Como é o pré-operatório da otoplastia

O meu pré-operatório da otoplastia começou duas semanas antes da cirurgia, que foi quando eu passei pela consulta de avaliação e marquei a data para fazer a operação. Nessa consulta, o médico vai te passar tudo o que vai acontecer antes, durante e depois dos procedimentos cirúrgicos. O Dr. Alexandre me deu algumas recomendações importantes que vou repassar agora. É fundamental seguir essas orientações direitinho para evitar qualquer tipo de problema depois da cirurgia, blz?


Recomendações médicas

  • Providenciar a faixa de otoplastia;
  • Fazer os exames;
  • Comprar toda a medicação necessária;
  • Providenciar material para o curativo (gaze, atadura e esparadrapo);
  • Não consumir bebida alcoólica 48 horas antes da otoplastia;
  • Chegar para a cirurgia descansado e em boas condições de saúde;
  • Não dirigir após a otoplastia;
  • Se possível, ficar de repouso de 4 a 5 dias;
  • Não pegar peso nos primeiros dias após a otoplastia;
  • Não abaixar a cabeça bruscamente nos primeiros dias;
  • Evitar subir escadas nos primeiros dias;
  • Não praticar atividades físicas nos primeiros 10 dias;
  • Evitar ficar sob calor forte nos primeiros 10 dias;
  • Usar a faixa de otoplastia por tempo integral nos primeiros 10 dias;
  • Usar a faixa de otoplastia durante a noite por mais 20 dias.

Quanto ao trabalho, o Dr. pediu pra eu ficar uns dois dias em casa, mas eu fiquei quatro. Se você puder fazer a otoplastia no fim de semana, vai ajudar muito. O primeiro e o segundo dias pós cirurgia são os mais críticos porque você precisa se adaptar à novidade. Como eu fiz a minha em um sábado, deu para passar bem esse período de adaptação. Segunda e terça eu trabalhei em casa, e na quarta-feira já estava me sentindo bem para voltar à firma.

Mas voltando aos procedimentos da consulta, ele analisou minhas orelhas pra ver o que precisava ser feito e me mostrou o resultado de algumas otoplastias. Depois ele me deu a receita de toda a medicação que eu precisaria usar (analgésico, antibiótico, anti-inflamatório e pomada), assim como os exames (hemograma e coagulograma). Eu me senti bem seguro quanto aos riscos e já marquei a data. Aí foi só contar os 14 dias e me preparar da melhor forma para fazer a tão sonhada cirurgia de orelha de abano.

O dia da otoplastia

otoplastia-pre-operatorio

Acredito que todo mundo que está prestes a fazer uma otoplastia fique morrendo de ansiedade por vários dias (e até mesmo semanas). Comigo não foi diferente. Cheguei a perder algumas horas de sono pensando na operação e, no dia anterior, tive um mal-estar estranho. Achei que estava pegando uma gripe e comecei a me preocupar. Você não pode fazer a cirurgia se estiver gripado ou com um quadro de saúde instável.

Então, comecei a temer pelo pior, ou seja, ter que adiar a minha operação. Por sorte, acordei melhor no dia da otoplastia e até achei que estava mais tranquilo do que o normal antes de ir pra clínica. Peguei tudo o que precisava (exames, termos de responsabilidade, remédios e a faixa de otoplastia) e dirigi até lá acompanhado da minha mãe e da minha namorada.

O início dos procedimentos para a cirurgia de otoplastia estava marcado para as 10h. Chegamos por volta das 9h40 e eu fui procurar uma das assistentes do Dr. Alexandre para iniciar os preparativos. Demorou um pouquinho, mas deu tudo certo. Fiz o pagamento e desci até o andar do centro cirúrgico para aguardar o sinal verde da equipe. A essa altura a ansiedade já estava grande, mas estava procurando me controlar. Depois de uns 10 longos minutos, finalmente fui chamado para me preparar para a cirurgia.

A preparação

pre-operatorio-otoplastia

Entrei em uma antessala bem fria ao lado da sala de operação. Lá, um assistente do Dr. mediu minha pressão. 13 por 8, tudo beleza. Uns 5 minutos depois o doutor Alexandre chegou e deu uma olhada nos meus exames. Também estava tudo perfeito. Depois ele pegou uma caneta (dessas parecidas com as que a gente escreve em CD) e começou a marcar a direção dos cortes.

Ele me perguntou se eu também gostaria de mexer no lóbulo da orelha. Em alguns casos o lóbulo acompanha o formato da orelha e também fica pra frente. O paciente pode escolher se quer corrigir o lóbulo ou se prefere deixar como está. Eu falei pra ele que também queria acertar essa parte e ele marcou a posição do corte. Depois disso, ele tirou as fotos de frente, de perfil e de costas, e me mostrou como seriam feitas as incisões.

pre-operatorio-da-otoplastia

Entrando na sala de cirurgia

pre-operatorio-da-otoplastia

Tudo pronto. Eu já estava vestindo aquela roupa azul de paciente e fui chamado para a sala de cirurgia. Esse é, talvez, o momento pré-operatório que deixa todo mundo beeeeem mais tenso. A sala é bastante fria e você começa a ver os instrumentos, as seringas e tudo que vão usar em você. Não sei como, mas eu consegui me manter tranquilo apesar de estar a poucos minutos de “entrar na faca”.

Quando a Vanessa, a assistente que cuidava dos instrumentos, deu o “OK”, eu me deitei na mesa. Ela é bastante estreita e nem dá para você colocar os braços. Para ajudar, eles posicionaram duas abraçadeiras para que eu mantivesse os braços apoiados. Encontrei uma posição confortável o bastante para passar as próximas duas horas e fiquei apenas aguardando os procedimentos do pessoal.

Aí eles colocaram uma música para descontrair o ambiente (ótima ideia, funciona mesmo) e ligaram aquela luz bem forte que fica em cima da mesa de operação. Depois disso foi bem difícil manter os olhos abertos. Eu me situava pelas orientações que o Dr. e a Vanessa me davam. O doutor então limpou meu rosto e minhas orelhas para começar a otoplastia. Chegava então o momento que eu esperei por pelo menos uns 20 anos, e você pode ler clicando aqui.

Ah, se você quiser conhecer um pouco mais sobre a otoplastia, dá uma olhada nesse vídeo muito bom explicando os procedimentos.

Essas foram as minhas dicas sobre o pré-operatório da otoplastia. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você tiver alguma dúvida, escreve a sua pergunta aqui embaixo na seção de comentários, blz? Um abraço e até o próximo post! 👍

Sou jornalista e criei o Blog da Otoplastia em 2015, alguns dias antes de fazer a minha cirurgia. Aqui eu dou várias dicas e conto as experiências que passei com as duas otoplastias (também fiz o retoque). Aproveite os textos e sinta-se à vontade para mandar perguntas! ;)

12 Comentários

  1. É obrigatório fazer está porcaria de cirurgia

  2. Eu vou fazer a minha mês de fevereiro e estou ansiosa. Meu principal medo é a anestesia dizem que é muito dolorosa . O que vc tem a dizer sobre a mesma ?? Obrigada

    • Oi, Vanessa. Tudo bem?

      Não precisa ficar preocupada, pois são só algumas picadas. A dor é suportável e passa rápido. Fica tranquila, tá bom?

      Um abraço e boa sorte!

  3. Oi Leonardo tudo bem?
    Por favor me passa o nome do médico / clinica na qual vc fez a cirurgia, obrigada.

    • Oi, Juliana. Tudo bem?

      Acabei de mandar as informações para o seu e-mail. Confere lá, blz?

      Um abraço!

  4. Olá! Sua cirurgia foi pelo projeto orelhinha?

    • Oi, Tainara. Tudo bem?

      Não, na verdade eu fiz com um cirurgião particular.

  5. Olá Leonardo!
    Fiz minha cirurgia hoje através do Projeto Orelhinha.Já me surpreendi bastante pois não estou sentindo dor, nenhum sangramento, apenas um incômodo devido à esse capacete rs. O que eu gostei é que a minha anestesia foi geral, quando acordei já estava prestes a ir embora. Gostei muito do seu Blog, me ajudou bastante com as minhas dúvidas. Após a minha recuperação mandarei notícias afim de ajudar outras pessoas também.
    Abraços.

    • Oi, Aline. Tudo bem?

      Que bom que o blog te ajudou! Fico feliz por ter contribuído de alguma forma.

      E como foi a sua recuperação? Tudo certo?

      Um abraço!

  6. O corpo fica totalmente coberto no momento da cirurgia? A roupa é aquele avental e aqueles sapatinhos de pano no pé? Ou descalço?

    • Olá, Priscila. Tudo bem?

      Exatamente dessa forma. O avental com os sapatos de pano.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *