Como dormir bem após fazer a otoplastia

Contei no post do pós-operatório (veja aqui) que tive um sangramento nas duas orelhas assim que saí da clínica, e falei o quanto isso me preocupava pra dormir após a otoplastia. Felizmente tudo foi controlado, e chegava a hora de encarar a primeira noite de sono depois da cirurgia. Minha namorada forrou o travesseiro com uma toalha escura e eu me deitei até encontrar uma posição confortável. O Dr. Alexandre já havia falado pra não dormir de lado, mas isso seria impossível mesmo se eu tentasse muito.


Dormindo de barriga pra cima

como-dormir-otoplastia

Nos primeiros dias, as orelhas ficam bastante doloridas. O mínimo toque já é o suficiente pra sentir dor. Dá pra imaginar então, que, pressioná-las contra o travesseiro não é uma boa ideia. O desafio seria passar a noite dormindo o tempo todo de barriga pra cima. Além da dor, meu maior medo era de virar durante a noite e machucar as orelhas por alguma bobeira. Mas posso te garantir que isso é muito raro de acontecer. Você simplesmente só vai se sentir confortável dormindo “duro”, ou seja, em apenas uma posição. E mesmo que você se mexa muito durante a noite, você vai sentir dor se encostar a orelha no travesseiro, e imediatamente vai voltar a dormir de barriga pra cima.

Surpreendentemente, nenhuma das minhas preocupações se confirmou. Não teve sangue no travesseiro, não teve orelha machucada e não teve qualquer tipo de dor. Só precisei acordar mesmo pra tomar o remédio. E consegui passar 8 horas dormindo na mesma posição. Você vai conseguir também. Não é difícil.

Dica para dormir após a otoplastia

travesseiro-otoplastia

Usei uma “tática” que acabou dando muito certo pra conseguir dormir de um jeito confortável. Foi assim: primeiro apoiei o travesseiro na cabeceira de modo que ele ficasse inclinado na cama (como está na foto). Na hora de deitar, subi o corpo o máximo que pude, até que o pescoço e uma parte dos ombros repousassem sobre o travesseiro. Isso evitou que a minha cabeça “afundasse” no travesseiro e levasse as orelhas junto. Quando eu deitava do jeito normal, ou seja, apenas com a cabeça apoiada no travesseiro, eu sentia um pouco de dor e também uma pressão maior nos pontos. Tente colocar essa dica em prática. Vai te ajudar a dormir melhor nas primeiras noites após a otoplastia.

Atualização

Depois do interminável período de 10 dias que eu precisei usar a faixa de otoplastia dia e noite, a sensibilidade das orelhas estava voltando e aquela sensação dolorida incomodava menos. Pra dormir eu ainda continuei usando a faixa, mas já conseguia ficar mais à vontade. E isso causou um certo problema, pois inconscientemente eu começava a me virar pro lado e amassar as orelhas contra o travesseiro. Por vezes acordei no meio da noite sentindo dor. Isso foi a partir da terceira semana de pós-operatório.

Pra resolver esse incômodo, eu lancei mão dessa almofada de pescoço que havia comprado um dia antes da cirurgia.

almofada-otoplastia

Eu peguei essa dica sensacional no blog da Dani Garlet. Ela também fez otoplastia e falou que conseguia dormir de lado graças a esse acessório milagroso. Ele funciona mesmo. Sua cabeça fica bem apoiada e você consegue encaixar a orelha certinho no vão, de modo que ela não encoste no colchão. A minha eu encontrei nas Lojas Renner e paguei R$ 44,90. Valeu cada centavo pra ter noites de sono tranquilas. (Muito obrigado, Dani!) 😉

Espero que você tenha curtido as dicas para dormir mais tranquilo depois da otoplastia. Se você tiver alguma dúvida, pode escrever a sua pergunta aqui embaixo nos comentários, blz? Até o próximo post! 👍

Sou jornalista e criei o Blog da Otoplastia em 2015, alguns dias antes de fazer a minha cirurgia. Aqui eu dou várias dicas e conto as experiências que passei com as duas otoplastias (também fiz o retoque). Aproveite os textos e sinta-se à vontade para mandar perguntas! ;)

36 Comentários

  1. Parece meio bobo né, mas é tão genial usar essa almofada! E sabe que agora eu continuo usando pois faço acupuntura e auriculoterapia com sementinhas e elas doem muito nos 2 primeiros dias, aí, bingo, uso ela e é ótimo!

    abraços de orelhas novas!!!
    Dani

    • Olá, Dani.

      Essa dica é simples, mas é sensacional! Tenho certeza que garantiu noites de sono mais tranquilas pra muita gente.

      Mais uma vez, obrigado. E um grande abraço!

      • Nossa! Que dica fantástica a sobre encaixar a orelha no vão do travesseiro. Está sendo minha primeira noite pós a cirurgia e, mesmo com o travesseiro, não estava conseguindo dormir. Aí, procurando meios na Internet, encontrei este seu blog com essa sua dica. Muito obrigado, testei e realmente funciona… Só consigo dormir de lado.rs
        Deixa eu voltar a dormir! Obrigado

        • Fala, Bernardo. Tudo bem?

          Realmente essa dica é excelente! Como costumo falar por aqui, ela salva a vida de muita gente.

          Um abraço e boa recuperação!

  2. Depois de quantos dias você dormiu normalmente, como dormia antigamente, tenho 35 dias de operado e não aguento mais dormir assim 🙁

    • Olá, Everson. Tudo bem?

      Eu voltei a dormir normalmente nesse período que você está agora, por volta de 35 a 40 dias após a cirurgia. Mas já faz 3 meses que fui operado e ainda preciso tomar cuidado com as orelhas no travesseiro. Ainda sindo um incômodo, sabe? Esse dolorido demora pra passar.

      Obrigado pela sua pergunta e boa sorte na recuperação!

  3. MTTTT OBGDDD !!! Tava super nervoso pois não consigo dormir de barriga pra cima pois vivo me mexendo de noite, essa almofada de pescoço vai ajudar e muito, estou ansioso para fazer minha otoplastia.

  4. Olá Leonardo!

    Gostei muito de seu blog.
    Fiz minha cirurgia a 8 dias e estou cheia de dúvidas. Você pode me adicionar no grupo do Whatzapp?
    Estou sentindo minhas orelhas muito inflamada com uso permanente da faixa. Como elas vão cicatrizar assim tão abafadas?

    • Oi, Franciely. Tudo bem?

      Pedi para a administradora colocar você no grupo. Você viu?

      Quando à cicatrização, ela acontece naturalmente, mesmo com o uso da faixa. Você precisa passar alguma coisa que ajude a cicatrizar mais rápido. Eu usei a pomada Nebacetin, enquanto outras pessoas usaram o spray Rifocina. Eles são muito bons.

      Um abraço e boa sorte na sua recuperação!

  5. Oi Leonando.. Fiz minha cirurgia ontem e até agora não consegui dormir nada, pelo motivo de conseguir só dormir de lado. Já posso começar a usar a almofada de pescoço desde hoje? Muito obrigada pela dica, percebo que vai mudar minhas noites.

    • Oi, Daniella. Tudo bem?

      Então, não precisa esperar. Pode começar a usar a partir de hoje, sim. Acredito que vai te ajudar bastante.

      Um abraço e boa recuperação pra você!

  6. Oi Leonardo, fiz minha cirurgia a 5 dias, e não consigo dormir sinto muita dor principalmente a noite. E normal tem noites que até choro.

    Li toda a matéria é fico feliz em saber que teve uma boa recuperacao.

    • Oi, Tatiana. Tudo bem?

      Então, com 5 dias não era pra você estar sentindo tantas dores assim. Você ainda está tomando os remédios, né? O melhor a ser feito agora é entrar em contato com o seu médico e explicar o que está acontecendo.

      Que bom que ficou feliz por mim. Muito obrigado. 😉

      Um abraço e boa sorte!

  7. Oi. A Ana novamente rsrs. Minha cirurgia é hoje. Estou um pouco nervosa. Vou tomar dormonid na hora da cirurgia, a enfermeira disse que dorme.
    Tomara que a minha recuperação seja tranquila e sem muita dor. Quando der venho contar como foi ok?
    Abraço.

    • Oi, Ana! Tudo bem?

      Que legal que você vai fazer a cirurgia, é isso aí! Fica tranquila, agora é só deixar o cirurgião fazer o trabalho dele. Vai dar tudo certo.

      Valeu por estar sempre prestigiando o blog. É muito importante pra mim.

      Boa sorte!

  8. Eu acabei de voltar pra casa da otoplastia e tá doendo MUITO EU NÃO AGUENTO DE DOR será que deu algum problema????? o que eu faço? socorro tá doendo muito

    • Oi, Thaís. Como está?

      No primeiro dia a dor pode ser forte, sim, mas depois vai diminuindo. Fica calma e toma os remédios que o seu cirurgião receitou, ok? Se continuar muito forte, entre em contato com ele o mais rápido possível.

      Uma abraço e boa recuperação!

  9. Hey, Leo.
    Tudo bem?
    Fiz minha cirurgia dia 22. No geral meu pós está indo muito bem, mas em alguns momentos sinto pontadas e dores…em lugares que eu acho que são onde os pontos estão. Será que é normal? Por conta da cicatrização? São dores bem agudas. Mesmo cuidando muito bem, tenho medo de algum ponto romper =/
    Como fiz a minha pelo SUS não tenho tanta facilidade em procurar os médicos, só nas datas estabelecidas.
    Tem alguma diga além do que todo mundo já sabe pra cuidar ainda mais dos pontos?
    Obrigada. (:

    • Oi, Rafaela. Tudo bem?

      Desculpa por responder seu comentário só agora, mas é que deu algum problema aqui no sistema e ele acabou ficando oculto. Vamos lá, então.

      Comigo as dores aconteceram na região dos cortes, mas elas foram diminuindo ao longo dos dias. Com 3 dias de cirurgia ainda é normal que você sinta algumas dores. As pontadas você vai sentir por mais tempo. Me lembro de ter por volta de 3 ou 4 meses de operado e ainda assim sentia pontadas, principalmente quando havia mudança de tempo.

      Sobre os pontos, a principal dica é não fazer esforço e ficar de repouso o quanto puder. Não pegar peso e não ficar diante do sol por muito tempo também ajuda a preservar os pontos.

      Espero que a sua recuperação esteja sendo boa.

      Um abraço e boa sorte!

  10. Oi Leonardo fiz minha cirurgia hoje e nossa to sentindo muitaaa dor…Vc sentiu pouco né? Pelo jeito não durmo essa noite, e nem é pela posição, é pela dor mesmo. Quanto tempo para sentir um alívio na dor constante?

    • Oi, Simone. Tudo bem?

      Então, na primeira cirurgia eu senti poucas dores, mas quando fiz o retoque acabei sentindo mais. Não foi uma dor que não me deixava dormir, só que incomodava um pouco. Acredito que por volta do quarto ou quinto dia de pós-operatório você já vai sentir um alívio dessas dores mais fortes. Mas fica atenta. Fala com seu médico se elas não diminuírem, ok?

      Um abraço e boa recuperação!

  11. Fiz a minha ontem e quando deu 19h começaram as dores, nada insuportável mais não pararam desde então, tb não consegui dormi, tanto pelas dores quanto pela falta de posição. Alguém já sentiu dores constantes assim?

    • Olá, Fabiana. Tudo bem?

      As minhas dores foram bem suportáveis, tanto que consegui dormir sem problemas na primeira noite. Como está a situação agora? Está conseguindo dormir melhor?

      Um abraço e boa recuperação!

      • Bom dia! Na verdade tive que falar com o médico que foi super atencioso comigo, ele cogitou que as faixas poderiam estar um pouco apertada, realmente, folguei um pouco e tudo melhorou!!! Agora estou só com a faixinha e já estou sem dores e conseguindo dormir;) obrigada.

  12. Olá, Léo!
    Bom dia!
    Fiz minha cirurgia no dia 15/07/16 e seu site tem me ajudado muitíssimo! Parabéns!
    Bem, minha cirurgia foi muito tranquila, não dormi e assisti tudinho conversando com a equipe médica. Saí logo e fui para casa. No trajeto eu comecei a sentir uma dorzinha, que persistiu a noite toda.
    Para mim o travesseiro de pescoço não funcionou! Hahahhahaha
    Fiquei tentando achar um lugar até ir para o sofá e dormir lá sem travesseiro algum. Consegui encontrar um conforto entre as depressões do sofá.
    Penso que a almofada servirá quando tirar o capacete de ataduras (que devo utilizar por 4 dias), e puder dormir de lado.
    Teria como você me adicionar no grupo que vocês têm? É WhatsApp ou e-mail?
    Obrigada.

    • Oi, Dani. Tudo bem com você?

      Que bom que deu tudo certo na sua cirurgia! Mas ainda não conseguiu dormir com o travesseiro de pescoço? No começo parece um pouco difícil, mesmo, mas depois você pega o jeito. Ele salvou a minha vida. rs

      Me manda o seu contato que vou passar a para a adm do grupo, tá? Ele não vai ser divulgado aqui.

      Um abraço e boa recuperação!

      • Leo,
        Desculpe! Não apareceu que Tonga respondido a mensagem.
        Obrigada

  13. olá, fiz minha cirurgia 1 dia e meio atras e occoreu tudo normal, agora apareceu um sangramento leve mas estranho, devo me preocupar ou isso é normal ?

    • Oi, Vidi. Tudo bem?

      É normal sangrar um pouco. Você só deve se preocupar se o sangramento não parar. Se isso acontecer, fale com o seu médico, ok?

      Um abraço e boa recuperação pra você!

  14. Bom dia Meu caro, parabens pelo canal, fiz a minha cirurgia ontem, logo que sai do hospital a dor passou a aumentar na orelha esquerda e depois passou para a direita, mas na esquerda é mais forte.
    Estou usando o capacete, que ficara por 2 dias, comprei a almofada de avião, mas nao encontrei nenhuma posição que me fizesse dormir, tentei varias coisas, fui bem criativo aqui, mas nada me fez se sentir confortável e seguro a ponto de conseguir dormir, estou virado, cansado e frustrado porque nao consegui dormir nada, espero que quando remover o capacete melhore. Estou tomando cefalexina de antibiotico de 6 em 6 horas e paracetamol pra or de 8 em 8 mas quando fica mais agudo a dor eu tomo um advil, tem alguma dica pra mim?

    • Olá, Marcelo. Tudo bem?

      Pode ser que você sinta mais dores enquanto estiver usando o capacete. Isso porque a atadura está pode estar pressionando as orelhas constantemente. Depois, quando estiver usando a faixa, cuide para não deixá-la muito apertada. A pressão da faixa pode provocar incômodos e dores.

      Agora, para dormir, de vez em quando eu apoiava a cabeça sobre o braço para evitar que a orelha entrasse em contato com o travesseiro ou com a almofada. Mas se você não está conseguindo usar a almofada de avião, o melhor a se fazer é dormir de barriga para cima, blz?

      Um abraço e boa recuperação!

  15. Eu fiz um pedido de ontoplastia e até hoje não saiu, ah quem devo recorrer porque preciso muito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *