Atividades físicas depois da otoplastia: quando voltar?

Tenho acompanhado ultimamente nos grupos no Facebook que as pessoas não sabem exatamente quando podem voltar a praticar atividades físicas depois da otoplastia. Diante dessas dúvidas, eu resolvi contar a minha experiência para ajudar essa galera que fica com a pulga atrás da orelha (que já não é mais de abano 🙌). Afinal, quanto tempo devemos esperar para voltar a treinar?


atividades-fisicas-otoplastia

Eu costumo achar que sou atleta de três a quatro vezes por semana. Um pouco futebol, um pouco de natação e mais uma corrida na esteira. Antes mesmo de fazer a cirurgia eu já perguntava para o Dr. Alexandre quando poderia retomar a rotina esportista. Ele falou que depois de duas semanas, mais ou menos, já seria possível fazer alguma coisa de leve. E foi bem por aí, mesmo.

Nas primeiros 15 dias eu considero improvável praticar esportes, a não ser que você seja tenha uma cuca muito fresca e não se incomode com a faixa assando sua cabeça 😅. Sim, usar a faixa de otoplastia é muito chato para tudo o que você faz. Se já foi ruim para trabalhar, imagina então para fazer alguma atividade em que o corpo transpira e esquenta? Baita roubada.

Além disso tudo, uma das minhas maiores preocupações era evitar fazer muita esforço para não comprometer os pontos, então optei por ficar de boa nesse tempo. Se você ficar impaciente e não aguentar esperar, acho legal fazer só umas caminhadas leves. E é bom escolher um percurso sem muitas subidas.

De volta às corridas

Corrida após otoplastia

Com 15 dias de operado eu voltei ao consultório para tirar os primeiros pontos. A partir daí o doutor me liberou para voltar aos treinos moderados. A consulta foi em um sábado, e na segunda eu estava de volta à academia para uma corridinha marota. No começo fiquei um pouco inseguro, mas depois de uns 10 minutos já estava mais confiante. Tinha medo de sentir dor, mas foi tudo bonito e sem sustos.

Bike

Andar de bicicleta após cirurgia de orelha

De vez em quando eu também curto dar um rolê por São Paulo a bordo da minha bike. Pensei que precisaria esperar pelo menos um mês para voltar a pedalar, mas essa foi a segunda atividade física que pratiquei depois da otoplastia. Com mais ou menos uns 20 dias, eu fiz um percurso tranquilo pela cidade e não tive nenhum problema. Quando você pegar sua “magrela”, apenas lembre-se de não passar por ruas muito íngremes. Fique esperto/esperta: subir as ladeironas exige mais força. E mais força pode comprometer os pontos.

Mergulhando de orelha

Natação após otoplastia

Depois de voltar a correr, o próximo passo foi cair novamente na piscina. Mas só fui liberado depois de tirar todos os pontos, ou seja, 1 mês após a cirurgia. Eu achava que poderia dar algum problema por causa da touca e da pressão da água, então esperei mais um pouco para nadar. Por volta de uns 40 dias voltei à ativa. A primeira experiência com as orelhas novas não foi muito animadora. Eu sempre usei uma touca de silicone, que é mais justa, e ela acabou apertou bastante. A alça dos óculos também ajudou a piorar as coisas, porque ela fica por cima da região operada. No fim do treino, as orelhas estavam latejando.

Depois dessa experiência esquisita, decidi então esperar um pouco e só voltei a nadar após um mês, mais ou menos. Para esse segundo retorno eu já tinha comprado uma touca de tecido, que é mais folgada. Mas até hoje, cinco meses depois da operação, o elástico dela ainda incomoda um pouco. De vez em quando tenho que dar uma parada nos exercícios para ajeitar a touca e alça dos óculos e dar uma aliviada na pressão das “zoréba”.

Saudade da pelada

Futebol após a otoplastia

O futebol foi o que mais senti falta nesse tempo de recuperação. Eu já podia a jogar depois de ter tirado os pontos, mas as orelhas ainda estavam bem sensíveis e doíam por qualquer contato. O Dr. Alexandre disse para eu usar uma faixa para proteger, mas não curti muito a ideia. Pra não correr riscos, decidi aguardar mais um tempo e só voltei a jogar depois de longos 50 dias após a operação. Parecia uma espera sem fim, mas tive que fazer esse sacrifício. Diferentemente da natação, o retorno às peladas não teve nenhum drama, e até agora não levei nenhuma bolada nas orelhas reformadas.

E a musculação, artes marciais e afins?

Musculação após a otoplastia

Eu não levanto peso, mas tem muita gente que puxa um ferro e quer saber como funciona no caso da musculação. Uma das recomendações principais do pós-operatório é não pegar nada muito pesado nas primeiras semanas. A força que você vai fazer pode comprometer o estado dos pontos, e aí você pode ter uma dor de cabeça para revolver esse problema. Então, acho melhor você ter um pouco de paciência e esperar um pouco para voltar à marombagem.

No caso das artes marciais, também acho improvável retornar antes dos 30 dias. Além da questão dos pontos, as orelhas estarão doloridas mesmo após 1 mês da cirurgia, e com certeza você vai sentir dor ao encostar no tatame. Sem contar que esse contato constante também pode comprometer o resultado da cirurgia.

Acho que o mais importante nesse período pós-operatório é ter bom senso, afinal, você não vai querer estragar o resultado da otoplastia por causa de alguns treinos. Por mais demorado que seja, nada vale mais a pena do que a satisfação de ter passado por todas as etapas da cirurgia sem complicações. Converse com o seu médico sobre os esportes que você pode praticar e respeite sempre o período de recuperação.

Essa foi a minha experiência com as atividades físicas depois da otoplastia. Se você gostou das dicas, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você tiver alguma dúvida, pode escrever a sua pergunta na seção de comentários. Um abraço e até o próximo post! 👍

Sou jornalista e criei o Blog da Otoplastia em 2015, alguns dias antes de fazer a minha cirurgia. Aqui eu dou várias dicas e conto as experiências que passei com as duas otoplastias (também fiz o retoque). Aproveite os textos e sinta-se à vontade para mandar perguntas! ;)

4 Comentários

  1. Quantos dias apos a cirurgia eu posso voltar a jogar volei

    • Fala, Alexandre. Blz?

      O ideal é voltar a jogar depois que você tirar todos os pontos. No meu caso, demorou 30 dias.

      Um abraço!

  2. Como quantos dias posso fazer sexo? kk

    • Fala, Gustavo. Blz?

      Pergunta inédita aqui. kkkk

      Então, com uns 10 dias de operado já dá pra fazer. É só ir com calma, blz?

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *