Como fazer o curativo da otoplastia

Eu acordei na manhã seguinte após a minha otoplastia satisfeito por ter tido uma noite tranquila de sono. Mas era hora de trocar a faixa e as gazes pra fazer um novo curativo. E eu não via a hora disso acontecer. O sangue que escorreu no dia anterior grudou bastante na gaze e no meu cabelo. Sem contar o que ficou grudado no pescoço. Era preciso fazer uma boa limpeza na região.


orelha-otoplastia

Minha namorada precisou puxar a faixa com cuidado porque estava realmente bem “colada” pelo sangue. Ela mal tinha terminado de desvendar minhas novas orelhas e eu já estava ansioso pra conferir o resultado. Já havia visto um pouco na mesa de cirurgia, mas em casa tinha mais tempo pra dar uma olhada com mais tempo. Vou dizer com toda a sinceridade que a primeira impressão não foi aquilo que eu imaginava. Neste texto aqui eu falo bastante sobre isso.

Limpando com sabonete líquido especial

curativo-otoplastia

Mas voltando ao curativo da otoplastia, o Dr. Alexandre recomendou que eu fizesse a limpeza com o sabão líquido Protex. A embalagem diz que ele elimina 99,9% das bactérias. Se você puder comprar um desse, então manda ver. O de 250 ml Custou R$ 7,39 na Drogaria SP.

sabonete-protex-otoplastia

Mesmo quando eu já estava podendo lavar o cabelo (no terceiro dias depois da cirurgia), eu continuei limpando com ele. Pra higienizar, minha namorada misturava com um pouco de água num potinho e passava o sabonete com um cotonete. Como a orelha ainda está muito sensível nos primeiros dias, é bom usar o cotonete. Depois você pode passar com um algodão ou com uma gaze.

Passando pomada e terminando o curativo

pomada-nebacetin-otoplastia

Foi um pouco trabalhoso tirar o sangue que ficou na orelha e no pescoço, mas deu tudo certo. Com o local limpo, agora era a hora de passar a pomada Nebacetin. Também com o cotonete, ela passou em toda a extensão do corte por trás da orelha e nos locais mais inchados da concha. Agora precisava fazer a proteção. O doutor ensinou a cortar a gaze de um jeito que protegesse toda a orelha. Ele falou pra cortarmos mais ou menos assim, ó:

gaze-otoplastia

Eu gostei da técnica. Quando eu estava usando a faixa de otoplastia, ajudou a proteger bastante as orelhas. A gaze não se move muito, pois a pomada ajuda a manter ela “colada” na orelha. No começo tivemos alguma dificuldade pra acertar, depois eu até cortava as rebarbas para ajeitar melhor. Você vai ver que após o terceiro dia, o seu curativo vai virar uma obra de arte (risos). Quando você colocar na sua orelha, é pra ficar mais ou menos assim:

curativo-gaze-otoplastia

No primeiro curativo depois da cirurgia de orelha eu ainda usei o “capacete”, igual ao que a gente usa quando sai da cirurgia. Mas depois que passei na primeira consulta pós-operatória, ele já pediu para usar a faixa de otoplastia. Aí foi só repetir o mesmo ritual do curativo diariamente. Uma semana depois da operação, o corte já estava bem seco e não precisei mais aplicar a pomada. Com as orelhas menos doloridas, eu conseguia fazer a limpeza no banho e não dependia mais da ajuda de ninguém para fazer o curativo. As coisas estavam melhorando no pós-operatório da otoplastia e, aos poucos, eu voltava a vida normal.

Essas foram as minhas dicas sobre o curativo da otoplastia. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você tiver alguma dúvida, escreve a sua pergunta aqui embaixo na seção de comentários, blz? Um abraço e até o próximo post! 👍

Sou jornalista e criei o Blog da Otoplastia em 2015, alguns dias antes de fazer a minha cirurgia. Aqui eu dou várias dicas e conto as experiências que passei com as duas otoplastias (também fiz o retoque). Aproveite os textos e sinta-se à vontade para mandar perguntas! ;)

28 Comentários

  1. Brother, eu gostaria de entrar nos grupos de what, e se puder passar o seu.. Pra esclarecimentos, agradeço.

    • Fala, Eduardo. Blz?

      Me manda o seu contato, por favor? Aí eu peço pra administradora colocar você no grupo.

      • Coloca eu tbm aí

        • Oi, Wellinton. Já mandei seu número pra administradora colocar no grupo.

          Um abraço!

      • Pode me colocar no grupo do Whats, fiz otoplastia ontem e estou cheio de dúvidas.

        • Oi, Willian. Tudo bem?

          Já passei o seu contato pra adm do grupo incluir você, blz?

          Um abraço e boa recuperação!

  2. Boa tarde, fiz minha cirurgia a uma semana, eu passei nebacetin atras da orelha, so que secou e ficou meio q grudado, como faço pra limpar todo o excesso de pomada que ficou atras da orelha

    • E aí, Adriano. Tudo bem?

      Cara, a Nebacetin gruda, mesmo. Precisa passar bem pouco, senão vira uma coisa sem controle. Tente fazer o seguinte pra limpar: misture um pouco de sabonete líquido com água em uma vasilha. Aí pra limpar você passa uma gaze com bastante cuidado. Vai molhando e passando a gaze bem devagar até tirar toda a pomada. Não use algodão, pois ele pode grudar na pomada e piorar a situação.

      Um abraço e boa recuperação!

  3. Bom dia fiz minha Otoplastia a 3 dias,queria participar desse grupo, mim adicionar por favor.

    • Oi, Arnaldo.

      Eu passei o seu número para a adm do grupo incluir você. Aguarde mais um pouco, tá?

      Obrigado.

  4. E ai cara, fiz minha otoplastia ontem, ja devo fazer um curativo novo?
    Gostaria de poder participar desse grupo do whats, estou cheio de dúvidas

    • Fala, Iago. Blz?

      Sim, é bom você trocar o curativo todos os dias.

      Por favor, me manda o seu contato pra eu indicar o seu número pra adm do grupo (seu número não vai ser divulgado).

      Um abraço e boa recuperação!

  5. Quanto Tempo Demorou Para A Cirurgia Poder Ser Marcada E Acontecer?

    • Oi, Juliana. Tudo bem?

      No meu caso foi bastante rápido. Eu fiz a cirurgia duas semanas após marcar com o Dr. Alexandre.

      Um abraço!

  6. Gostaria de participar do grupo fiz minha cirurgia a 4 dias e gostaria de saber se quando limpo os pontos sai uma sujeira tipo um pus mas quase nada e nomal

    • Oi, Daniele. Tudo bem?

      O ideal é que não saia nenhum tipo de sujeira ou líquido. Esse pus continua a aparecer?

      Me manda o seu contato por aqui, tá bom? O número não vai ser divulgado.

      Um abraço e boa recuperação!

  7. Olá, fiz minha cirurgia há 3 dias e estou com algumas dúvidas, como faço pra participar desse grupo de WhatsApp ?

    • Oi, Carol. Tudo bem?

      Me manda o seu contato por aqui mesmo (não vai ser exibido).

      Um abraço e boa recuperação!

  8. fiz a cirurgia a 4 dias e tenho algumas dividas queria participar do grupo no whats, como faço pra entrar ?

    • Oi, Rômulo. Tudo bem?

      Deixa o seu contato aqui mesmo (seu número não vai aparecer).

  9. Boa tarde! Leo

    Acabei de fazer minha cirurgia posso comer qualquer coisa quando prejudica minha cicatrização, minha eu acho que uma ficou corte cartilagem mais e outro menos deve se inchaço assimetria da são diferentes mesmo pode uma fica mais aberta que outra é uma mais pontuada que outra

    • Fala, Robson. Tudo bem?

      Olha, pode variar de acordo com a pessoa, mas na minha operação eu não tive nenhuma restrição para a alimentação. O importante é você seguir o que o seu médico recomendou.

      Quanto à assimetria das orelhas, pode acontecer, sim. Mas você precisa esperar mais um pouco para que eles desinchem e se estabeleçam com o novo formato.

      Um abraço e boa recuperação!

  10. Boa noite
    Fui hoje cirurgia o médico que. E operou nem me foi ver depois, foi uma médica apos insistência minha me receitar remédio e indicações.
    Fiquei mesmo triste.
    O cabelo quando posso lavar podem m ajudar?

    • Olá, Natália. Tudo bem?

      Após 3 dias você já pode lavar o cabelo. Mas tome bastante cuidado com as orelhas porque qualquer contato pode provocar dor.

      Realmente muito ruim e estranho o comportamento do seu médico. Não é normal acontecer isso. Espero que você esteja bem.

      Um abraço e boa recuperação!

  11. Qantos dias depois da cirugia posso . Voltar a trabalhar .

    • Fala, Lucas. Tudo bem?

      Uma semana é o tempo ideal para você voltar ao trabalho, blz?

      Um abraço!

  12. olá Leonardo vieira, tudo tranquilo?
    qto tempo vc usou a faixa durante 24 horas e somente a noite? eu acabei de fazer essa cirurgia e gostaria de saber, pois acho q essa etapa será a parte mais chata.
    Um abraço

    • Olá, Val. Tudo bem?

      Então, foram 15 dias no período integral e 40 dias apenas para dormir. Realmente é a parte mais chata, mas o sacrifício vale a pena!

      Um abraço e boa recuperação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *