As orelhas ficaram diferentes depois da otoplastia; e agora?

Fala, pessoal! Blz? Antes de começar o post de hoje, já vou logo avisando que as palavras que você vai ler daqui a para frente vão tratar de um assunto bem delicado. Não sei se chega a ser assim para todo mundo, mas para muita gente que fez a otoplastia, é bastante incômodo, sim. E isso não é apenas um achismo ou uma percepção vazia. Na verdade é resultado de tudo o que eu pude acompanhar nestes 13 meses de Blog da Otoplastia ao responder os comentários e e-mails dos queridos leitores. E, claro, ao vivenciar essa experiência de ter ficado com as orelhas diferentes depois da otoplastia.


O ideal da perfeição

Uma coisa é fato: quem tem orelhas de abano sempre sonhou em fazer a otoplastia para ter “orelhas perfeitas”. É assim que a gente gosta de chamar, mesmo: “perfeitas”. Orelhas de abano são como um tipo de aberração para nós, e já que vamos fazer a cirurgia, esperamos que o resultado se enquadre nas condições da perfeição. 

Sem medo de errar, isso é o que todos esperam da otoplastia. Foi assim comigo e posso garantir que foi com você que fez a operação e está lendo esse texto agora. E também está sendo com você que pretende fazer o procedimento em breve. O resumão da história toda é esse: criamos MUITA expectativa em torno da cirurgia. E ficamos a todo tempo pensando e idealizando um formato ideal para as nossas orelhas.

Mas aí vem a pergunta: será que as expectativas são totalmente atendidas? Não quero assustar ninguém (e juro que você não vai se sentir assim), mas acho crucial falar que podemos ficar frustrados com o resultado da otoplastia. É bastante normal. Você vai entender por que eu estou falando isso. 

Expectativa x realidade

otoplastia-orelhas-assimetricas

De frente para o espelho, o primeiro movimento que fiz com os olhos ao tirar o curativo de “capacete” foi o de comparar as orelhas. Estava muito ansioso e bastante curioso para ver o resultado, então dei uma olhadinha para esquerda e depois outra olhada para a esquerda. E a minha impressão foi de decepção extrema. 😔 Eu poderia estar urrando de felicidade por finalmente ter deixado as orelhas de abano nos calabouços do passado, mas me prendi ao fato delas não terem ficado iguais. A esquerda mais fechadinha e direita com uma ponta mais saliente. Parecia o fim. Eu falava comigo mesmo: “então eu fiz a cirurgia para isso? Para ficar com as orelhas diferentes?”.

Ainda sem entender muito bem o que estava acontecendo, logo sentenciei: “não ficou como eu gostaria”. Mas eu mal sabia que o pior ainda estava por vir. No dia seguinte voltei ao consultório para o Dr. Alexandre avaliar os pontos. Fiquei diante do espelho comparando as orelhas e ainda não conseguia acreditar. Para tirar a prova, resolvi tirar uma foto com o celular. E foi aí que a imagem da realidade me fez em pedaços. O clique registrado em um ângulo ingrato piorou ainda mais as coisas. Eu fiquei desesperado e muito desapontado. Cheguei a usar o termo “deformadas” para definir como elas ficaram. Parecia um pesadelo, e eu não tinha nenhuma chance de acordar. Naquela noite voltei para casa nutrindo sentimentos de raiva e frustração.

Parece que o jogo virou

Mesmo com o Dr. tentando me acalmar dizendo que minhas orelhas ainda iam mudar bastante, eu não queria dar ouvidos. E, sem dúvida, esse foi o meu maior erro. Eu achava que elas ficariam do jeito que ficaram quando tirei o “capacete” pela primeira vez e simplesmente ignorei a ação do tempo. Porém, conforme os dias foram passando, eu comecei a notar pequenas diferenças nas orelhas. Elas começavam a desinchar e realmente estavam se modificando. Foi a partir daí que comecei a ficar mais esperançoso e passei a acreditar que elas ficariam mais simétricas.

Com um mês de pós-operatório, as mudanças eram nítidas, e aquela assimetria que tanto me incomodava no começo, já não assombrava tanto assim. E foi assim no segundo, no terceiro e no quarto mês depois da cirurgia. As orelhas foram se adaptando ao novo formato, e por mais que não estivessem totalmente iguais, ficaram ótimas. Aquela frustração e arrependimento de antes foram se dissolvendo completamente. À essa altura, eu já considerava a cirurgia como a melhor coisa que fiz nos últimos tempos (e me perguntava por que demorei tanto para fazer). 😊

Mas e aquela história de perfeição?

Sobre a história de perfeição que falei antes, a minha dica é simples e direta: desapegue dessa condição. Depois de tudo o que vivenciei, eu percebi que na verdade estava obcecado pela necessidade de ter as orelhas exatamente simétricas e certinhas. E, no fundo, era isso que me atrapalhava e me impedia de perceber que o resultado da otoplastia foi muito bom. Com o tempo eu fui aprendendo a lidar com tudo isso. Parei de me preocupar tanto, deixei de ficar fazendo comparações toda vez que me olhava no espelho e, o mais importante, passei a valorizar muito mais as “orelhas novas”. No fim das contas, tudo o que eu queria era dar adeus às orelhas de abano. Eu tinha conseguido, mas minhas obsessões e preocupações me impediam de ver as coisas pelo lado positivo.

Conclusões, conclusões, conclusões

Para finalizar esse textão sobre as orelhas assimétricas, o que tenho a dizer é: a melhor conclusão é não tirar conclusões. Pelo menos não nos primeiros dias ou semanas. As orelhas mudam de formato à medida em que desincham, e todo esse processo leva alguns meses para ser concluído. Então é o seguinte: dê tempo ao tempo, não se precipite e seja paciente. Se depois de tudo isso, você ainda não estiver satisfeito, aí sim é legal conversar com seu médico e falar sobre um possível retoque. Só não vale ficar infeliz com o resultado da cirurgia, ok?

Então é isso. Espero de coração que esse texto tenha te ajudado a ficar mais pelo menos um pouco mais tranquilo/tranquila com a simetria das suas orelhas. Valorize as novas perspectivas e deixe as velhas percepções no passado. Um abraço e até o próximo post! 👍

Sou jornalista e criei o Blog da Otoplastia em 2015, alguns dias antes de fazer a minha cirurgia. Aqui eu dou várias dicas e conto as experiências que passei com as duas otoplastias (também fiz o retoque). Aproveite os textos e sinta-se à vontade para mandar perguntas! ;)

41 Comentários

  1. Oi Leonardo vivo no RJ meu filho de sete anos tem que ir fazer otoplastia queria o nome de um Cirugiao …o Dr Gustavo glossin está desde abril para marcar a cirurgia ..e pedindo sete mil reais que eu aceitei …quero procurar outro profissional

    • Olá, Patricia. Tudo bem?

      Infelizmente vou ficar devendo uma indicação para você. Eu só tenho contato do Dr. Alexandre Kratz, e ele atende apenas em São Paulo.

      Um abraço!

    • Patricia, procura pelo projeto orelhinha.

    • Patrícia tem também a UERJ… é feita pelos alunos residentes, mas tem o médico responsável que acompanha a cirurgia… pode demorar um pouco, pq é pelo SUS.

  2. Boa tarde Leonardo, gostaria de fazer a cirurgia tbm, embora o resultado possa não ser o esperado, de qualquer forma espero que dei tudo certo, porque só quem tem esse problema, sabe o quanto é difícil.
    Gostaria de ser adicionada no grupo do wats
    obgda

    • Oi, Bia. Tudo bem?

      Manda o seu número por aqui. Ele não vai ser divulgado.

      Um abraço!

  3. Fiz minha cirurgia dia 20/5, hoje tem 19 dias, então tá bem recente ainda, os pontos o corpo já absorveu.
    Na orelha esquerda não tinha nem a voltinha de cima, era mais de abano que a direita.
    Quando tiramos o capacete é um desespero kkkkk, a orelha fica tão colada na cabeça que assusta, graças a seu blog fui muito bem informada que ficaria dessa forma.
    Sei que ainda tem muito o que mudar, mas acredito que a esquerda está um pouco mais para fora que a direita. Não sei se foi o corte ou o próprio organismo pra deixar desse jeito. Irei aguardar o que a médica vai me passar pra saber sobre talvez ter que refazer.
    Mesmo recente, sobre a auto estima ela muda totalmente, me sinto mais segura e feliz. Não sei nem como explicar.
    Gostaria de ti agradecer, seu blog me incentivou em 50% a decisão de fazer a otoplastia e os outros 50% foi que além da anestesia local também tomei a sedação. Mesmo a anestesia não pegando e eu não “apagando” foi bem tranquila e o pessoal do projeto orelhinha foram maravilhosos.

    • Oi, Rodolpheanne. Tudo bem?

      Muito legal o seu depoimento! E é assim mesmo, o formato das orelhas ainda vai mudar um pouco. Tenha um pouco de paciência antes de pensar em fazer o retoque. Ainda não completou nem 1 mês. Espera mais um pouco, tá? 😉

      E fiquei muito grato e feliz em saber que de uma certa forma acabei ajudando você a fazer a otoplastia. Vale muito a pena, e isso é só começo. Você vai se sentir muito melhor daqui pra frente.

      Muito obrigado e boa recuperação pra você!

      • Oi Leonado, tudo bem? Como havia dito logo quando operei, vou precisar fazer o retoque, realmente a orelha esquerda ficou mais para fora do que a direita. Já entrei em contato com o projeto e vão remarcar uma nova cirurgia, porém não sei quando ainda e não sei se será só na esquerda ou se farão nas duas.
        Mesmo as orelhas não estando iguais, a auto estima melhorou muito, uso o cabelo preso e a cicatriz ficou discreta. Só se chegarem perto que da pra perceber.
        Hoje tem 7 meses de cirurgia e a partir do 5 mês comecei a sentir as orelhas, não estão inchadas ou dormentes. Isso é muito bom, já tava me dando um desespero não senti-lás kkkk.
        Sofri muito quando fiz a cirurgia, não conseguia me alimentar (mastigar), sentia muitas dores, emagreci uns 5 kg. Era só batata, abóbora, mandioca amassado kkkkk e carne moída.
        Estou com um pouco de medo de fazer o retoque e da errado de novo. Tem alguma dica pra me da? Pode me add no grupo do whatsapp?

        Obrigada!

        • Oi, Rodolpheanne. Tudo bem? Desculpe pela demora em responder.

          Bem, você pediu uma dica, e a dica (ou recomendação) que posso dar é: faça o retoque. Você não está 100% satisfeita, certo? A chance de reverter essa condição é fazendo o retoque. Então, mesmo que você tenha medo, vale a pena fazer a cirurgia de novo. Eu também fiquei com medo do retoque dar errado, mas no fim deu tudo certo. E eu não poderia ter tomado uma decisão melhor.

          Você também falou sobre a dificuldade que teve para comer. Talvez possa passar por isso novamente em menor escala, mas mesmo assim, vale a pena a tentativa de retocar, blz?

          Pode mandar aqui o seu número para eu colocar você no grupo (ele não vai ser divulgado).

          Um abraço e boa sorte!

          • Vou fazer o retoque sim. Marcaram a cirurgia para o dia 13/03/2017, confesso que estou mais ansiosa que antes. É um misto de ansiedade, medo de dar errado, alívio kkkk.
            Obrigada pelas dicas =)

  4. Olá Leonardo Vieira ! Li bastante sobre seus depoimentos e gostei bastante do blog,fiz a cirurgia ressentimente e ficou bastante diferente uma orelha da outra,à esquerda ficou perfeita a direita bem colada na cabeça muito diferente,estou com receio de elas com o tempo não ficarem iguais,mais irei aguardar elas estão bem inchadas ainda,não estou usando a faixa pq ainda incomoda bastante,creio que devido ao inchaço,não sei se isso irá comprometer no futuro,não sangra apenas dói e elas começas a inchar mais ainda devido à má circulação acredito! Tem uma das orelhas que está muito inchada mesmo dá pra ver apenas o buraco do ouvido o que vc aconselha a fazer ? Desde já agradeço !

    • Oi, Luís. Tudo bem?

      Cara, pra diminuir o inchaço seria legal você fazer compressa de água quente. Deve ajudar um pouco, blz? E use a faixa, é muito importante!

      Sobre a diferença das orelhas, espere mais um pouco antes de tirar conclusões. Pelo que você falou, a cirurgia ainda é bem recente. Tenha paciência, ok?

      Um abraço e boa recuperação!

      • Obrigado amigo ! Fiz sim tudo que vc disse,na verdade já se fazem 5 meses e uma das minhas orelhas Ainda continua inchada,tipo orelha de lutador de jiu-jítsu,agora estou com receio de não voltar mais como era,será que isso é normal depois de tanto tempo,na verdade não consigo ver resultados mais de desinchaco! Isso é frustrante

        • Fala, Luís!

          Cara, com certeza não é normal. Com 5 meses já deveria estar com uma aparência natural. Você precisa procurar o seu cirurgião para ele analisar suas orelhas e ver o que está acontecendo. Deve ser muito frustrante, mesmo, mas você precisa procurar uma orientação médica, blz? Faça isso!

          Um abraço e boa sorte!

  5. Olá Leonardo,meu sonho era fazer otoplastia pois minhas orelhas eram de abanos no qual me incomodava muito,porém juntei uma grana e fiz,hj esta com 6 dias,na retirada do capacete fiquei um pouco frustrada além de estarem inchadas e roxas estavam muito coladas e as pontas viradas pra dentro,não era o resultado que eu esperava? Será que algo deu errado

  6. Nossa, Leonardo… Lendo seu post vi que aconteceu comigo o msm q vc. A assimetria, decepção, a esquerda coladinha e a direita com a pontinha saliente. Tem 6 dias q operei e a gente fica msm muito aflita, se perguntando se valeu a pena. Ja tava achando q foi so comigo pq muitos falam da alegria do primeiro momento. Eu fiquei chocada. Kkkkkkk Se possivel gostaria de entrar no grupo do whats pra compartilhar essas sensações e nao me sentir tão só.

    • Oi, Cecilia. Tudo bem?

      Realmente a primeira impressão não foi das melhores. Também fiquei me perguntando assim: “mas era só isso?”

      De qualquer forma, 6 dias ainda é muito pouco tempo pra saber como suas orelhas vão ficar. Tenha calma, tá? De repente essa assimetria pode diminuir com o passar das semanas.

      Me passa o seu contato pra eu mandar pra a adm do grupo, blz?

      Um abraço e boa recuperação!

  7. Olá Leonardo, cara eu quero fazer essa cirurgia este ano, estou juntando centavos por centavos para eu poder pagar, quanto custa em média essa tal sonhada cirurgia ?
    Abraço !

    • Oi, Daniel. Tudo bem?

      Cara, o valor depende muito. Eu paguei R$ 2.360,00 em abril de 2015. Mas aqui mesmo já vi depoimentos de pessoas que fizeram uma avaliação e receberam orçamentos de 4, 5 e até 6 mil reais. Varia muito.

      Uma alternativa muito interessante são os mutirões que fazem a otoplastia. Acho que vale a pena você entrar em contato com o Projeto Sonhar e também com o Projeto Orelhinha. Eles fazem um trabalho fantástico e você consegue fazer a cirurgia por menos de 2 mil reais.

      Um abraço e boa sorte!

  8. Logo após quando tirei a faixa da operação, notei a assimetria entre minhas orelhas. Faz 2 anos e meio que fiz a otoplastia, porem elas continuam perceptivelmente assimétricas. Percebo o olhar das pessoas percorrendo pelas 2 orelhas, obviamente por causa da diferença. Tudo o que eu queria era q apenas minhas orelhas não fossem alvo de olhares maldosos e comparativos. Até em fotos, a assimetria é inegável. O mais frustante, é que uma delas ficou perfeita, superou todas as minhas expectativas (o q me faz tirar foto só de um lado do rosto kkk), enquanto a outra ficou mais colada na parte superior e o lóbulo ficou praticamente como estava (afastado da cabeca e projetado pra frente). O jeito é esperar pela próxima operação

    • Fala, Lucas. Tudo bem?

      As minhas não ficaram totalmente assimétricas, mas mesmo assim estou bastante satisfeito. Entendo a sua frustração e acho que a melhor forma de resolver o incômodo é fazendo o retoque, mesmo. Eu fiz e me senti melhor depois da segunda cirurgia. Acredito que pode acontecer o mesmo com você.

      Um abraço e boa sorte!

  9. Olá pessoal, foi ótimo ter lido a experiência de vocês, eu fiz minha cirurgia dia 12/09/2016 então tem quatro dias hoje, tirei o capacete ontem e compartilho da mesma “aparente primeira decepção” com relação ao formato, a orelha da direita ficou menos colada que a da esquerda, é nítido, mas estou vendo que a maioria aconteceu isto também, vou aguardar este primeiro mês, tenho retorno ainda para ser agendado, então poderei comentar com o médico.

    • Fala, Flávio. Tudo bem?

      Sim, essa “aparente primeira decepção” acontece com muita gente. Mas você está fazendo o certo. Aguarde pelo menos este primeiro mês para tirar conclusões. Suas orelhas ainda vão mudar bastante.

      Um abraço e boa recuperação pra você!

  10. Olá Léo, cara as minhas orelhas estão um pouco diferentes, uma mais aberta que a outra. faz 23 dias que realizei a cirurgia espero que com o tempo fiquem mais ou menos iguais. parabéns pelo blog super interessante e principalmente motivacional a realização da otoplastia.

    • Ola, Guilherme. Tudo bem?

      Pois é, cara. Esta sensação de ver as orelhas um diferentes incomoda um pouco, né? Mas é como você falou, precisa esperar mais um pouco para ver como elas vão ficar definitivamente.

      Muito obrigado pelo elogio ao blog. Fico feliz em ter ajudado.

      Grande abraço!

  11. Eu entrei em desespero! Quando vi Minhas orelhas pela primeira vez tipo eu estava parecendo um pitbull na verdade ainda estou mas só tenho uma semana de operação estou mais tranquilo mas cofeso q me arrependi espero mudar de ideia depois de um tempo assim como vc! Ótimo blog… muito bom msm.

  12. Meu maior sonho sempre foi fazer essa cirurgia na orelha!! Tem 15 dias que fiz e realmente estou decepcionado com o resultado…eu tinha uma orelha mais aberta que a outra e isso sempre me incomodava!! Pra tirar foto de frente então, era uma tragédia. Depois que tirei a faixa vi que as pontas das minhas orelhas se sobressairam enquanto o resto tá colado na minha cabeça! Será que tem possibilidade do jogo mudar?? Tenho muita cartilagem nas pontas e elas dobraram para trás.. siceramente ficou muito estranho. 🙁

    • Oi, Aldo. Tudo bem?

      Sim, ainda existe a possibilidade de haver mudanças. Pela minha experiência, 15 dias ainda é um período curto para tirar conclusões. Esse visual mais colado é característico da primeira fase do pós-operatório, e ainda há tempo para que elas adotem um aspecto mais natural. Procure se acalmar e espere o tempo passar, ok? Sei que é incômodo, mas é preciso aguardar mais um pouco para saber o resultado definitivo.

      Um abraço e boa recuperação!

  13. Oi Leonardo, vivo lendo seus artigos sobre otoplastia, fiz minha cirurgia dia 9 de janeiro de 2017, quando retirei o capacete percebi que uma orelha está mais coloca que a outra e isso me deixou um pouco frustrada, sei que ainda tá recente mas sempre sonhei em ter orelhas normais… Será que vou ter que fazer o retoque??

    • Oi, Bianca. Tudo bem?

      Como você falou, ainda é cedo para tirar uma conclusão. Não completou nem 1 mês, né?

      As minhas estavam um pouco diferentes e foram ficando mais simétricas com o tempo. Espere mais um pouco, tá?

      Um abraço e boa recuperação!

  14. Oi Leonardo! Fiz minha otoplastia tem 6 dias e como alguns relataram aqui , minha orelha “direita” ta um pouco mais aberta! E eu senti o mesmo q você “a sensação de desapontado e decepcionado”. Mas meu médico disse que ta normal e que com o tempo vai desinchar e que vão ficar iguais. Você nao tem idéia do tanto que me acalmou! Obrigado, um forte abraço! Excelente trabalho o seu .

    • Fala, Gabriel! Blz?

      Então, cara, é bem por aí. Precisa ter um pouco de paciência e esperar o tempo passar para tirar uma conclusão. Essa parte do inchaço faz diferença. As minhas ficaram bastante inchadas e foram mudando ao longo das semanas. Na época eu não tinha nenhuma referência e fiquei assustado com a possibilidade de ter as orelhas diferentes. Mas depois de um tempo, fui percebendo que a assimetria é até certo ponto normal.

      Aguarde mais um pouco e procure ficar tranquilo, blz? Não se precipite nas conclusões.

      Muito obrigado pelo elogio, fico feliz demais em saber que te ajudei.

      Grande abraço e boa recuperação!

  15. Olá Leonardo, fiz a minha cirurgia no dia 15 de fevereiro,e também estou desapontado com o resultado já que a orelha direita ficou um pouco mais aberta que a da esquerda que está bem colida.Como vc já disse no post acima agora só resta esperar para ver se com o tempo elas tomem um formato cimetrico, mas é bem chato ver que o resultado não foi bem aquele que a gente esperava.Fazer o que é esperar e se for o caso partir para o retoque !

    • Fala, Fernando. Blz?

      Então, realmente é bem chato quando isso acontece, mas vale lembrar que você ainda está na segunda semana do pós. Aguarde mais um pouco para tirar conclusões (pelo menos 1 mês). Precisa ver como elas vão ficar depois que o inchaço diminuir. Depois disso, caso você não fique realmente satisfeito, converse com seu médico para considerar a opção do retoque.

      Um abraço boa recuperação!

  16. Oi fiz minha cirurgia dia14/3/2017 foi tranquila só o primeiro dia foi difícil em fim parece que a orelha direita está mais colada e mais comprida e bem inchada ainda. Vo espera seus conselhos a esquerda está cada dia melhor

  17. Olá!!
    Li vários posts dizendo que uma ficou mais colada que a outra, mas não li o que aconteceu comigo ainda. A minha direita está como se tivesse amassada. E a esquerda com o lóbulo pra frente. Totalmente diferentes. Não estou satisfeita. Tenho 12 dias. E tenho notado que elas estão piorando desde quando tirei o capacete ao invés de melhorarem.

    • Olá, Jenifer. Tudo bem?

      Como estão as suas orelhas agora? Diminuiu a assimetria ou continuam diferentes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *