?

      Minha dica pra você é procurar o Projeto Orelhinha. Eles realizam a otoplastia a preços acessíveis e fazem diversos mutirões de atendimento em todo o Brasil. Com certeza o projeto vai passar pelo Rio de Janeiro. É só acompanhar a agenda pelo site. Essa é uma ótima alternativa pra você fazer a cirurgia e melhorar a sua auto estima.

      Um abraço e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *