Como é o pós-operatório da otoplastia?

Entre todas as etapas que envolveram a cirurgia, o pós-operatório da otoplastia era a que mais me preocupava. Como jamais tinha feito qualquer operação e era inexperiente no assunto, fiquei com receio de sentir muita dor e também de passar muito tempo impedido de fazer as atividades do dia-a-dia. Além disso, havia outras preocupações relacionadas ao jeito de dormir e o uso da faixa de otoplastia. Mas antes de falar sobre como foi o processo de recuperação, que durou mais ou menos quarenta dias, acho que vale a pena mostrar um pouco sobre os primeiros acontecimentos depois da cirurgia de orelha de abano.


Logo após a otoplastia

otoplastia-pos-operatorio

Bom… por mais que eu estivesse feliz e satisfeito com o final da cirurgia, eu precisava de alguns minutos pra me situar no ambiente. Querendo ou não, você acabou de modificar para sempre uma parte significativa do seu rosto. Milhares de pensamentos vêm à cabeça nessa hora. E, além disso, você passou um par de horas sendo cutucado e mexido na mesa de cirurgia. Você fica meio perdidão depois de tudo. Acho que é normal precisar de um pouco de tempo pra assimilar a sua nova condição.

otoplastia-pos-operatorio

O efeito da anestesia passava à medida em que eu me acomodava na poltrona da salinha do lado do centro cirúrgico. Isso foi uns 5 minutos depois da operação, mais ou menos. Eu reclamei da dor e o pessoal trouxe um Tramal rapidinho. Eu estava com usando o curativo de “capacete” e tentava me adaptar a esse novo acessórios. Não achei tão desconfortável, mas eu caminhava devagar e me mexia muito pouco. Na verdade, parecia mais um robô (risos).

A partir desse momento você começa a achar que suas orelhas são frágeis como cristal, e tenta evitar qualquer movimento mais brusco. E foi assim que eu caminhei até a saída da clínica. Aqui vale um alerta: se você não tiver nenhuma pessoa para te levar/buscar na clínica, tente conseguir uma carona ou vá de táxi, Uber, Cabify ou afins. Não volte dirigindo após a operação e evite pegar um ônibus por causa das sacudidas que ele dá. Seus movimentos da cabeça ficam limitados e você ainda pode sentir dor. Procure evitar, beleza?

Saindo da clínica

clinica-otoplastia

Fazia calor no dia da minha otoplastia, e eu coloquei um gorro pra dar aquela disfarçada marota. Mas não que isso tivesse ajudado muito. Estava realmente abafado e eu era o único estranho usando touca em um dia quente. Mas tudo bem, segue o jogo. Porém, assim que coloquei o pé na rua, senti algo escorrendo no lado direito do meu pescoço.

Antes de passar a mão, perguntei pra minha namorada se era sangue. E ela acabou confirmando a minha suspeita. Ela já se apressou para pegar um lenço de papel e eu comecei a andar mais rápido pra chegar logo no carro. O sangue não tinha muito volume, mas não queria parar nem a pau. Pra piorar, a orelha esquerda começou a “vazar” também. O doutor Alexandre já havia falado que isso poderia acontecer e pediu pra gente tentar estancar o sangue pressionando o local com uma gaze.

Chegando em casa após a otoplastia

faixa-pos-operatorio-otoplastia

O percurso entre a clínica e a minha casa durou uns 40 minutos, e em todo o tempo as orelhas sangraram. E elas continuaram assim pelo resto do dia. Eu estava incomodado e já começava a me preocupar com a hora de dormir. Mas um pouco antes de ir pra cama, percebi que o lenços de papel ficavam cada vez menos sujos quando eu os tirava do curativo. Finalmente o sangue havia dado um tempo. Se isso acontecer com você, não se assuste. Uma hora o sangue vai parar. Apenas pra garantir, continuei usando os lenços quando fui “aproveitar” a primeira noite de sono após a otoplastia.

Fazendo o curativo da otoplastia

curativo-otoplastia

No dia seguinte à otoplastia eu acordei sem qualquer dor, mas o sangue que havia vazado estava incomodando um pouco. Então tomei um banho (sem lavar o cabelo) e depois me preparei pra trocar o curativo com a ajuda das “enfermeiras particulares”, também conhecidas como mãe e namorada. Esse é um momento de muita expectativa, afinal, é a primeira vez que você tem a oportunidade de conferir o resultado da otoplastia com mais detalhes.

Quando tirei o “capacete”, eu tive uma reação bem estranha. Na verdade, esperava me surpreender mais. As orelhas estavam muito inchadas, e por mais que eu soubesse que ficariam boas, achei que uma tinha ficado diferente da outra. Acho que foi neurose de quem sempre se incomodou com as orelhas e queria que elas tivessem ficado 100% perfeitas. É preciso ter muita calma nessa hora para não se precipitar e achar que a cirurgia não saiu como o esperado.

Mas voltando ao curativo, foi preciso limpar com muito cuidado o sangue que havia secado e depois dar uma boa lavada com o sabonete líquido Protex. Pra higienizar sem fazer o operado sentir muita dor, você mistura o sabonete com um pouco de água em uma tigela e usa uma gaze para limpar as orelhas. Fica ó… 👌 uma beleza. Aí depois, é preciso passar a pomada Nebacetin pra dar aquela fortalecida na cicatrização. Em seguida, você corta a gaze e posiciona na orelha do jeito que está na foto aqui embaixo. Eu preparei um texto explicando como fazer o curativo de um jeito simples e rápido (clique aqui para ler).

curativo-gaze-otoplastia

O primeiro dia é tudo mais complicado, mas com o passar do tempo as dores vão se contendo e você pega prática para fazer o curativo. Me lembro que com menos de 10 dias os cortes já estavam cicatrizados e eu não precisava mais aplicar a pomada. Apenas para limpar eu segui usando o sabonete especial. E a gaze para proteger as orelhas eu continuei colocando durante a noite pra evitar que a faixa irritasse a pele.

Usando a faixa de otoplastia

faixa-otoplastia

Por falar em faixa, ela vai ser a sua grande “parça” por, pelo menos, uns 30 dias. Por tudo que li antes e depois da minha cirurgia, percebi que os médicos indicam períodos diferentes de uso. No meu caso, eu usei 10 dias por quase 24 horas (só tirava pra tomar banho) e depois 20 dias só pra dormir. Eu diria que a faixa é um “mal necessário” para proteger as orelhas e consolidar o resultado da otoplastia.

Ela incomoda, faz você sentir um baita calor e pode até começar a irritar sua pele, mas não deixe de seguir as recomendações médicas. Se o seu cirurgião pediu pra usar por 60 dias, então use. E acostume-se com a ideia de que você será obrigado a fazer todas as suas atividades cotidianas com a faixa.

Trabalhando após a otoplastia

Aquele bar de fim de semana com os amigos você até pode adiar, mas quando se trata de trabalho, não é tão simples assim. Até por esse motivo, muita gente espera o período de férias para fazer a otoplastia e se recuperar no período de folga. O Dr. Alexandre havia pedido para eu ficar de 2 a 3 dias em casa antes de voltar ao batente. Como eu operei em um sábado, deu pra usar o domingo pra me recuperar relativamente bem. Mas mesmo assim, na segunda e na terça eu ainda trabalhei de casa. Na quarta-feira voltei pra firma usando a faixa e touca. E a faixa foi o que mais incomodou pelo calor e pelo aperto. Ainda bem que foram apenas 10 dias assim. Trabalhar usando a faixa talvez tenha sido a parte mais chata do pós-operatório.

Pontos

pontos-otoplastia

Tome bastante cuidado para evitar que os pontos se rompam e causem algum problema desnecessário. Vale a pena seguir algumas recomendações importantes. Fazendo isso, as chances de dar tudo certo são enormes.

  • Não se abaixar bruscamente;
  • Não ficar com a cabeça baixa por muito tempo;
  • Não pegar peso;
  • Evitar subir escadas repetidamente;
  • Evitar ficar sob calor forte.

Tirando o risco do rompimento, os pontos não são motivo de muita preocupação. Nos primeiros dias, você deve sentir uma pressão maior quando se abaixar e também quando for apoiar a cabeça no travesseiro para dormir. Eles só causam um certo incômodo a partir da segunda semana, que é o período mais agudo da cicatrização. Aí você vai sentir uma coceira bastante intensa na região. Com 15 dias você tira os pontos da parte interna das orelhas e com 30 dias o médico retira os pontos da parte de trás.

Dores no pós-operatório da otoplastia

cirurgia-de-orelha

A possibilidade de sentir dor acompanha o pós-operatório de qualquer cirurgia, mas no caso da otoplastia esse temor não se confirmou. Quer dizer… eu senti dor, sim. Mas em uma proporção extremamente menor do que eu pensei que sentiria. A dor mais intensa veio logo depois que saí da sala de cirurgia, e foi porque o efeito da anestesia estava se desfazendo. Depois não tive mais problemas.

Os remédios são eficientes e controlam qualquer sinal de incômodo. Tanto que só precisei tomar o analgésico no primeiro dia. Depois fiquei tomando o antibiótico por 10 dias. Mas vale o lembrete: a região fica muito sensível, então você vai sentir dor se bater as orelhas ou se alguém esbarrar em você. Por isso é importante usar a faixa de otoplastia. Ela oferece a proteção necessária para você ficar tranquilo/tranquila.

Consultas no pós-operatório da otoplastia

consulta-otoplastia

Você terá uma rotina de consultas para o médico fazer o acompanhamento da evolução da cirurgia de orelha. Em um mês, eu voltei quatro vezes ao consultório. Cada consulta representa uma “etapa vencida” do pós-operatório. No primeiro retorno eu dispensei o uso do curativo de “capacete”; no segundo, o doutor liberou o uso da pomada cicatrizante e do curativo; já no terceiro e no quarto ele tirou os pontos. Ele pediu pra eu marcar mais uma consulta depois de três meses para verificar se ficou tudo bem com a cicatriz e com o resultado final das orelhas.

Como dormir após a otoplastia

almofada-otoplastia

Essa é uma das maiores preocupações de quem faz a cirurgia de orelha, e comigo não foi diferente. A principal pergunta é: dá pra dormir de lado? Infelizmente, não. Você vai sentir dor se apoiar a as orelhas no travesseiro, então esquece essa possibilidade. Na verdade, não tem segredo pra dormir. Você fica de barriga pra cima e tenta dormir assim a noite toda.

Ainda bem que não tive muitos problemas com isso. Mas caso você não consiga dormir bem, compre uma daquelas almofadas de pescoço (como essa da foto). Dá pra encaixar a orelha certinho no vão, e assim ela não vai ficar pressionada no travesseiro. Eu escrevi um post com dicas para dormir após a otoplastia. Para ler, clique aqui.

Atividades físicas após a otoplastia

atividades-fisicas-otoplastia

Umas das principais dúvidas que eu tive foi a respeito das atividades físicas. Em todas as consultas do pós-operatório eu perguntava pro Dr. Alexandre se já podia voltar a praticar esportes. Ele explicou que não era bom fazer nada muito agressivo (tipo jogar bola) enquanto eu ainda estivesse com os pontos. Na verdade ele foi liberando aos poucos. Com 10 dias eu já podia fazer uma caminhada; com 20 dias eu podia correr um pouco; e depois de tirar todos os pontos (30 dias) eu fui liberado para jogar futebol. Mas com ressalvas. Ele pediu pra eu proteger as orelhas com alguma faixa ou coisa do tipo. Vai que a bola acerta uma delas em cheio, né?

O que achei do pós-operatório

leo-otoplastia

De uma forma geral, achei que o pós-operatório da otoplastia foi muito mais tranquilo do que eu pensava. O sangue escorrendo depois que eu saí da clínica e as horas intermináveis usando a faixa foram as partes mais “torturantes”. Dor eu quase não senti. E eu realmente torço que seja assim com todos que fazem a otoplastia.

Se você vai fazer em breve, fique em paz e não se desespere. A recuperação será rápida e sem sustos. Em outros textos vou contar mais detalhes sobre o pós-operatório da cirurgia de orelha e explicar como foram as semanas pós-cirurgia. Um deles é uma espécie de “linha do tempo” que preparei sobre os primeiros 40 dias de recuperação. Para ler agora, clique aqui.

Essas foram as minhas dicas sobre o pós-operatório da otoplastia. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você tiver alguma dúvida, escreve a sua pergunta aqui embaixo na seção de comentários, blz? Um abraço e até o próximo post! 👍

Sou jornalista e criei o Blog da Otoplastia em 2015, alguns dias antes de fazer a minha cirurgia. Aqui eu dou várias dicas e conto as experiências que passei com as duas otoplastias (também fiz o retoque). Aproveite os textos e sinta-se à vontade para mandar perguntas! ;)

119 Comentários

  1. Muito bom, irmão. Primeiro site/blog que eu vejo o relato de um homem, queria realmente ver a opinião masculina.

    Fiz ontem minha cirurgia, passaram-se um pouco mais de 30 horas e, tudo q vc descreveu do que acontece imediatamente após a cirurgia, eu vi semelhança.

    Também tive um pouco de sangramento e a questão da primeira vez que se olha no espelho eu tbm me identifiquei(espero que tbm não seja paranóia).

    Dor também quase nula, só a faixa que aperta um pouco, mas nada demais. Bom relato, valeu!

    • Fala, Oliveira. Blz?

      Não esquenta com a questão das orelhas diferentes. Elas ficam muito inchadas e ainda vão mudar bastante. É paranoia da gente, mesmo.
      Obrigado pelos comentários e boa sorte na sua recuperação.

      Um abraço!

  2. Oi. Eu sonho em fazer a oto, mas tenho muuuito medo de tudo. Na hora de tirar os pontos dói muito? Esse é um dos maiores motivos de eu não ter coragem rsrs. Tenho medo de não ficar bom, dos pontos, da dor no pós operatório e só de ver fotos já passo mal , mas também não me aguento mais assim:(
    Desculpe o desabafo e parabéns pelo seu texto, era o que eu queria saber, falou de tudo que envolve a cirurgia, adorei. Abraço

    • Olá, Ana Paula. Tudo bem?

      Primeiro quero agradecer pelos elogios. Muito obrigado.
      Quanto aos pontos, não dói praticamente nada. Na verdade é só uma dor parecida com uma picada bem leve. Quando você menos esperar, o médico já terá tirado os pontos. Não se preocupe com isso, tá?

      Um abraço!

  3. Parabéns pelo post. Vou fazer no dia 9 deste mês e estou super na dúvida, como medo do resultado e nem dormir direito tou conseguindo… Mas seu post me esclareceu muitas coisas…

    • Olá, Smaiello. Tudo bem? Muito obrigado pelo elogio.

      Conforme o dia da cirurgia se aproxima, a gente vai ficando mais nervoso, mesmo. Não tem como ser diferente. Mas não com medo do resultado. Você precisa confiar no seu médico e relaxar. Assim a otoplastia fica mais tranquila para todos.

      Um abraço e boa sorte!

  4. Olá Leonardo, estou com dúvidas de como fica a cicatriz , fica a marca dos pontos? E o médico aqui falou que é pra ficar 5 dias com aquele capacete do primeiro dia, eu fiquei pensando se não fica muito abafado e pode apodrecer. E depois que tira o capacete a gente tem que limpar todo dia? Eu tenho medo de limpar e fazer algo errado e o médico não passou nada pra comprar pra passar ou limpar nem da faixa ele falou pra comprar ai fico sem saber onde comprar. Vc pode me ajudar? Pode me falar como está a cicatriz agora ou pode me mostrar uma foto? Obrigada

  5. Oie. Venho tanto aqui que já me sinto ” em casa” rsrs. Como disse em outro comentário a minha vai ser em fevereiro e agora ate lá irei ler bastante pois isso me acalma. Queria saber se tem foto de frente com o antes e depois. É que serei madrinha de casamento em junho. Será que já estará bem normal já? Estou temendo a limpeza dos pontos, porque no meu caso será meu esposo que fará e homem não tem a mesma delicadeza que a mulher né.rsrs. Obrigada novamente hehe. E desculpe fazer tantas perguntas.
    Abraço.

    • Oi, Ana! Tudo bem?

      Desculpa por demorar tanto pra responder. Mas vamos lá…
      Com 3 meses suas orelhas já estarão bem desinchadas e com o formato praticamente definido. Não se preocupe, pois você vai poder ficar à vontade no casamento.

      Quanto à limpeza dos pontos, nos primeiros dias você pede pra ele limpar usando um cotonete ou uma gaze. Depois você vai sentir que a dor vai diminuindo aos poucos, e aí você já vai conseguir limpar sozinha durante o banho. Fazendo assim, você não terá problemas, tá?

      Obrigado por acompanhar o blog e por mandar as perguntas.

      Abraço!

  6. E aí, beleza? Fico feliz que tenha feito a cirurgia e nada deu errado! Minha filha Yasmin fez a cirurgia, ela tem 13 anos e está usando o capacete. Ela tem algumas duas dúvidas:
    – Hoje (3º dia de cirurgia), ela sentiu a orelha latejando e coçando um pouco, é normal?
    – Durante a noite, ela sem querer virou de lado (de acordo com ela, ela não sentiu nada), isso pode trazer algum risco?
    Obrigado pelos artigos, ajudou bastante!

    • Olá, Alan. Tudo bem?

      Agora ela já deve estar em um estágio mais avançado da recuperação, mas vamos lá!

      É bastante normal que ela sinta as orelhas latejando. A coceira é bem incômoda, mas ela indica que os cortes estão cicatrizando. Pode ser que ela sinta uma pressão nas orelhas de vez em quando, sobretudo após parar de usar a faixa. Fique atento a isso.

      Não tem problema dormir em uma posição só. Só teria algum risco se ela ficasse muito tempo pressionando a orelha contra o travesseiro.

      Muito Obrigado pelos elogios e espero que tenha ajudado vocês.

      Boa sorte na recuperação dela!

  7. Ola Leonardo eu fiz a cirurgia otoplastia e seu blog me ajudou muito muito, obrigado pelas dicas, voce foi um aliado. abraço

    • Fala, Josias. Blz?

      Cara, que legal que o blog te ajudou. Fico muito feliz por isso! Continue acompanhando as novidades

      Um abraço e boa recuperação!

  8. Olá!
    Meu nome é Mariana fiz a otoplastia à três dias, a cirurgia foi tranquila, no meu caso não ocorreu o sangramento, mas estou sentindo dores nas orelhas.
    Não tive coragem de lavar o local operado não sei como exatamente passar o sabonete líquido. Pode me dar mais algumas dicas para esse momento tão delicado?

  9. Ola pessoal, eu entrei na fila de espera do SUS, e em menos de 1 ano me chamaram para passar com o anestesista, fazer exames de sangue, e logo após isso, meu nome já estava na lista, e por volta de uns 6 meses depois, me chamaram para fazer a cirurgia, porém, eu precisaria refazer os exames, refiz tudo, e foi marcado a cirurgia para 12 dias depois, hoje eu acabei de fazer, retornei para casa por volta das 12hrs, tive um pouco de sono durante a tarde, acabei de trocar o curativo, agora está doendo um pouco, mas é só uma irritadinha, uma dor suportável, quando fui trocar os curativos, tinha um pouco de sangue também, estou tomando vários antibióticos que a cirurgiã recomendou, e irei voltar daqui 15 dias para retirada dos pontos, façam , vale muito a pena, apesar de demorar um pouco pelo Sus, é muito compensativo. Na troca dos curativos, olhei bem, e já está praticamente 80% com o resultado final.

    • Oi, Juliana. Tudo bem?

      Muito legal o seu depoimento. Que bom que você conseguiu fazer pelo SUS e que deu tudo certo.

      Um abraço e boa recuperação pra você!

  10. Olá.
    Fiz a minha otoplastia dia 02/02/2016.. hj tem três de pós operado. Estou sentindo um desconforto enorme, tanto com a faixa yoga como o inchaço… As minhas orelhas estão megas inchadas, inchou muito mais que as suas orelhas, além de inchadas estão super roxas… Qto tempo será que vai demorar para minha orelha ter um aspecto melhor?

    • Fala, Paulo. Tudo bem?

      Cara, o inchaço inicial não demora muito tempo para melhorar. Em questão de uma semana a 10 dias você já vai ver uma boa melhora. Depois disso, as orelhas vão desinchando gradualmente. Neste post eu explico em detalhes a recuperação, vale a pena conferir: http://www.cirurgiadeorelha.com/confira-tudo-sobre-o-inchaco-da-otoplastia/

      Um abraço e boa recuperação pra você!

      • Vc sabe se compressa de gelo ajuda a desinchar??

        • Oi, Paulo. Tudo bem?

          Eu não precisei fazer, mas colocar um pouco de gelo ajuda, sim. É bom fazer a compressa se o inchaço estiver te incomodando.

          Um abraço e boa recuperação!

  11. Leonardo, e aí, tudo bem?
    Eu tenho vontade de fazer a cirurgia há muito tempo. Fui a um médico e ele disse que eu não tenho necessidade, mas eu me incomodo com as minhas orelhas. Ele mediu a distância de cada orelha em relação à cabeça e disse que apenas uma é um pouco mais aberta, 1,7 cm, sendo que eles consideram orelha de abano quando tem mais de 1,5cm, em regra. Ele falou também que minha orelha é bem formada (geralmente orelhas de abano não tem todos os sulcos). Ainda sim, eu decidi fazer. O que me incomoda é quando tiro fotos, essa orelha que é um pouco mais aberta aparece muito e me incomoda. Terei 25 dias do dia da cirurgia até à volta ao trabalho, será que é o suficiente para estar com aparência de quem não passou por cirurgia?

    • Fala, Thiago. Blz?

      Cara, acho que o mais importante é você se sentir bem. Se a sua orelha está te incomodando, não vejo problema em fazer a cirurgia.
      Quanto ao tempo de recuperação, com 25 dias você já estará bem. A orelha vai estar cicatrizada e o inchaço terá diminuído bastante, ok?

      Um abraço e boa sorte!

  12. Eu fiz minha cirurgia dia 25.02.16, confesso que não senti nada, pois me deram anestesia geral. Porém, nos 4 dias com capacete foi terrível, muita dor, após tirar, tive um susto a orelha parecia umas bolachonas, duras, super inchadas, hematomas, traduzindo, assustadoras. Converso com a dra que fez todos os dias, deu uma abalada ver a situação que está, mas ela diz que é normal. Li tudo sobre sua página e vem acalmando bastante está sensação de desespero. A dra pediu pra fazer compressa por 2 dias, e usar bastante hyrudoide 4 a 6x ao dia. To na luta aqui. Agradeço as dicas dada pela página. Bjs

    • Oi, Juliana. Tudo bem?

      Fique calma, é assim mesmo. Eu também me assustei quando vi minhas orelhas depois da cirurgia. Elas estavam roxas e muito inchadas. Bem feias, mesmo. Mas fica tranquila porque não vai demorar muito para que elas comecem a desinchar e tomar um aspecto mais digno.

      Obrigado pelo seu comentário e boa recuperação.

      Um abraço!

  13. oi leonardo tdu bem?

    entao a minha duvida q hj é o sexto dia da minha cirurgia..
    e estou notando uma diferenca nas orelhas .. uma mas formada e a outra nao .. e uma mais aberta q a outra.. sera q é normal isso?

    • Oi, Daiana. Tudo bem?

      Isso é normal, sim. Nos primeiros dias ainda não dá para tirar uma conclusão de como as orelhas ficarão. Elas ainda vão desinchar bastante. Fica tranquila e espera passar esse primeiro mês, ok?

      Uma abraço e boa recuperação!

  14. Leonardo, eu fiz a cirurgia e meu ouvido esquerdo está entupindo quando eu aperto os dentes, tipo, quando eu fecho a mordida…Eu acredito que deva ser por conta do inchaço da orelha…Você conhece alguém que fez a cirurgia e teve esse problema?

    • Oi Daniel. Tudo bem?

      Já vi alguns relatos de pessoas falando sobre o ouvido tampado, mas não é muito comum. Se continuar assim, seria legal você falar com o seu médico e pedir uma orientação, blz?

      Um abraço e boa recuperação!

  15. Eu sempre quis fazer a cirurgia, mas tinha receio, vergonha de fazer também. Daí, aos 30 anos, resolvi fazer a cirurgia e não me arrependo. Não sei como fiquei tanto tempo passando por esse incômodo de não gostar das orelhas e nada fazer! Minha cirurgia foi tranquila, durou cerca de uma hora. A minha orelha era bem formada, tinha todas as curvaturas, era apenas um pouco pra frente, pouca coisa, mas que me incomodava. Hoje faz uma semana que eu operei, ainda sinto dores, tipo uns choques, mas já posso ver um pouco do resultado. Os primeiros dias são os piores! Aquele capacete, o desconforto para dormir, o inchaço! Com o passar dos dias esses problemas vão atenuando. Embora minha orelha ainda esteja inchada, eu já posso notar que o resultado está sendo e será muito satisfatório. Meu médico fez os pontos internos na orelha ligando-os no osso mastóide, osso da cabeça. O uso da faixa serve mais como uma barreira física, pois o novo formato das orelhas são determinados por esses pontos que o médico faz. E faixa dá segurança e ajuda no ajuste ao novo formato (elas não são responsáveis por deixar as orelhas para trás). Tenho mais uma semana de uso da faixa em período integral, então vou tirar os pontos, com 15 dias, depois só usarei para dormir. Essa parte da faixa talvez seja a parte mais chata da cirurgia, mas vale muito a pena. Minha família dizia: Eu não vejo nada de errado com suas orelhas. Até meu médico disse que meu caso não era tão passível de cirurgia, contudo só nós sabemos aquilo que nos incomoda. Portanto, eu aconselho a todos fazerem. Não tenham medo! A cirurgia é simples, o pós operatório é ruim sim, mas vale muito a pena.
    Eu paguei 4.000 reais na cirurgia. Tudo particular. Fui internado às 07:00 (até começar a operação deve ter demorado uma hora) e tive alta ao meio dia. Meu médico não me passou pomada para passar nos pontos, ele apenas me mostrou como fazia a limpeza do local, com alcool 70% e, após limpeza, colocava uma gaze seca atrás e então a faixa. Ele dizia que a intenção era que o corte ficasse seco, coisa que a pomada não deixava. Mas isso é recomendação de cada um. Em relação a medicação, e tomei antibiótico por sete dias, dipirona para dor, tramadol se sentisse dor intensa e tomei anti-inflamatório também. Passada uma semana, já não tomo mais nenhum remédio. Acho que é isso. Boa sorte a todos.

    • Fala Felipe. Blz?

      Cara, muito legal o seu depoimento! Me identifiquei com várias partes, sobretudo na questão de ter demorado tanto tempo pra fazer.
      Mas é isso aí, a cirurgia é muito tranquila e depois é vida nova. Muito obrigado por contar sua experiência.

      Um abraço e boa recuperação!

  16. Olá Leonardo!
    Parabéns pelo blog e pelas dicas!!!
    Gostaria de saber onde vc realizou a sua cirurgia??
    Sou de São Paulo,vc sabe me indicar algum lugar pata realizar a cirurgia por aqui mesmo?!!
    Desde já agradeço 🙂

    • Oi, Helena. Tudo bem?

      Eu acabei de enviar o contato para o seu e-mail, ok?

      Muito obrigado pelo elogio ao blog.

      Um abraço e boa sorte!

  17. Fiz a cirurgia faz 4 dias e minhas orelhas ficaram muitos coladas o seu tbm ficou bem colado a cabeça?

  18. Eu jogo vôlei queria saber quando eu vou poder voltar a jogar

  19. E ae fmz. A minha cirurgia está marcada para o dia 07/04. Estou mt curioso para ver o resultado. Seu blog me ajudou mt a tirar dúvidas. Vlw que DEUS abençoe

    • Fala, Matheus. Blz?

      Que bom, cara! Dia 7 já está chegando. Depois disso é vida nova, com certeza.

      Muito obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que o blog te ajudou.

      Um abraço e boa sorte na sua cirurgia!

  20. Olá tudo bem? Muito legal seu blog mas eu achei um pouco exagerado. Eu fiz a cirurgia e foi super tranquilo. Se eu lê-se antes acho q não faria rsrs. Desculpa alguma coisa.

    • Oi, Silmara. Tudo bem?

      Sobre qual parte você fala que foi exagerado? Eu já citei várias vezes que pra mim foi tranquilo também, que senti poucas dores durante a cirurgia e no pós-operatório. A pior parte pra mim foi usar a faixa, isso não nego que foi muito chato. rsrs

      E não precisa se desculpar de nada, blz? Gostei de saber sobre a sua impressão e vou cuidar pra não ficar tão exagerado. 😉

      Muito obrigado, um abraço!

  21. cara, eu tenho muito medo de cirurgias sabe, pavor, não sei qual o motivo exato…mas agora me convenci de querer faze – la, pois saca não são nem as duas orelhas e uma lado so que e bem pra frente e isso e incomoda muito, tipo uma maior que a outra, “que bizarro”… minha alto-estima vive la em baixo por conta disso. e outra, me esquivo muito pra tirar foto…mas eu não aguento mais e quero mudar, eu andei visualizando o seu blog sobre o assunto abordado e me encorajou e muito, ver como e o processo depois da cirurgia, já me deu uma outra visão do que pra min eu tinha “pavor”,agora passou a ser “necessidade”…não quero mais ter que me olhar no espelho todo dia e me sentir um lixo por não gostar das minhas orelhas. se você poder me passar o numero do cirurgião ficarei mas que agradecido…desde já gradeço.

    • Fala, Jhonatan. Blz?

      Cara, eu recomendo a cirurgia pra todo mundo que tem qualquer incômodo com orelha de abano. A operação é tranquila e o pós-operatório não é nenhum bicho de sete cabeças. Sem contar que o risco de algo dar errado é muito baixo. Ou seja, só há vantagens em fazer a otoplastia.

      Estou mandando o contato que você pediu no seu e-mail, ok?

      Um abraço e boa sorte!

  22. Eitann… entrando na sala de cirurgia daqui alguns dias, tomei coragem e vou lá orelhas de abano nunca mais rsrs seu relato foi valiosíssimo e de grande ajuda! forte abraço.

    • Fala, Santanna. Tudo bem?

      Que legal que você vai fazer a cirurgia em breve, cara. Sua vida vai mudar pra sempre. Se puder, escreva o seu relato aqui depois, blz?

      Muito obrigado pelo elogio.

      Um abraço e boa sorte!

  23. Me chamo Márcia,E MINHA FILHA EMILY TEM 6 ANOS E VAI FAZER ESSA CIRURGIA,EU TINHA BASTANTE DÚVIDAS E VI Q É NORMAL.
    Vc tirou todas as minhas dúvidas OBRIGADO

    • Olá, Márcia. Tudo bem?

      Que bom que o blog foi útil para você. Fico feliz em ter ajudado de alguma forma.

      Um abraço e boa sorte para a Emily!

  24. Olá , adorei ler tudo sobre a cirurgia por aqui .. Minha cirurgia foi segunda feira passada , bateu praticamente tudo com o que disse ! haha
    Consegui a cirurgia por um preço ótimo com o projeto orelhinha é super indico a todos !
    Paguei apenas 1.800 !!
    Minha alto estima está renovada .. Obg pelos conselhos adorei 😉

    • Oi, Thatiana. Tudo bem?

      Que bom que deu tudo certo na sua cirurgia. E você pagou um preço muito bom, hein?
      Realmente a auto-estima muda muito, por isso que recomendo a cirurgia a todos. Fiquei feliz em saber que minhas dicas te ajudaram, viu?

      Obrigado e boa recuperação!

  25. Boa tarde Leonardo, li seu comentário sobre a cirurgia nas orelhas, e fui com mais coragem fazer a cirurgia, fiz ontem a noite foi mais tranquilo do que eu pensava, não ouve sangramento apos a cirurgia, pois o procedimento que fiz não é com pontos externos é com pontos internos, recomendo a todos que queiram fazer. um abraço.

    • Fala, Vanderlei. Blz?

      Que bom que você se sentiu confiante. É isso aí, cara. E melhor ainda que deu tudo certo no pós-operatório. Agora é se recuperar e curtir a vida nova. Você vai sentir na pele e a diferença.

      E como é esse procedimento com pontos internos? Fiquei curioso, cara.

      Um abraço e boa recuperação!

  26. Bom dia Leonardo!

    Vou fazer essa cirurgia daqui a um mês, estou super ansiosa pelo resultado, li seus comentários e estou bem confiante, mas te confesso, está muito difícil de aguentar essa ansiedade.

    Abraços…

    • Oi, Regiane. Tudo bem?

      Realmente segurar a ansiedade é uma das piores partes. Eu precisei esperar duas semanas pra fazer a minha e fiquei contando os dias. Mas tenta ficar tranquila aí, blz?

      Um abraço e boa sorte pra você!

      • Obrigada pela força Leonardo, depois da cirurgia te conto como foi.

        Abraços;

  27. Oi Leonardo! Fiz minha cirurgia ontem, dia 20/06. Até agora não tive nenhum sangramento, só estou meio “surda” por conta do capacete que tenho que ficar até quinta feira. Essa está sendo a pior parte. Meu estômago é sensível pra remédios e como estou tomando 3, também fico com enjoo e vomito. Fora isso, nas orelhas mesmo, estou só com um incômodo mesmo. Ansiosa pra tirar o capacete, ouvi dizer que é um alívio quando tira, rs. Parabéns pelo blog!

    • Oi, Nicole. Tudo bem?

      Realmente a parte do capacete é bem chata. Por sorte eu só precisei usar por dois dias. Mais do que isso já fica insuportável. Espero que você esteja se sentindo melhor agora. Com uma semana de pós-operatório acredito que as coisas vão ficar mais tranquilas para você.

      Valeu pelo elogio ao blog. 😉

      Um abraço e boa recuperação!

  28. Léo, parabens pelo post irmão, Deus abençoe tua vida, a minha esta marcada para o dia 22 de agosto, essa informações vão ser se extrema importância para mim.

    • Oi, Gustavo. Tudo bem, cara?

      Muito obrigado pelo elogio! Mensagens como a sua fazem toda a diferença. Boa sorte na sua cirurgia.

      Grande abraço!

  29. Ola minha filha de 7 anos fez hoje em Campinas SP com.Dr.Marcelo de Assis um excelente profissional juntamente com toda sua equipe.Minha filha so ira tirar o capacete no sabado e ate momento nao sentiu dores e nem sangrou.
    Ela esta em Campinas e eu em Uberlandia MG pois quem a acompanhou foi meu esposo pois eu estava muito ansiosa e preocupada e no momento eu confesso que nao seria uma boa companhia.Amanha Graças a Deus ja estara em.casa e estou muito feliz a esperando e morrendo de saudades.

    • Olá, Luciana. Tudo bem?

      Que bom que deu tudo certo na cirurgia da sua filha! Se tiver qualquer dúvida sobre o pós-operatório, pode perguntar aqui, tá?

      Muito obrigado pelo seu depoimento.

      Um abraço, boa recuperação para ela e boa sorte para todos vocês!

  30. Olá Leonardo,

    Parabéns pelo post,mto bem elaborado de fácil entendimento. Deu p tirar muitas dúvidas é aliviar a tensão após a retirada do capacete.
    Fiz a cirurgia dia 27/07/16 uma orelha está muito inchada e roxa e ta saindo um líquido (tipo um pus) é normal esse liquido sair de dentro da orelha????

    • Oi, Scarlet. Tudo bem?

      Não é normal. Se o líquido ainda está saindo, fale com o seu médico o quanto antes e explique o que está acontecendo. Quanto ao inchaço, você não precisa se preocupar. No início as orelhas ficam bastante inchadas, mesmo.

      Muito obrigado pelo elogio ao post. Fico muito feliz em ter ajudado de alguma forma. 😉

      Um abraço e boa recuperação!

  31. Usar a faixa durante 24 hr atrapalha no desinchado das orelhas ?

    • Oi, Victor. Tudo bem?

      Não atrapalha, desde que não fique apertada. A faixa deve ser usada pra proteger as orelhas, mas não deve apertá-las.

      Um abraço e boa sorte!

  32. Leonardo, seu site foi muito útil durante o meu pós operatório. Lia quase todo dia, o que ajudou a me manter tranquilo. Só deixo aqui meu relato quanto à dor. Essa parte pra mim foi a pior de todas. Minha mãe também fez a cirurgia anos atrás e sofreu da mesma forma. Enquanto muitas pessoas relatam não ter sentido dor após o segundo dia de operado, garanto que não foi o meu caso. Sabe aquela dor que dá depois da cirurgia? Imagine-a por quase uma semana. Ao menos até o quinto dia, a dor era absurda. Como sou alérgico a diversos analgésicos, meu suporte era apenas parecetamol (que é a mesma coisa que água), então já viu… Foi na garra… Já fiz inclusive outras cirurgias (apendicite inclusa) e digo que foi brincadeira de criança comparada com a otoplastia. Então, para quem for fazer a cirurgia, recomendo fortemente que tenha a possibilidade de tirar 7 dias de repouso, pois dependendo da pessoa, pode ser incapacitante p/ trabalhar/estudar. Mesmo assim, recomendo fazer a cirurgia! Só tenham certeza que o cirurgião faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. É isso! Um abraço

    • Fala, Bernardo. Tudo bem?

      Cara, que pena que você teve esse problema com as dores fortes. Já conversei com várias pessoas sobre a cirurgia e a grande maioria não teve queixas.

      Sobre o tempo de repouso, embora eu tenha ficado apenas 4 dias em casa, também recomendo os 7 dias. Acho que é um período ideal para se recuperar bem.

      Agradeço demais pelo seu depoimento. Foi muito bom ter lido a sua experiência!

      Um abraço e boa recuperação!

  33. Olá, minha filha de 7 anos está no terceiro dia da cirurgia. Estou sem dormir preocupada com o inchaço excessivo e os hematomas. Li todos os depoimentos e me tranquilizei bastante. Obrigada! Pelo jeito está dentro do normal. Ela não sente dor nenhuma.

    • Oi, Adriana. Tudo bem?

      Sim, o inchaço excessivo e os hematomas são normais. Fique tranquila. Ela não sentir dor é um ótimo sinal.

      Um abraço e boa recuperação pra ela!

  34. Leonardo, boa tarde, pode me passar um e-mail seu?
    gostaria de trocar ideia contigo sobre o assunto.

    abraços,

    aguardo.

    • Fala, Thiago. Blz?

      Meu e-mail é contato @ cirurgiadeorelha.com.

      Um abraço!

  35. Bom dia, tenho 21 anos e graças a Deus é minha vez de fazer a cirurgia e eu tô muito ansiosa, esperei muito tempo por isso e li inúmeras vezes seu blog, já estou sentindo dor antes mesmo de fazer kkk, mas tomara que dê tudo certo, farei na terça feira.

    • Olá, Andressa. Tudo bem?

      Que bom que você já está prestes a fazer a cirurgia. A ansiedade é normal e o medo de sentir dor existe, mas você vai ver que tudo vai valer a pena. A sensação de sair da sala de cirurgia sabendo que você não tem mais orelhas de abano é espetacular.

      Vai dar tudo certo, sim. Estou torcendo por você. Depois retorne para deixar o seu depoimento sobre a operação, tá?

      Um abraço e boa sorte!

  36. Boa noite Galera, tenho 31 anos e só agora tive a oportunida de fazer minha cirurgia,(16/09/16) O meu pós operatório está sendo tranquilo, apesar do sangramento em uma das orelhas no segundo dia. Nada que uma compressa de gelo não resolva. Não sentir dor graças a Deus, e recomendo a todo mundo que faça, pois só nós sabemos como é meio constrangedor quando alguém faz um comentário sobre nossa orelha. Não se assuste apesar do visual mega roxo e o inchaço dos primeiros dias, mas, vai passar fique tranquilo, Leonardo suas dicas foram muito boas e me ajudaram bastante, Obrigado, Abraço.

    • Fala, Vinicius. Tudo bem?

      Muito obrigado pelo seu depoimento. Muito bom saber que deu tudo certo.

      É o que eu falo sempre, o pós-operatório é bastante tranquilo e vale muito a pena fazer a cirurgia. Também indico para todo mundo.

      Ah! Fico feliz em saber que o blog de ajudou. Essa é a maior recompensa para mim.

      Grande abraço e boa recuperação!

  37. Oi, tudo bem ? Sobre o assunto da cirurgia, tenho pavor só de pesquisar como é feito sabe ? Olho os vídeos, ou até mesmo fotos e meu coração começa a acelerar (me dá um treco antes mesmo de ter feito) rs. Mas, sobre tudo, morro de vontade de fazer algo que mudasse minhas orelhas. Tenho 20 anos, e desde sempre ando de cabelo solto (calor, frio, sol, chuva), morro de vontade de amarrar, fazer penteado e tal, mas, a implicância com a orelha é maior que a vontade de ser normal sabe!? Ela não é grande e nem ”tão” pra frente assim, mas o pouco que ela é aberta me incomoda. Tenho o dinheiro guardado, (ou boa parte dele), só me falta a coragem de seguir com isso. Morro de medo de qualquer cirurgia (não pela cirurgia em sim, mas pelo pós), de como vai ser, as dores que vou sentir. Se vai realmente valer a pena, e principalmente. Pegar um cirurgião que seja tão bom quanto rs. Valeu pelas dicas e pela forma de explicar cada detalhe, parabéns !!

    • Olá, Jéssica. Tudo bem?

      Olha, os vídeos são um pouco assustadores. Eu nunca assisti nenhum, mesmo depois de ter operado. Acho que eles colaboram para você ficar com um certo medo.

      Quanto ao pós, ele só é mais trabalhoso na primeira semana. Depois disso você consegue levar muito tranquilamente. As dores passam rápido também, não tem crise.

      Espero que você tenha coragem e faça a otoplastia em breve. Sua vida vai mudar bastante, posso garantir.

      Muito obrigado pelo elogio, tá?

      Um abraço!

  38. Fazem 1 mês e meio que fiz a cirurgia. O resultado é muito satisfatório. Hoje cortei o cabelo (tinha um cabelão) e a moça mecheu bastante nas orelhas com o pente e a puxando para frente mesmo eu falando que estada um pouco dolorida. Será que isso interferirá no resultado final? Fiquei muito neurótico com isso, hauahua! Abraços!

    • Fala, Matheus. Tudo bem?

      Pode ficar tranquilo, essas mexidas não vão interferir no resultado final. Fica frio, blz?

      Grande abraço!

  39. Ótimo relato. Vou fazer em breve e estava muito curioso sobre o pós operatório. Excelente post.

    • Fala, Douglas. Blz?

      Que bom que gostou, cara. Muito obrigado pelo elogio!

      Grande abraço e boa sorte!

  40. Minha filha queria fazer a cirurgia dia 20/12…
    Dois meses depois, dia 18/02, será aniversário dela, e será o dia todo na piscina. Acho q não estará totalmente recuperado né? Não seria aconselhável fazer agora? O que acha?
    Pq penso no sol, água :S
    To em dúvida se ela faz ou espera passar o aniversário…

    • Olá, Sandra. Como vai?

      Com dois meses ainda não está totalmente recuperado, mas podemos dizer que estará bem encaminhado. O maior problema é ficar muito tempo exposta ao sol. Se puder evitar, é melhor.

      A sua filha está disposta a esperar mais dois meses? E o médico fez alguma recomendação?

      Um abraço!

  41. Oi Leonardo! Tudo bem?
    Farei minha cirurgia dia 15/12, porém dia 16/12 tem encerramento da minha empresa e será numa chacara com rio, pscina e algumas bebidas alcoolicas.
    Na próxima semana já no aproximamos do Natal e Ano Novo, mais praia e cerveja kkk

    Você recomenda que eu faça somente em Janeiro ou dá pra conciliar bem as coisas?
    Vi seu post sobre a recuperação e me ajudou bastante.

    Farei pelo SUS e ano que vem entram residentes novos no hospital, então to com medo devido a experiência, pois a equipe atual eu já conheço.

    Espero que me dê uma luz ):
    Obrigada.

    • Oi, Amanda! Tudo bem, e com você?

      Acho que vou te desapontar com a minha resposta, mas não dá para conciliar muito bem. É arriscado ir à festa apenas um dia depois da cirurgia, ainda mais contando que ela será bem agitada. Você não poderia entrar no rio ou na piscina, sem contar que é necessário evitar a exposição ao sol. Isso também vale para o período de festas de fim de ano em que você vai se divertir na praia.

      Além disso, também tem a questão da bebida. Caso você precise tomar antibióticos, você só vai poder ficar no suco ou no refri. :/
      Eu queria beber para comemorar a minha cirurgia, mas tive que terminar os remédios primeiro (foram 10 dias).

      Então, você vai ter que fazer uma escolha: ou a cirurgia agora ou as festas. Os dois, eu acho difícil. Para mim, essa questão de conhecer a equipe médica PESA MUITO. Você se sentir segura é fundamental para o sucesso da otoplastia. Seria uma boa aproveitar a oportunidade e começar 2017 de “orelhas novas”.

      Fico feliz em saber que o blog te ajudou e espero ter dado uma luz agora. 😉

      Um abraço e boa sorte!

    • A minha tb sera dia 15/12, quero saber sobre seu pos operatório tbm Amanda, vamos nos falar, 988788427 (meu whats)

  42. Farei a minha cirurgia dia 15 de dezembro agora e nunca fiz cirurgia alguma, dar o frio na barriga kk
    Mas estou tranquilo, a pior parte é nao poder jogar bola por um bom tempo, quase chorei kkk. Muito bom seu depoimento, gostou do resultado final?

    • Fala, Gleydson. Tudo bem?

      A minha primeira cirurgia havia ficado boa até uns 4, 5 meses. Depois disso, as orelhas começaram a abrir novamente. Mas após o retoque elas se firmaram e e eu gostei do resultado final.

      Ficar sem jogar bola é tenso. Eu fiquei parado quase 50 dias e não aguentava mais. rs

      Obrigado pelo elogio e eoa sorte na sua cirurgia. Vai dar tudo certo, cara.

      Um abraço!

  43. Boa tarde Leonardo, tudo bem?
    Bom, primeiramente, parabéns pelo seu blog, desde que decidi fazer a otoplastia, procurei na internet relatos de pacientes que teriam feito e o seu foi de longe o mais preciso.
    Fiz a oto dia 09/12, hoje estou com quatro dias de pós operatório, ainda estou com curativos nas orelhas, amanhã já tiro. Não senti nenhuma dor, nem no primeiro dia, porém desde ontem estou sentindo uma coceira e às vezes elas latejam um pouco.
    O que estou achando mais difícil é dormir de costas, detesto dormir de costas e não durmo bem a noite e acordo com uma baita dor nas costas, mas tirando isso, estou muito bem, graças a Deus! Não tive sangramento, ainda estão inchadas e com hematomas.

    Obrigada pelas informações!

    • Olá, Lorraine. Tudo bem?

      A coceira pode estar ligada à cicatrização. Apesar de incomodar um pouco, é um bom sinal, pois em breve os cortes já estarão fechados. E também é normal latejar um pouco nos primeiros dias, tá?

      Muito legal saber que deu tudo certo na sua cirurgia e que você não sentiu dores. Depoimentos como o seu encorajam as pessoas a fazer a otoplastia.

      Aguente firme. Logo logo você poderá dormir com mais conforto.

      Obrigado pelas palavras que você escreveu sobre o blog.

      Um abraço e boa recuperação!

  44. Que invejinha de quem teve o pós tão tranquilo assim, rs! Tive reações com o remédio pra dor (Paco) no 1º dia de pós (dia 21/12). Mt náuseas, tontura e dor na orelha, mas ainda bem que passou! N tive sangramento até agora, mas qnd acabo rindo a sensação é de que elas vão explodir. Espero que esse inchado e latejamento acabe logo!

    • Oi, Alícia. Tudo bem? Desculpe pela demora em responder.

      Pois é, por sorte o meu pós foi bastante tranquilo. Quase não tive problemas.

      Como você está agora? Imagino que as orelhas já devem estar bem menos inchadas e sem latejar, né?

      Um abraço e boa recuperação!

  45. E ai, Leonardo? blz?

    Cara, eu fiz minha cirurgia de orelha dia 06 de Dezembro desse ano. Correu tudo ótimo, graças a Deus!

    Cara, eu só tenho uma pequena preocupação de que não fui muito bem informado: em questa da alimentação? Oq eu posso ou não comer??

    Cara, pelo seu relato, percebi que cada um tem uma recuperação diferente. A minha por exemplo, foi quase perfeita,nem remédio eu precisei tomar. A única coisa que não me agradou e até machucou um pouco, foi a faixa.

    Eu só acho que errei quando comi de tudo, e sem tomar nenhum anti-inflamatório.

    Me dá umas dicas sobre minha alimentação ai, por favor? Abraços!

    • Fala, Elias. Tudo bem? Desculpe pela demora em responder.

      Cara, assim como foi no seu caso, eu também comi de tudo. Não tive nenhuma restrição, então me alimentei normalmente. Geralmente os médicos pedem para evitar carne de porco, mas nem isso o Dr. Alexandre proibiu.

      Acho que a única diferença foi que você não tomou anti-inflamatório. Aí você realmente precisaria ter tomado mais cuidado. Mas de resto, é tudo normal.

      Espero que a sua recuperação esteja sendo boa.

      Um abraço e boa sorte!

  46. Olá!!!
    Marquei a minha cirurgia para dia 11 de janeiro, mas tenho compromissos no dia 19, 20 e 21 para ir.
    No dia 19, tenho um churrasco
    No dia 20, churrasco com piscina
    No dia 21, balada de comemoração do aniversário de um amigo.
    Será que vou poder ir aos três?

    Adoro o seu site, ele está me ajudando muito!!! Aguardo ansiosamente a resposta

    Obs: no dia 28 tenho outro evento para ir, mais uma balada hahaha
    Acho que marquei minha cirurgia em uma época ruim.

    • Oi, Nayara! Tudo bem?

      Vários compromissos, hein? Vamos lá então!

      Eu acredito que o único que você tem que tomar mais cuidado é com o churrasco do dia 20. Ficar na piscina não é muito indicado para quem estará com 9 dias de pós-operatório. Você ficaria muito tempo exposta ao sol e isso pode prejudicar a cicatrização. Ainda seria cedo para pegar piscina, então é bom evitar.

      Quanto às baladas, se você curte dançar, tome cuidado para não sacudir demais a cabeça. Já comentei por aqui que não é muito legal fazer movimentos bruscos. Você pode sentir dores e, pior, os pontos podem estourar. Não precisa deixar de ir às festas, mas aproveite com moderação, blz? Lembre-se que você estará recém-operada e que suas orelhas estarão sensíveis. Todo cuidado é pouco.

      Por fim, muito obrigado pelo elogio ao blog! Fiquei muito feliz em saber que estou de ajudando. 😉

      Boa sorte na sua cirurgia!

      Obs: vou adicionar seu número no grupo do WhatsApp.

  47. Olá, sou eu novamente
    Hoje faz 3 dias que fiz a minha otoplastia e estou muito feliz mas, ao mesmo tempo preocupada. Feliz porque é maravilhoso ver que minhas orelhas estão para trás como sempre sonhei, apesar do inchaço extremo(que chega a incomodar) e de estarem super roxas. E a minha preocupação é que elas abram novamente, seria extremamente frustrante para mim. Você sabe me dizer algo sobre as probabilidades de que elas abram?
    Mas falando da minha experiência… o meu médico indicou 4 dias com o capacete, mas eu estava tão incomodada, com dores e sufocada que ele deixou que eu tirasse com apenas 32 horas. Desde então tudo melhorou, não sinto dores, só sinto a sensação de inchaço. Ele disse para eu usar a faixa somente ao dormir para que ela protegesse as orelhas, mas em vez disso, eu estou fazendo curativo com bastante gases e uma atatura na cabeça(bem parecido com o capacete que ele fez, só que uma versão mais confortável). E sobre a faixa, eu tenho uma dúvida: ela serve só para proteger as orelhas ou se eu não usá-la o tempo todo isso pode fazer com que as minhas orelhas abram um pouco? Estranhei quando o médico disse para usar só para dormir.
    Estou tomando somente um remédio chamado desinflex, nada mais. Nem mesmo a pomada ele receitou. Mas, por incrível que pareça, estou me sentindo bem e sem a necessidade de analgésicos. Só sinto dor quando deito, é um misto de pressão e dor, o que acaba atrapalhando um pouco o meu sono mas, tirando isso, está tudo ok.
    Lavarei o cabelo pela primeira vez amanhã e comprei até shampoo de bebê para evitar qualquer tipo de irritação.
    Tenho compromissos semana que vem e espero que as orelhas desinchem até lá, será que com 8 dias de cirurgia elas já estarão mais apresentáveis? E tem problema ficar com o cabelo solto?
    Desculpa por esse depoimento imenso e por tantas dúvidas, obrigada por esse ótimo conteúdo que você proporciona aqui.
    Abraços.

    • Oi, Nayara! Estou respondendo atrasado, mas vamos lá.

      Vou falar da minha experiência. Já faz 1 ano e 2 meses que operei de novo e até agora as minhas orelhas continuam firmes. Eu tinha medo que elas abrissem de novo, mas já superei. Elas não tiveram nenhuma alteração. A possibilidade disso acontecer após o retoque me parece pequena.

      Quanto à faixa, a principal função dela é mesmo proteger. Ela também ajuda a manter as orelhas mais fechadas, mas não é o uso dela que determina o resultado final.

      Sobre a dúvida do cabelo, não tem nenhum problema em deixá-lo solto. E as compressas de água quente ajudam a diminuir o inchaço.

      Como as orelhas estão agora? Conseguiu ir aos compromissos que você teve? Fiquei feliz em saber que você está se sentindo melhor depois do retoque. Que bom que deu tudo certo!

      Um abraço!

  48. Bom dia Leonardo, fiz minha otoplastia e meu médico recomendou o uso da faixa pós cirúrgica apenas para dormir (desde o primeiro dia), mas em todos os videos que assisto, as pessoas começam usando o dia todo, o que vc recomenda,

    Abcs

    • Oi, Gabriel. Tudo bem?

      Cara, eu costumo falar para os pacientes seguirem as recomendações médicas. Se o seu médico indicou apenas para dormir, então faça o que ele pediu, blz?

      Um abraço e boa recuperação!

  49. Olá Leonardo, primeiramente quero te parabenizar pelo blog!!! Mtmt bom!! Vou compartilhar com vocês internautas a minha experiencia! Como a de vcs a minha vontade de operar as orelhas de abano era muita, porem nao tinha conhecimento e nem condicoes financeiras, até que um dia resolvi que eu iria operar de qlqer forma, foi então que fui em uma clinica primeiramente saber o valor, ok fiquei sabendo 3.500, fechei na hora e ja sai da clinica com a cirurgia marcada! Mtosss familiares me dizia ser maluco por estar gastando todo esse dinheiro, que seria “atoa” que eu poderia viajar etc etc… legal, nao ouvi ninguem e continuei firme na proposta de operar! Apos ler e reler esse blog mil noites, finalmente operei dia 06/02 e foi umas das melhores coisas que fiz para renovar minha autoestima, a cirurgia foi tranquilherrima, fiz com anestesia local, cerca de 1h30 de cirurgia, terminei já fui pra casa, há com o tal capacete (bem ruim), primeiro dia é o pior, incomodo horrível, meu médico me passou 7 dias de anti-inflamatório e 10 de antibiótico e remédio para dor, tirei o capacete com 3 dias, e em seguida o dr solicitou q eu usasse a faixa de otoplastia por 21 dias sendo o dia inteiro, com 21 dias também tirei os pontos e o dr me pediu para que eu usasse mais 10 dias a faixa somente para dormir, durante todo processo não tive nenhum dia de sangramento e também o dr orientou para que eu nao usasse nenhum tipo de pomada para cicatrizacao. Hoje estou com 28 dias de pós operação, muito feliz com o resultado, apesar de ainda estar um pouco com as orelhas inchadas, o resultado é maravilhoso, todos que se sente incomodado com suas orelhas devem fazer, siga sempre as regras de seu cirurgião. Indico que leia o blog, os comentários, tudo é muito bom! Parabéns Leonardo.

    • Fala, Thiago! Blz?

      Cara, muito legal o seu depoimento. Gostei muito das suas palavras. É isso aí, eu concordo que a gente deve fazer a cirurgia independentemente das impressões das outras pessoas. Se era algo que te incomodava, você fez o certo. O resultado está aí: uma pessoa muito mais feliz. Eu estou com você nessa e sempre tento convencer quem tem dúvidas. rsrs

      E que bom que o seu pós foi tranquilo. Pelo que parece, foi tudo perfeito. O seu depoimento é bastante encorajador para ajudar quem tem algum medo de fazer a otoplastia. Está aí mais uma prova de que a operação é mais do que viável.

      Muito obrigado pelo elogio e por compartilhar sua experiência!

      Grande abraço e boa recuperação!

  50. Olá.

    Fiz a minha cirúrgia hoje de manhã. Demorou cerca de 2 horas e tirando as picadas da anestesia não foi difícil. Passado 6 horas após a cirúrgia estou com dores fortes e desconforto por causa do “capacete”, mesmo tendo tomado medicação. Estou ansioso para que a dor passe e pare ver o resultado.

    Obrigado pelo seu depoimento.

    • Vou continuar com o meu depoimento…

      No segundo dia tive algum sangramento apenas de uma orelha. Fui à clínica para me fazerem limpeza e depois refazerem o capacete e disseram que o sangramento que tive é normal. As dores da primeira noite já estão bem mais reduzidas.

      Ao terceiro dia voltei à clínica para fazerem nova limpeza e o sangramento parou. Estou com as orelhas inchadas e um pouco roxas. Também ocorreu o efeito descrito por algumas pessoas de ter as orelhas demasiado junto da cabeça. Reclamei com o médico e ele disse que é resultado do uso do capacete e do inchaço que “prende” a orelha desse jeito.

      Hoje estou no quarto dia e já fiz a limpeza das cicactrizes em casa sem qualquer problema e notei que uma das orelhas já não está tão junta da cabeça… já está mais próximo do resultado que é a minha expectativa. As dores são mínimas e eu próprio faço o meu capacete bem mais leve e confortável com ligaduras. Optei por não usar faixa porque ainda senti um aperto muito grande.

      Fui aconselhado pelo médico a usar gelo se quiser tentar reduzir o inchaço mais rápido. Talvez o faça amanhã.

      Conclusão:
      Evitar conclusões precipitadas.
      Seguir recomendações do médico.
      Manter a boa disposição que o mais difícil já passou.

  51. Bom dia!!
    Amei seu blog… Fiz minha ortoplastia no dia 06.03.2017.. A cirurgia foi super tranquila, mas infelizmente sofri bastante na recuperação.. No primeiro dia muito enjoo e vomito e muitas dores devido ao capacete. Hoje faz 5 dias dá cirurgia e melhorei bastante..
    Minhas orelhas ainda estão super inchadas e roxas..Estou ainda tomando medicações e passando pomada. Ainda não consegui ver realmente o resultado, pois o inchaço não deixa..
    Só uso a faixa para dormir.. Minhas orelhas não eram muito de abano era mais proeminentes(grandes). Porém ficaram bem colocadas e dar um aspecto de orelha melhor.. Graças a Deus.

  52. Bom dia Leonardo, meu nome é Manoel tenho 64 anos e pretendo fazer a cirurgia e queria saber se você pode me informar, se após a retirada da touca de gaze pode-se usar o boné tradicional sobre as orelhas ao invés da faixa. Quero destacar que após ler sobre você e todos os comentários, senti firmeza total em fazer a cirurgia apesar da idade, pois minhas orelhas me incomodam deste meus tempos de juventude.
    Gde. abraço a você e a todos que comentaram.

    • Fala, Manoel. Tudo bem?

      O ideal no primeiro mês é usar mesmo a faixa. Quando fiz o retoque, eu usei a faixa e coloquei o boné por cima. Disfarçou bastante.

      Um abraço!

  53. Oi fiz a minha Oto ontem,porém irei ficar com a faixa uma semana sem tirar,pois o médico disse que minha cartilagem é muito dura,espero ficar bem sou muito ansioso e preocupado.

  54. Ótimo artigo, parabéns pela iniciativa. Fico feliz por ver esse tipo de atitude que tem como principal objetivo ajudar as pessoas.
    Sucesso!!!

  55. E aí, blz Leonardo?
    Duas dúvidas quanto à otoplastia, espero que possa me ajudar. A faixa tem tamanho P, M e G. Como saber o tamanho ideal? Não achei medidas, nem relação a tamanho da cabeça. E todos que fazem otoplastia têm que fazer retoque? No seu caso teve que fazer o retoque por qual motivo?
    Boa noite!

    • Oi, Anne. Tudo bem?

      Eu recomendo sempre comprar a maior. Com a P e a M, pode ser que fique mais apertado do que o normal. Eu tive problema com a minha faixa e precisei adaptar um extensor às pressas. Isso que a minha era G e eu não tenho a cabeça muito grande.

      Quando fui comprar, ela parecia com o ajuste ideal, mas depois da cirurgia ficou muito justa. Você tem que levar em conta que as orelhas estarão bastante inchadas, e ter uma faixa confortável é fundamental para não sentir dores. Neste post eu falo um pouco sobre a faixa: http://www.cirurgiadeorelha.com/por-quando-tempo-devo-usar-a-faixa-de-otoplastia/

      Quanto ao retoque, não é todo mundo que faz. Se não me engano, apenas 3% das pessoas fazem. Eu precisei fazer porque as minhas orelhas estavam abrindo novamente e retornando ao formato de abano.

      Um abraço e boa sorte!

      • Obrigada, Leonardo! Bom, enfim fiz minha oto hj. Fui com as informações de seu blog na cabeça e acabei entrando e saindo da sala de cirurgia, super de boa. Muito legal seu cuidado em ajudar outras pessoas que vão passar pelo mesmo processo pelo qual vc passou. Eu senti muuuita dor pós efeito anestésico, mas fiquei tranquila, peguei o analgésico receitado e tomei já na certeza que daí uns minutos aquilo ia passar. A mesma tranquilidade eu tive ao ver um sangue escorrendo pelo meu pescoço, embora não tenha feito nenhum esforço anormal. Apenas vim para casa de carro, cheguei, sentei, vim para o quarto e arrumei uma posição legal para me acomodar. E mesmo assim, o sanguinho escorreu haha. O fato é que,se não tivesse lido seu blog, e me familiarizado com os possíveis contratempos, eu teria entrado em pânico! Então, meu amigo, fica aqui o meu MUITOOO OBRIGADA! E me perdoe o textão, mas eu precisava deixar registrado o quanto vc ajuda a quem pretende passar pela oto!!! Abç

        • Aaah, e meu cirurgião foi bem caxias quanto o pós. Pediu para ficar 48h ininterruptas com o famoso curativo capacete e após, permanecer usando a faixa por 3 meses, 24h/dia. Pelo o que li, de todos os cirurgiões, ele foi o mais rigoroso com isso, não sei pq, mas vou seguir na risca.

          • Então, o capacete é até normal ficar com ele por 48h. Alguns médicos chegam a pedir 72h!

            Agora, quanto à faixa, 3 meses 24h/dia é muita coisa. Não conheço ninguém que ficou usando ela tanto tempo assim. Mas é aquela coisa: como foi o seu cirurgião que pediu, e ele é o especialista, é melhor fazer o que você disse e seguir direitinho o que ele falou.

        • Oi, Anne!

          Que bom que você fez a sua oto e que deu tudo certo. O sanguinho escorrendo incomoda bastante, né? Mas ainda bem que ele para de escorrer logo.

          Depois do pós-operatório vem a melhor parte. Você vai ter uma vida bastante diferente. Pelo menos comigo foi assim.

          Fiquei muito feliz pelas suas palavras e por saber que te ajudei de alguma forma. Adorei o textão! hahaha

          Um abraço e boa recuperação!

  56. No meu caso o lado direito do pescoço abaixo da orelha inchou, estou um pouco preucupado, pois não encontrei casos semelhantes.

    • Fala, William. Como vai?

      Eu também não tive conhecimento de nenhum outro caso parecido com o seu. Fale com o seu médico o mais rápido possível.

      Um abraço e boa recuperação!

  57. Opa eae man fiz minha cirurgia faz 14 dias uma tá um pouco mais aberta que a outra isso é normal man.

    • Fala, Kaique. Blz?

      Então, é normal ter uma diferença entre as orelhas. Não uma diferença muito grande, mas sempre acontece de ficar uma assimetria.

      A sua cirurgia ainda é recente. Espera mais um pouco pra saber se essa diferença vai diminuir. Suas orelhas ainda vão desinchar bastante e isso influencia no resultado final.

      Um abraço e boa recuperação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *